22 fevereiro, 2010

Exibição de gala

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 46.403 espectadores.

árbitros: Olegário Benquerença (Leiria), Bertino Miranda e José Cardinal; Hugo Pacheco.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap» e Alvaro Pereira; Raul Meireles, Fernando e Ruben Micael; Mariano, Falcao e Varela.
Substituições: Rúben Micael por Tomás Costa (68m), Varela por Belluschi (77m) e Fernando por Valeri (78m).
Não utilizados: Beto, Guarín, Maicon e Miguel Lopes.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

SC BRAGA: Eduardo; Filipe Oliveira, Moisés «cap», Paulão e Evaldo; Hugo Viana, Olberdam e Luís Aguiar; Alan, Paulo César e Mossoró.
Substituições: Hugo Viana por Meyong (47m), Olberdam por Rafael Bastos (66m) e Mossoró por Matheus (79m).
Não utilizados: Kieszek, André Leone, Miguel Garcia e Rentería.
Treinador: Domingos Paciência..

golos: Raul Meireles (16m), Alvaro Pereira (35m), Falcao (37m e 73m), Belluschi (83m) e Paulão (90m).

disciplina: Mossoró (8m), Raul Meireles (39m), Paulo César (53m), Fucile (53m), Paulão (55m), Filipe Oliveira (58m) e Rafael Bastos (85m).

Este Porto não joga. Encanta. Depois do correctivo aplicado aos leões, no jogo da Taça de Portugal, é difícil encontrar alguma mácula na exibição realizada frente ao líder do campeonato. Na primeira de muitas finais que se deparam, nesta altura, aos comandados de Jesualdo, colectivamente os azuis e brancos devastaram um opositor de respeito. Os dados estavam lançados. Todos os intervenientes sabiam de antemão quais os cenários que se deparariam, a cada contendor, consoante o resultado verificado.

Os vigentes campeões não precisavam de nenhuma licenciatura em Matemática para saber o que lhes interessava. Apenas a vitória. Não há que esconder a realidade. Estamos encostados à parede. Para utilizar uma analogia circense, que se coaduna bem com a actual realidade do futebol luso, o Porto desempenha o papel de um equilibrista, procurando chegar ao fim do arame, sabendo que qualquer passo em falso é o fim.

Apesar da invernia que assola o território nacional, a noite mostrou-se clemente para os muitos que se deslocaram ao anfiteatro da Invicta. Uma noite majestosa, cenário de luz e cor, elevando os níveis de ansiedade antes do apito inicial da partida.

Sem surpresas, o modelo táctico dos azuis e brancos foi similar ao da partida da Liga dos Campeões, contra o Arsenal. Privada de Hulk, a equipa aglutinou no seu seio Mariano Gonzalez, com este a fixar-se na direita, deixando o flanco oposto livre para as diatribes de Varela. O tridente do meio-campo contava com o habitual Fernando, secundado por Ruben Micael e Meireles.

O Braga procurou, desde cedo, suster o ímpeto atacante do adversário, resguardando as suas linhas de investidas inócuas. À frente da linha da defesa, projectava-se outra, sem o habitual pêndulo Vandinho [outro dano colateral dos túneis], mas contando com o regressado Luis Aguiar e com Hugo Viana, empossado com a batuta de maestro.

Alan e Mossoró, homens rápidos e com técnica acima da média, serviriam de apoio a Paulo Cesar, perdido entre a dupla de centrais portista. Aparentemente, as peças, mais do que se encaixarem, pressupunham uma superioridade territorial, no meio-campo, por parte dos forasteiros. Em teoria, talvez. Na prática, não. Não gosto de usar paralelismos, muito menos quando os mesmos são de mau gosto, mas o Braga foi hoje, tal como o mau tempo na Madeira, literalmente submergido pelo futebol de ataque portista.

E este começou cedo. Desde o apito inicial que as movimentações dos dois laterais azuis e brancos, nas transposições defesa-ataque, criaram enormes buracos na defensiva bracarense. Com Varela e Mariano a serem servidos, na perfeição, pelos magistrais passes de Ruben, o futebol dos da casa era feito de músculo, velocidade, talento e criatividade. Uma espécie de redenção, depois de metade da época eclipsados por um cinzentismo depressivo.

