21 novembro, 2007

Devagar, devagarinho

Devagar, devagarinho, o General Inverno chegou.
E chegou bem mais frio que nunca.
Encontrou-me à janela de casa e a sua presença gélida apelou à tristeza e melancolia.
Acendo um cigarro, lento suicídio, e através do fumo e do vidro da janela observo o vento a derrubar, ritmadamente, as folhas das árvores que baloiçam em frente da casa.

Ponho-me a pensar quando será o próximo jogo do Bicampeão e a distância para o mesmo torna-se em depressão. Bute até à sala. Um zapping rápido na TV mostra os outros, ainda a preto e branco e na RTP memória, campeões europeus. Sorrio. Vou até ao computador e entretenho-me a navegar pela net.
Nada de novo no espaço virtual. Nem sequer estranho a ausência de queixas dos Berdes por causa dos árbitros (será porque não existiram jogos esta semana?). Noto, no entanto, a escandalosa, 'dura e desproporcionada' suspensão por 6 jogos da UEFA, Ronaldinhos e bombas nos Bermelhos, a vitória da nossa selecção sobre a poderosa armada da Arménia (quem for ao Dragão favor não assobiar ao Ronaldo pois ele nunca foi assobiado em terras de Sua Majestade), o tão aclamado interesse público, casos em que se investiga a própria denúncia e pouco mais.
Tento sorrir novamente mas a depressão torna-se em angústia.

Abro uma pasta do ambiente de trabalho e encontro duas capas de jornais guardadas há um par de semanas. O assunto: reacções sobre a tão badalada película cinematográfica, que teve estreia de, acreditem ou não, cocktail de morcela e farinheira. O conteúdo: dois relatos totalmente diferentes sobre o filme que 'não convenceu os portuenses' para uns ou 'o filme aguardado com enorme expectativa' para outros.

O costume, no relato dos primeiros 'da sala com capacidade para 476 pessoas, nem uma quarta parte ficou lotada na primeira sessão' enquanto que na visão dos segundos 'a fila para a sessão seguinte não parava de crescer', fila esta que, muito provavelmente, justificou '40 pessoas presentes numa sala com capacidade para 400'.

Com tamanha disparidade de notícias, ou seriam opiniões?, tento descobrir dados mais actualizados mas fico na mesma. A distribuidora tinha apontado como meta os 100.000 espectadores nos primeiros quatro dias ou ainda que 'segundo dados divulgados pela BWorld, produtora do polémico Corrupção, o filme deverá ter alcançado os 119 mil espectadores na sua primeira semana de exibição'. Por outro lado números oficiais do ICAM apontam para 83.559 espectadores em 53 salas na semana de 1 até 7 de Novembro.

Aguardam-se novas informações, sejam estas oficiais, da classe de sargento e até praças, readmitidas ou não. No entretanto façam as Vossas pesquisas e efectuem os vossos cálculos, mas a verdade é que com este tipo de (des)informação não admira que o pessoal se veja Grego em Português e Matemática...
Deixo de sorrir, a angústia torna-se em raiva.
Escreveram, há uns dias atrás, que este filme 'Vai no Batalha'.
Nem sequer no Sá da Bandeira, acrescente-se.

Deixo para trás o computador e dirijo-me novamente para a janela.
Mais outro prego pró caixão. O sol teima em espreitar e os seus raios, delicadamente pincelados de amarelo, atravessam a vidraça e alegram-me a alma...azul, pois claro.
Mas afinal, para quê tanta depressão, tanta angústia, tanta raiva?
Faltam apenas 5 dias para o Bicampeão jogar.
Abandono a tristeza e a melancolia.
Devagar, devagarinho.
Sorrio novamente.

Saudações,
Estilhaço.

8 comentários:

  1. Amigo Estilhaço de facto esta história do Filme baseado no livro do «cavalo branco» ou será loiro(?) já enoja. O que se seguirá? Uma telenovela? Eu não perco o meu tempo a ouvir essas notícias, mudo de canal. Este País é uma Pátria de inveja. Porque o nosso Porto está num patamar inacessível e por isso se compreende todo este ódio e inveja. Para esses há q ganhar ao Setubal e continuar o nosso domínio. O resto é treta.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    é bem verdade! Já só faltam 5 dias para o nosso FCP entrar de novo em campo :)
    eu e as minhas contas.... eheheheh
    E é para ganhar!

    Hoje o nosso Estádio, terá presença non-grata :(

    ResponderEliminar
  3. Eu hoje vou ver a minha Selecção. Às 19h estarei na Maia a ver o FCPorto-Belenenses em andebol. O Porto é a minha selecção... SEja em q modalidade for... Há uma outra selecção q joga acho q hj também... Mas essa n é a minha selecção.

    E domingo Estilhaço vou ao Dragão ver o FCP-SETÚBAL. Vais pagar um copo no bar habitual.

    ResponderEliminar
  4. Estilhaço ... os verdes até se queixaram... Não disse o avançado deles que os árbitros o irritam?????
    Mesmo sem futebol lá vem o sindrole do calimero.
    Hoje não vou ao nosso estádio, até me causa enjoo saber da presença lá do escorrolari... acompanhado de alguns ditos intocáveis e chorões com o rei na barriga e sempre apaparicados pela descomunicação social façam as cenas que fizerem...
    Lucho, puxa pelo nosso Clube na Maia. Estou contigo... O Porto é a nossa selecção.
    E domingo lá estamos.

    ResponderEliminar
  5. Estilhaço,

    Tou a ver k a prenda de aniversário do presidente soltou essa verve poética, carago:D

    Excelente texto, com esse característico tom verrinoso, usando algo tão do agrado do nosso presidente clubista: a ironia. Mais o k um bom sopapo, esta figura de estilo atinge com maior impacto os incautos k se atrevem a desafiar o poder do Dragão...

    E venha depressa o jogo do FCP, k não quero k consumas demasiado tabaco:D

    Abraço,

    ps: cá para mim, ainda aposto k o Correio da Manhã vai enviar uma cópia do filme para os Oscares, tamanha é a qualidade do dito cujo...

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Gostei do texto com os seus links. É um artigo útil !

    Hoje dá a selecção na rtpi. Eu vou ver. Não só para ver o estádio, mas também para poder ver os jogadores do Porto.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Acabo de ver o jogo !

    O estádio é realmente muito bonito.

    Gostei muito do Bruno Alves e do Bosíngua ! Mas mais do B. Alves. Como um grande zagueiro, ele esteve sempre no momento certo. Evitou um golo !

    Desculpa lá Estilhaço, mas o Quaresma continua a não me convencer. Quero acreditar que esteja em baixo de forma. Só espero que tenhas razão !

    Outra coisa : Penso que os comentadores da rtpi são os mesmos da rtp. É insuportável. É mesmo. Só sabem falar : Este é naturalizado de aqui ou de ali. Sobre a equipa da Filandia só ouvi isso. Qual o interesse ? Quando ouço os comentários do Arsene Wanger ou do Larqué, existe um questionamento sobre o posicionamento do jogador, o gesto técnico mal executado, etc. Penso que é isso que conta para quem gosta de futebol.

    De onde vêm não me interessa. Interessa-me o que sabem realizar e executar.

    E para dar gosto pelo futebol estes detalhes são muito importantes. Sobretudo, junto da miudagem.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. Pois Estilhaço, no meio de tanta conversa de tanque e de novelas mexicanas com o pior enredo, nada como ficar mais bem disposto que em breve, muito em breve, voltaremos a ver os nossos meninos equipados de azul-e-branco... é só aguardar até domingo e lá estaremos todos.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar