06 novembro, 2007

Mais um exclusivo do blog em dia de «Champions»

Mais logo pelas 19.45h espero não perder, de vez, a paciência com Jesualdo Ferreira. Porque o FC Porto que todos nós conhecemos tem sempre que ganhar e logo é, mais do que nunca, primordial atingir esse desiderato. É certo que Jesualdo esteve muitos anos habituado a não ter que ganhar sempre, situação que ainda não superou... Um empate pode ser perigoso face à classificação do grupo e uma derrota seria muito difícil de superar, até porque se segue uma deslocação a Anfield Road.

Os Dragões se efectivamente somarem os 3 pontos ficarão desde logo na liderança do grupo e com a qualificação praticamente assegurada sendo que o 1º posto ficará a depender, quase unicamente, do jogo em casa ante o Besiktas. Portanto se dobrarmos estes Marselheses enfrentaremos uma tranquila viagem a Liverpool.

Quanto à equipa, espero que o Professor se liberte dos habituais temores e coloque Tarik atrás dos avançados além de arrumar com Cech que foi o principal culpado do golo do empate do Belenenses que nos fez ficar com «apenas» 6 e 7 pontos de avanço sobre os nossos rivais. Assim, teremos Helton, Bosingwa, Fucile, Stepanov, Alves, Assunção, Tarik e Meireles, Quaresma, Postiga e Lisandro. Allez Porto Allez, nós somos a tua voz, queremos esta vitória conquistada por vós...

Nos outros grupos, o Sporting recebe o Roma e o Benfica vai a Glasgow onde espero que obtenha resultado igual ao conseguido em Setúbal para a Carlsberg Cup (este jogo diante do Celtic não será apitado por Bruno Paixão).


ENTREVISTA 'EXCLUSIVA'
Jorge Silva, jogador de hóquei em patins do FC Porto

É com grande satisfação e com um largo sorriso no rosto que publicamos esta semana uma entrevista (dada em exclusivo ao nosso blog) a Jorge Silva, jogador de hóquei em patins do FC Porto. Deixei propositadamente a entrevista para esta semana porque amanhã (4ª feira) temos um escaldante FC Porto - SL Benfica em Fânzeres (21h00)... Jorge Silva é actualmente um dos melhores jogadores Portugueses e está na equipa principal do FC Porto desde 2005 (ganhou 2 dos 6 títulos do hexa do FCPorto) mas o seu sentimento de paixão pelo clube da Invicta já existe desde o berço.

Foi considerado em 2003 o melhor jogador do Mundo no Campeonato Mundial Sub 20 realizado no Uruguai (melhor marcador e jogador) em que Portugal derrotou na final a Argentina por 5-3 e algum tempo depois capitaneou a nossa Selecção de Juniores em mais uma grande vitória batendo a Espanha, na final do Euro-2003, por 2-1, com Jorge Silva a ser novamente o melhor marcador e melhor jogador da prova disputada em Vale de Cambra.

Fica aqui uma palavra para a simpatia e grande disponibilidade do Jorge Silva em responder com toda a abertura às questões que o Lucho lhe colocou. Ao Jorge, tudo de bom e que o heptacampeonato e a Liga Europeia sejam os novos capítulos de glória do Jorge Silva e do FC Porto. Depois da publicação da entrevista a Alberto Babo (para recordá-la, clicar aqui), podem agora ler as respostas de Jorge Silva em mais um exclusivo deste blog.

Lucho: Pensas que o FC Porto é menos favorito este ano para o heptacampeonato do que nas últimas 6 temporadas? Achas que a luta se resumirá a Porto e Benfica?

Jorge Silva: Em 1º lugar devo dizer que é com todo o gosto que te dou as respostas às questões que me colocaste. De maneira nenhuma, o hóquei do F.C.Porto continua forte e com o desejo de conseguir o hepta. Cada vez se torna mais difícil renovar o titulo, mas sabemos que temos que nos assumir como favoritos e mostrar dentro do rinque que somos mesmo os melhores. Já a luta não se resumirá a Porto e Benfica, penso que existem mais duas ou três equipas que poderão ter uma palavra a dizer, equipas que se reforçaram para poderem entrar na luta do titulo.