Ora à esqueda, com o inegável apoio de Alvaro Pereira a Varela, ora à direita, com Fucile a emparelhar com Mariano, as rápidas e cirúrgicas trocas de bola, num carrossel que colocava os opositores à beira de um ataque de nervos, prenunciavam uma noite tranquila.

O primeiro golo, surgido da sagacidade de Varela e da codícia de Meireles [e onde estava patente a enorme importância do apoio ofensivo dos médios] constituiu o princípio da derrocada contrária. Ao contrário de outras vezes, o Porto não abrandou. Manteve o ritmo. Foi incisivo. Pressionante. Hipnotizados, todos nós víamos a forma como o esférico passava, de pé para pé, endossado de forma sublime. Um rolo triturador, faminto e ávido, ía apertando o torno, asfixiando o seu rival. A seguir ao primeiro, veio o segundo. E logo depois, o terceiro. O Braga era um moribundo. Só que ainda não o sabia. A segunda metade apenas ajudou a clarificar a enorme exibição portista, roçando a perfeição.

Análise final: O futebol é um jogo simples. E, quando executado com mestria, provoca-nos recordações inolvidáveis. Este é mais um jogo a juntar ao álbum de lembranças. Dois laterais intratáveis, defendendo com denodo, participando em constantes iniciativas de ataque. As suas incursões semeavam o pânico, provocando alterações nas marcações existentes. Abrindo mais linhas de passe, obrigavam os médios contrários a acompanhar os seus movimentos. E, como na história da manta curta, a saída dos centro-campistas criava verdadeiras crateras na estrutura defensiva. Ruben Micael e Raul Meireles viam, assim, autênticas auto-estradas, tendo apenas que guiar o esférico por elas. Os passes aveludados encontravam eco na disciplina táctica dos extremos. Os primeiros a defender, não permitindo veleidades a Evaldo e Filipe Oliveira, contrariando os seus movimentos naturais de apoio atacante, mas mantendo a precisão cirúrgica nos naturais lances ofensivos. E assim, quase como se gravasse um spot para uma aula teórica de futebol, o Dragão presenciou a beleza estética de muitos desses movimentos. Será que ainda vamos a tempo de ser felizes?

MOMENTOS

Momento “é melhor mostrar já ao que venho”

Tinha o relógio percorrido apenas uma volta. 60 segundos. E Olegário teve o seu primeiro toque de Midas. Ao contrário do Rei da fábula, que transformava tudo em ouro, ao mínimo toque, o árbitro tem o efeito contrário. Tudo onde toca, estraga. Bruno Alves cobra um livre, ainda longe da baliza adversária. A bola bate na barreira, saindo pela linha de fundo. Coloco a tónica no “bate”. É um dado concreto. Um facto. Visível por um míope na bancada mais distante. O juiz de campo assinala pontapé de baliza. A arbitragem está livre de suspeitas, debita numa TV um qualquer iluminado, com direito a tempo de antena. Pois. Está bem. A malta finge que acredita.

Momento “ora fod*-s*, que me esqueci dos cartões em casa!”

Marcio Mossoró é pequeno. E lá diz o senso comum, que pequeno ou bailarino ou ladrão. Nunca percebi bem a lógica destes ditados jocosamente trocados. Mas Mossoró é um malabarista. Se fosse ladrão, seria um carteirista. Um daqueles com mãos mágicas, lestas, escrevendo verdadeiros manuais de “como roubar a carteira do próximo sem ser apanhado”. Mas ele não é carteirista. Nem bailarino. É futebolista. Mas tem genes de acrobata. Aos 8 minutos, atirou-se para o chão. Tentou um débil protesto, mas sem grande convicção. Levou amarelo. Bem feito. Não é bom actor. Aos 30, fez-se de surdo. Daqueles a quem nem uma operação devolve a audição. Estava fora-de-jogo. O apito soou. Ouvi-o bem. Eu, o vizinho e mais os milhares que estavam no estádio. Mossoró continuou. Deu um passo. Outro. Preparou o remate. Chutou. E ainda levantou os braços, a comemorar um golo virtual. Ora diz a lei [deixem-me folhear aqui o manual, à procura do artigo] que, nestas ocasiões, o jogador tem que ser repreendido. E disciplinado, por defraudar o espectáculo. Mas Olegário é um compincha. Um amigalhaço. Um sorriso. Uma palmada nas costas. E siga para bingo. Não há expulsão para ninguém. Onde já se viu deixar o Porto em superioridade numérica?

