25 novembro, 2007

Domínio absoluto


competição: bwin LIGA 2007/08, 11ª jornada
data: 25.11.2007
local: Estádio do Dragão, no Porto
assistência: 37.309 espectadores
fc porto: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Marek Cech; Paulo Assunção (Kazmierczak 87'), Raul Meireles (Farías 87'), Lucho Gonzalez; Lisandro Lopez, Quaresma e Sektioui (Mariano Gonzalez 63').
golos: Lisandro Lopez (5'), Quaresma (85').

Este jogo era esperado com muita expectativa por todos nós, ora porque nas últimas 2 jornadas tínhamos desperdiçado 4 pontos e com isso os «rídiculos» apregoavam aos sete ventos que o campeonato estava relançado (se a estupidez mental pagasse imposto, estavam ricos!), ora porque do outro lado estava uma equipa que viajava do Setúbal e que até esse momento, a par de um excelente campeonato e com boas exibições, ainda não tinha perdido… convinha não esquecer tb que na próxima jornada, era hora de visita a ‘terra de infiéis’.

Os planos saíram completamente furados aos tais «rídiculos», pois cedo, bem cedo, o FC Porto mostrou ao que estava ali a fazer no rectângulo verde: vencer, dominar e convencer; no onze tipo dos últimos jogos, e apenas na defensiva, saíram Stepanov e Fucile por razões bem distintas, para dar lugar ao regresso ao activo de Pedro Emanuel (e que tão bem esteve com a classe a que já nos habituou) e Marek Cech. No resto, tudo igual.

Como dizia, desde o 1º minuto de jogo se percebeu que o FC Porto estava num estilo completamente dominador, com um pressing asfixiante a toda a largura do terreno, obrigando o adversário a sucessivos erros defensivos que mais minuto, menos minuto, iria dar frutos e tão rápido o assim foi.

Estavam apenas decorridos 5 minutos de jogo, quando Lucho na entrada da área desmarca Lisandro Lopez na cara do guarda-redes adversário que mais não pode fazer do que ver a bola passar por baixo do seu corpo. Estava feito o 1-0 e porque não, o assumir claro do domínio do jogo que foi confirmado ao longo de todo este. Estava bom de ver que dado o acerto ofensivo por parte dos nossos, o adversário iria ter muitas dificuldades em segurar o nosso ataque azul-e-branco.

Sempre numa toada dominadora, o jogo foi sempre praticado na área adversária, tendo Lisandro por mais de uma vez tido a oportunidade de bisar no jogo, não tendo conseguido manter a mesma eficácia aquando do 1º remate à baliza adversária. O Setúbal, pois, era uma sombra (e ainda bem!) do que certamente muitos de nós esperávamos, não tendo por uma única vez sequer se aproximado da nossa baliza defendida por Helton, o que diz tudo da qualidade exibicional de ambas as equipas em campo.

Para a 2ª parte, mais do mesmo, ou seja, um FC Porto a dominar em todas as nuances de jogo e com os nossos avançados novamente a manifestarem-se perdulários com as oportunidades que iam surgindo com relativa frequência junto da baliza adversária… não foi Lisandro ‘Guerreiro’? Não foi assim também Lucho ‘El Comandante’, onde depois de ultrapassar o guarda redes, falhou o mais fácil? Do adversário, o mesmo desde o 1º minuto: nem vê-lo!

A meio da 2ª parte, quando faltavam cerca de 20 minutos para o final do jogo, e sempre, mas sempre com a mesma tendência, assistimos todos a mais uma escandaleira, ao bom estilo ‘apito Bermelho’, quando Lisandro é literalmente rasteirado dentro da área por um defesa adversário, e a ‘besta quadrada’ que por lá andava de apito na boca, a assobiar para o lado. Cada vez confirmo mais que definitivamente, ‘já se perdeu toda a vergonha; agora, é mesmo à descarada e aos olhos de todos’. Incompreensível.

