20 novembro, 2007

A entrevista que faltava num fim de semana de grandes vitórias do Porto nas Taças Europeias

É com grande satisfação que publicamos esta semana uma entrevista a um jogador de andebol do nosso FC Porto. Depois de Alberto Babo (basquetebol) e Jorge Silva (hóquei em patins), faltava completar esta série com uma entrevista a um elemento da secção de andebol do nosso clube. Estive na 4ª feira em Santo Tirso no jogo com o Águas Santas (e também no sábado no jogo com os Franceses do Paris) e no final consegui chegar à conversa com Filipe Mota, central do FC Porto. Apresentei-me e solicitei a participação de Filipe Mota nesta iniciativa tendo este demonstrado muita disponibilidade e simpatia. Fica aqui o meu agradecimento à disponibilidade de Filipe Mota em conceder esta entrevista exclusiva ao blog BIBÓ PORTO. O Blog faz votos de muitas felicidades para a sua vida pessoal, profissional e desportiva com muitas vitórias com o emblema azul e branco ao peito, as cores do coração de Filipe Mota desde criança. De seguida, podem ler as respostas de Filipe Mota às questões formuladas pelo Lucho em fim de semana vitorioso para este e para o andebol do FC Porto. Os Dragões venceram os Franceses do Paris Handball por 30-23 e Filipe Mota foi dos melhores jogadores em campo, ele que foi «lançado às feras» na parte final da última época após lesão de Carlos Martingo. A sua juventude, garra, espírito de luta, atributos técnicos e grandes capacidades físicas fazem perspectivar que o central do FC Porto rapidamente se afirme no sete inicial do FC Porto numa época em que os Dragões são os mais fortes candidatos a destronar o ABC.

ENTREVISTA 'EXCLUSIVA'
Filipe Mota, jogador de andebol do FC Porto

Lucho: Na tua opinião, será esta a época em que o FC Porto regressará ao topo do andebol Nacional vencendo um campeonato que nos escapa há 3 anos? Será possível destronar um ABC dominador como o das últimas 3 épocas? Ou achas que existem adversários mais perigosos?

Filipe Mota: Tal como foi possível destronar um FC Porto que foi campeão vários anos seguidos, também é possível destronar um ABC campeão há 3 anos. Temos tudo para vencer o ABC como já o demostramos em vários encontros, a disciplina táctica e técnica, bem como o bom ambiente não só profissional como também de amizade e confiança, são instrumentos fundamentais para alcançarmos nada menos que o nosso principal objectivo, ser Campeão!!! A este nível quase todas as equipas são equivalentes nomeadamente na fase dos play-off.

Lucho: Como sentes o ambiente em Santo Tirso? Existe um bom apoio da massa adepta Portista da região? E o pavilhão novo junto ao Dragão, achas
importante?

Filipe Mota: O ambiente é muito bom devido à boa adesão por parte da massa adepta não só da região, mas também de adeptos de fora. A construção do pavilhão junto ao estádio vai ser um passo muito importante para as modalidades do clube na medida em que iremos ter uma maior adesão dos adeptos, melhores condições de trabalho e consequentemente a condução de um FC Porto cada vez mais forte.

Lucho: Relativamente à participação nas provas Europeias, o melhor que o FC Porto conseguiu foi jogar os quartos de final. Sentes que é possível este ano chegar mais longe? Para já nos 1/16 avos de final temos o Paris Handball. Quais as perspectivas?

Filipe Mota: Sinto que não só é possível, como temos equipa para tal porque trabalhamos todos os dias com o intuito de alcançar todos os nossos objectivos e este é um deles... o Paris Handball é o nosso próximo obstáculo que pretendemos ultrapassar e passar à fase seguinte.

Lucho: Sentes que o FC Porto está mais forte e temível com o «bombardeiro» Eduardo Filipe? E o Filipe Mota que apareceu com maior protagonismo na parte final da última época, sente que é este o ano da sua afirmação? Como se sente um jovem ao jogar ao lado de Eduardo Filipe e Carlos Martingo, e ao ser treinado pela maior referência do andebol Nacional, Carlos Resende?

Filipe Mota: Sinto que embora Eduardo Filipe seja uma mais valia para a equipa, esta está mais forte devido à evolução que houve desde o ano passado. Quanto à minha afirmação, de tudo vou fazer para que seja este ano, aproveitando todas as oportunidades que surgirem. É sempre bom jogar ao lado de jogadores mais velhos e com maior experiência, não só se torna mais fácil de jogar como também transmitem uma maior segurança... melhor ainda é ter como treinador Carlos Resende, tendo em conta que o seu conhecimento no que toca à "matéria" é muito vasto, o que nos permite a nós jovens jogadores, uma maior capacidade evolutiva.