Lucho: Na tua opinião, o pavilhão de Fânzeres é uma mais valia para a equipa? Estive presente em vários jogos e senti que quando está cheio é transmitida uma força enorme para dentro do rinque... Os adversários receiam esse ambiente ou não? E o pavilhão novo junto ao Dragão, achas importante?

Jorge Silva: Sim, o pavilhão de Fânzeres é uma mais valia para nós devido ao público estar muito junto ao jogadores e aí se criar uma ambiente onde sentimos todo o apoio da nossa massa adepta. Os adversários devem sentir isso mesmo, percebendo que têm ali uma multidão que só quer ver o F.C.Porto a ganhar. Aí está um dos factores que nos torna em casa uma equipa muito eficaz. O pavilhão junto ao Dragão sempre foi um desejo, apesar de sermos bem tratados em Fânzeres queremos vir para a nossa Cidade e para junto dos adeptos que gostam de ver todas as modalidades no mesmo lugar. Aí iremos voltar a encontrar aquela mística de ver vários jogos num só dia.

Lucho: O FCPorto já ganhou a supertaça. O objectivo é ganhar tudo de novo. Hepta, Taça de Portugal e a Liga Europeia. Achas possível desta vez quebrar a malapata da Liga Europeia? Desde 1990 que nos foge...

Jorge Silva: O objectivo da nossa equipa é entrar em todos os jogos para vencer. Por isso se coloca o objectivo de vencer todas as provas em que entramos. A liga Europeia tem estado perto, este ano vamos primeiro tentar conquistar o lugar na final-four e se tal for conseguido aí vamos lutar por esse título que nos tem fugido por vários motivos. E sim, acredito que este ano essa malapata poderá acabar.

Lucho: Que achas dos novos reforços do FCPorto, André e Caio? E o Jorge Silva, melhor jogador do Mundo num Mundial de Juniores em 2003, é desta feita que se assume titular do FCPorto?

Jorge Silva: Tanto o Caio como o André já passaram pelo F.C.Porto em outras alturas, por isso já perceberem como funciona o clube. Como jogadores são jogadores que trazem cada um à sua maneira uma mais valia para o grupo. E se fazem parte deste plantel só podem ser dois dos melhores jogadores a jogar em Portugal. Para mim a titularidade não é o mais importante. Tento sim ajudar o grupo da melhor maneira. Temos um grupo onde sabemos que todos podemos jogar e isso é o mais importante. Mas não escondo que tento dar o meu máximo para que um dia essa titularidade possa acontecer, mas não me preocupa. Se tiver que acontecer irá acontecer a seu tempo.

Lucho: Costumas visitar alguns blogues do Porto? Já conhecias o nosso? O que achas de termos um dia por semana (terça feira) para, em exclusivo, destacarmos as outras modalidades? Sentes que na blogosfera Portista se fala excessivamente de futebol?

Jorge Silva: Tento ao máximo estar atento a blogues que falem do clube, já conhecia o vosso blogue e vou com mais frequência na tal terça-feira em que existe o espaço das modalidades do clube. Sabemos que o clube em 90% é futebol, mas acho que até se dá muito valor às modalidades. Tenho experiência de falar com sócios que apesar de seguirem o futebol tentam ao máximo estarem perto das modalidades.