Mesmo assim, e com o FC Porto sempre a praticar um futebol bastante agradável e dominador, Ricardo Quaresma achou por bem que estava na hora de começar a dar show pessoal (e tantas saudades tinha eu já destes momentos, carago!), começando com os estragos na defensiva adversária, que cada vez mais, eram de fino recorte.

Quando o relógio já marcava 85 minutos de jogo, Ricardo Quaresma na entrada da área resolve disparar um potente e colocado remate, que faz a bola anichar-se bem justo ao poste esquerdo da baliza defendida por Eduardo e elevar a contagem para 2-0, já muito perto do final do jogo, o que ajudou e de que maneira a tranquilizar todos os presentes no Estádio do Dragão. Já tão perto do final do jogo e com o resultado em 2-0, muito dificilmente a vitória nos iria escapar, mas, e atendendo a casos bem frescos ainda na nossa memória, nunca seria de confiar.

Até ao final, nada mais de importante se passou, senão, continuarmos a assistir a uma exibição bem agradável e fortemente dominadora por parte dos jogadores azul-e-brancos, que diga-se de passagem, se espera tenha trazido um forte aditivo para as duas próximas batalhas que se avizinham (Liverpool e Lisboa).

azul + : Lisandro Lopez (VIPortista), Quaresma de regresso aos bons velhos tempos e para Pedro Emanuel que esteve intransponível… no compute geral, toda a equipe esteve muito bem.

azul - : Marek Cech com algumas dificuldades em sair com a bola para o ataque e desculpem lá, mas sempre que olho para o ‘estilo’ de Mariano González, irrito-me solenemente, porque estou sempre com a sensação de o ver andar ali perdido sem saber muito bem o que fazer à bola ou onde melhor se posicionar (é o que eu vejo... in loco!... e em toda a largura do terreno).

arbitragem: Carlos Xistra (Castelo Branco), não vou perder muito tempo a falar deste ‘demente Bermelho’. Apenas e só dizer que já não me recordava de assistir a uma arbitragem tão fraca, mas tão fraca, que basta atentarmos aos primeiros 45 minutos, que mais não serviram do que para comprovar que esse ‘demente Bermelho’ estava ali com a lição bem estudada, aliás, muito bem estudada… só que se esqueceu de um (grande) pormenor: Quaresma, sim, este mesmo!, soube muito inteligentemente refugiar-se de todas e quaisquer disputas de bola que pudessem dar azo a que o ‘demente Bermelho’ desse uso imediato à cartolina amarela… e todos nós bem sabemos porque o faria com um sorriso nos lábios.




23 comentários:

  1. Jogo bem razoável, mais dois golitos não escandalizavam, o Vitória nada fez de relevante e nós com alguma sorte ou mais acerto poderiamos ter marcado mais.
    Hoje gostei do Quaresma sobretudo na segunda parte, muito bem e golo soberbo, Lucho, Lisandro - sempre na brecha - e Raul Meireles que fez um grande jogo.Pedro Emanuel veio dar tranquilidade à defesa e voz de comando.
    TRisteza de árbitro.

    ResponderEliminar
  2. hoje houve, sobretudo, muito porto. quando já toda a imprensa dava como certa a vantagem de um ponto do Porto para o 2º classificado, eis k aparece Lisandro, um gigante no ataque portista;Lucho, um ferrari no nosso meio campo, tal é a elegancia e subtileza k passeia de dragao ao peito;e claro esta, quaresma, k nunca vira a cara á luta mesmo nos maus momentos, e k hj presenteou os portistas do assbio com um grande GOOOLLLOooo...

    pá semana é GANHAR na cesta do pão lololol

    ResponderEliminar
  3. Bom jogo...

    Excelente a forma como se afastou os fantasmas dos dois empates consecutivos, conseguindo aliar o resultado, importante, a uma exibição agradável.

    Ressuscitou Quaresma, na hora certa, à entrada de um ciclo infernal, para se reconciliar com as grandes exibições e o regresso aos golos...

