02 novembro, 2007

Dragãozinho... de papel


competição: bwin LIGA 2007/08, 9ª jornada
data: 02.11.2007
local: Estádio do Dragão, no Porto
assistência: 38.423 espectadores
fc porto: Helton; Fucile, Bruno Alves, Stepanov, Marek Cech; Paulo Assunção, Raul Meireles, Lucho Gonzalez (Leandro Lima 11m, Sektioui 60m); Postiga (Adriano 70m), Quaresma e Lisandro Lopez.
golos: Hélder Postiga (20m), Zé Pedro (49m)

Antes do apito inicial, tempo para ser batido um record para constar no livro do Guiness com o maior número de aviões de papel a voar em simultanêo… ironia das ironias, um pouco mais tarde, íamos presenciar aos primeiros 2 pontos a ‘voar’ para o campeonato. Querem a minha opinião? Nada que já não fosse previsível há muito tempo. Também é verdade que algum dia tinha que ser… foi hoje! Agora, toca a seguir em frente.

Aos que continuam a querer ‘esconder o sol com a peneira’, é bom que acordem do embriagamento a que nas últimas jornadas fomos assistindo, parecendo pouco ou nada importar para alguns que se jogasse mal ou bem, que as opções fossem ou não discutíveis, que isto e aquilo, desde que se ganhasse, não é verdade?… pois então agora, façam o favor de descer das ‘nuvens’ e caiam na real… hoje, voltamos a assistir ao mesmo de muitos e outros jogos esta época. Por mim, podem continuar a ‘esconder o sol com a peneira’… eu não embarco nisso!

Mais uma vez, e como só o ‘iluminado’ percebe, voltou-se a mexer em equipa que ganha e lá foi um Lisandro encostado para a linha, depois de estar há vários jogos consecutivamente a carregar um FC Porto ‘poupadinho e tristonho’ às vitórias… a mim, até me dói a alma, mas adiante. O Tarik, pois, a esse, agora que anda a passar lustro no banco, só lhe falta mesmo é outro Ramadão para ser titular, caso contrário, não entra para as contas… e como o jogo se voltou a ‘esticar’ com a entrada deste, mas foi um esticar na vertical, porque por obra sabe-se lá de quem, o moço foi colocado no meio, qual clone do Mariano… quem terá sido o ‘iluminado’? Aviso já que não fui eu!

Apesar de uma entrada com relativo pressing nosso e deste agora oponente em nada ser parecido com o anterior visitante à casa do Dragão, fomos conseguindo levar o cântaro à fonte, passe a expressão, mantendo a bola sempre próxima da defensiva contrária… mas ao fim da primeira dezena de minutos, Lucho sentiu necessidade de ser substituído por Leandro Lima que foi ocupar o seu lugar (que me desculpem, mas este ainda está tão verdinho… tão tenrinho) e o futebol praticado passou a ressentir-se e de uma maneira muito ‘macia’ para as nossas cores.

Não gosto de admitir estas coisas, porque entendo e sempre entendi que um jogador não faz um clube… mas Lucho, mesmo nos seus piores dias, faz funcionar aquele meio-campo com outra classe, categoria e mestria muito difícil de igualar… hoje, vimos esta outra face da moeda!

Apesar desta contrariedade, aos 20 minutos de jogo, Hélder Postiga isola-se após passe de Paulo Assunção e com um remate cruzado e rasteio consegue bater Costinha que deixou passar a bola por baixo do corpo, fazendo o 1-0 para o FC Porto.

Continuamos a provocar a defensiva contrária em busca do 2º golo, mas o futebol praticado era mastigado, lento e com muita pouca cabeça, parecendo não haver ninguém que conseguisse agarrar o jogo a meio campo e fazê-lo fluir com outra mestria… aqui, Leandro Lima, mostrava-se uma nulidade, parecendo sempre querer fazer tudo rápido, muito rápido… e mal.

O Belenenses, mesmo que parecendo ter alguma predominância a meio-campo, não conseguia sequer aproximar-se da baliza de Hélton que passou uns primeiros 45 minutos como mero espectador.

Para a 2ª parte, concerteza que todos esperávamos um FC Porto forte em busca do 2º golo e quiçá de evitar sofrimentos desnecessários lá mais para a frente, mas foi o Belenenses a entrar melhor e fruto do controle de meio-campo que vinha já da 1ª parte, consegue chegar ao empate por Zé Pedro, estavam decorridos 49 minutos de jogo e o resultado ficava agora em 1-1.