Andebol: FC Porto triunfa em jogo electrizante
1º ABC (23 pts, 9 jgs), 2º FC Porto (21 pts, 8 jgs), 3º Madeira (19 pts, 9 jgs)

Este domingo assisti ao vivo ao FC Porto - Madeira SAD (29-28) e saí de Santo Tirso bem disposto com a vitória dos Dragões mas, o jogo frente aos vice-campeões Nacionais foi muito disputado e na parte final foi mesmo impróprio para cardíacos. Na 1ª parte, o FC Porto esteve bem melhor e chegou a ter 5 golos de vantagem, mas ao intervalo já só restavam 2 (14-12) e na segunda metade vários lances de golo aos 6m foram incrivelmente falhados (outros bem defendidos pelo guarda-redes Madeirense) e nos últimos 6 minutos o empate chegou por várias vezes. Na última posse de bola (a 10 segundos do fim), o talento de Eduardo Filipe permitiu-lhe ver Bosko (7 golos) desmarcado e este não falhou levando ao rubro o pavilhão. Vitória importante do FC Porto por 29-28 estando agora a 2 pontos do ABC, que perdeu no Restelo na quinta feira, mas os Bracarenses têm mais um jogo, daí o FC Porto ser nesta altura a equipa com menos pontos perdidos. Sábado há um SL Benfica - FC Porto.

Basquetebol: FC Porto só sabe ganhar
1º Ovarense (100%, 3 jgs), 2º FC Porto (100%, 3 jgs), 3º Vagos (67%, 3 jgs)

Este sábado, o FC Porto somou a sua 3ª vitória no campeonato vencendo em Matosinhos o CAB por 82-74, jogo a que assisti ao vivo. Foi uma vitória justa em que os Dragões estiveram quase sempre na liderança mas esta foi uma partida onde o FC Porto cometeu vários turn-overs, situação que terá que ser corrigida. Grande exibição de Toree Morris (20 pts) bem acompanhado por Paulo Cunha e Gentry. Este FC Porto está muito limitado em opções e segundo sei, o TJ foi dispensado procurando-se novo Americano. Terrel nem sequer entrou neste jogo e é outra interrogação. Grande triplo do miúdo Fábio num momento importante da partida. Falta um base de valor para ser uma real alternativa ao João Figueiredo. No próximo fim de semana, há jogo com o Lusitânia em campo neutro.

Hóquei em patins: FC Porto líder antes do clássico
1º FC Porto (16 pts, 6 jgs), 2º Oliveirense (15 pts, 6 jgs), 3º Benfica (13 pts, 7 jgs)

O FC Porto voltou à liderança numa jornada em que visitou Barcelos e venceu tranquilamente o Hóquei de Barcelos por 6-1. O adversário estava limitado, mas os pupilos de Franklim não facilitaram. Ao intervalo já venciam por 4-0 com um bis de Ventura, 1 golo de Moreira e 1 outro de Caio. Na 2ª metade, Figueira e Azevedo também facturaram. Na 4ª feira (amanhã às 21h), o Lucho e outros parceiros do Blog estarão nas bancadas de Fânzeres a assistir ao sempre emocionante FC Porto - SL Benfica (post deste jogo na manhã de 5ª feira). Depois no sábado, há um Oliveirense - FC Porto.

Treinador da Semana: Carlos Resende
Jogador da Semana: Toree Morris

Para técnico da semana, escolho Carlos Resende pela importante vitória alcançada diante do Madeira SAD, adversário directo na luta pelo título de andebol, num jogo em que o FC Porto só a 10 segundos do fim conseguiu materializar a vitória... para jogador da semana, a escolha recai em Toree Morris (na foto), brilhante poste do basquetebol do FC Porto, pelos 20 pontos apontados diante do CAB Madeira num jogo em que o seu poder físico (2,11m) foi fundamental... Também Gentry , Paulo Cunha, Bosko e Reinaldo Ventura poderiam ter sido os escolhidos, mas só um pode ganhar.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,

Lucho.

ps - não se esqueçam hoje, em limite, até às 19h30 (hora portuguesa), de refazerem as vossas equipas para esta 4ª jornada da fase de grupos do passatempo UEFA Fantasy Football.

