15 fevereiro, 2010

Lucidez... e realismo

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Existem duas análises que devem ser feitas no actual momento desportivo do nosso clube: a questão matemática, em que o FC Porto se mantém ainda com hipóteses de acabar com mais pontos que os outros, e a questão prática, sendo também unânime que o empate de Matosinhos acabou com a réstia de esperança que nós ainda tínhamos de poder revalidar o titulo de campeão nacional. Paradoxalmente, poderemos dizer que se o campeonato em termos práticos está perdido, em termos matemáticos ainda é possível lá chegar.

A lucidez e o realismo deverão ser a palavra de ordem neste momento, e infelizmente as aspirações do FC Porto atingir o tão ambicionado PENTA são cada vez menores. O jogo de Matosinhos encerrou em si próprio todo o tipo de factores que este ano têm atormentado o normal desenrolar da época portista. Senão vejamos:

  1. Foram várias as ocasiões de golo criadas pelos jogadores do FC Porto (a eficácia também faz campeões), nem uma delas entrou na baliza. Não se podem falhar tantos golos cantados;


  2. Foram vários também os jogadores do Leixões deitados no chão durante os 90 minutos, principalmente nos últimos 15/20, em que de minuto a minuto, lá caía um jogador leixonense a suplicar por assistência. Coincidentemente ou talvez não, os mesmos jogadores que passaram os últimos minutos deitados no chão a contorcer-se com dores, aquando do apito final correram e gritaram como se nada lhes doesse. E o treinador do Leixões, do alto do seu orgulho em ter feito o jogo que fez, ainda afirmou com um sorriso: “Queremos é somar pontinhos assim”. Acrescento eu, sempre quero ver se o jogo nojento e ordinário que fizeste contra o FC Porto o vais aplicar também quando receberes o “andor”. Vais aplicar é uma m****, porque ao fim de 5 minutos já te acagaçaste e levaste 3 golos sem resposta! São assim as nossas equipas, sempre prontas a estender a passadeira, mas só a quem lhes interessa! É o nosso "futebolzinho"...


  3. Foram vários os lances em que o Sr. Paixão na dúvida decidiu sempre contra o FC Porto, o mais escandaloso de todos os lances foi aquele em que o Sr. Paixão não vislumbrou um penaltie sobre o Ruben Micael do tamanho das orelhas do treinador do Leixões, isto é, tão grande e evidente que é impossível alguém não ver. Não, eu não me esqueço de Campomaior... não, eu não vou me esquecer de Matosinhos!


É bom que não nos esqueçamos que ainda há três competições para vencer: duas a nível interno, e uma a nível europeu. As baterias têm de estar apontadas a estas três frentes, porque acredito inteiramente que é possível vencer as mesmas. Mesmo com as dificuldades evidentes no campeonato, é possível ainda fazer uma época razoavelmente boa, de preferência com títulos ganhos.

ps - e vão 11, os jogos em que Hulk se encontra suspenso preventivamente... até quando?

6 comentários:

  1. Campo Maior sem comparações!

    Estive no célebre jogo de Campo Maior e não me passa pela cabeça comparar o que lá vi com o que vi no jogo de Matosinhos no sábado passado!
    Bruno Paixão é um mau árbitro e um árbitro desonesto! É que, no jogo da cidade alentejana o que se assistiu foi a algo de inacreditável em que um árbitro fez um resultado invertendo o que aconteceu no campo! Para quem tenha, como a maioria, visto o jogo na televisão, houve uma série de erros do árbitro em prejuízo do Porto! Mas para quem lá esteve, as coisas foram diferentes! É que se assistiu a uma inacreditável marcação do José Soares ao Jardel em que o defesa agarrava o avançado mal a bola entrava no meio campo da casa! Ora isto, mais tudo o resto mas enfim, só era possível, de tão evidente era, se treinador e jogadores da casa soubessem que o ártbitro nada faria! Senão, aos 10 minutos já teriam sido marcados três penalties e expulso o tal José Soares que, não por acaso, viu a carreira acabar ali! Por duas vezes o defesa agarrou o Jardel, pelo pescoço e deitou-o ao chão e em ambas Bruno Paixão marcou falta ao Jardel perante a hilariedade até dos adeptos da casa!
    Nunca mais me foi indiferente ver o Bruno Paixão a apitar qualquer jogo e pior ainda do nosso Porto! A personagem faz-me asco! Mas, foi com alguma incredulidade que vi o próp+rio Pinto da Costa aparecer a defender aquele apitador! Sem comentários!
    O que se passou no sábado, foram alguns erros do árbitro e um ou talvez dois penalties por marcar! Mas nada que saia dos cânones da normalidade, nada que esteja fora do que o Porto tem de estar precavido! O Porto tem de jogar mais e não pode empatar no Mar porque o apitador não deu um castigo máximo"!

