26 fevereiro, 2010

Orgulho em ser PORTISTA

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Qualquer semelhança entre o FC Porto que terminou 2009, num jogo de muito má memória para os portistas, mas de muito boa memória para outros, e o FC Porto destes primeiros dois meses de 2010 é pura coincidência. Por várias vezes alertei para aquilo que considerava ser o maior problema do FC Porto versão 09-10: um problema essencialmente táctico que residia na falta de um estratega de meio-campo, um organizador de jogo, um pensador do jogo ofensivo, com sentido táctico e útil na manobra defensiva. Claramente, Ruben Micael tem, jogo após jogo, demonstrado que é mesmo o jogador de que precisávamos. Na minha opinião, Micael veio “encaixar” que nem uma luva no sistema táctico azul e branco. Excelente jogador, excelente visão de jogo, e muito trabalhador... enfim, um jogador à Porto!

Por tudo isso, e mais alguma coisa, os 13 jogos deste ano saldaram-se em 10 vitórias e apenas 3 empates... e que empates foram esses? foi o empate verificado em Coimbra para a Taça da Liga, e os 4 pontos perdidos no campeonato frente a Paços de Ferreira e Leixões. Muito curiosamente em qualquer destes jogos ocorreram situações muito estranhas e admitidas unanimemente por toda a gente. A partir do momento em que toda a imprensa desportiva (incluindo os pasquins que não gostam nada do FC Porto) admitiram que o Falcão marcou um golo claramente limpo e invalidado frente ao Paços e há um penalty escandaloso por marcar a favor do FC Porto por falta cometida sobre Ruben Micael em Matosinhos, está tudo dito. As “capelinhas” do futebol português assustaram-se com a melhoria do FC Porto evidenciada no novo ano, e então, toca de fechar os olhos a golos limpos e penalties claros. O resultado de tudo isso foi a perca muito conveniente de 4 pontos para a liderança que agora está mais longe. E também muito curiosamente, se deduzirmos estes tais 4 pontos aos 6 que temos de diferença, chegamos à conclusão que, poderíamos (sem qualquer problema) estar a 2 pontos da liderança. Muito curioso que os erros sejam invariavelmente sempre contra o mesmo!

Finalmente saiu o castigo de Hulk, considerado pela Comissão Disciplinar como um autêntico assassino cruel e perigoso. A implacável decisão lá saiu: 25 jogos para o brasileiro, sem apelo nem agravo. Sinceramente, nada que não estivesse à espera. Eu tenho memória e não me esqueço de todo o historial de decisões “estranhas” desta Comissão Disciplinar. Lembro-me bem dos famosos sumaríssimos a jogadores do FC Porto, as famosas cotoveladas que apenas os de azul e branco infringiam aos adversários... lembro-me bem que a mesma Comissão se esqueceu de punir um jogador grego (adivinhem de que clube?) depois de uma brutal entrada que deixou o portista Anderson 4 meses fora dos relvados... lembro-me bem de mais uma série de coisas que por razoes de espaço não vou aqui invocar... são já demasiadas... e sempre contra o mesmo!

Desta vez, a decisão da punição de Hulk encerra contornos próprios de um belo filme cómico (e ao mesmo tempo, trágico!). Desde uma abusiva e discutível interpretação da lei, até à consideração de que os Stewards são agentes desportivos, passando pela desculpa de que “esta é uma má lei, mas tem de ser aplicada”. E é exactamente esse argumento que eu considero escandaloso e ridículo para alguém formado em Direito. Não é preciso ser muito inteligente para se perceber que o importante na justiça é a interpretação das leis e sua aplicação de acordo com o seu espírito. Se as leis fossem mecanismos automáticos de aplicação e emanação de decisões, então não haveriam tribunais, muito menos juízes ou advogados. Por isso, é obvio que um juiz não pode desculpar uma decisão com o argumento de que a “lei não é má” ou não corresponde ao objectivo para que foi criada. Tem apenas de a aplicar de acordo com o seu espírito e de acordo com o objectivo para que foi criada. E já agora, aplicá-la de uma forma isenta e desligada de apegos ou sentimentos às partes interessadas na decisão. O que neste caso claramente já percebemos que não é o caso.

Uma coisa é certa: este campeonato está ferido de morte por decisões completamente absurdas e inexplicáveis. O Sp. Braga e o FC Porto juntos tiveram cerca de 5 jogadores punidos e com muitos jogos, por zaragatas nos túneis, curiosamente com o mesmo adversário. O Nacional também teve zaragatas com o mesmo adversário no mesmo estádio. OK, tudo bem, é sempre o mesmo denominador comum, mas a culpa é sempre dos outros. Pois que nos punam todos os jogadores, porque cada vez ficamos mais fortes!