Momento “quem é que arredou a baliza, carago?”

A partida estava na sua fase mais imprevisível, copiando as jogadas de uma qualquer partida de ténis. Bola cá, bola lá. O público agradecia a benesse dos jogadores, sustendo a respiração, a cada passe magistral, a cada corte em esforço, a cada finta imprevisível. O Braga procurava encurtar distâncias, aguilhoado pelo 3-0 no marcador. Varela, conhecido intimamente pelo “Senhor das Assistências” lança Mariano. Apetece pegar no comando de TV e fazer pausa. Aquela imagem era o exemplo perfeito do desnorte de um candidato ao título. Mais de meio-campo sem ninguém. O argentino portista corre desenfreadamente, recupera o açucarado passe do companheiro e, à saída do guardião da baliza da Selecção, remata em jeito. Canta-se o 4º tento no Dragão. Debalde. A bola, caprichosamente, sai ao lado do poste. O esforço de Mariano, futebol feito de rectidão, litros de suor e rigidez táctica, merecia aquele golo. Foi pena.

Momento “eu calço o 44. E tu?”

Talvez tenha passado despercebido ao vivo. Na TV vê-se com extrema qualidade. Novamente a voragem dos acontecimentos. O clube da cidade dos arcebispos procura, emotivamente, diminuir distâncias. Um cruzamento para a área portista encontra o remate pronto de Meyong. A violência do disparo não causa mossa. De um momento para o outro, como num passe de mágica, a ponta do pé direito de Bruno Alves aparece para cortar o lance. O futebol também é isto. Pequenos momentos, colados num mosaico geral, capazes de darem a verdadeira dimensão à aparente banalidade do lance.

Momento “devo calçar o 45. Porquê?”

Parecia um duelo particular. Uma luta titânica entre o mestre e o seu discípulo. Bruno Alves, central de eleição, já tinha mostrado como deve ser o papel de um defesa de elite. Sereno. Confiante. Omnipresente. Rolando não lhe quis ficar atrás. A contagem de golos já se tinha perdido, nas brumas da memória. Os ataques eram desesperados, de parte a parte. De cada lado das trincheiras a demanda pelo golo era a única realidade. O esférico sobrevoa a área azul e branca e parece ir cair no sítio certo. Três jogadores adversários aguardam, expectantes. Novamente do nada materializa-se uma figura imponente. No último instante, como se pretendesse prolongar a agonia, estica o pé, num esforço hercúleo. Quase que se ouve o musculo a esticar. Mas valeu a pena. No momento do remate do jogador bracarense, a bola desaparece. Misteriosamente. Bruno Alves, 1 – Rolando, 1.

Momento “vamos gastar umas moedas à feira popular, no tiro ao boneco”.

O jogo corria para o final. Partido dos seus espartilhos tácticos, jogava-se como na rua. Uma verdadeira peladinha. Valeri, recém-entrado, coleccionava bons pormenores. E, depois de mais uma excelente iniciativa sua, a bola sobrou para a zona central da área arsenalista. No jogo do empurra, entre chutas tu e depois chuto eu, a bola encontrava sempre um obstáculo. Belluschi conquistou o prémio. Ao 5º disparo, o esférico anichou-se nas redes de Eduardo. Vai buscá-la, pá!

Melhor do Porto: O que vale mais? Duas assistências ou dois golos? Pesados os prós e os contras, escolho a segunda. Falcao, o melhor em campo. Continuando a somar golo atrás de golo, engordando o seu pecúlio, o colombiano mostra que com o pé ou com a cabeça não tem rival à altura. Felino a aproveitar o passe de Varela. Mortífero a cabecear para o fundo das redes, após cruzamento de Meireles, Falcao está no seu melhor momento de forma, de dragão ao peito. E fico-me por aqui. Se continuasse a enunciar quem tinha estado bem, esgotava os caracteres todos…

