09 fevereiro, 2010

Livre (in)directo - Liga 09/10, semana 18

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


SLBenfica 3-0 UDLeiria

Marco Ferreira da AFMadeira é, pela primeira vez, o árbitro de um jogo envolvendo um dos “três grandes” de Portugal. Vamos então à análise do jogo.

O primeiro caso do jogo a merecer reparo, foi ao minuto 35, aquando de um fora de jogo de Cardozo. Apesar de este não ter tocado na bola, influenciou o adversário, fazendo com que este atirasse a bola para fora ao ver a aproximação de Cardozo. Fora de jogo correctamente assinalado.

Ao minuto 45, Ramirez cai depois de saltar sobre um jogador do Leiria. 1º erro do árbitro neste encontro. Nenhuma falta que justificasse a marcação do livre por parte do Benfica.

Já na segunda parte, ao minuto 48, bola na mão do jogador leiriense. Correcta a decisão do árbitro ao não assinalar grande penalidade.

4 minutos depois, segundo erro da equipa de arbitragem, mais concretamente do árbitro Marco Ferreira, ao cortar um ataque prometedor ao Leiria. Silas não cometeu qualquer falta sobre Fábio Coentrão, que interrompeu um lance perigoso ao ataque leiriense.

Ao minuto 54, falta de Di Maria merecedora de advertência que o árbitro decidiu não corresponder. Má decisão, a terceira.

2 minutos volvidos, fora de jogo mal assinalado a Ramirez.

Assinalado fora de jogo inexistente a Di Maria ao minuto 62.

Ao minuto 74, erro de palmatória da equipa de arbitragem. Numa reposição de bola em jogo através de um lançamento por parte do Leiria, os jogadores leirienses fizeram-no incorrectamente. O lançamento deveria ter sido concedido à equipa visitada, coisa eu não aconteceu.

No minuto seguinte, Elias é advertido pela segunda vez por interromper uma linha de passe com a mão. Correcta a decisão do árbitro.

No último lance do encontro digno de registo, ao minuto 78, Cardozo está em posição completamente regular aquando do fora de jogo assinalado. Este fora de jogo foi incompreenssivelmente mal assinalado.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 7. Estreia sem casos do jovem árbitro madeirense. Parece ter resistido à febre do favorecimento à equipa do Benfica. Veremos as cenas dos próximos capítulos.



FCPorto 3-0 ANaval 1º Maio

Hugo Miguel árbitro da AFLisboa, foi o escolhido para dirigir o jogo do FCPorto. Com pouca experiência em jogos envolvendo os três grandes (apenas 1 jogo até agora, constantes da minha análise), passemos então à análise do seu trabalho.

O primeiro lance do jogo digno de análise, foi ao minuto 16, com Rúben Michael a cair à entrada da área. Não foi assinalada qualquer infracção por parte dos jogadores visitantes e na minha opinião, o árbitro esteve bem.

Minuto 24, Alex Hauw derruba Fucile quando este se dirigia para o ataque. Apesar do aparato do lance, penso que a decisão do árbitro terá sido a mais correcta. O árbitro não terá considerado uma rasteira com força excessiva, muito menos uma agressão.

Ao minuto 36, golo do FCPorto depois de um livre indirecto assinalado incorrectamente, visto que o jogador do FCPorto, Álvaro Pereira, é que cometeu falta para jogo perigoso passivo ao ter baixado a cabeça. Jogo perigoso passivo é quando um jogador põe em causa a sua própria integridade física; jogo perigoso activo é quando o jogador põe em perigo a integridade física de um adversário. Neste caso específico, o árbitro assinalou jogo perigoso activo, considerando que David levantou o pé colocando em perigo a integridade de Álvaro Pereira, quando deveria ter sido assinalado livre indirecto contra o FCPorto por jogo perigoso passivo do lateral da equipa azul e branca.

Já na segunda parte, ao minuto 29, Mariano cai na área protestando falta de Daniel Cruz. Sem razões para protestos o jogador do FCPorto.