O meu orgulho em ser portista aumenta a cada dia que passa! Vencendo ou perdendo, da minha parte só podem esperar uma coisa: amor e apoio incondicional ao FC Porto! Eu acredito!

ps1 - Aproveito para cumprimentar, mais uma vez, todos os colaboradores do blog que tive a oportunidade de conhecer no passado dia 17 Fevereiro naquele grande jogo frente ao Arsenal. Foi um prazer conhecer pessoalmente todos vocês. E já agora, espero que a eliminatória que começou no Dragão, comigo na bancada, termine em Londres de forma vitoriosa. Eu acredito!

ps2 - O jogo do próximo fim-de-semana é extremamente difícil mas eu acredito na vitória e na continuação da perseguição à liderança. Não podemos descolar dos vermelhos! Eles já cantam de galo, mas ainda vão ter um desgosto bem grande! Eu acredito!

18 comentários:

  1. Eu acredito e domingo estou lá a apoiar!

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que as arbitragens têm sido decisivas. Sempre contra o Porto, sempre a favor dos abutres.
    As decisões disciplinares seguem a mesma onda. Por isso, a pergunta é: Se ainda estamos na corrida, mesmo assim, como seria se houvesse igualdade de critérios?

    ResponderEliminar
  3. Regressando ao tema "Hulk"

    Eu penso que o Porto deveria explorar a seguinte via:

    - dado que o Ricardo Costa e o CD consideraram, na sua decisão, que os Stewards tiveram uma actuação questionável e que provocaram e incitaram à violência, tendo inclusivamente condenado o Benfica pelo facto (mas não os stewards) e tendo afirmado que a pena aplicada ao Benfica é insuficiente mas infelizmente aquela prevista no regulamento,

    - dado que eles consideraram que os stewards são outros intervenientes no jogo, e que nesse caso os mesmos são assim considerados seja para situações em que são vítimas ou situações em que são infractores;

    - dado que o regulamento disciplinar prevê, na sua secção VI infracções cometidas por treinadores ou outros auxiliares técnicos, incluindo médicos, massagistas, funcionários e demais agentes,

    - dado que algumas das infracções aí caracterizadas referem-se a “incitação à violência” ou “violência moral sobre jogadores adversários”,

    - então importa perceber porque a CD entendeu que não castigar os stewards:

    > não são considerados outros auxiliares técnicos? Nem funcionários ou demais agentes? Então como diabo são considerados como outros intervenientes no jogo????

    > esqueceram? Então que castiguem agora os stewards e o Benfica (há penas previstas para o clube nesses casos, incluindo a pena de derrota no jogo em caso).

    A SAD não pode deixar este caso cair no esquecimento e que os infractores não tenham as devidas consequências dos actos que instigaram.

    ResponderEliminar
  4. Vamos a eles, vamos mostrar de que barro somos feitos, e o quanto somos nós mesmos, superar os momentos maus como só nós somos capazes e puxar pelo nosso orgulho.
    Vamos a eles!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. A quem é que eu me devo dirigir para ir para o túnel do Dragão, vestido de steward, no FCPORTO X benfica? Insultar o Rui Bosta por 1500 euros!! é uma pechincha... EU PAGO!

    ResponderEliminar
  6. Esta para semana é para ganhar ! Ao ganharmos esta semana ainda mais vamos assustar o clubezéco !

    E continuo a achar que o título é bem possível e que temos muitas hipoteses de o ganhar basta jogar à PORTO !

    ResponderEliminar
  7. É claramente notório que os nervos dos adversarios crescem a olhos vistos...Uma eventual vitoria em Alvalade, e eles vao entram mesmo em panico!Sim, porque a vitoria em Matosinhos ja estará garantida...desta vez, aposto que nao ira haver 10 jogadores lesionados, percas constantes de tempo e erros de arbitragem a favor da equipa da casa...
    Mas a pressão tem de ser feita até ao fim...para que eles sintam a nossa respiração...

    ResponderEliminar
  8. No resto, meu caro Amigo RCBC, se tu tens orgulho em ser Portista, cada vez mais, pois então, junta-te ao clube dos 'meus'!!!

    O FCPorto para mim, será para todo o sempre, esteja ele onde estiver, mais que uma paixão, mais que um amor... tão só, um modo de vida!!!

    Podem fazer o que quiserem, podem mentir o que quiserem, podem caluniar o que quiserem, podem inventar o que quiserem, porque jamais nos vergarão, jamais nos derrubaram!!!

    Nós, somos o FCPorto!!!

    Domingo, mesmo a 6 de distância, lá estarei, como sempre estou (!), nesta eterna fé d'uma religião que me consome a razão, mas alimenta a alma!!!

    O FCPorto, é isto...
    o FCPorto, somos nós...
    contra tudo e contra to(l)os!!!

    ps - o sentimento da 'confraternização', é mutuo... volta sempre, e sempre serás bem recebido... esperamos por ti, nos quartos de final ;)

    ResponderEliminar
  9. off-topic... ou nem tanto assim:

    Numa referência mais nítida, Vieira censurou a recente manifestação do plantel dos dragões, quando se mostrou solidário com os castigos a Hulk e Sapunaru. "Não há vítimas, nem cortinas de fumo, nem conferências de Imprensa colectivas ou manifestações encomendadas que possam branquear certos comportamentos. O que há é gente que perdeu o pouco que lhe restava, que era a vergonha", verberou.

    Este FdP, é a gozação suprema, não haja dúvidas.