Arbitragem: Olegário é um homem perturbado. Amargurado, consigo mesmo. Possuidor de uma personalidade fraca. Tem traços facilmente identificáveis. Gosta de agradar aos outros. Detesta a crítica. Abomina pensar que falam mal de si. Estes sintomas, se detectados em idade precoce, são facilmente tratáveis. Uma ida a um psiquiatra. Uma medicação acertada, feita de ansiolíticos e calmantes, e a pessoa adquire uma fatia substancial de amor-próprio. De auto-estima. Mas Olegário já não tem tratamento. Ficou obcecado com um lance em que foi interveniente. Meteu o estádio da luz, Baía e uma bola que, até hoje, ninguém sabe se entrou na baliza do keeper portista. Atormentado pelos acintosos comentários de Delgados, Manhas e afins, o árbitro adoptou uma segunda personalidade, como forma de escape da triste realidade. Tornou-se um paladino. O seu lema, apenas um: agradar à maioria. E assim, de pecadilho em pecadilho, adulterando aqui e ali, entrou para um lote imenso. Para uma confraria. A dos que erram de forma deliberada. Juntou-se ao Lucílio, ao Paixão e ao Ferreira. São os 3 mosqueteiros e o D’Artagnan dos tempos modernos. Os seus defensores estarão agora a relembrar que ele vai ao Mundial. Grande coisa. Quando a maior prova de selecções dá carta-branca ao árbitro da mão de Henry e ao que espoleou o Chelsea, na meia-final com o Barcelona, está tudo dito.

Podia estar aqui a noite toda, a enumerar erros. Mas não quero. Apetece-me ir dormir. Ficam apenas alguns:

  • Cabeçada de Paulo Cesar, a Fucile. O bracarense foi admoestado com…carta amarelo. Viva!


  • Rafael Bastos, de cabeça perdida, entra de forma brutal sobre Belluschi, cravando os pitons na perna do argentino. Ficou a nú a diferença abissal de critérios, na arbitragem lusa. João Pereira, por entrada idêntica, foi tomar banho mais cedo. José Manuel, no Leixões-Porto, teve direito a alvíssaras, continuando a pisar o relvado. E hoje, para não variar, o assunto foi resolvido de forma salomónica. Sai mais um cartão amarelo. Não partiu a perna, pois não?

37 comentários:

  1. Boas amigos..

    E um link para ver o nosso grande porto? no soccertlive é um pc lento..

    Ja agora uma perg ao dono do blog gostava de saber como consegue por tantas coisas no blog tb tenho um mas n sei por assim tanta inf e meios..

    ResponderEliminar
  2. Esta malta andava toda ansiosíma!!
    Tavam com medo do que? Que o fcp não desse conta do recado? ;-)

    3-0 ao intervalo... e o hulk a rir-se na bancada!
    Bom jogo, na tB do Carago!!

    ResponderEliminar
  3. 210 e comigo que não pude ir - PORTO PRIMEIRA PARTE 3x0. AO BRAGA
    ESTE É O MEU PORTO CARAGO
    TOMA LÁ CALABOTE DE TOGA.

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Começarei pelo essencial, repetindo o que ouvi no início do jogo : "Pelouse magnifique ".

    Não deixa de ser estranho que o Porto consiga desenvolver o seu jogo num relvado impecável. O futebol é feito para ser jogado em revaldo propício à pratica da modalidade. Tal não foi o caso perante o Benfica ou, pior ainda, o Leixões, por exemplo.

    A vitória é indiscutivel e melhor ainda é ouvir o cântico da melhor claque do Porto , a genuína. É simples e resume-se em cinco letras : Porto !

    Fácil de soletrar e cantar !

    O futebol é um jogo colectivo e hoje o Porto soube se-lo.

    Finalmente, acho que há maestro no meio campo. Bela utilização dos intervalos.

    A vitória sobre o Arsenal deu asas ao Porto. E bem têm razão os comentadores de "Ma Chaine Sport" ( que não é minha , lol ! ) , em afirmarem que uma vitória sobre o Arsenal é algo grande, fora ou em casa.

    Cinco a um foi a vitória do Porto sobre os arsenalistas de Braga. Lol !

    Quanto ao jogo, propriamente dito :

    O Porto dignificou e respeitou o Braga lutando até o último minuto.

    Os comentadores de "Ma chaine Sport" citaram Varela , A Pereira , Micael, Mariano e Falcão. E o bombeiro Fernando.

    Não concordo em tudo o que dizem.

    Mas algo me parece significativo quanto ao que comentam. É a propósito de Falcão : Gostei da expressão dum dos jornalistas :"um jogador do passado que sabe viver na actualidade" ( mais ou menos assim ).

    Um jogador completo . Não tem altura mas marca de cabeça. E que grande cobertura de bola e sempre na linha de golo.

    Desculpem-me estes dizeres. Falcão impressiona-me.

