21 fevereiro, 2010

Somos Porto, continuaremos a ser Porto, vamos ganhar, sempre e cada dia mais!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Quase me apetecia que esta antevisão fosse como que um livro branco, espaço livre não da táctica nem da técnica, mas do que quer que fosse, não será o caso.

Assisti ao debitar da sentença, haverá muito a dizer sobre ela, dir-se-á ser um exemplo, direi apenas que enlameia e propaga a mediocridade, confirmando um cenário de decisões mergulhadas em maldade, em que o Futebol sai a perder em toda a linha.

As culpas perder-se-ão no tempo, mas o futebol Azul e branco sobre um qualquer relvado não!!!

É o jogo da jornada, importância capital e essa é a ideia da realidade concreta, não adianta desviar os holofotes. Depois das luzes da ribalta de mais uma 4ª feira Europeia o cenário interno não se configura de menor dificuldade e/ou competitividade.

Se é evidente que este Braga há muito vinha fazendo uma aproximação intensiva aos ditos emblemas maiores cá da praça, confesso que não contava por esta altura, “ver Braga por um canudo”

O trajecto tem sido impulsionador do sonho bracarense, o ideal colectivo tem sido argamassa do sucesso e mãe de muitos 3 pontos, este Arsenal Minhoto é um contraste estratégico entre os habituais candidatos ao título, mas feito de organização colectiva e inteligência ofensiva, cujos pilares máximos se constroem a custa de elevados comportamentos dinâmicos, grande disponibilidade física e estabilidade defensiva.

Os laterais, mesmo que menos incisivos à direita face a saída de João Pereira, têm em Evaldo ponto forte de iniciativa ofensiva e largura de jogo. As faixas esticam o jogo para níveis superiores de velocidade impondo respeito, personificando capacidade de mesmo em zonas interiores darem profundidade as investidas.

No miolo reside o busílis dos tempos mais recentes, sem Vandinho, a zona pressionante, logo no inicio das fases de construção adversaria, vê-se amputada da sua ancora e pêndulo, contudo Hugo Viana, Mossoró e Luís Aguiar desenham figuras geométricas de enorme cinética e cumplicidade, onde se criam vastas linhas de passe, gerindo a posse, temporizando as entradas cobrindo espaços sem descurar as preocupações defensivas, importunando a qualidade de passe rival e emperrando transições.

Na frente, o ataque, há muito abandonou ideias de dois avançados centros, com Domingos, Meyong é o homem de área, descaindo Paulo César para zonas mais próximas das faixas, dando à equipa estruturas mais complexas que os habituais esquemas 4x4x2 ou 4x3x3.

Ao Dragão não resta escapatória, a margem de manobra é nula e como tal os azuis e brancos vivem entre a pressão dos 3 pontos e o título como miragem. É certo que o melhor Porto tem qualidade na circulação de bola na linha média, tem executantes de primeira que em dia sim transportam o jogo para uma qualidade superlativa, tem médios estanques e outros capazes de se assemelharem aos melhores em situações de transição.

Tem Falcao como catalisador de acções, destinatário concreto da ideia de golos sempre que a equipa se enleia em cinéticas constantes de passes de ruptura e cruzamentos.

Mas também tem vezes onde a inépcia o distancia do objectivo PENTA, Jesualdo sabe que vive no limbo, o fio da navalha aguçasse por muito que puxe a si os méritos do TETRA, é que mesmo ganhando o professor continua a ter de fazer contas.

Resta-lhe uma certeza, “Somos Porto, continuaremos a ser Porto, vamos ganhar, sempre e cada dia mais”!.

LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Nuno.
Defesas: Fucile, Miguel Lopes, Álvaro Pereira, Bruno Alves, Rolando e Maicon.
Médios: Fernando, Tomás Costa, Raul Meireles, Ruben Micael Belluschi, Guarín e Valeri.
Avançados: Falcão, Mariano e Varela.

6 comentários:

  1. Ou ganhamos e continuamos a respirar, ou "morremos".

    Acredito na primeira possibilidade e vamos ter um Porto forte, a jogar com atitude, a colocar no relvado toda a raiva acumulada e o famoso espírito do Dragão.

    Logo não há Mingos, nem meio Mingos, o Paciência está do outro lado é o alvo a abater, o inimigo a derrotar...

    Um abraço e até logo às 19 horas no sítio do costume.

    ResponderEliminar
  2. Portistas!

    hoje vão ver que não haverá golos mal anulados a nosso favor,na duvida de um fora de jogo perigoso decedido a nosso favor,não vai ser permetido ao Braga fazer anti-jogo no caso de estar a vncer(o Braga não faz anti-jogo)!

    o que eu tem a certeza que de mau vai acontecer para nós é o Rubem micael ser oferecido o 5 amarelo e assim perder o jogo grande com o SCP!alias o Rascord já deu a ordem!

    porque será?responde quem souber!

    ResponderEliminar
  3. Acho que hoje vamos ganhar por uma margem confortável, espero um Porto como já vimos em algumas ocasiões, um Porto que faz frente a tudo e a todos.

    Só uma questão, não seria melhor usar o Belluschi no lugar do Mariano? Gostava de o ver a actuar a extremo porque acho que podia render mais

    ResponderEliminar
  4. Logo vamos ganhar, lá estarei para dar o meu apoio!;)

    Até já no sitio do costume!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. Este, é quase como uma final... se ganharmos, como espero, tudo está em aberto neste trilho do PENTA... se tal não acontecer, será mais um passo (bem) atrás.

    Mas estou crente na 1ª hipótese... ganhar, ganhar e ganhar... menos que isto, não aceitarei.

    DO outro lado, estará um adversário demasido incómodo e uma surpresa total nesta altura da época... mas temos que ganhar, ganhar e ganhar!!!

    ResponderEliminar
  6. Ganhar ou ganhar,Porto.Ganhar ou ganhar.

    ResponderEliminar