    Reparem só no detalhe d'uma tal manifestação, vigilia, ajuntamento, chamem-lhe o que quiserem de 300/400 pessoas, e durante apenas 45m a 60m, convocadas por gentes (Portistas) anónimas, e ocorrida há 3 dias atrás, conseguiu mexeu com o 'fel' deste FdP... agora, imaginem lá, só o terror que a nação Portista em peso, o FCPorto, o tetracampeão (e futuro Pentacampeão), lhe deve provocar?... o FdP até deve deve ter insónias, só pode.

    Ele há cada grande FdP de ressabiado, invejoso, ridiculo e medíocre, PqP!!!

    ResponderEliminar
  10. Esse orgulho nunca desaparece nem vai desaparecer, esteja o FCP bem ou mal.

    ResponderEliminar
  11. Orgulho, determinação e nunca virar a cara à luta.

    Agora, para animar a malta, fica uma parte do comunicado do Benfica sobre o caso do túnel:

    «Esta Sociedade decidiu que não apresentará recurso das sanções aplicadas pela Comissão Disciplinar no âmbito do processo em causa. Porque: b) A eventual procedência do nosso recurso poderia significar o agravamento das sanções já aplicadas aos atletas do F.C Porto.»

    Não apresentam recurso com pena de nós! Ah, ah, ah, ah!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Disputava-se o ano passado no estádio da Luz o Benfica vs FCPorto, quando um adepto resolveu furiosamente abandonar o local onde devem estar os adeptos, isto é as bancadas, e dirigiu-se ao relvado agredindo o fiscal-de-linha do referido jogo depois deste ter tomado uma decisão que não agradou ao tal adepto...
    Que punição teve o Benfica? Que punição teve o adepto, que por acaso este ano estava incrivelmente a assistir novamente ao Benfica vs FC Porto na Luz?Que disseram os meios de comunicação acerca disso?
    A partir deste episodio e de muitos mais podemos inferir que em Portugal ha dois pesos e duas medidas...os factos são evidentes, e este é claro:NUNCA, MAS MESMO NUNCA, ME LEMBRO DE VER UM JOGADOR SER SUSPENSO POR 25 JOGOS NO CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISAO!

    ResponderEliminar
  13. Ou seja, agredir um fiscal-de-linha? Tudo bem...
    Agredir um arbitro? Não é problema de maior...
    Agredir um jogador, colega de profissão? É o calor do jogo, por isso percebe-se...
    Agredir um steward? Alto lá, isto é muito grave e toca de punir com 25 jogos que é para o menino aprender a não se portar mal com os stewards, esses agentes fundamentais no fenomeno desportivo em Portugal...
    Mas esta dualidade de criterios cabe na cabeça de alguem com o minimo de inteligencia? Não me venham com a desculpa de que é a lei...porque se é lei, tem de ser aplicada a TODOS, mesmo àquelas situaçoes em que adeptos agridem elementos da equipa de arbitragem...

    ResponderEliminar
  14. Caro Açoriano, as suas crónicas tem o condão de reflectirem o meu pensamento e também certamente de todos os Portistas.
    Os meus parabéns por mais este excelente post.
    Caro Blue Boy, certamente já deve ter reparado que procuro sempre nos meus comentários abster-me de utilizar o vernáculo tripeiro, mas não interprete estas palavras como uma censura ao emprego deles nos seus escritos.
    Se me permite explico-lhe a razão.
    Com os caracteres ortográficos, as palavras ficam diluídas do mais puro sentido e vigor que a oralidade lhes confere, pois ao escrever fdp ou fdumap, ou mesmo por extenso esse titulo nobiliárquico a atribuir ao justiceiro calabote, perdeu-se totalmente o impacto que a sonoridade tripeira, lhe conferiria quando pronunciado com o carismático registo sonoro da Ribeira ou de outro bairro típico do nosso Porto. É por isso que prefiro outros termos aparentemente menos ofensivos, mas graficamente mais contundentes, tais como: PULHA, CANALHA, ENERGUMENO e já agora, como diria o nosso Saudoso Pedroto, “fdp” também esta bem.

    ResponderEliminar
  15. RICKY F.C.P.26 fevereiro, 2010

    O video de entrada no site do fcp está brutal,demonstra a força e a garra que se vai ter que ter para chegar ao penta!!!passem lá e vejam..

    ResponderEliminar
  16. RCBC, Também foi um prazer te conhecer pessoalmente, ficamos á espera de mais uma visita á cidade do Porto e ao nosso Dragão!;)
    No domingo, não vai ser fácil mas vamos ganhar, estarei lá para apoiar o nosso Porto!

    RCBC, põe montes de orgulho em ser Portista, seja vencendo ou perdendo,eu também acredito sempre!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  17. Blue, assino por baixo ;) Penso exactamente da mesma forma, sem tirar pôr.

    Esteja o NOSSO MÁGICO PORTO 20 pontos à frente ou 20 pontos atrás, não me interessa, eu não os abandono e Domingo farei 600 km's para os APOIAR até fica sem voz!!

    Amigo RCBC, o prazer foi recíproco! Grande abraço

    ResponderEliminar