Ao minuto 60, Falcao é advertido pelo árbitro, Hugo Miguel, por protestos. Esteve bem o árbitro ao advertir por essa infracção. Mas esteve mal ao ter considerado falta do avançado sobre Diego. Essa infracção nunca existiu.

Ao minuto 67, Júlio César derruba Falcao à entrada da área. Foi advertido e decisão correcta do árbitro.

Ao minuto 77, Álvaro derruba um jogador da Naval e é advertido. Correcta a decisão do árbitro.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 6. No geral, o trio de arbitragem liderado por Hugo Miguel, esteve bem. Foras de jogo bem assinalados, capítulo disciplinar muito bom. Falhou apenas no lance que dá o primeiro golo ao FCPorto. Não tendo sido um erro muito grave, teve directamente influência no resultado, o que faz com que a nota dada seja baixa ainda que positiva.

8 comentários:

  1. Nao se aguenta!!!Nao basta a CD da liga ainda temos de aturar este camarada de blog sempre a malhar nas arbitragens, mas sempre retorquindo favores ou favorecimentos aos Azuis e brancos!!!
    Eu peço desculpa ao meu amigo bluelife e sobretudo ao BLueboy, mas é demais, nao quero que venha para aqui fazer apologia do seguidismo e por ai, mas a analise ao lançe do alv.Pereira do qual resulta o 1º golo azul e branco é de bradar, o jogador azul e branco só é pontapeado porque o jogador Davide faz tensao de jogar a bola, acho que Alv.pereira nao faz jogo perigoso passivo pois nao jogou a bola a uma altura suficientemente baixa para por a integridade fisica propria em causa...
    irra que é demais!!!!

    ResponderEliminar
  2. Parece ter resistido à febre do favorecimento à equipa do Benfica.

    Bluelife, com todo o respeito, como sempre tem acontecido, diria que, quem lê as tuas apreciações semanais, como eu sempre o faço, e comento todas elas (!), ainda que discordando mais, muito mais que concordando, quem te lê, mais parece é haver um favorecimento claro ao FC Porto e não à turminha do Andor... é a minha opinião e é fácil somar 1+1 se formos atrás ver todas as tuas apreciações, mas tb não é isos que para aqui importa, ainda que agora, admito, despertou-me uma curiosidade enorme saber a tua apreciação ao jogo deste fds no Sado e já nem re refiro ao gamanço do 2ºgolo aos da casa... a sério que gostaria, mas adiante.

    Ao minuto 36, golo do FCPorto depois de um livre indirecto assinalado incorrectamente, visto que o jogador do FCPorto, Álvaro Pereira, é que cometeu falta para jogo perigoso passivo ao ter baixado a cabeça... Neste caso específico, o árbitro assinalou jogo perigoso activo, considerando que David levantou o pé colocando em perigo a integridade de Álvaro Pereira, quando deveria ter sido assinalado livre indirecto contra o FCPorto por jogo perigoso passivo do lateral da equipa azul e branca.

    Das duas, uma... ou não viste o lance, ou não viste o lance. Não posso dizê-lo de outra forma, desculpa.

    A mim pouco me interessa quam baixa, levanta ou encosta a cabeça... a minha pergunta é apenas uma: aquela forma de cortar a bola por parte do defesa contrário, de pé no ar, junto à cabeça, ao tronco, à perna, ou ao tornozelo, é o quê, afinal???? não é jogo perigoso??? agora o futebol passou a ser uma batalha campal???

    Tou-me literalmente a marimbar para quem toca primeiro na bola, porque não tenho dúvidas algumas neste lance que teve a decisão correctissima, porque é tão óbvio, mas tão óbvio, que só não vê quem não quer... com uma pequena ENORME diferença... desta vez, valeu apenas livre dentro da área por jogo perigoso... mas à 6ª jornada, um mesmo lance perigoso dentro da área, em Leiria, valeu só um penalty (salvador) e 3 pontos pó andor!!!