Lucho: Costumas visitar alguns blogues do Porto? Já conhecias o nosso? O que achas de termos um dia por semana (3ª feira) para, em exclusivo, destacarmos as outras modalidades? Sentes que na blogosfera Portista se fala excessivamente de futebol?

Filipe Mota: Não sou visitante assíduo de blogs, mas já tinha tido conhecimento da existência deste. Acho que a existência de um dia dedicado a outras modalidades é uma óptima iniciativa, visto que diariamente somos confrontados com variada informação unicamente centrada no futebol, não só na blogosfera Portista, como em todo o mass média.

Cumprimentos a todos os bloggers e visitantes,
Filipe Mota.

Andebol: FC Porto encanta na Europa mas nada está decidido
1º ABC (25 pts, 10 jgs), 2º FC Porto (25 pts, 10 jgs), 3º Belenenses (23 pts, 10 jgs)

Na 4ª feira estive em Santo Tirso e acompanhei a vitória tranquila do FC Porto sobre o Águas Santas por 30-21. Na 1ª metade, um parcial de 10-3 logo inclinou um jogo que teve sempre sentido único. O maior destaque vai para a grande eficácia no contra-ataque de Pedro Solha que apontou 11 dos 30 golos azuis e brancos. Com esta vitória, o FC Porto alcançou o ABC na liderança da tabela tendo ambos mais 2 pontos que o Belenenses (3º). Obrigados a jogar a pré-eliminatória da Taça da Liga estão, entre outros, Benfica (5º) e Sporting (7º).

No sábado estive também a acompanhar ao vivo o FC Porto - Paris Handball que os Dragões venceram por 30-23. A partida foi de nível elevado com dois bons conjuntos em confronto com o FC Porto a demonstrar bom jogo defensivo, assente fundamentalmente, no seu guarda-redes, Hugo Laurentino. Com 14-11 ao intervalo, os Dragões iniciaram a 2ª metade a todo o gás chegando aos 20-13 altura em que Eduardo Filipe (após marcar um grande golo, o seu 7º) se lesionou. Temeu-se o pior mas a garra demonstrada por todos fez com que o FC Porto nunca abanasse tendo mesmo chegado aos 9 golos de vantagem a 5 minutos do fim. Na parte final o Paris reduziu para 7 com um golo a 10 segundos do fim. Tenho que destacar na equipa Filipe Mota, absolutamente inspirado, autor de 4 golos e de jogadas de recorte técnico elevado, muito bem acompanhado por Tiago Rocha, Pedro Solha e Eduardo Filipe enquanto jogou (a sua lesão irá ser reavaliada podendo até não jogar a 2ª mão em Paris). A vantagem adquirida é boa mas está tudo em aberto, sendo que só um FC Porto concentrado, unido e rigoroso como o de sábado sairá apurado de Paris para os oitavos de final da Taça das Taças.

Na 4ª feira (amanhã), o FC Porto recebe às 19h na Maia, o Belenenses (jogo a que devo assistir) e joga no domingo em França no Halle Carpentier (16h de Paris) e não no Stade Pierre de Coubertin, informação que julgo, poderá ser útil ao nosso colega PortoMaravilha que irá acompanhar ao vivo esta 2ª mão.

Basquetebol: FC Porto precisa urgentemente de um base
1º Ovarense (100%, 5 jgs), 2º FC Porto (80%, 5 jgs), 3º CAB (60%, 5 jgs)

Este domingo (com imagens através da RTP2) pode-se assistir a um jogo emocionante num Pavilhão do Restelo com pouco público e onde o FCPorto consentiu a 1ª derrota no campeonato. Desta feita a defesa não funcionou e o Belenenses, feliz em alguns triplos caídos do céu, acabou por vencer por 89-87. Por um cesto se ganha e por um se perde, daí a derrota azul e branca que poderia ter sido evitada a 9 segundos do fim quando Paulo Cunha falhou 2 lances livres que poderiam obrigar a um prolongamento. O mesmo jogador falhou um triplo no último segundo que poderia até ter-nos dado a vitória. O melhor jogador do FC Porto foi Gentry (24 pts) seguido de Marçal e Cunha também com boas perfomances estragadas pelos últimos lances. Mais discretos estiveram Morris e Terrel. É urgente que a SAD do basquetebol do FCPorto contrate o tal Americano que falta e que este seja para a posição de base em que o FC Porto está mesmo muito deficitário (o João Figueiredo não chega). O Campeonato regressa a 1 de Dezembro com o FC Porto a jogar com o Ginásio em campo neutro.