Se o futebol praticado já não era o melhor (aliás, o habitual de há muitos jogos, mas há quem queira esconder o sol com uma peneira cheia de buracos!), este golo afectou ainda muito mais o FC Porto que passou a jogar com muito nervosismo e muita pouca cabeça… por esta altura, já as bancadas estavam nervosas, muito nervosas com o que (mais uma vez) estavam a presenciar no relvado.

O descontrole emocional dos nossos jogadores era por demais evidente, ora era ver Quaresma a irritantemente a querer fazer tudo sozinho (e já são tantos e tantos jogos do mesmo filme), ora era ver futebol directo dos centrais para a linha avançada, ora era ver Quaresma a entrar em picardias desnecessárias e evitáveis para um profissional (um dia, vai aleijar alguém e de que maneira, ai vai, vai!)... apesar de tudo isto, ainda houve tempo para nos serem anulados 2 golos, ao que parece, e vim a saber apenas já fora do estádio, um deles, o de Lisandro estava em jogo e faria naquela altura o 2-1 já bem perto do apito final.

O jogo chegou ao fim com um empate 1-1 e com o terminar do ‘sonho’ das 13 vitórias para ser batido… por mim, quero lá saber das 13 vitórias seguidas e dos recordes… eu quero é que o meu FC Porto ganhe, e hoje não ganhou!

Oxalá o ditado “há males que veêm por bem!” esteja correcto, porque acabou-se o embriagamento e agora é hora de voltar à realidade… e essa, começa já na próxima 3ª feira, dia 6 de Novembro, quando recebermos em casa os franceses do Marselha para a 4º jornada da Liga dos Campeões.

azul + : Lisandro Lopez (VIPortista), Raul Meireles e Tarik no pouco tempo que jogou.

azul - : Quaresma que brinca e brinca com Jesualdo (com Co Adriaanse, há muito que a bancada tinha sido o seu banco de suplentes!), o Prof. Jesualdo Ferreira que continua a ser o nosso maior adversário (insiste em mexer onde não deve, e onde deve, não mexe!), Marek Cech e os segundos 45 minutos sofríveis e falho de ideias, muito em parte pela ausência do ‘cerebral’ Lucho.

arbitragem: Paulo Baptista (Portalegre), com vários erros que interferiram no resultado final; o golo de Hélder Postiga foi precedido de fora-de-jogo e já na parte final do jogo, golo mal anulado a Lisandro Lopez que daria muito provavelmente o 2-1 final. No capítulo disciplinar, Quaresma teve a estrelinha do seu lado e mais não digo. Ahhh, e condescendeu em demasia com a teatralização final por parte do adversário.















ps - o download do "Ele, o Presidente" continua disponivel... basta clicar aqui e podem ver como fazê-lo!

19 comentários:

  1. A nossa margem continua confortável.
    De bom, o golo do Postiga, que o inspire para muitos mais.
    De mau, a lesão do Lucho... espero que recupere para terça-feira.

    ResponderEliminar
  2. A falta que o LUCHO nos fez ...
    (e não só)

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Não vi o jogo, mas assisti via a net. Houve também quem me telefonasse há minutos.

    Estou aborrecido. O campeonato não se perde nos jogos contra os grandes ( maneira de escrever) mas nestes. Dois jogos em casa devem equivaler a seis pontos contra pequenas equipas.

    É claro que não é uma catástrofe por agora. Mas pontos perdidos em casa não é bom sinal !

    Por isso, quanto ao jogo, agradecia, desde já a vossa opinião : Postiga continua a falhar golos ? Não sabe remetar de cabeça ? Está ou não está em posição irregular quando recebe o passe ?

    É grave a lesão do Lucho ? É que o Marselha vem aí e desta vez com o Nasri !

    Estou mesmo chateado !

    Porque mexer numa equipa que ganha ? Não entendo.

    Postiga jogou na ala ou no centro ?

    Estou mesmo chateado !