    E não sei porquê , mas acho que já aqui o escrevi, mas lembra-me G.Muller.

    Isto dito, o futebol é um desporto colectivo e nenhuma individualidade pode ser individualidade sem o colectivo.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Hoje muito bom...
    Pereira, Falcao, Varela e ... porque não Mariano, nem sempre clarividente mas lutador e com ele a equipa equilibra-se e evitam-se correrias tolas que não dão em nada.
    Que seja para manter já no próximo fim de semana.
    Só tenho pena de se ter contribuído para os abutres serem primeiros mas vamos à luta até ao fim.

    ResponderEliminar
  6. Pois parece q hoje não vamos ter mais de 10 comentários, o porto ganhou e até jogou bem...

    ResponderEliminar
  7. Ganhou, jogou muito e bem.

    Uma delicia !

    ResponderEliminar
  8. Aí está o grande Porto. Uma equipa com garra, atitude e muito futebol.
    Ruben e Varela fantáticos.
    Muito bem todos os outros, especialmente Falcão, Mariano e A.Pereira. Os suplentes utiizados estiveram também bem e podem ser importantes nesta fase decisiva da época.
    Há que manter o nível e ganhar em Alvalade na próxima jornada. Vamos em massa a Lisboa, como nos velhos tempos apoiar este grande grupo e dar continuidade a este ciclo que se iniciou com a vitória na Champions e que poderá levar-nos ainda ao Penta, apesar dos "Ricardos Costas".

    ResponderEliminar
  9. Fantásticos e não fantáticos.

    ResponderEliminar
  10. RICKY F.C.P.22 fevereiro, 2010

    Apesar da excelente exibiçao e atitude dos jogadores do porto,gostaria de frizar a dificuldade que o porto esta a ter nas bolas paradas..Hoje durante o jogo o porto so ganhou 1 bola parada e foi por falcao...Uma defesa que defende á zona nao pode ser tao passiva,mas bem pelo contrario..Já no jogo com o arsenal o porto teve imensas dificuldades nas bolas e se ganhou 1 bola parada foi muito..Temo em ir jogar a inglaterra e nao ganhar nenhuma bola parada,pode muito bem decidir a eliminatória..Retirando isso muito sinceramente este porto tem tudo para ser a melhor equipa de portugal e "quisá" da europa..so espero que eles trabalhem as bolas paradas..Força FCP!!!

    ResponderEliminar
  11. Não há fome que não dê em fartura!! Assim sim!! :)

    Grande exibição dos nossos guerreiros e mais um show na Curva Sul! Grande protesto!

    A jogar assim acredito plenamente no PENTA! Vamos continuar a apoiá-los jogo após jogo. Próxima paragem: W.C XXI!

    TODOS PELO PORTO!!! "SEMPRE PORTO ATÉ MORRER..... EU VOU-TE VEEEEEER"

    ResponderEliminar
  12. O campeonato está dificil mas vivo.
    A equipa intervala jogos de grande qualidade com outros menos conseguidos.

    A ver vamos o que vai acontecer em Alvalade, esse sim um jogo que vai marcar o resto da época!
    Se vencermos, colocamos pressão e medo nos lamps. Se tal não acontecer, acaba o campeonato.

    Por isso mesmo apelo a que todos se desloquem a Alvalade. TODOS!!! TODOS!!! TODOS!!!
    Saiam de casa, da net, do sofá...puxem os vossos amigos, os vossos conhecidos! Todos temos que ir a Alvalade mostrar a nossa confiança e dar o nosso apoio, naquele que repito, vai ser o jogo que vai marcar a época.

    Pensem que se cada pessoa for, conseguir "arrastar" consigo uma outra pessoa, teremos odobro dos adeptos na lagartada.

    ResponderEliminar
  13. Eu delirei com o jogo, como é natural.
    Foi um jogo de gala, onde não faltou nada.
    Gostei particularmente de termos dado uma ensinadela à comunicação social e a uns patetas do Braga que, ontem à tarde, no Rádio Clube, se fartaram de pôr a hipótese de o Braga vir ganhar ao Dragão.
    Chegaram a dizer que o Porto, neste jogo, não era favorito.
    Será que eles acreditavam mesmo nisso?
    Como dizia o meu padrinho, que Deus tem, "o mundo dos parvos é infinito".
    Enxerguem-se, Senhores!