    ResponderEliminar
  2. Roubo com muita Paixão e muita burrice de quem orienta e de quem joga. Assim, não dá.

    ResponderEliminar
  3. Tens razão anónimo Jesualdo tem falta de ambição, orientou mal a equipa, devia ter posto o Hulk, o Farias , o Rodrigues e o Alvaro Pereira todos atacar mas não, foi ao banco buscar o Orlando Sá.

    Até tirou o nosso médio mais ofensivo, o Fernando para meter um central, que falta de ambição Jesualdo!

    Treinador que para mim não ganha 5 campeonatos em 3 anos de contrato não vale a ponta d´um corno.

    Deixemos de lado o facto que começam a ser casos a mais sempre para o mesmo lado e em beneficio claro do clube da luz.

    Esta coisa de acharmos que ir de peito feito jogar contra 14 ou 15 é igual e nós é que temos de jogar à bola é pura conversa de quem tem outros fins na sua critica, parece que só vai na onda da Cassete decorada para alturas como estas, bem como outras que o clube não fala bla bla bla, isto vindo de supostos Portistas ainda me deixa mais doido parece que não têm estado ou observado a forma como se comporta o clube nestas alturas e nestas situações.

    Mas já agora sejam ou menos originais digam ou dêem ideias do que devia fazer o FC Porto.

    Eu continuo a gostar da forma como tratamos estes problemas, esta semana ainda não ouvi nenhum jornal a falar da arbitragem de sábado, tudo fala do cagão que corta a relva no arsenal que quer que o FC Porto perca, do parolo que lá deu uns chutos na bola que também quer que o FC Porto perca, ou seja, mais do mesmo não será o FC Porto que irá mudar o que se passa na Comunicação Social.

    Para quem quer perceber porque é que o FC Porto não fala, que leia o que o responsável máximo anterior pela nossa comunicação externa do clube disse quando foi pressionado para abandonar a ligação ao FC Porto.

    Anda muita gente desatenta.

    ResponderEliminar
  4. RCBC,

    Matosinhos foi mau, por vários factores, que escalpelizaste devidamente. Os 2 pontos perdidos, aliados aos 2 sonegados contra o Paços, ajudam a colocar-nos numa situação tremenda...

    Espantosamente, depois de termos visto um golo legal sonegado nesse jogo com os pacenses, os media conseguiram a proeza de transformar a vítima (nós) nos algozes do crime, inventando uma pretensa irregularidade no lance do golo portista.

    Sou da opinião que muita coisa poderia - e deveria - ser feita. Nunca nos calamos no passado, em condições de muito maior desigualdade. Pedroto e Pinto da Costa chegavam para denunciar as constantes arbitrariedades que sofríamos. À custa dessa postura, granjearam-se muitos ódios, mas também se solidificou uma postura própria: a de quem não se cala, na revolta sentida!

    Hoje, apenas esporádicos fogachos de PC ajudam a manter a chama acesa da rebeldia perante um cenário de puro deboche. Mas, mais do que ver o nosso presidente envolvido em batalhas perdidas à nascença, importava uma acção concertada, de muito maior abrangência.

    Até lá, vamos continuar a ser açoitados de forma inclemente, assistindo ao despautério de ser o treinador quem dá o peito às balas.

    Ainda mantenho uma centelha de esperança, na conquista do título. Os sinais positivos dados pela equipa, nos últimos tempos, são um garante de confiança para os jogos futuros.

    Importa agora pensar no Arsenal. Que se prestigie o clube e a sua história. Vencendo os ingleses damos uma bofetada de luva branca à corja nacional...

    ResponderEliminar
  5. Já só nos faltava esta:
    "O sueco Martin Hansson, que não viu a polémica mão de Henry no jogo que qualificou a França para o Mundial, é o árbitro designado para o F.C. Porto-Arsenal, relativo à primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões."

    ResponderEliminar
  6. É como diz amigo Açoriano, muito embora os desacertos por culpa própria, tenham uma forte carga de condicionantes externas, das quais talvez a mais importante, seja o facto desta cambada liderada pelo Inquisidor mor terminar o seu reinado de pulhices em Maio deste ano, e como tal ter de cumprir a sua miserável missão até lá.
    Em princípio na próxima sexta-feira será publicada a conclusão do inquérito ao caso do túnel da vergonha, e as respectivas punições ao Hulk e ao Sapunaro, e posso me enganar, mas essas punições serão a cereja no cimo deste bolo pouco cheiroso.

    ResponderEliminar