    E VIva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Alinho pelas palavras sábias do Estilhaço!! Foi um resultado justo com alguma falta de sorte à mistura na 2ª parte

    E marco hoje no calendário o dia em que deixo de comprar qualquer jornal desportivo , pois o único que ainda me dava ao trabalho de ler passou a figurar na galeria dos "pasquins de retrete". Esses fdp d'O Jogo anda a cuspir demasiadas vezes no prato onde comem, chamam à primeira página um erro grosseiro e dentro do jornal branqueiam o lance do Lisandro que daria o 2º golo e nem questionam o lance da penalidade: escandaloso!! Agora é só JN e mai nada. Palhaços!! BFDS

    ResponderEliminar
  5. No Comment!

    Só sei k já me fo***am o fim-de-semana. Por isso é k detesto bola à 6ª. Se as coisas correm bem, óptimo. Agora, se sai uma exibição daquelas como ontem, a azia perdura e perdura.

    O k mais me chateia nem é a perda de 2 pontos, k podem ser preciosos nas contas finais. É mesmo o aproveitamento k, já sabia, iria ser feito do benefício arbitral em relação ao 1º golo. E, hj logo pela manhã, não é k a "Bola" titula exuberantemente: "Belenenses resiste a golo irregular". Aí é k os meus níveis de ódio atingem limites quase insuportáveis. Já não tenho pachorra para aturar estes mesquinhos de merda, incapazes de serem minimamente imparciais. Sim, o Porto foi beneficiado no golo inaugural. Ponto. Mas que raio, não era possível escrever em grandes parangonas também k o árbitro, ou o seu assistente, nos anularam um limpinho, mesmo no final?

    Um dia destos passo-me a sério e ainda fundo um grupo terrorista só para limpar do mapa estes cab**es!

    ps: nunca mais é 3ª feira!

    ResponderEliminar
  6. continuamos a facilitar depois dá nisto.................

    ResponderEliminar
  7. ESTOU DE ACORDO COM O ESTILHAÇO EM RELAÇÃO AO JOGO, SÓ ESPERO QUE ESTES DOIS PONTOS NÃO FAÇAM FALTA MAIS TARDE. KATITA, ESSE TEU COMENTARIO PARA MIM SERVE COMO AVISO É QUE EU NÃO VI O JOGO E SÓ OUVI PARTE DO RELATO, E ASSIM NEM ME DOU AO TRABALHO DE LER QUALQUER QUE SAJA O PASQUIM, PARA QUALQUER INFORMAÇÃO DO JOGO JÁ SEI ONDE IR.... AO BLOG BIBA O PORTO, CARAGO!!!!

    ResponderEliminar
  8. ola amigos

    quando se começa a pensar e a falar muito acerca de alguma coisa da sempre m.....
    neste caso o ciclo de vitorias.....
    nao axam?
    a culpa disto e dos jornalistas!!!!


    kissssss

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Vi o jogo, jogamos mal, um deserto de ideias e mais um festival de passes falhados.
    A primeira parte foi horrível com o pessoal a deixar andar e a pouco fazer para chegar ao segundo. E se o belenenses não marca pasavamos o jogo a controlar e a jogar para o lado. A ausência de Lucho foi fatal o que mostra que não temos segundos planos no meio campo à altura.Depois foi tentar chegar ao segundo sem imaginação.
    Jesualdo ... não entendo ... Tarik joga, sai, joga, não é convocado ...Adriano idem, mariano joga mal é convocado torna a jogar, sai, postiga, e assim por diante, quando os jogos correm bem não dá minutos a quem tem de jogar mais, enfim ... mistério.
    Ontem Ficou provado que o Tarik joga bem, é rápido e PRÀTICO e deveria ter jogado de início e que o quaresma devia ter ido ao banho e por mim nem jogava um ou dois jogos.É enervante.
    Lisandro é sempre aquela máquina mas lá foi jogar noutro lugar.
    Ao menos saudo o regreso do Adriano.
    Que tenha servido de lição.

    ResponderEliminar
  11. Katita,

    Finalmente alguem k põe os pontos nos iis. Pensei k era só embirração minha com os jornais, jogo incluido, mas não. Caraças, não peço k escamoteem a verdade, mas pelo menos k sejam isentos no k escrevem. O Porto beneficiou de um tremendo erro do assistente para marcar, é certo, mas depois foi penalizado. Não afirmo k seja penalidade indiscutível, mas é espantoso k uma quantidade de camaras no estádio não consigam apanhar um angulo decente, para se vislumbrar aquilo k parece: mão na bola do jogador do Belem. Qt ao golo mal invalidado ao Lisandro, é mais um erro crasso para o cesto dos papéis arquivados. E ainda têm o desplante de afirmar k fomos beneficiados. FODAM-SE!