11 comentários:

  1. bOAS,

    Lucho, como sempres continuas a transformar este espaço num bastião de defesa das modalidades amadoras, agora com a cereja no topo do bolo: as entrevistas em exclusivo. O Bibó Porto tem crescido desmesuradamente em qualidade, muito pela excelência deste cantinho.

    A entrrevista está muito boa, focando os pontos essenciais, permitindo também aferir já a dimensão do blog, frequentado pelo Jorge Silva e muitos outros, o k só vem aumentar a responsabilidade de quem aqui escreve.

    Qt a logo, bem, a fazer fé na equipa prevista, o Marek Cech vai ter nova oportunidade de fazer asneiras, pois parece-me ser ele o substituto do Lucho!!!!!!! Deus tenha piedade dos nossos corações. Infelizmente, só vou poder seguir as incidências do jogo via rádio, pois estarei a regressar nesse momento a Vagos, vindo da mouralandia.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Este espaço das terças-feiras é já uma enorme referência do Blog brilhantemente enriquecida pelas entrevistas.E realmente só se fala de vitórias. Sintomático.
    Para hoje acredito que vai jogar o Cech com o Tarique na ponta e o Licha ao meio.
    Força Porto.

    ResponderEliminar
  3. Numa passagem rápida por dois ou três blogues portistas, que quase diariamente não dispenso, conforta-me o post d(e)o LUCHO das terças-feiras, onde as "amadoras" do nosso FCPORTO são destaque.
    Nova entrevista, uma mais valia que se agradece e engrandece.
    Parabéns!

    Quanto a logo à noite, a esperança é muita, e a convicção não é menor, de que passaremos para a frente do grupo, jogue quem jogar.

    Um Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Lucho, não há muitas mais palavras para comentar o 'teu magnifico trabalho', senão dizer que isto sim, é verdadeiro serviço público e mai'nada!

    Quanto a logo, acima de tudo vencer para ficarmos em 1º lugar, antes da ida a Liverpool... depois, se possivel (e desejo isso claramente), que se convença em campo e possamos todos sair do Estádio duplamente felizes. Espero isso!!!

    No que toca à entrevista ao Jorge Silva, aproveito para agradecer a disponibilidade demonstrada pelo próprio para esta entrevista, o que só vem engrandecer ainda mais este blog... mas ao mesmo tempo, evidenciar o teu empenho nesta área... os meus parabéns, carago!

    Depois, nas amadoras, o Estilhaço resumiu tudo... só falas em vitórias, carago? queres ver que a culpa tb é do sistema? ;-) sim, é mesmo... o sistema das vitórias!!!

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Lucho : Página sempre muito interessante e indispensável!

    Uma pergunta que não é minha e à qual não sei responder.Assim, sem qualquer ofensa para um espacialista : Pode-se jogar hóquei com "rollers" ? E porque não é uma modadlidade olímpica ? ( Desde já agradeço a resposta, mas não tem pressa )

    No que diz respeito ao Porto-Marselha. A edição (papel) do l'Equipe tem na uma em grande ( em toda a página + foto ) : Le Dragon attend l'OM ( O Dragão espera o OM )

    As páginas 3 e 4 ( sobre 18 ) são dedicadas ao desafio. Quem disse que o Porto não era um grande da Europa ?

    Equipas prováveis segundo l'Equipe : Helton, Fucile, B Alves, Stepanov, Bosingua, Chech ( ou Gonzales), P. Assunção, R. Meirelles, Quaresma, Lisandro, Sektioui / /Mandanda, Bonnart,Rodriguez,Givet,Taiwo, Cana (capit), Mbami, Valbuena,Nasri, Ayew,Niang

    A sensação seria pois a convocação de Ayew ( filho do grande jogador Abedi Pele) que tem 17 anos. Cissé ficaria, no âmbito deste esquema, de fora.