    Qt ao resto, já dissecado pelo Estilhaço, tivemos mais uma vez que engolir o desplante de um juiz, useiro e vezeiro em casos, a sonegar um penalty evidente. Confesso k fiquei surpreendido, no meio disto tudo, por chegar ao fim e reparar que o Harry Potter não foi agraciado com um amarelo, k o impediria de jogar no Circo. O Xistra devia ter trazido a lição mal estudada...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Não vi o jogo pq a rtpi não deu. Mas mesmo que quisesse não poderia porque estava a ver o Paris Porto em andebol.

    O que não impede que, matematicamente, o Porto é alvo de descriminação pela dita cuja junto da diáspora(e não só) Portuguesa em França.

    Vamos por partes : Segundo li na net : Quem marca primeiro é o Lisandro, né ? Grande Jogador. Esperemos que o Porto o possa guardar. Aqui,fala-se muito dele.

    Blue Boy : O Estilhaço tem razão : Espero os vídeos para ver e poder mostrar.

    O Porto está apurado em andebol, apesar da derrota 26-20. Foi um jogo emocionante.

    Lucho,se amanhã o l'Equipe dá notícias eu mando. Que grande jogo !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Vale ou não a pena jogar bem e ganhar? Excelente jogo de equipa! ;)

    ResponderEliminar
  6. Portomaravilha:
    oBrigado pela sms, pela crónica e fotos enviadas. Parabéns ao FCPorto q se apurou em Paris para os oitavos de final da taça das taças em andebol, pelo q li foi dramático o final da partida mas a festa foi Portuguesa e azul e branca.

    Quanto ao futebol ( q desta vez assisti ao vivo no Estádio do Dragão) a vitória do Porto é indiscutível. Grande Quaresma q já aterroriza as mentes dos benfas..._:) e aquele XISTRA é um sacana, aquele penalty sobre lisandro é do tamanho da torre dos clérigos...

    ResponderEliminar
  7. O Jogo de ontem mostrou um FCPORTO seguro, controlador e a impedir o V.Setúbal de fazer o seu futebol. Os jogadores mostraram-se concentrados, alguns a subir de forma.

    O Quaresma descomplicou, mantendo a classe que o diferencia, sobretudo na segunda parte, acabando por fazer um golo de bandeira e outros apontamentos deliciosos, simples e eficazes. Conteve-se, apesar das faltas sofridas, umas marcadas outras não, impedindo o Xistra de o amarelar para o 1º de Dezembro no campo dos lampiões.

    Dos restantes quase todos estiveram bem ou mesmo muito bem. Um destaque para o incansável e goleador Lisandro e uma nota especial para o regresso do "velho" Pedro Emanuel, muito seguro e a dar confiança a todos os colegas.

    Os mais de 600 km que ontem percorri até custaram menos a fazer, tal como a digestão do almoço do leitãozinho na minha "paragem obrigatória" na Mealhada.

    Na regresso, cheguei a casa por volta das 23h10, mas consegui conter-me e não sintonizei a sic notícias para evitar o engomadinho\pegajoso. Pelo que já li em vários comentários foi o habitual. Mas não terá sido o único.

    Que se roam de inveja! Fiquem vermelhos de raiva, verdes de fel e azia, porque nada parará o mérito e a competência do FCPORTO, o único clube português verdadeiramente com dimensão desportiva internacional.

    Quanto ao "mestre do desapito" Carlos X, ontem vestido de vermelho, mas que dizem ser do "clube calimero", meteu dó ao não marcar aquela grande penalidade descaradíssima sobre o Lisandro e a curta distância da sua vista, qual enigma para o "X-files" desvendar... o mesmo se aplicando quanto aos "honestos critérios" da marcação de faltas e atribuição de cartões amarelos, com nítido prejuízo para o FCPORTO.

