19 fevereiro, 2010

[PORTO DE ABRIGO] ::»reflexões à Prof. Jesualdo« bitaites que sendo para dentro, atingem os de fora [1]

(Post em edição. Tema a ser complementado e disponibilizado brevemente )


'LIGAções perigosas' 2 VS 1 'o D'ouro que lavas aPITAdelas'«

Que é como quem diz: dos amores a árbitros com paixões vermelhas tipo Mr. King, as actuais mulheres da frutaria no Bolhão. Mudam-se os clubes, mantêm-se às vontades.



»Começava este post com o destaque »On Fire«, para o influente opinador, Rui Moreira, que, e compreendendo o Mister, que ele próprio, RM, eleve Miguel Sousa Tavares como sendo o portista que melhor representa e defende o que vaí no geral da 'alma' adepta portista, tenho que discordar e dizer-lhe que não, que não é MST, mas sim ele, Rui Moreira, quem o Mister do bitaite acha que melhor está nesta altura a defender e expor, o que nos vai na alma, de todos nós, generalidade dos portistas. Estará o Mister enganado?

As constantes derrotas em directo à concorrência vermelha e farrusca, António Pedro Vasconcelos, da forma categorica como me parece que tem conseguido fazelo, perante milhares, para não dizer milhões de espectadores, sob risco de poder ser descabido presumir que boa parte dos 6 milions babys se disponham a refletir e acompanhar o menos mau programa do gênero, às terças feiras na antena da RTP-N.

Parece-me lógico concluir que RM é um dos, senão mesmo O, opinador portista na praça mediatica que melhor dempenha seu papel, sabendo atravessar as várias e boas pontes da Invicta: as dos percursos de opinião, desafogando-os em tal programa de TV. Desde o pulsar da bluegosfera, ao dar voz de certas e maiores ou menores verdades distribuidas na imprensa, tem vindo a cumprir, ainda que como no caso de seu supra-citado MST, se tratem de 'melodias com pronuncia do norte' cantadas num jornalito, q-u-a-l-q-u-e-r.

E assim como o Mr não tem problemas em por individualidades VIP portistas, no fundo, de tanto meterem água até às orelhas, também não terá problema em por os mesmos, ou outros, »ON FIRE«, realçando o agrado que foi ouvilo no ultimo programa 'descalabotando questões e opiniões'.

Tira a mão da mão do teu senhor, e os olhos nestes, o tu dos dos fogachos de isqueiro: APRENDE, LABAREDAS!! Que não dura sempre. E depois, o Mr, quando for grande, deixa-se de brincadeiras. Por hora, vamos ao assunto do mês, que o gajo anda fino e afiado como um alfinete, e só escreve aqui para o blogue, do carago!! quando lhe apetece... (oh bLuE, e se pagasses o ordenadinho de Agosto passado? Uhm?! era capaz de ser boa ideia, que eu preciso de dinheirito para ir vestir um colete laranjinha, na penúltima jornada, para indicar o caminho a vermelhos não de vergonha e fazer luz no túnel do Dragão!)

»Que o Porto, futebol clube, 'perde o norte' com alguma frequência, Já sabia-mos. Ao que parece ainda não se saber, é da tendência para falta de vista, entre as descirnir 'arbitrariedades', e, prioridades. Boa parte da bancada azul e branca talvez até tenha o uma outra capacidade de discernimento, provocado por, e para além de que como o macaco, existe um certo calo no cu, salutar, suficientemente aguçado por uma trintena de jejum. E Isto lhes acalenta a alma draconiana, pois pudera, tem de engolir as próprias chamas tantas vezes, para dentro em seco, nos tempos que correm...


Pelo que avista-se entre o nevoeiro o navegar de uma nau, que, de bandeira aprumada bem alto no mastro, cada vez menos avança, atravessou mares longínquos, e chegada ao destino em busca de um novo Penta, anda a deriva, sem saber 'aportar', calmamente orientada, embalada, por ondas vermelhas e um farol e faroleiros intermitentes-tentes-tentes.