    Na página 4, Régis Dupont levanta a pergunta " Que Porto sem Lucho ?" E lembra que o Argentino é um regulador capaz de dar ao jogo"une nouvelle dimension".
    Neste artigo, que ocupa um bom destaque na página 4, aparacem igualmente as palavras de Sektioui em gordo :" Podemos ganhar a qualquer equipa" /e ,mais abaixo,acrescenta "aqui jogamos todos os jogos para ganhar. Não temos mais pressão que hábito" (cada vez aprecio mais este jogador).

    Finalmente, Hervé Penot pergunta até que ponto as palavras ( ou puxão de orelhas) do presidente darão efeito junto dos jogadores do OM.

    Peso ter resumido o essencial.

    Estou com tremeliques, mas o Porto vai ganhar !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Lucho, mais uma vitória da tua lavra, o nosso magnífico hóquei e outra promessa azul-e-branca como Jorge Silva.
    Que logo a tua força esteja também com o futebol!

    p.s. - Lucho, voltando à "vaca fria", como na época passada, será que mudaram as regras do campeonato de hóquei, mais uma vez, para impedirem o FC Porto de ser campeáo de novo?

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Estilhaço : Obrigadão pela dica !Fico grato.

    Esqueci de especificar que o jogo dá no Tf1 canal aberto e de maior audiência em França.(Tal como no Velodrome.)Vou ver, pois,o jogo é claro. Lá isso é ! Mas de pé. Não consigo ver o Porto, mesmo em casa, sentado.

    E de começar a pensar que a Tf1 já me deu tantas oportunidades de ver o Porto como a rtpi. Mas voltarei sobre este assunto em breve.

    Aproveito,também,já agora que para dizer que gastei solas para encontrar o L'Equipe. Estava esgotado em muitos quiosques. E ainda dizem que o Porto não têm projecção internacional !

    E Viva o Porto

    ResponderEliminar
  8. EStilhaço: Vitórias é tb o q vamos conseguir hoje e amanhã.

    P.Pereira: Boa viagem desde a mourolândia e cuidado ao festejares os golos do Porto:)

    Jorge: Vamos ganhar carago:) Com cech ou sem cech, n sei, sem Lucho é verdade, mas com Tarik q vai marcar:)

    Blue: Não insultes o Jesualdo logo à noite, ok? vamos ganhar.

    jdm:
    Um Lisboeta adepto do FC Porto...é um oprgulho tê-lo aqui a comentar no nosso blog.

    porto maravilha: Há um hóquei q é jogado com patins em linha de mt pouca expressão mas este que se joga em Portugal, Espanha é com patins com cilindros (rollers)...Modalidade olimpica foi em 92 a título experimental, julgo q tem a ver com poucos Países a particarem. Critérios...

    ZÉ LUIS:
    é um prazer ler os teus comentários, qt às tuas crónicas n perco uma:)
    Qt às regras este ano ficaram as mesmas do ano passado até ver...

    oBRigado pelas vossas palavras simpáticas e obrigado ao Jorge Silva pela sua simpatia e disponibilidade. Jorge Silva já sabes, é metê-las na baliza dos lampiões e mais nada:) Boa sorte para esse Porto-lamps...

    QT ao FCP-Marselha só um rumo se vislumbra, o da nossa vitória. ALLEZ PORTO ALLEZ!!!

    ResponderEliminar
  9. Presidente aumenta o ordenado a este homem senão não o seguramos no mercado de Inverno. Excelente entrevista e concordo plenamente com a equipa.
    Amigo PortoMaravilha sempre que tiver duvidas sobre os jogos do Porto pod verificar neste site :
    http://liveonsat.com/
    ou então fazer como o Estilhaço disse e ver via internet que ha quase streams disponiveis.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Teixeira, obrigadão pela dica, igualmente.

    Retribuo o Abraço !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Teixeira: No mercado de Inverno n há perigo, a cláusula é mt alta:)

    E Ganhamos carago! Tarik à Maradona.

    ResponderEliminar