    ResponderEliminar
  14. É disto que o povo gosta!

    Um Porto Vintage, inspiradíssimo, demolidor, com tantos jogadores a fazerem exibições de nível superior, um Porto que está vivo, bem vivo e é deste Porto que eles, os que fazem as coisas pelo outro lado, têm medo.

    Mas o Porto de ontem, também demonstrou, que, e ao contrário do que alguns disseram, tem plantel, gente com qualidade que está aí, pronta a aparecer para uma parte final da época que promete.

    Gostaria de referir, que apesar do excelente campeonato que o Braga está a fazer, nós somos muito melhores e que os jogadores que os bracarenses têm e nós não quisemos, não têm capacidade para jogar de Dragão ao peito. Digo isto, porque durante a semana os propagandistas andaram a tentar passar a mensagem que o F.C.Porto tinha dispensado para Braga melhores jogadores dos que tinha no seu plantel. Ontem, penso eu, acabaram-se todas as dúvidas a esse respeito.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Depois desta exibição já o Sr RCosta deve estar a pensar...Que fui eu fazer? Despertei o fogo do Dragão que tudo queima e arrebenta.

    "Somos Porto e sempre seremos PORTO!". É a este tipo de garra que a equipa se referiu e que quase toda a imprensa se riu. Agora embrulhem porque eles não vão parar.

    Obrigado grande Porto, pela felicidade de ver a cara do ai..ai.., e de todos os outros paineleiros da TV.

    Vamos lá que eles já sentem o bafo no pescoço.
    Nem a cerveja lhes valeu, não é ó Sr Olarápio!!!

    Amanhã lá estaremos.

    ResponderEliminar
  16. Belissimo jogo do FCP, a comprovar claramente que o FCP de 2010, não é o mesmo que terminou 2009...
    Garra, qualidade, velocidade e técnica sao os adjectivos que melhor caracterizam o conjunto azul e branco...
    Neste ano civil de 2010, relembro que os pontos perdidos com Leixoes e Paços de Ferreira (foram 4) surgiram atraves de erros abissais de arbitragem como golo anulado ao Falcao (evidente) e penaltie evidente sobre o Micael...Agora, a vermelhidao esta mais descansada porque apesar da recuperaçao portista os erros cirurgicos fazem com que nesta altura a desvantagem para a liderança seja de 6 pontos...o que apesar de tudo continua a ser muito...
    Para a semana temos um jogo perigoso em que todo o cuidado é pouco...
    E já agora, aquele Leixoes que fez anti-jogo os 90 minutos, que teve 10 jogadores lesionados, que fez os possiveis e os impossiveis p perder tempo em todos os lances, como se ira comportar agora frente ao lider? Abrirá as pernas? A ver vamos...porque suspeito que o passeio para os vermelhinhos vai ser uma coisa engraçada...O FCP teima em querer estragar a festa...

    ResponderEliminar
  17. Com exibiçoes assim os 6 pontos sao distancia incapaz de nos fazer acerditar, no entanto nao devemos embandeirar, o Porto tem exibido qualidade sobre relvados de qualidade frente a equipas que tentam jogar o jogo pelo jogo e permitem espaços, ora o campeonato portugues nao se joga assim.
    O jogo de Alvalade será prova disso, o relvado nao apresenta face as intemperies capacidade de explanarmos futebol de qualidade, no Mar Varela falha um golo facil muito por culpa do tapete que era tudo menos verde!!!
    Mais se ontem saiu tudo bem, a eficacia ligou-se ao turbilhao de futebol a regua e esquadro todos nos sabemos que nem sempre é assim.
    Falta capacidade ofensiva a este Porto desde o banco, ontem se tivessemos de mudar o esquema e meter alguem para decidir que teriamos metido..Beluchi era a unidade de maior pendor ofensivo, FArias e Orlando estavam lesionados, Rodrigues tb!!!!
    Fernando saiu lesionado apesar de tommy ter crescido mto nao sei se se aproxima da qualidade do melhor fernando que tb ainda nao apareceu esta epoca verdade seja dita.
    Depois ha aqui um amigo bitaiteiro que fala com mto proposito é inqualificavel o que se passa nas bolas paradas na defesa azul e branca ja nem queria que fosse forte ao nivel ofensivo, mas sofrer golos atras de golos por incapacidade sobretudo ao nivel do 1º poste.
    De facto Londres é ao virar da esquina e esse é um factor de jogo mto importante.
    Continua a evidenciar-se incapacidade para pressionar o adversario depois de entrar em zonas ofensivas, ontem os de braga entraram bem e poderam jogar a belo prazer desde as linhas para os movimentos interiores, e nos a ver jogar!!!Na CL havia sido igual mesmo com um Arsenal com algumas ausencias!!!
    NO entanto saude-se este Porto energico a fazer das injusticas forças aglutinadoras para mostrar Futebol de qualidade...mesmo debaixo de pressao!!!

