09 fevereiro, 2010

Moncho e o mistério dos jogos fora…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

No fim-de-semana anterior, a equipa de basquetebol do FC Porto venceu a “taça da Liga” no Algarve, derrotando em 3 dias consecutivos, Guimarães, Benfica e Ovarense. Isto, depois de um jogo menos conseguido no Barreiro.

Com a moral em alta, foi com surpresa que tomei conhecimento da nossa derrota em Ílhavo na tarde de sábado. Não sei se o problema está na atitude da equipa, nas arbitragens que encontra, nos adversários que estão sempre em dia sim quando nos defrontam, nas lesões que desta vez fizeram com que jogássemos sem Hunt e Andrade...

O que sei é que para o campeonato em 6 jogos fora, perdemos 4. E este é um mistério por resolver. A equipa em casa não vacila (100% vitoriosa) e até ganhou esses 3 jogos no Algarve em campo neutro, mas em clara desvantagem em termos de apoio...

Moncho Lopez tem que acabar com esse défice no nosso rendimento fora de casa, sob pena de não atingirmos um 2º lugar (o 1º é quase impossível) na fase regular, que é fundamental para se atingir a final do Play-off. Sexta-feira, recebemos o Guimarães e no fim-de-semana a seguir, a Ovarense, dois jogos fulcrais para que se consiga obter o tal 2º lugar.

Num fim-de-semana positivo para a nossa equipa de futebol, apenas o andebol seguiu esta onda positiva, ganhando 2 jogos em 4 dias, pois até a nossa equipa de hóquei, que para o campeonato estava invencível, acabou por ser derrotada no Pico (2-1) perante o Candelária. Continuamos na frente, mas agora com apenas 2 pontos de vantagem e por isso, todo o cuidado é pouco. Em frente, FC Porto!

FC Porto continua caminhada triunfal com um ritmo de jogo inigualável
(1º FC PORTO-40 pts e 15 jgs; 2º ABC Braga-39 pts e 15 jgs; 3º Belenenses-38 pts e 15 jgs...)

  • Xico Andebol, 19 - FC Porto, 34
Estive presente em ambos os jogos, na quarta-feira em Guimarães, e no sábado no Dragão Caixa.

No pavilhão do Xico, quase duas dezenas de entusiastas adeptos azuis e brancos chegaram para silenciar a massa associativa dos amarelos e a nossa equipa cedo quis demonstrar que o jogo com o Horta tinha mesmo sido um acidente de percurso. Com uma defesa insuperável (Laurentino em grande) e um contra ataque demolidor, o FC Porto ao intervalo já ganhava por 9 golos e nem um inicio de 2ª parte mais forte, permitiu ao Xico sonhar com a reviravolta. O alarme tocou aos 5 de diferença e o FCPorto voltou a distanciar-se para números confortáveis, e com golos para todos os gostos.

Ricardo Moreira com 10 golos e Wilson Davyes com 6, foram os mais eficazes com Tiago Rocha e Dario Andrade a apontarem 4 golos e Spínola 3, entre outros, com um final de jogo em grande com adeptos e jogadores a cumprimentarem-se efusivamente...

Pode ver, de seguida, um vídeo editado pelo Andebol10 (filho do nosso leitor Dragão Penafiel) com vários golos do FC Porto neste jogo diante do Xico e fique também um pouco por dentro do calor que os adeptos Portistas transmitem para dentro do campo...



  • FC Porto, 42 - Águas Santas, 21
No sábado, quase 800 espectadores viram mais uma grande exibição do FC Porto, assente nos mesmos princípios de jogo, defesa forte, velocidade de execução e ritmo intenso. Com um Porto assim, não há rival que lhe resista e por isso, o resultado final de 42-21, é absolutamente normal para o que se passou nos 60 minutos. Grandes momentos de andebol, uma grande empatia entre público e equipa, e até deu para os menos rodados (Gilberto, Sérgio e Filipe Martins) entrarem e marcarem. Neste jogo, Ricardo Moreira voltou a estar imparável com 12 golos em 13 remates, seguindo-se Dario com 7, Inácio com 5, Tiago Rocha (na foto) e Gilberto com 4, entre outros.