    Até pegando nas palavras do tb Amigo e colaborador, Bruno Rocha, que quem nos frequenta, até sabe bem que é um dos criticos mais acérrimos do tal seguidismo que sinceramente nunca percebi muito bem o que é, porque eu, e falando por mim, apenas me considero Portista, nada mais que isso, obviamente com todos os meus defeitos e virtudes, torna-se muito dificil, mas dificil mesmo, conseguir entender esta tua mensagem "Parece ter resistido à febre do favorecimento à equipa do Benfica.", quando eu, e falo por mim, vou somando semana a semana as tuas apreciações e chego à conclusão que afinal, o grande ou mais beneficiado, tem sido sempre o Porto... o que aqui, sem qq tipo de ofensa de qq ordem para a tua opinião, pessoal ou profissional, sou obrigado a rir, encolher os ombros... e seguir o meu trajecto apenas e só com a minha visão dos factos, porque essa, é a mais correcta!

    ResponderEliminar
  3. E pronto.... o bLuE bOy já disse TUDO!!!!!!!!!

    Nós é que estamos a ser beneficiados... senão estávamos a meio da tabela no mínimo!

    E é pena que não tenhas visto o jogo de sábado à noite, ou então deve custar escrever o que se passou no golo anulado (desculpa, com todo o respeito, mas é o que parece!).

    E essa do "parece ter resistido à febre do favorecimento à equipa do Benfica." Como?!? Importa-se de repetir?!?!?

    Eu leio cada uma...

    ResponderEliminar
  4. Não há nenhum licenciado, mestrado, doutorado ou sobredotado no mundo em arbitragem que me possa retificar acerca disto: o lance que origina o primeiro golo do Porto... é FALTA!!! Não se pode entrar daquela maneira. Ponto final.

    ResponderEliminar
  5. Ate o jorge "azias" coroado no seu tribunal d'o jogo refere como bem assinalado o livre indirecto!!!

    Amigo Blueboy, quanto ao seguidismo, falamos disso em outra ocasiao, mas tb nao me considero dos mais criticos em relaçao a isso...Portista sim, pontos de vista diferentes tb!!!!

    ResponderEliminar
  6. Bruno,

    Não preciso de qq tipo de opinion-maker da arbitragem, quanto mais desse aziado do Coroada, para dizer de forma convicta que o lance do APereira, foi correctamente ajuizado pelo árbitro... foi jogo perigoso, ali, como em qualquer parte do planeta, talvez só não ali pás bandas do Lis, mas lá está, seria sempre uma discussão eternamente dependente do adversário contrário.

    Aliás, ainda diria mais até, o lance sobre o Fucile a meio campo, ainda na 1ª parte, quando este se preparava para cavalgar em direcção à área contrária, tendo sido literalmente ceifado, onde o adversário, jamais alguma vez, se preocupou sequer com a bola, mas sim e apenas com o adversário, ali, a cor da cartolina não era amarelo, era de cor bem mais carregada, mas até isso já dou de barato.

    ps - Amigo, quanto aos seguidismos, mas sempre e sempre até aqui percebendo perfeitamente o alcance das tuas palavras, mesmo que por vezes, em comparação com o meu discurso, não estejamos assim tanto em sintonia, falaremos obviamente disso noutra ocasião.

    ResponderEliminar
  7. Estive na dúvida de que se calhar não tinha aberto o blog certo, mas não, o blog estava correcto, a análise do autor do post é que possivelmente seria de outro jogo e não o do Porto x Naval, mas enganei-me outra vez.
    Não concordo nada, mas mesmo nada com as apreciações descritas, o que também não é de admirar, pois não tenho nenhuma pretensão em parecer imparcial, e muito menos em fazer de conta que uma cabeçada na bota de um adversário com o pé alto deveria ser punida com um livre indirecto a favor do da bota.
    Mas lá está, sou adepto do FC do Porto e como tal falta-me a lucidez necessária para analisar esse tipo de jogadas e de muitas outras que são urdidas fora das quatro linhas.
    Em conclusão:
    Sou Portista, mas muito pouco inteligente e além de tudo incapaz de discernir o que esta certo ou errado.

    ResponderEliminar
  8. Beeeem, que tortura que é ler isto!
    No comments!

    Aqui vai mais um... o "no comments" é para sempre!

    Irra, prefiro ler o rascord, ao menos já sei ao que vou!

    Saudações desPORTISTAS!!

    ResponderEliminar