    Só se lamenta que estas e outras "coisas" estranhas não mereçam uma denúncia credível para um pedido de investigação do PGR e ex-dirigente da FPF Monteiro "lampião" Pinto e da sua "lampiona" justicialista preferida, MiZéTung. Enfim, um pouco mais de AZUL e de humor, sempre ajuda a passar "coisas", tipo "passas d(n)o Algarve", Esteves (lampião) maritimista dos penalties, grandes penalidades por bola na cabeça estrelista, faltas junto à área adversária transformadas em livres lampiões para golo, etc., etc., porque até ao apito final o benfas pode (tem de) marcar. Até porque cá no burgo lusitano, binias podem continuar a não ser amarelados quanto mais avermelhados, ou mesmo liedsons poupados a tomar banho mais cedo, com se viu no Leixões...ah!, pois ele já estava no mar...

    Mas isso é tudo normal para "certos anormais" dos poderes ocultos "à vista (de)armada".

    O TRI está aí. Já cheira. É que para a semana há mais. Tenho uma "fezada" que aqui por Lisboa o AZUL anda no ar...

    ResponderEliminar
  8. E depois há os merdas dos pasquins que me metem um NOJO, como nunca vi. Espero que ninguém compre qualquer um dos três dejectos que saem para o mercado:

    No site do Jogo (que deve ser gerido pelos merdas da Mouraria) pode ver-se isto (tirado hoje):

    http://img259.imageshack.us/img259/9172/jogolz4.png

    No Rasco e na Bosta são precisas lupas de grande aumento:

    http://img407.imageshack.us/img407/241/imagens106864mo6.jpg

    http://img407.imageshack.us/img407/6329/wdiagqo5.jpg

    ______

    http://rascordonline.planetaclix.pt

    ResponderEliminar
  9. jogar bem?????

    contra os mortos que nem sequer se mexeram???????

    resta saber é quando encontrarmos quarta-feira uma equipa do nosso nivel se jogamos como ontem????

    ResponderEliminar
  10. só mais uma questao amigo blue....

    o Repórter Attack Attack......foi despedido ou está de férias? lol

    ResponderEliminar
  11. Amigo Caxana, 'jogar bem' sim, ora pois... ou estiveste todo o jogo a pensar no quê? nos relógios?... 'jogar bem' na tua óptica deve ser como tu gostas de apregoar que os "outros é que tal e coisa... e ganham, porque acreditam e tal e coisa".
    Pois, deve ser mesmo isso...
    ainda acreditas no Pai Natal, não?
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ps - o reporter mudou-se de poiso, lembras? os ajudantes, falam, falam, falam, falam, falam... mas eu não vejo nada mais que: blá, blá, blá, blá, blá... estou cá para 'assistir' e 'avaliar', mas se me permites, já me sentei, entendes?

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Efectivamente, dois bonitos golos. É so esperar que se continue assim !

    O L'Equipe de hoje, na rúbrica and, apenas indica que o FC Porto se qualificou a 2 segundos do fim do encontro.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. Adivinha:

    Beber uma cervejinha rápido quase sem respirar é:

    1- De penalty
    2- De penalty
    3- Xistra nao conseguiu ver a 2metros do lance.
    4- De penalty
    5- De penalty

    Palhaços vestidos de negro com apito na boca e mandados por alguém de orelhas e bigode!!!

    Abraço a todos

    PS: Lucilio Batista na luz... será??????

    ResponderEliminar
  14. A jogar em colectivo, com segurança defensiva (grande Pedro Emanuel, ainda está aí para as curvas o capitão), um meio campo operário (desculpem mas apesar de não ter jogado nada mal, acho que o Raul Meireles não sabe fazer passes com mais de 5m e para trás ou para o lado, safa-o o facto de ser trabalhador e esforçado) e um ataque lúcido e relativamente eficaz onde pontifica a magia de um mago (Quaresma - que delicia vê-lo jogar assim), acho o Porto uma equipa de nível capaz de ombrear com os mais fortes...
    Quanto às substituições o Jesualdo a meu ver esteve bem, pois tentou integrar o Mariano, que como vários já disseram parece que se perde um pouco em campo, talvez por nunca ter jogado na mesma posição dois jogos seguidos, um prémio justo que Jesualdo atribuiu ao Kaz pela dedicação nos treinos (bom seria o Porto estar a vencer mais jogos para tal acontecer mais vezes e premiar quem mais se esforça durante a semana) e fazer regressar Farias para lhe dar moral... Desta vez tiro o chapéu ao Pipas (Jesualdo) que já levava tudo bem pensado... Dar valor quando o tem também.