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Bom: Pude, finalmente, ver os dois golos. Grande Blog este !

    O primeiro golo confirma a minha opinião sobre Postiga. Só é golo porque há um grande frango do guarda redes. O fora de jogo é mais que evidente !

    É inacreditável que o meio campo não tenha assegurado o resultado. Com efeito, ao ver o golo do Belenenses, não posso deixar de ficar surpreendido com a passividade quer do meio campo quer da defesa. Existe,claramente, um erro de marcação sobre o jogador do Belenenses que corre com a bola mais de 20 metros.

    Talvez até entenda que J.Ferreira tenha tentado experiências antes do Porto Marselha. Só que, quanto a mim, estas não devem ser feitas num jogo de campeonato. Nunca se deve subestimar um adversário !

    Apostar no Postiga como avançado centro ( que nunca em Inglaterra ou em França conseguiu afirmar-se) parece relevar da miopia.

    Não apostar no Tarik desde o início também me parece um erro. O mesmo quanto a Adriano. Pelo que já vi jogar destes dois jogadores é certo que não são génios mas são trabalhadores e humildes. E o Tarik ainda pode progredir muito.

    A crónica do Blue Boy refere a atitude de Quaresma : "Um dia vai aleijar alguém". Pois bem já tinha referido aqui, nestes comentários, um gesto seu inadmíssível, aquando do último jogo da seleção.

    Espero que terça saiba, ao menos, dignificar as cores do Porto no campo do aspecto disciplinar.

    Bom: Também é verdade que é fácil ser "treinador televisivo, netisto e jornalistíco". Por isso...

    Quanto aos golos anulados, não sei nem me interessam. O Porto estava a ganhar 1-0. O resultado estava feito.

    Agora é esperar terça !

    Só espero não ter demasiados triqueliques !

    E Viva o Porto

    ResponderEliminar
  13. ola presidente e amigos portistas;

    resumindo este jogo de ontem, um boa merda!!!!PARECIA O ALTO CONTRA O SOITO!!!O CERCO CONTRA A RIBEIRA!!! e mai nada!!!

    SO MAIS UMA COISINHA???KATITA???QUEM E ESSE GAJO CARAGOS???SERÁ QUE É O MESMO QUE EU O "BATIZEI" NO LUGAR SE SR. ANTONIO??? SERÁ QUE É O MESMO QUE FICOU XATIADO COMIGO POR O TER "BATIZADO" KATITA NA VEZ DE O CHAMAR PELA ALCUNHA QUE ELE TANTO PREZAVA???
    PRESIDENTE PODE ME FAZER O FAVOR DE ME EXPLICAR ISSO ??? SE PODERES LOGICO, NAO QUERO CRIAR INIMIGOS COM ISTO , TA!!!!

    AQUELE ABRAÇO AMIGOS BLUES

    ResponderEliminar
  14. A realidade nua e crua é esta. O nosso meio campo titular é curto para uma época desgastante.

    A questão do cigano também é delicada. Mesmo jogando pessimamente colocou 4/5 bolas, redondinhas, para os companheiros facturarem...


    Eu olho para o banco e dá-me vontade de entrar em campo... sem Lucho e Leandro Lima incauto... que tivesse ficado o Jorginho.


    Porém... o primeiro posto é nosso e não devemos desanimar.

    Vamos ganhar 1 ponto aos sarracenos encarnados e perder dois para os Kalimeros.

    ResponderEliminar
  15. Oh Miau, andas desatento... hum... que tal leres os comments do post anterior einh?? seria boa ideia não?! :)) chateado?? quem?? como?? não conheço, nunca vi... porta-te carago!!

    ResponderEliminar
  16. Tão mal habituados que andamos... tão mal (e ainda bem)!!!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ps - óhhh Katita, vê lá se respondes aos sms, carago!!! não vou gastar nem mais 'tusto' enquanto não responderes :-P

    ResponderEliminar
  17. ando sem cheta no telele Blue, mas fica descansado que não tarda nada tás a pagar o café no sítio do costume ;) I will keep in touch. Fica bem

    ResponderEliminar
  18. Algum dia iamos perder pontos, era escusado ter sido no nosso reduto. Exibição sofrível.
    Um abraço.

    ResponderEliminar