Hóquei em Patins: FC Porto vence em território Italiano e lidera grupo
1º FC Porto (20 pts, 8 jgs), 2º Benfica (17 pts, 9 jgs), 3º Oliveirense (17 pts, 10 jgs)

Este fim de semana, o FC Porto adiou o seu jogo do campeonato para se deslocar a Itália e cumprir a 2ª jornada da Liga Europeia de hóquei. Os Dragões tinham como objectivo a vitória e esse desiderato foi atingido. O FC Porto venceu em casa do Prato por 6-3 num triunfo tranquilo com 3-1 ao intervalo e 6-1 já na 2ª metade, parcial reduzido pelos Italianos na parte final. Os golos do FC Porto foram de Pedro Moreira (2), Jorge Silva (2), Caio e Ventura. O Porto lidera o seu grupo com os mesmos pontos dos Espanhóis do Vic, com quem jogam em Fânzeres a 15 de Dezembro. No campeonato, o FC Porto recebe amanhã (ou hoje segundo alguns sites), às 21h, o Alenquer jogando sábado no pavilhão do Gulpilhares (18h).

Treinador da Semana: Carlos Resende
Jogador da Semana: Pedro Solha


Para técnico da semana, escolho Carlos Resende pela brilhante vitória de sábado frente ao Paris Handball (Taça das Taças) num jogo em que a exibição Portista foi muito agradável e o resultado encorajador para a deslocação a Paris, isto depois de na 4ª feira terem alcançado o ABC na liderança do campeonato... e para jogador da semana, a escolha recai em Pedro Solha (na foto) pela excelente exibição diante do Águas Santas (11 golos) a que se seguiu mais um jogo bem conseguido do nosso andebolista diante do Paris (mais 4 golos) exímio nos lances de contra-ataque. Nesta eleição oscilei muito entre Pedro Solha e Hugo Laurentino, autor de duas excelentes exibições na baliza Portista... fica para a próxima grande Hugo.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

12 comentários:

  1. Lucho, prometeste, cumpriste.Mais uma excelente entrevista a enriquecer o Blog.
    As terças-feiras aqui são realmente diferentes e dão-nos uma visão da dinâmica do Clube.
    Esperemos que o Basquet saiba colmatar a dificuldade que referes para podermos ombrerar com a Ovarense.
    1 abraço.

    ResponderEliminar
  2. Lucho «on fire», carago!

    Mais uma fantástica mini-entrevista das amadoras do nosso FC Porto, desta vez, no Andebol, na pessoa do Filipe Mota, que aproveito desde já para agradecer a disponibilidade demonstrada para nos aturar 5 minutinhos... e ademais, um jogador que transporta a camisola nr. 10 do ex-guerreiro Rui Rocha, só pode ser um grande jogador... um bem haja para ti e que o teu futuro desportivo continue a brilhar em tons de azul-e-branco.

    Quanto ao fds desportivo das nossas ditas amadoras, aqui vai a minha análise:

    Andebol - uma boa vantagem na bagagem a caminho de Paris... mas convém não facilitar, nem tão pouco desprezar o adversário, caso contrário, podemos vir a passar um mau bocado, até porque ao que tudo indica, o bombardeiro Eduardo Filipe vai ficar de fora... mas como só faz falta quem está, os outros 7 concerteza honrarão a mágica camisola do FC Porto rumo aos 1/8 final da Taça das Taças. Lá em Paris, aguardemos agora pela 'visão' do nosso colaborador PortoMaravilha que ao que tudo indica, irá estar presente para assistir in-loco a essa jogo.

    Basquetebel - assisti via RTP2 ao jogo em Belém no domingo passado e no final, ficou um sabor amargo pela derrota averbada, quando nos últimos 9 segundos, tivemos 3 oportunidade para matar o jogo, com os tais falhanços já referidos pelo Lucho na crónica... a 4 segundos do fim, com uma diferença de 2 pontos contra, tentou-se uma jogada para ganhar o jogo com um triplo... e perdemos! Seria mais fácil tentar o empate e depois no prolongamento logo se veria, mas verdade seja dita: quando se joga para ganhar, não se pode criticar!

    Hóquei em Patins: Em Itália, uma vitória servida em «prato» azul e branco e liderança ex-equo com os espanhóis do VIC... que vamos receber em Fânzeres no dia 15-Dez... é pra ganhar e mai'nada!

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Jogada de mestre, numa trilogia de elevada qualidade. Bela entrevista, feliz pelo momento k o andebol portista atravessa, depois da estrondosa vitória nas competições europeias. Esperemos k continuem nesse ritmo, e k este seja o ano do Dragão, no andebol.

    No hóquei já se sabe o que a casa gasta e a vitória em território italiano só veio aumentar a vontade de conquista da Champions, k parece andar embruxada para os nossos lados.

    No basquetebol, pese a derrota, continuamos a ser nós os únicos capazes de ameaçarem o poderio e hegemonia da Ovarense. Vai ser difícil e, como dizes, a equipa necessita de ser reforçada, urgentemente.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Aqui o país está paralisado pelas greves nos transportes e não só. Não consegui arranjar o L'Equipe.

    Lucho, efectivamente, nos bilhetes ,para o jogo, que já comprei está bem indicado Halle Carpentier.

    Para quem faça coleção de bilhetes, terei 5 bilhetes do jogo que darei com prazer. E com mais prazer ainda se o Porto se qualificar.

    Quanto à crónica e fotos, só desejo estar à altura do acontecimento.

    E VIva o Porto

    ResponderEliminar
  5. Cá para mim vamos ser o único «orgão de comunicação social Português» presente em Paris no jogo do FCPorto. Talvez também lá esteja o Rui Guimarães do JOGO. Mas já sabes portomaravilha que mal possas envias a crónica e fotos do jogo para o email do blue boy q dp ele faz-me chegar essa informação PARA A crónica de 3ª feira. Ok? E mal possas coloca na caixa de comentários do post de domingo o resultado. Ok? Abraço.

    Eu amanhã vou ver como andam os rapazes, jogam na Maia às 19h diante do Belenenses.Vamos ver se me dizem como está o Ed.Filipe.

    Qt às palavras do Blue, P.Pereira, Estilhaço e Jorge apenas vos digo q tudo o q faço é por amor ao nosso clube e q é uma honra para mim partilhar este espaço com cronistas de tanta qualidade como vocês.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. PortoMaravilha, se reparares nos banners que tenho logo aqui acima do texto que fica sempre em 1º plano, um deles diz "bilhetes de futebol", o que equivale a dizer que eu sou um coleccionador de bilhetes de desporto... mais propriamente, em tudo o que diga respeito a jogos em que intervenha o nosso FC Porto, seja qual for a modalidade... por isso, conto que me ofereças 1 exemplar desses bilhetes para a minha colecção. Posso contar?

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Estilhaço: Já confirmei q o jogo de hóquei com o Alenquer é mesmo hoje, terça feira, às 21h. Uma hora mais tarde começa o Candelária-Benfica. O jogo do Porto pode ser acompanhado pela Net em http://www.radioalenquer.com

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Blue Boy, podes contar com o bilhete !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. Estilhaço: O POrto ganhou como dizes por 7-4 com 5 golos de Reinaldo Ventura!! Caio e J.Silva também marcaram. E o nosso rival SLB escorregou nos Açores emapatando a 1 bola. Temos 5 pts de avanço sobre os vermelhos e ainda 1 jogo a menos, podem ficar a 8.

    ResponderEliminar
  10. Sim, é sábado em Gulpilhares às 18Horas. Não dá na TV. Nem sequer na rádio. Já lá estive uma vez (este sábado não vou) e o ambiente é complicado para o FCPorto. Mas é para ganhar.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia!
    Lucho, mais uma grande crónica que demonstra o nosso poderio, também ao nível das outras modalidades!

    Vamos por partes:

    Andebol: Mais uma excelente entrevista, desta vez a um jogador de Andebol! Ganhámos muito bem ao Águas Santas e apanhámos o ABC no primeiro lugar. Grande jogo do Pedro Solha!
    Para as competições europeias, também uma boa vitória, e agora vamos jogar a Paris com sete golos de vantagem!

    Basquetebol: No basket sofremos a primeira derrota no campeonato. Até aqui tinham sido só vitórias, e foi pena aqueles dois pontos de diferença, uma vez, que como dizes, e bem, podiamos ter marcado já muito perto do fim do encontro. Nada está perdido! Temos de continuar a ganhar, e esperar pelo deslize....da Ovarense!

    Hoquéi: No hoquéi patins, uma execelente vitória em Itália, o que é sempre complicado, colocou-nos muito próximos da próxima fase da Liga Europeia!
    Ontem tive oportunidade de assistir ao vivo, em Fânzeres, mais uma vitória para o campeonato, ao Alenquer por 7-4!! Um jogo excepcional do Reinaldo Ventura, que marcou 5 golos!!
    Tivemos sempre o domínio do jogo e a vitória é merecida. Sábado vou tentar ir a Gulpilhares.

    Um Abraço,
    Tripeiro

    ResponderEliminar
  12. Tripeiro:

    Precisava de falar ctg, podes-me enviar um email?
    sergiopmgomes@hotmail.com

    ResponderEliminar