    Jogador (+) – Ricardo Quaresma (Voltou a magia ao Dragão)

    Jogador (-) – Marek Cech (Aquele homem não é defesa esquerdo e quando ali joga ele tem medo de subir por não ser muito rápido a fazer as transições, então não arrisca, o que até é de se louvar por ter capacidade de pensar nisso)

    Arbitro – Acho que já foi tudo dito por vocês (Não vai ter direito a descontar o «cheque bermelho» por inteiro porque só fez metade do trabalho... Ele ainda distribuiu uma série de cartões para à mínima coisa tentar presentear o Quaresma com um, mas Quaresma é bem mais inteligente do que ele... Quanto ao penalti sem comentários...

    Comunicação Social – Não sei se alguns de vocês ouviram a RR, mas segundo os comentadores da RR o defesa não cometeu penalti porque não conseguiu parar o movimento, então apesar de ser derrubado o Licha e lhe ter tirado a possibilidade de marcar mais um golo, não havia motivo para a marcação de penalidade máxima.
    De referir também que após uma vitória tão importante como esta apenas o jornal O Jogo mais uma vez e quem sabe a muito custo, colocou em destaque a vitória dos Dragões.

    Nota final – Mais de 37 mil pessoas a um domingo a noite é um excelente registo e um sinal de apoio dos Portistas ao seu clube. Afinal por vezes somos criticados por assobiar a nossa equipa por exigir demais dela (Daí o receio da selecção do Scolari jogar no Dragão), mas mostraram os Portistas que estão presentes nos bons como também em momentos mais sensíveis da equipa. Parabéns a todos os presentes…

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  15. De facto, esta foi a semana de todos os delírios...delírios provocados pela estúpida perca de 2 pontos do nosso clube frente ao Estrela da Amadora...
    No entanto, meus amigos, é importante não esquecer que a diferença de qualidade entre o FCPorto e as restantes 14 equipas (Benfica e Sporting incluídos) é muito, mas muito grande!
    Por mais que alguns jornalistas queiram, o FCPorto tem claramente o plantel com melhores jogadores e a equipa com maior organização, quer dentro, quer fora do campo...Disto ninguém tenha dúvidas...

    Para a semana, só há um resultado possível: a vitória e a sentença final de que o novo campeão é...o velho campeão!!!

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  16. ok eu é que nao vejo bem.

    mas ainda persebo alguma coisa de futebol e vejo que o setubal é que abdicou de jogar á bola para defender. pq deus me livre se jogarmos assim em england........

    lento,lentinho.......

    quanto ao acreditar é sim pq se os outros marcam a acabar é pq a pesar de nao jogarem um caralho teem metido na cabeça que o jogo só acaba quando o arbitro apita nao é como na amadora que estava feito e depois viemos com ela ás costas.......


    carlos pinto: boa analise ao mareck, pois se toda a gente fosse só atacar estavamos sempre a levar com eles,mas deixo ao critério de cada um avaliar á sua maneira.

    estilhaço: quantas vezes tenho que dizer que o quaresma é melhor que o ronaldo????
    mas o ricardo era melhor que o baia... sao opcoes.......

    cada um tem uma opcao e quem manda tanto no futebol com na vida é que sabe

    abraço

    ResponderEliminar
  17. hááááááá......amigo blue boy(presidente) mas se o reporter foi despedido por falta de verbas o miau arranja um patrocinio.....