    ResponderEliminar
  18. Grande jogo do Tetracampeao!!!!

    Varela - que jogador. E veio a custo zero e ainda por cima é portugues.
    Falcao - pqp, ponta de lança nato,vem atras buscar jogo e é matador...um achado que custou apenas 3,8 M€.
    Ruben Micael - tardou a chegar ao Tetracampeao,so um cego é que nao via que estava ali um diamante.


    VIVA O PORTO!!!
    JUNTOS CONSEGUIREMOS O PENTA!

    ResponderEliminar
  19. Grande jogo! Grande Porto!

    Se assim jogar contra o Arsenal, estamos nas quartas.

    PORTOOOO!!!

    ResponderEliminar
  20. De mão cheia em mão cheia estamos a mostrar aquilo que somos.

    Somos Porto.

    Parabéns aos adeptos que ontem estiveram em grande no jogo, fez-me lembrar as Antas.

    ResponderEliminar
  21. FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto, FC Porto,

    ResponderEliminar
  22. MANIFESTAÇÃO pela verdade no futebol português - 23 de Fevereiro

    Amanhã a partir das 18h vai decorrer uma manifestação na Sede da Liga de Clubes no Porto.


    Todos os Portistas devem comparecer nesta acção de forma a mostrar a indignação pelas injusticas que o nosso Clube tem sido alvo.



    Ajudem a divulgar

    ResponderEliminar
  23. Sem dúvida, amigo ANTAS.

    Ontem deliciei-me ao observar toda aquela multidão e também eu recordei o saudoso estádio das Antas. Ontem os Dragões foram um só, adeptos e jogadores!

    ResponderEliminar
  24. Não fossem os Calabotes Paixão, Ferreira e quejandos, o medricas vendido Olarápio, o jurista vs vigarista Riscado Corta (…a direito por linhas tortas…) e todos os torpes malabarismos da mourilândia, estávamos à frente das "toupeiras dos túneis". Esses ratos da provocação e da manipulação podem conseguir os seus intentos, mas vão ter que suar às estopinhas para o conseguir. E pode ser que, na sua plenitude, o feitiço se vire contra o feiticeiro… É que o nosso FCP está mais forte, robustecido, moralizado. A união faz a força! Eu acredito, vamos todos acreditar e apoiar esses briosos atletas que envergam com garbo, com muita honra, a sagrada camisola do FC Porto! Nós nunca nos abatemos, somos mais fortes quando nos querem destruir; foi assim no passado é assim no presente. FORÇA, FORÇA, PORTO!
    Fernando Moreira - V. Real

    ResponderEliminar
  25. Grande jogo, grande vitória! Este é o nosso PORTO, e o DRAGÃO estava um expetáculo! Bem, foi uma auténtica delicia! :):):):):):):):)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  26. Bom jogo, muitos golos e espectáculo. Um Porto de qualidade a galvanizar um estádio quase cheio. Lindo!

    Mas não podemos embandeirar em arco. Temos muitos pontos de atraso que necessitamos recuperar e que não dependem apenas da nossa eficácia.

    Podemos vencer todos os jogos até final e não conseguirmos o objectivo.

    Resta-nos ser competentes e esperar o milagre.

    Cada jogo será como uma final.

    Unidos venceremos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  27. ontem, depois do jogo terminar, estava a procurar na tv o resumo e opiniões ao jogo, quando ao passar na sic noticias (nao entendo como o director de tal canal permite aquele pseudo comentador continuar) no caminho para a rtpn, e ouço-os a falar que o domingos ja foi do porto, que sabe da situação do porto e que se calhar fez o jeito e permitiu esta vitoria.
    Aquilo meteu nojo de ouvir, como será possivel dizerem tal coisa. Até parece que o domingos nao quer ser campeao.
    É dificil engolirem um porto em grande, que joga contra equipas candidatas a campeoes no reino unido e ganha, enquanto outros jogam com o ultimo classificado do campeonato alemao e nem conseguem ganhar.
    Somos nós que elevamos o nome de portugal no exterior e nao somos reconhecidos por isso.
    VIVA O TETRACAMPEAO. VIVA O PORTO. PORTO PARA SEMPRE.