O FC Porto só volta a jogar para o campeonato no dia 21, na Madeira, mas no próximo domingo (16h), joga um particular em Tarouca frente ao S.Bernardo. Aproximam-se duas saídas complicadas e consecutivas à Madeira e à Luz, e ainda haveremos de ir a Belém. Por isso, este campeonato com FC Porto, ABC Braga, Belenenses e Benfica muito próximos, está ao rubro e com tudo em aberto até ao fim da fase regular, sendo desde já projectável uma fase final terrível e emocionante...

FC Porto volta a escorregar depois do retumbante êxito obtido no Algarve
(1º Benfica-24 pts e 12 jgs; 2º Ovarense-22 pts e 12 jgs; 3º FC PORTO-20 pts e 12 jgs...)

  • Illiabum, 69 - FC Porto, 61
    Que dizer desta derrota?

    Depois da glória conquistada no Algarve, ninguém esperava tamanha desilusão. A equipa tem que encarar todos os jogos da mesma forma. Mesmo sem Hunt e Andrade, tínhamos a obrigação de ganhar a um adversário bem menos cotado.

    Neste jogo, Stempin com 22 pontos, Rui Mota com 13 e Marçal com 12 foram os únicos que se salvaram de uma mediania geral. Ainda estivemos na frente no final do 3º período (50-51), mas voltamos a vacilar nos 10 minutos finais frente a um adversário que perdeu em nossa casa por quase 50 pontos de diferença.

    Os adeptos que lá foram (para agradecerem a vitória na taça da liga), não mereciam um jogo marcado por várias desconcentrações dos jogadores (palavras do treinador). A rever este comportamento já esta sexta-feira (21h30) no Dragão Caixa frente ao Vitória de Guimarães. E eu, lá estarei. A margem de erro esgotou. Há que ganhar os jogos todos até ao fim da fase regular! A verdadeira equipa do PORTO é a que jogou no Algarve. Força Porto!

    Uma palavra final para um dos árbitros presentes neste jogo de seu nome, Sónia Teixeira. Nada contra as Senhoras, desde que sejam isentas como se impõe. Se até Moncho se exaltou...


    FC Porto perde nos Açores e vê vantagem ser reduzida para 2 pontos...
    1º FC PORTO-37 pts e 14 jgs; 2º Benfica-35 pts e 14 jgs; 3º J.Viana-26 pts e 14 jgs...)

    • Candelária, 2 - FC Porto, 1
    À 14ª jornada, lá surgiu a 1ª derrota da época no campeonato e o 2º jogo em que não somamos 3 pontos (pois até agora só tínhamos empatado um jogo e ganho os restantes 12).

    A má nova veio dos Açores num jogo repartido, perante um adversário que se reforçou muito este ano e que acabou por ter toda a sorte do jogo. Pedro Gil (melhor marcador do campeonato com 24 golos), fez o golo do Porto empatando o desafio ainda na 1ª parte, mas na 2ª metade, os Dragões não aproveitaram algumas situações de contra ataque e acabaram derrotados com um golo dos Açorianos a 3 minutos do fim.

    O ano passado também perdemos num pavilhão onde só ganhamos uma vez (num jogo da Taça de Portugal). A vantagem para o 2º lugar diminuiu para 2 pontos, e por isso, é fundamental vencer o Oeiras no próximo sábado (17h), em jogo que se disputará no pavilhão de Fânzeres, já que o Dragãozinho estará indisponível sábado e domingo. Nesta jornada teremos um Juv.Viana/Benfica (21h30) que também promete...



    RICARDO MOREIRA

    O capitão do FC Porto, arrancou duas belas exibições esta semana (quarta e sábado), apontando 22 golos em 2 jogos, com uma percentagem de eficácia muito próxima dos 100%. É verdade que a forma eficiente como a equipa defende ajuda e muito ao contra-ataque, mas a velocidade do nosso capitão e a sua diversidade de execução na cara dos guarda-redes, impressiona qualquer um, menos o Seleccionador que anda a dormir, claramente. Nesta altura, é já o 5º melhor marcador do Campeonato com 89 golos. Em grande o Ricardo, até na forma como festeja os golos de punho cerrado na direcção dos adeptos que estão lá, sempre...

    Saudações azuis e brancas, Lucho.

    13 comentários:

    1. No BASQUETEBOL, tem sido infelizmente uma nota dominante deste o inicio da época... vai-se do 8 ao 80 e vice-versa, num ápice. Espero que não se torne uma sina da modalidade de maior elite do clube, onde os «engravatados» junto ao banco, são tantos e mais que as mães, que com mais um ajuste daqui e dacolá, ainda se formavam dali mais 2 5's pá equipa. Se calhar, um banho de humildade, era capaz de não fazer mal algum a estes meninos do basquete, se calhar, digo eu...

