17 novembro, 2007

Os jogadores

Pois bem, hoje deu-me para falar sobre jogadores.Tinha muitos assuntos para abordar, mas cada vez vejo mais coisas e situações que me fazem pensar no estado actual do nosso futebol e dos seus maiores protagonistas.


Cada vez que falo com alguém (e sobre este aspecto tenho falado com muitas pessoas) tenho chegado á conclusão que as coisas já não são como antigamente. É verdade que tudo muda e evolui, o mal é que algumas vezes é para melhor, mas outras nem por isso.

Sendo sincero não me lembro de um simples caso de amor à camisola, é verdade que sou relativamente novo, não estou a dizer que não os haja, mas se os há, eu pura e simplesmente não os encontro. Cada vez mais se vêem jogadores a trocarem os clubes que os lançaram, ou mesmo os clubes pelos quais torciam desde pequenos, devido a questões monetárias. Não estou a dizer que o dinheiro não seja importante, porque é, mas será que em Portugal se ganha assim tão mal (futebolísticamente falando)?

Hoje em dia só ouvimos falar que x jogador vai para aqui para ganhar mais, jogador y vai para acolá, e coisas do género. Penso que não só no futebol, mas na sociedade em geral, o amor e a lealdade são vencidas pelo dinheiro aos pontos (sei que ao dizer isto posso parecer um sonhador, mas não se preocupem que bem sei da importância do dinheiro nas vidas de todos, mas será que vale sempre a pena trocar aquilo que nos ama e acarinha a troco de mais algum na conta ao fim do mês?).

Depois há também a simples questão do agradecimento dos jogadores a quem sempre os apoia. A quem os põe no tecto (sendo que muitas vezes também são postos no subterrâneo). Tantas vezes que os adeptos estão lá a apoiar e basta-lhes uma simples vitória para ficarem pagos. E quando as vitórias não surgem? Será que a culpa é dos adeptos? Será que custa assim tanto no final do jogo ir agradecer pelo apoio dado?

Sei que perder custa, e que a azia de não ganhar nos transforma, mas pedir um pouco de gratidão por quem abdicou de muito para estar lá a vê-los é pedir demais? No passado domingo fui à Amadora, grande parte do topo estava ocupado por adeptos nortenhos (não que queira fazer descriminição entre adeptos nortenhos ou sulistas, mas garante-vos que ir de Fafe à Amadora em camioneta não é assim muito agradável). Mas chegado o fim do jogo, grande parte dos jogadores nem à bancada foram saudar os adeptos que de tão longe tinham ido (para ver aquela triste figura), nem para eles próprios receberem palavras animadoras (ou por vezes não, há todo o tipo de adeptos), de quem se sujeita a muito por amor ao Clube. Pelo menos a mim estranhou-me, e foi algo que nunca sequer me passou muito pela cabeça.

Hoje não tenho mais que vos dizer, só de realçar o facto que sou adepto do Porto, e não do jogador a, b ou c... só lhes peço que lutem e que façam o seu melhor enquanto jogarem por nós.

Um abraço,
Teixeira

7 comentários:

  1. Viva !

    Teixeira, gostei do teu artigo.

    Se é verdade que as coisas já não são como antigamente, também é verdade que só o são porque o antigamente existe e autoriza a evoluição à qual assistimos. Será boa ?

    O teu artigo levanta aspectos deveras interessantes. É porque não és o único sonhador que, em 2003, nasceu ,em França, um manifesto que se intitula :" Em defesa do futebol !". Voltarei sobre este manifesto em breve.Este manifesto teve e tem gande impacto junto dos amantes de futebol.

    Concordo,igualmente,contigo, se bem entendi, quanto ao conteúdo do teu artigo: O futebol é,com efeito,antes de mais,um jogo colectivo.

    A greve nos transportes continua. Mas consegui arranjar na mesma o L'Equipe. Nada sobre o Porto-Paris em hand. Veremos amanhã !

    Quanto ao França-Marocos, Jerome Touboul dá nota 6.5 a Tarik. Nota mais alta, acompanhado por Nasri e Hadji (gostei muito deste jogador),ambos também 6.5. Isto na edição papel, pag 6. Na página 8, Régis Testelin destaca Sektioui : "Abrindo o resultado em favor de Marrocos, mas também pelas suas qualidades técnicas e pela sua visão de jogo, Sektioui andou na onda que o acompanha ,no seu clube, no Porto".

    E Viva o Porto

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Teixeira, tudo o que dizes � certo, apesar de termos alguns (raros) casos de amor clubista no futebol. No Porto, sem grande esfor�o, podemos apontar o Vitor Ba�a e o Jorge Costa como exemplos maiores de quem sempre pugnou bravamente pelas cores do clube, criando ao mesmo tempo uma empatia extrema com os adeptos, sendo eles, muitas vezes, os primeiros a sentir - e gritar - as injusti�as.
    N�o recuando muito, Jo�o Pinto, o "eterno" capit�o, fabuloso e indom�vel lateral direito, confundiu-se com o clube, tamanha era a comunh�o entre ambos...

    Sempre me habituei a venerar, desde sempre, o clube. Quem por l� passa, se o fizer com profissionalismo, sentindo a mistica do clube, ficar� para sempre no cora�o. Dos outros n�o reza a hist�ria...

    Abra�o,

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela tua análise Teixeira.

    Saí agora de Santo Tirso,

    FCPorto-30-Paris-23.

    Uma boa vitória do andebol do FCPorto mas a missão ainda não está terminada. Em Paris vai ser complicado. Chegamos a estar a ganhar por 9 mas os 7 golos de avanço são uma boa margem e um resultado justo. Está tudo em aberto.

    ResponderEliminar
  4. o Paris tem bons jogadores mas hj o nosso redes esteve imparável. Eduardo Filipe lesionou-se e n sei se jogará a 2ªmão...

    ResponderEliminar
  5. Eia,

    Boas novas Lucho. Bela vitória, mas 7 pode ser uma margem curta. A ver vamos...

    ResponderEliminar
  6. Teixeira :

    ...e se fizerem o que lhes pedes , não fazem mais do que a sua obrigação !

    ResponderEliminar
  7. Teixeira, já tivemos esta conversa há uns tempos atrás, recordas-te?

    Sempre o disse e mantenho cada vez mais... o meu único ídolo é o FC Porto, o símbolo, o Dragão, a mística, a raça e a paixão.

    O resto? tanto me faz que seja com o 'Joaquim' como com o 'António'. Enquanto cá estiverem, são para mim os 'melhores do mundo'... quando se forem, já deviam ter ido há muito, penso logo... os jogadores passam, mas o clube, esse, é eterno, fica cá para sempre!

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar