04 novembro, 2007

Assistências nos Estádios

Este é um tema ao qual dou muita importância e gostaria de saber a vossa opinião.

A verdade é que tirando os jogos onde participem os três grandes (ie, um é grande, um outro faz por isso e um terceiro julga-se como tal *), os estádios estão cada vez com menos assistências. E não é só pelo mau tempo, ou mesmo pelo preço dos bilhetes; o grande problema são as transmissões televisivas que permitem que qualquer um assista a um jogo pelo preço de um simples café.

Sim, porque basta dirigir-se a um café onde haja Sporttv, e está resolvido o problema… porque se há-de pagar 80 vezes mais para ir ao estádio? e então se o jogo for à noite? ouro sobre azul para as estações televisivas, não é verdade?

Na Premier League, na Inglaterra, os estádios estão cheios apesar das transmissões televisivas, mas os jogos são à tarde! Porque não temos nós jogos à tarde?

Eu falo por mim, se os mesmos fossem a horas “normais”, eu iria muitas mais vezes ao Estádio do Dragão e levaria as minhas filhas… como hão-de elas (e as outras crianças) gostar de futebol, se não o vivem como tal?!! Onde fica a emoção de ver o jogo ao vivo? A festa que se vive no Estádio? A cumplicidade que se cria com os jogadores?

Está nas mãos dos clubes alterarem este rumo… vendam os direitos de transmissão, mas exijam os jogos mais cedo. Reduzam os preços dos bilhetes, criem incentivos… encham os estádios. Façam do futebol aquilo que ele é, um espectáculo, e não um simples negócio. Negócio que se traduz num entreposto de entradas e saídas de jogadores que nem tempo têm para se afeiçoarem ao clube.

As transmissões são importantes, para quem está fora, para quem está longe… mas não podem de forma alguma sobreporem-se à presença nos estádios.

Beijinhos,
Heliantia

(*) FC Porto, Sporting CP e SLB respectivamente.

ps1 - dia 6 de Novembro, presença garantida no Dragão… na certeza de uma vitória.

ps2 - o download do "Ele, o Presidente" continua disponivel...
basta clicar aqui e podem ver como fazê-lo!


10 comentários:

  1. Ora nem mais!

    Concordo ponto por ponto, sobretudo pk sou aficcionado pela Premier League e vejo bem o entusiasmo e loucura k rodeia qualquer jogo. O debate agora levantado não se esgota apenas nos horários dos jogos, é certo, mas a contribuição desse mesmo horário é claramente um factor inibidor a uma presença massiva nos estádios. Portugal é hoje o único país europeu em k se realizam jogos depois das 21. Apenas a Espanha, e a espaços, tem futebol a essa hora. É inacreditável k, por pressão televisiva, se assista a futebol às 21.15, 21.30 e mesmo às 21.45.

    Tb eu gostava de subir a rampa de acesso às bancadas de mão dada com a Filipa k, apesar dos meus constantes ensinamentos ao longo dos 5 anos de vida, ainda não se fanatizou pelo futebol como eu gostaria. Mas o gene de Dragão está lá:)

    ResponderEliminar
  2. Viva !

    Gostei muito do artigo porque me parece que levanta um leque de questionamentos importantes para a modalidade ( futebol ). É pois um artigo de fundo. Muitos Parabéns Heliantia.

    Lembremos que a França é uma grande nação de futebol. Assim, para comparação (1ª divisão) : França 65 milhões de habitantes e 20 equipas ; Portugal 11 milhões de habitantes e 16 equipas. A distorsão é demasiada evidente.Não terá a 1ª divisão Portuguesa demasiados participantes ?

    Darão todos os estádios Portugueses condições para ver um jogo de futebol em boas condições ( segurança, estacionamento, abrigo da chuva, sol e vento ) ?

    Apesar da transmissão televisiva, o Porto Belenenses teve mais de 35 mil espectadores. É fantástico para um país de 11 milhões, já que o desafio não prometia grande interesse para um amador “banal” de futebol ( isto é, não um doente como eu ). Todos nós, quando gostamos, queremos ver ao vivo. Por analogia : Se eu perguntar aos meus filhos se querem ver o Harry Potter no cinema ou em dvd , a resposta é : no cinema. Outro exemplo : Hoje dá na televisão (canal +) o jogo Lens-St Etienne. É às 21 horas. Vai estar muito frio. Mas os bilhetes já foram todos, apesar da transmissão. Porquê ? Não é só porque o Lens e o St Etienne têm muitos doentes pelo futebol. Mas a razão principal é a seguinte : O público de Lens tem a reputação de ser o melhor público de futebol de França. Há segurança, há condições,não há insultos, não há brigas, os carros não são riscados nem os pneus são furados.

    É bonito falar do futebol Inglês ( Arsenal –MU ontem : 60 mil espectadores ). Mas, nesse caso, é preciso não esquecer o trabalho que foi feito, pelas direções dos clubes, para eliminar a violência no futebol Inglês. Futebol que, durante anos, andou nas ruas da amargura. Para quem se interessa pela estória do futebol Inglês : A não perder o filme de Shane Meadows “This is England” (2006) .

    E, aqui, chegamos ao problema da violência. É que esta também afasta muito gente. E,deste ponto de vista, Heliantia, o teu artigo dá continuidade ao que escrevi ( O Bom. o mau, o vilão) já neste blog. Embora tivesse escrito, em parte, para denunciar os preconceitos e o “racismo social” que os amadores de rugby têm sobre o futebol, não deixa de ser verdade que a violência que existe no futebol causa grandes prejuízos ao desporto rei. Veja-se este caso concreto que tem menos de 24 horas : Toulouse-Stade Français em rugby ( D1) : 35 000 espectadores. Nunca visto! Vamos ver quantos espectadores terá esta tarde o Toulouse Metz em futebol (D1). Será uma boa comparação.

    Assim,rematando : Não será também que a violência, nos estádios e em seu redor, afasta muita e muita assistência ?

    Penso que a ambiência por aí, nos estádios, ainda não chegou a certos absurdos daqui. Mas é sempre bom anticipar para bem do futebol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Começou o jogo Toulouse Metz em futebol. Só 20 mil espectadores !

    E tem piada que jogam no mesmo estádio. Como terá ficado a relva após o jogo de rugby de ontem ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Também eu tenho uma Filipa de 5 anos e uma Rita com 8.
    Já as levei ao Dragão, no jogo para a Taça com o Atlêtico, e posso vos garantir que apesar de o resultado não ter sido a nosso favor, que elas adoraram a experiência.
    No final do jogo, disse-me a mais pequena: "Mamã, não fiques triste, o teu estádio é o mais lindo do mundo!"
    Com uma declaração destas, a eliminação foi o menos importante :)

    ResponderEliminar
  5. De facto hHeliantia, este é um tema bastante pertinente.

    Os jogos em Portugal, por norma, são tarde e a más horas... e só encontro uma explicação: dependência total das televisões.

    Realmente, qdo os jogos são ao sábado à tarde (e já fui a muitos), as assistências costumam ser maiores, mas isso para os 'iluminados' dos futebol, pouco interessa. O que vale mesmo é dinheiro das tv's, preços malucos, horas tardias... e depois, fora um ou outro caso excepcional, os estádios estão vazios.

    Depois, essa chamada à cola das crianças é um boa observação... eles e qualquer um outro, não assistindo a futebol no estádio, como poderá alguma vez compreender o que é 'viver por dentro um clube'? Depois, acabam a ter um clube por opção, mas o 'sofrimento', é visto de uma outra forma bem mais leve e menos sentida que os 'adeptos da bancada'.

    Pode ser quem um dia as coisas mudem... e os eternos 'iluminados' acordem para a vida e saibam tirar do espectáculo do futebol, todas as suas mais valias... e não apenas a componente financeira, que é unicamente o que lhes importa e vale.

    JiNhOs,

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Heliantia, ainda bem e tanto melhor !

    Pois bem: Eis o relato a minha última experiência no "Parc des Princes" Foi há três anos. Levei o meu filho porque ele jogava futebol. A sua posição era defesa esquerdo ou centro campista descaído para a defesa. Gostava de futebol e ainda gosta. Mas já não quer jogar num clube. Ele tem 12 anos. Na altura 9 anos.

    Porquê ? Porque, nesse mesmo dia, estávamos perto duma das curvas que seguem a bancada central e ele viu as claques ultras do psg de costas contra o revaldo, ( sim de costas !) entoando cânticos ( Uns mais contradictórios que os outros : Havia para todos os gostos ( da extrema esquerda até à extrema direita, sem omitir cantos laicos e católicos).

    Éramos cinco. Ele veio com um amiguinho. À saída queriam nos bater. Os dois colegas que connosco estavam eram assinantes do psg e estavam fardados à psg ( também deixaram de ir ver os jogos). Mas lá nos salvamos. Também lhes queriam bater. O importante era bater .Encontrámos o carro com os pneus furados. Tivemos que regressar de táxi.

    Para a pequena estória : Ele e o amiguinho deixaram de praticar futebol num clube. Mas continuam a gostar de futebol e a jogá-lo no recreio. E, para o meu filho, o seu ídolo é o Helton (porquê não sei )

    Mas a pergunta que ele me levanta sempre : Prá quê jogar futebol se as pessoas estão de costas para o revaldo ?

    A Bon Entendeur, Salut ! Para quem queira entender, Avé !

    Esqueci : psg = Paris Saint Germain !

    Ambos os jogos Toulouse, quer em rugby quer em futebol, foram transmitidos via a televisão. A diferença de 15 000 espectadores é importante !

    E Viva o futebol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Caro Blue Boy : Porque é que em França as televisões já estão a dar os jogos de rugby em directo ?

    A televisão vai buscar onde há mercado ! Essa coisa do sábado,para mim, sem qualquer ofensa,é treta. Não é aos sábados à tarde que há actividades lúdicas e extra-escolares e convívio para os jovens ?

    E aposto que, em breve, a rtpi começará a transmitir jogos do campeonato de rugby Português. Há estudos, por agora só tenho esboços,que mostram que os jovens de origem Portuguesa ( filhos de casais mixtos, 2ª e 3ª geração) se mobilizaram muito mais pela seleção de rugby que pela seleção de futebol.

    Qui aime bien chatie bien / Quem gosta sabe castigar !

    Viva o Futebol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. A verdade é que a transmissão televisiva é sempre importante para todos aqueles que não podem assistir ao vivo aos jogos com é o meu caso pois estou longe de Portugal mo próximo ano. Mas também não nos podemos esquecer dos portistas espalhados pelo pais que não podem ter sempre disponibilidade para ir ao estádio, pois são de longe so Porto e os preços de deslocação, mais bilhete, não são nada convidativos...
    Além do ponto mais importante é que mesmo que fosse de borla o nosso estádio so leva com 52 mil almas iluminadas de cada vez, daí a necessidade da transmissão televisiva por não cabermos todos lá dentro.
    Mas se bem percebo também não foram colocadas em causa na postagem de Heliantia as transmissões televisivas mas a forma como tal se processa.

    Infelizmente somos um país pobre, onde para se ter Sporttv ainda se tenha de recorrer ao café...
    Em Espanha com dinheiro para terem televisão digital no conforto do lar e assistirem a todos os jogos os estádios estão cheios...
    Concordo que as horas dos jogos são ridículas, principalmente a dias como a Segunda-feira... Alguém diga aqueles senhores que mandam e decidem as coisas como querem que as pessoas trabalham no dia seguinte!!!! Que as pessoas têm família e precisam de estar com a família também...
    Porque não jogos a tarde, final de tarde onde sejam horas aprazíveis de uma família se deslocar ao estádio e passar um bom serão em companhia dos seus... Os clubes nisto já tentaram actuar, mas que diabo, poucos são os que estão dispostos a ir ver um jogo as 21:30 e chegar a casa para lá da meia noite, muito menos com crianças...

    O outro ponto que me faz levar a que se olhe apenas para os três grandes é de certa forma alguma falta de qualidade da nossa liga, que leva a que tenhamos um clube a lutar pelo primeiro lugar e dois a lutar pelo segundo!!! Tira emoção, faltam mais equipas a lutar pelo segundo lugar... lol
    Sem brincadeira agora, mas quando comparado com a liga italiana ou inglesa, são mais os clubes de topo, que fazem com que haja mais jogos de elite, puxar mais gente aos estádios... Mas como em Portugal são apenas 1+2 os clubes grandes e esta tendência tende a acentuar, pois quantas pessoas conhecem que dizem que são somente do Braga, ou do Leiria, ou do Belenenses???? Não são todas do Braga mais um clube de topo, ou do Leiria e mais outro clube de topo... Isto faz com que os clubes ditos pequenos não evoluam e não tornem a liga mais poderosa, pois fazem gerar mais receitas e os grandes engrandecem com isso, pois tornam a liga mais competitiva e mais forte e com capacidade de gerar mais receitas de contractos de publicidade e gestão de marca etc...

    Bem mas isto para dizer que a nossa liga ta muito fraca, que as transmissões são inadequadas, mas necessárias, que os clubes deveriam cativar mais as pessoas ao estádio, que os preços dos bilhetes são um abuso, sobretudo perante a qualidade mínima presenteada pelos artistas e os rendimentos auferidos pelos Portugueses.

    Fico-me por aqui nesta minha primeira vez que escrevo neste blog, o qual acompanho regularmente.

    ResponderEliminar
  9. É verdade, um jogo quantas mais pessoas tiver nas bancadas mais bonito fica. E em Portugal o futebol está muito acessível na TV, e é a horas muito pouco convenientes.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. A causa das fracas assitências nos estádios portugueses é multifactorial:
    -falta de cultura futebolistica, faltam adeptos aos clubes das cidades que não porto e lisboa (FCO, SLB e SCP)... mesmo os adeptos dos clubes pequenos são quase sempre adeptos de um dos grandes
    -obviamente a questão das transmissões telivisivas: visionamento indevido (piratices) da sporttv, visionamento nos cafés
    -preços demasiado elevados dos bilhetes
    -falta de dinâmica de marketing: ofertas e sorteios de bilhetes, concursos para bilhetes, borlas e promoções para escolas, familias e grupos.
    -distanciamento entre os craques e o público: sessões publicas de autógrafos/fotos, entrevistas, treinos abertos, sortear entre o publico possibilidade de ir ao balneário ou fazer o aquecimento com os craques
    -descredibilização dos dirigentes desportivos e arbitragem
    -falta de dinheiro dos portugueses: ir com 2 filhos ao dragão ver o proximo jogo com o Marselha pode chegar a custar uma semana de trabalho (viagem, parque, bilhetes e comes e bebes)

    Mas centro a principal causa na falta de cultura futebolistica... em espanha o orgulho pela própria região e o pró-monarquia ou pró-independentista alimentam o orgulho e proximidade pelos clubes regionais. Na inglaterra a conotação dos clubes com as cidades e as classes e lutas sociais alimenta o furor dos adeptos... basta ver que os clubes united são os clubes criados pelos sindicatos dos trabalhadores para vencerem a burguesia via futebol... na itália, turquia, grécia e mesmo frança e alemanhã estas rivalidades é que alimentam o futebol... o futebol é uma guerrinha camuflada, entre ricos e pobres ou entre regiões!

    Como noutras coisas, falta aos portugueses causas próprias... causas para evoluirem pessoalmente ou como sociedade, serem mais productivos ou para se aproximarem e valorizarem o que é nacional... até a maior revolução que dizem ser social foi entregue pelos militares e a sociedade nada teve a ver com isso!!!

    ResponderEliminar