      No ANDEBOL, 2 abadas de não deixar dúvidas algumas... em 2 jogos, onde um tal de Ricardo Moreira, esteve simplesmente imparável... no 1º, não vi... no 2º, vi e com olhos de ver, sempre com um tribunal a dedicar-lhe enorme atenção na contagem decrescente pó score de mais outro '10' pá conta pessoal... que no final, arrendondou prós 12.

      Por fim, no HÓQUEI, a 1ª derrota da época, num rinque já tradicionalmente muito dificil... que se espera tenha sido a 1ª e última desta época.

      ResponderEliminar
    2. O nosso lucho viu esta semana a sua equipa de Andebol massacrar e atropelar tudo o que se colocou à frente.

      2 jogos que vimos ao vivo que foram para explicar que o que aconteceu frente ao Horta foi apenas e só um pequeno percalço e facilmente ia ser esquecido.

      Andebol de Parabéns sem dúvida uns senhores que carregam de mão em mão a mística do que é ser do FC Porto.

      Ora por falar de mão em mão o desastre do nosso basquetebol, não esperava derrota em Ilhavo, dado à classificação no campeonato de ambas as equipas, mas quando soube o resultado por amigos que se deslocaram ao pavilhão fiquei triste, a equipa ainda não conseguiu encontrar o equilibrio vai do muito bom ao muito mau em questão de 8 dias e tem calhado sempre nos jogos fora Ovarense, Ilhiabum e Barreirense.

      Ando preocupado, não quero ser alarmista nem campeão da fase regular(se é que isso existe), mas estamos a perder terreno para os primeiros e assim vamos ter difículdades nos playoffs.

      Sexta estarei lá para apoiar no pavilhão que esta equipa bem precisa.

      No hóquei já mais ou menos esperava que um dia tinha de ser, e como não poderia deixar de ser a unica equipa que nos derrotou o ano passado na fase regular, em nada põe em causa as nossas aspirações porque continuamos em primeiro, embora tenhamos algumas deslocações de fogo este ano.

      Sábado lá estarei para ajudar a ganhar ao Oeiras.

      Um abraço.

      ResponderEliminar
    3. No Basquetebol, já disse, mas repito: muita cagança, muito staff, pouca mística. Uma secção à imagem e semelhança do seu responsável máximo. Não querem os adeptos a reclamarem com os árbitros porque é feio e como tal, são gamados quase em todos os jogos, mas ficam bem na foto e depois recebem grandes elogios da vermelhada, da C.Social até aos adeptos.

      No Hóquei, a margem de manobra encurtou, mas aquela equipa tem tudo o que o Basquetebol não tem e vai atingir o nono. Não duvido.

      Andebol, aquela máquina, que teve um deslize, mas logo deu a volta por cima, à Dragão.

      O vídeo, grande claque, mas só ouço o Fernando"Mariano"...

      Um abraço

      ResponderEliminar
    4. Na sexta feira (21h30) no Dragão Caixa vai ser preciso muito apoio do público para que a equipa consiga derrotar um forte Guimarães.

      Lá estarei.

      ___

      Sábado quem puder desloque-se a Fânzeres (não estou no Porto no fim de semana) e apoie a equipa de hóquei frente ao Oeiras (17h).

      ResponderEliminar
    5. A irregularidade permanente que existe na nossa equipa de basquetebol é quase inexplicável. Não percebo como é possível ganhar-se em 3 dias consecutivos ao guimarães, slb e Ovarense, e logo a seguir perder o jogo de Ílhavo (para além da também inexplicável derrota no Barreiro).
      O 1º lugar da fase regular está praticamente entregue, mas o 2º tem de ser conseguido sob pena de termos umas meias-finais com desvantagem no factor campo.
      Quem viu o nível altíssimo atingido no jogo da final da Taça da Liga, não pode aceitar os resultados do Barreiro e Ílhavo, porque os mesmos só se explicam por falta de atitude, o que é grave.
      A vitória na Taça da Liga não faz desta temporada um sucesso, queremos mais, muito mais! SOMOS O PORTO, ACORDEM!