    ResponderEliminar
  28. Que jogão! Nunca por um momento houve receio que eles pudessem marcar e, se o fizessem, o Porto metia mais 4 ou 5 na baliza do Eduardo :)

    Contem comigo na manif amanhã! Infelizmente só posso estar lá por uma hora ou assim, mas dou o meu contributo!

    "Coitado" do Benfica que se meteu nesta situação. Queixam-se os adeptos que, mesmo que ganhem o campeonato, todos os outros vão dizer que foi por causa de tuneis e corrupções e não lhes dão mérito. Ora não tenho problemas em admitir que o Benfica, na primeira parte do campeonato, começou fortíssimo e nem fazia muita diferença se era beneficiado ou não, pois parecia que as goleadas se seguiam uma após a outra. Mas fazendo as contas dos pontos em que o Benfica foi beneficiado e o Porto prejudicado, estávamos nós agora a um ou dois pontos do Braga e eles mais na nossa actual situação. O facto de a corrupção ter começado a ganhar mais peso nesta altura importante do campeonato, as expulsões dos jogadores do Porto, as do Braga estrategicamente logo após o mercado de transferências, etc. são demasiadas coincidencias para se atribuir ao acaso. É triste que na época em que finalmente íam ganhar tudo só chegam onde estão com isto.

    Por falar em tuneis, não sei se viram o caso do Inter em Itália, depois do jogo com a Sampdoria. Fantástico como lá, apenas uns dias após o jogo, já se tinham distribuido todas as penas e nenhuma com mais que 3 jogos. Já se o gayvota do Bosta estivesse na CD italiana, daqui a uns meses ía o Mourinho ficar ano e meio fora dos relvados por ter feito "gestos feios" ao árbitro.

    ResponderEliminar
  29. MAS O ANDOR VAI CONTINUAR. OS VERMELHOS VÃO CONTINUAR A SER LEVADOS AO COLO.
    E NÓS VAMOS CONTINUAR A SER PERSEGUIDOS.
    TEMOS DE AGIR, DE PROTESTAR.
    ANTIGAMENTE AS GENTES DO PORTO AGIAM, PROTESTAVAM, JUNTAVAM-SE.
    E AGORA? NÃO FAZEMOS NADA?
    AGUARDO

    ResponderEliminar
  30. Bem... como disse o Azul Dragão: à Porto!

    Estive aqui a descascar 5 batatas enquanto olha para Braga pelo canudo! :)

    ResponderEliminar
  31. Grande Jogo de um FC Porto revoltado e farto de ser maltratado em toda a Comunicação Social e na Liga Portuguesa de Futebol.

    Melhor Grito de revolta e de apoio a Hulk e Sapunaru era impossível!!!

    Foi uma goleada a um Braga, que muitos coroaram como um Candidato ao Título, que faz com que nós Portistas voltemos a sonhar com o Penta...

    Micael o que de tão bom vieste fazer e porque não vieste mais cedo.

    Agora é o Dragão ganhar todos os jogos e esperar que os adversários escorreguem... O Benfica será com certeza o primeiro, pois a Águia já se queixa que não pode mais graças aos métodos de Treinos do Papa Pastilhas... Resta saber se o Braga quebrou ou quebrará.

    Cumprimentos e saudações Portistas!!!

    ResponderEliminar
  32. Desde Itália, OBRIGADO PORTO! :)

    ResponderEliminar
  33. Um jogo e resultado a encher as medidas, com o ainda 2º. Agora espera-se que acabem as roubalheiras, que o apito vermelho não tenha interferência em Alvalade, pois com resultados normais basta os mouros encornados perderem três pontos, porque têm de vir jogar ao Dragão...!

    ResponderEliminar
  34. Até... os esmagamos!!!
    Agora, venha de lá essa visita ao WCXXI... quero sair de lá com os 3 pontos para então, confirmação do óbvio... no trilho do PENTA!!!

    ps - PP, mais uma vez, brilhante, uma crónica de ler e 'babar' por mais... parabéns, pá!!!

    ResponderEliminar