    abraço

    ResponderEliminar
  18. ola presidente e amigos blues;

    hummmmm a conversa aquece dentro do antigo nucleo duro!!!hummm!!! bobby, tareco, busca!! busca!!!

    em relaçao ao jogo, nao a muito que dizer, porto ao seu normal, grande em relaçao ao adversario, teve um adversario fraco, com pouca vontade de ganhar, de tentar manter o designio dos outros jogos que fez, sem derrotas, tristeza total, setubal foi mesmo um desiludeu-me completamente, esperava mais desta equipa, enfim!!!

    em relaçao a um comentario que o um membro do antigo nucleo duro deste blog, sou obrigado a comentar , queres queiras quer nao presidente, que e feito do reportar ATTACK!! ATTACK!! ?? nao precebi nada da tua resposta??? se nao quizeres responder aqui em publico melhor, tem soluçao, tens o nosso email e envias por email uma explicaçao mais racional, se poderes te dar a esse trabalho agradeço!!!

    amigo ESTILHAÇO, so tu mesmo pra te lembrares que eu, MIAU, estarei lá, em liverpool, nas bancadas apoiar o nosso F.C.P,como o fizeste quando foi ao CHELSEA e que eu MIAU sou diferente de alguns de voçes, isto é, eu posso nao ser "doutor" das letras deste blog, mas sou sim "doutor" de apoio ao nosso F.C.P nas bancadas, tanto no dragao como fora dele, tanto dentro do país como fora do país, com sorte ou azar, com mais sorte penso eu, ate tenho tido alguma sorte, pq das varias vezes que vi o porto na europa, ainda so vi o porto a perder uma vez, no MONACO , na final da SUPER TAÇA EUROPEIA, contra o VALENÇIA.

    AQUELE ABRAÇO AMIGOS BLUES

    ResponderEliminar
  19. Obrigada! Reportagem fantastico c imagens a captar emoção!
    Ao nosso Porto!

    ResponderEliminar
  20. Presidente agora até eu estou curioso em saber que raio era o Repórter Attack Attack.... Coisas antigas antes de eu saber da existência deste fantástico blogue Azul e branco...

    Miau, adorava estar nesses olhos para também poder assistir ao vivo à partida de Liverpool. Vou contentar-me a ver pela Internet...

    Também concordo que o Setúbal me desiludiu... Sinceramente estava a espera de mais daquela equipa e não fosse o Pitbull então ainda era mais triste. Gosto de equipas que também atacam contra o Porto, afinal a SAD paga salários aos guarda-redes e defesas para alguma coisa, lol... Tirando a brincadeira, gosto porque assim ainda tornam as vitórias mais saborosas e o jogo mais bonito, apesar de um massacre também ser giro, sempre é cansativo...

    Caro miau, mais uma coisa, eu também não sou um doutor de letras como a minha escrita não atinge picos de elaboração, mas acredite que não me sinto nem menos um bocadinho do que ninguém, porque sou tão portista como todos os que aqui fervilhamos apaixonadamente pelas cores do nosso clube e pelo carinho e dedicação aquele brasão...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  21. Óh director financeiro, quando vires o 'espalha-brasas', tratai lá disso, pode ser? o que cansa, já chateia... para bom entendedor, meia palavra basta.

    Adiante, falemos de coisas sérias... faz lá mas é uma boa viagem até Liverpool, juizinho com as 'vitrines' e traz mas é de lá uma vitória ou no minimo um empatezinho que já era bem bom... ahhh, já agora, traz de lá tb o prémio de 1º lugar para o maior Portista (da tua rua)... pode ser? não te esqueças! :-P

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  22. Carlos Pinto tem razão: entre os golos de li-lo e quaresma, mais pareceu ser um jogo d cartões.
    Mas a sua opinião era difente, se Porto tivesse conseguido realizar algumas das várias oprtunidades.
    Afinal, n se pode culpar ao Porto pla fraca exibição dos adversários.

    ResponderEliminar