      No andebol, 2 fantásticas exibições a deixarem claro para a concorrência quem é neste momento a melhor equipa portuguesa. A nossa defesa tem sido uma autêntica “muralha” para os opositores, e quando a bola passa por essa “muralha”, lá está o melhor guarda-redes nacional a provar toda a sua excelência!

      No hóquei, alguma vez tínhamos de perder, mas não tenho qualquer tipo de dúvidas que a meta (enea) será atingida. Estes nunca nos deixam mal!

      PS: Se não estou enganado, a foto do Tiago é relativa a um lance em que o árbitro marcou falta após ter saltado mais alto e ter ganho a bola a um adversário. Agora digam-me lá, onde é que há falta?

      ResponderEliminar
    6. Sevilha: tens razão qt à foto...

      Hj no Jogo:

      Ricardo Moreira voa e marca que se farta
      RUI GUIMARÃES

      Os números não enganam. Nos últimos três encontros (Sporting da Horta, Xico Andebol e Águas Santas) Ricardo Moreira marcou 30 golos em apenas 33 remates. Mas já na Supertaça, que o FC Porto conquistou em Portimão, Moreira tinha feito cinco em cinco com o ABC e, na final, com o Belenenses, 9 em 11.

      Com 27 anos, o capitão dos dragões - ficou com a braçadeira de Manuel Arezes - está a viver um altíssimo momento de forma. Já no ano passado fez uma excelente época, tendo sido o segundo melhor marcador da equipa (140 golos), o que lhe valeu alguns convites da Liga Asobal (Espanha), mas, de facto, está agora a passar um momento de rara inspiração. "Não se pode dissociar do momento da equipa. Estamos muito bem e depois isso reflecte-se individualmente. Eu não gosto de particularizar e se tenho sido eu, também podia ser qualquer outro colega", refere.

      Ricardo Moreira, sobrinho de José Moreira, uma das maiores glórias do voleibol do FC Porto - destacou-se como jogador e depois como técnico (comanda agora o Fiães, da A2) -, nasceu na Figueira da Foz quase que por acidente (na altura o pai estava lá a trabalhar), uma vez que a família é do Porto, e começou a jogar andebol com 12 anos no CPN. Dois anos bastaram para dar nas vistas e saltar para o Dragão, pela mão de José Magalhães. Nos três primeiros anos de sénior rodou no Infesta, Belenenses e Vitória de Setúbal, então com concorrência muito forte no plantel (Ricardo Costa, agora no Ademar Leon, de Espanha, e David Tavares, agora no Benfica).

      Regressou em 2003/04 e, na segunda época, começou a dividir o lugar com Tavares, sendo actualmente uma das traves mestras do FC Porto.

      O extremo, viciado em chocolate e fã dos livros de Jorge Araújo, está no último ano do mestrado em Alto Rendimento em andebol e é também treinador dos juvenis do Colégio dos Carvalhos. Pretende ser treinador de andebol, como facilmente se depreende, mas isso só mais lá para a frente. Por agora a prioridade é dar seguimento à carreira de jogador, tendo contrato com os dragões até 2011/12. "Gostava muito de jogar a Liga dos Campeões pelo FC Porto e ainda mantenho a vontade de experimentar outros campeonatos, se as oportunidades continuarem a surgir", admite.


      "Estou triste, é evidente"
      "Estou triste, isso é evidente, por não fazer parte do grupo de melhores jogadores portugueses", admite o segunda linha portista, por não ter feito parte das escolhas de Mats Olsson para a fase de pré-apuramento para o Mundial de 2011. Ainda assim, garante: "Nunca perco a esperança nem deixo de trabalhar da mesma forma por causa disso". Mas noutras ocasiões já representou a Selecção Nacional e tem, até por isso, moral para lançar um olhar ao play-off, com a Espanha. "Sabemos que é difícil, mas no desporto não existem impossíveis. Portugal já mostrou que pode fazer frente às melhores selecções".


      B.I.
      RICARDO Manuel da Silva MOREIRA

      Data de nascimento: 28/04/1982 (27 ANOS)

      Naturalidade: Figueira da Foz

      Altura: 1,85 m

      Peso: 87 kg

      Clubes representados: CPN, FC Porto, Infesta, Belenenses, Vitória de Setúbal e FC Porto.

      Palmarés: 1 Campeonato nacional (2008/09), 2 Taças de Portugal (2005/06 e 2006/07), 2 Taças da Liga (2004/05 e 2007/08) 2 Supertaças (2000/01 e 2009/10) e 1 Taça Nacional de Juniores (1999/2000). Tudo pelo FC Porto.

      Internacionalizações A: 19

      Golos A: 39

      total de Internacionalizações: 37

      total de Golos: 67

      Distinções: Dragão de Ouro em 2009

      ResponderEliminar
    7. off topic

      Três alterações para meia final da Taça da Liga

      O guarda-redes Beto, o defesa Nuno André Coelho e o avançado júnior Claro entraram hoje na convocatória do FC Porto para a recepção à Académica, na quarta-feira, nas meias-finais da Taça da Liga.

      De fora, por opção, ficaram o guarda redes Helton e o defesa Rolando, enquanto o lateral direito Fucile se lesionou no encontro com a Naval 1.º de Maio e também sai das opções do treinador "azul e branco", Jesualdo Ferreira.

      Na convocatória continua o jovem lateral esquerdo ganês David Addy, último reforço do FC Porto no mercado de inverno.

      O FC Porto recebe na quarta feira (20h15) a Académica, na segunda meia-final da Taça da Liga, que será arbitrada pelo lisboeta Pedro Proença.

      Lista de 18 convocados:

      - Guarda-redes: Nuno e Beto.
      - Defesas: Maicon, Álvaro Pereira, Bruno Alves, David Addy, Miguel Lopes e Nuno André Coelho.
      - Médios: Guarin, Belluschi, Valeri, Mariano, Tomás Costa e Ruben Micael.
      - Avançados: Orlando Sá, Varela, Claro e Falcao.

      ResponderEliminar
    8. Bom, foi um fdsemana para esquecer nas modalidades! Há fdsemana assim!

      Quanto ao basket não entendo essa atitude bipolar! Ora excelentes, ora atrofiados, mas adiante que atrás vem um elefante.

      Hóquei patinou em toda a acepção da palavra!

      O andebol salvou a honra, e de que maneira!

      Saudações

      ResponderEliminar
    9. O basquetebol é uma montanha russa de emoções. Tanto vencem os adversários de topo, não permitindo veleidades, como perdem consecutivamente com equipas de nível mediano.

      Em Ílhavo foi mais do mesmo. Péssimo jogo, num pavilhão de gente q detesto solenemente. Mas lá está, quando a equipa não ajuda, os frustrados do costume têm os seus minutos de glória, passando o jogo a invectivar o azul e branco.

      A possibilidade de factor casa, nos playoffs, até à final, já foi à vida.

      Resta agora lutar pelo 2º posto, e rezar para que o Porto q venceu o troféu seja o mesmo q disputará os jogos a eliminar.

      Preferencialmente, apanhando com o Illiabum, na ronda 1. Temos contas a ajustar...

      ResponderEliminar
    10. Paulo Pereira

      Segundo soube estiveste no Pavilhão...certo? Também lá estive.. :)

      ResponderEliminar
    11. Também estive. É um saltinho de Vagos ali. Não tenho é grande sorte, pois já no torneio de início de época (o António Pratas, acho), o Porto fez uma miserável exibição...

      ResponderEliminar
    12. Grande Lucho... pois bem, o nosso basket é mesmo uma "montanha russa de emoções". Não esperava nada esta derrota e lá estarei na sexta-feira no Dragãozinho para os apoiar e ajudar a levar de vencida os espanhóis.

      Andebol, estive em Gaymerdães. Tanto na quarta como no Sábado, duas grandes vitórias dos nossos Campeões Nacionais. Aquele empate com o Horta está mais que ultrapassado. Estamos no bom caminho.

      Hóquei, algum dia havia de ser. Estou a ver se consigo marcar presença na recepção ao Oeiras no próximo Sábado, antes da rumaria à lota para o futebol, até para matar saudades dum local onde já fui muito feliz ;) Acredito sempre no valor desta enorme equipa. Rumo ao Enea!!

      Abraços

      ResponderEliminar
    13. O amigo Paulo não tem tido muita sorte é verdade, para os lados de Aveiro o FC Porto não tem estado à altura, basquetebolmente falando.

      Mesmo assim registo com agrado a sua persistência em ir ver e apoiar a nossa equipa.

      Um grande abraço Paulo.

      ResponderEliminar