Mas como em qualquer embarcação que se preze, há os marinheiros mais calejados, e os marujos mais enrabichados, cujo mau comportamento lhes pode custar uma ida pró caralho (e aqui cultivai-vos, vede o significado do termo: link , mal habituados, e convencidos das sempre infindáveis boas atracagens.


Ora sabem os mais batidos que não há fome que não dê em fartura nem bem que sempre dura...





e que discurso derrotista é este agora? Perguntar-se-ão já alguns.«



Nada disso!



Defender o FCP com unhas e dentes sob vis e baixos e ordinários ataques? Sim.


Denunciar descarados e flagrantes faltas de vergonha de quem assume que faria as coisas por outro lado? Também!


Arbitrariedades estilo João-esse-sim-Proença-pode ser? Okay.


Mas, haverá maior desgraça do que focalizar-se no que se passa a volta, negligenciando a própria casa?






e quanto ao Penta Digam lá: Jesu-u-u-u-s, a-deus!





Matematicamente, e probabilisticamente falando, o Bi-Pentacampeonato continua possível, bastante possível. Mas depois de - e sobretudo (que não de Mourinho) - dos inúmeros desperdícios por falta de eficácia, mais que os erros de arbitragem, ou condições do campo, é essa mal fadada e estúpida falta de concretização, que tantas vezes descarou os azuis e brancos no jogo em que perdemos 2 pontos cruciais, na última jornada passada para o campeonato contra o Leixões. É isto é que aborrece o Mister. Que lhe faz começar a preparar o dito cujo azul e branco que bate no peito para a eventualidade de ver partir o titulo por mãos alheias. E não se trata de um título qualquer. Trata-se do Bi-Penta.


Acredita-se que sim, que está ao alcance. Assim como, a continuar tal intermitência a esta altura do campeonato, fácil poderá ser para muitos deixar de acreditar nele.


Porque, assim como nem todo jogador se benze quando entra em campo, nem todos da bancada respondem 'amém' as velhas, gastas e tantas vezes, demais, bacocas, profecias divinas anunciadas. Mas que raio! Os anos já não são os fartos 90, para se prometer postumamente certas coisas, e basicamente falamos de Bonés.Ao desbarato.


O Zé Maria, tem calma. Não te revolvas no caixão com o que por agora vês...


Os faroleiros de serviço, leia-se corpo directivo, acomodam-se, de barrigas cheias, bem cheias, proporcionada por uns últimos 10 anos sem grandes ondas adversas ou vermelhas. Com muita calmaria, Bailados autênticos e justos louros colhidos em campo, rumo a novo Penta. Pelo meio, os tais que o outro apelida de contentores sul americanos & CIA, lda.


No entanto, há pelo menos já um Penta, o dos 90. Sempre recordado, mas também ensombrado. Na boca de muitos outros, com alguma estrebaria, apitadelas que ultimamente já evoluiu para a frutaria. Que chatice, marujos!


Há quem já salte do barco, e lave as mãos da tesouraria. Quais Pilatos. Ou antecipando más profecias?





Na Família Gomes são todos fixes. Gomes A marcar golos, a coleccionar botas d'ouro, a gerir contas e cifrões azuis e brancos. Até a inspirar nomes para inscrever em camisolas axadrezadas que acabam encarnadas, os das bandeletes, vocês sabem do que estou a falar...


Há quem no cumprimento de sua missão ingrata, alivie o nó da gravata, e venha à público desculpar o desculpável para uns, relegando para segundo plano o rendimento de seus marujos. Se um barco não chega a bom porto, segundo ele, a culpa já não é do comandante, é da policia marítima que não cumpre bem o seu dever... É só assaltos e apitadelas à boca cheia, estes polícias, Policias que roubam golos à desgarrada, à mão armada.


-lo Jesualdo Ferreira na conferência pós jogo, para explicar o indesculpável, e que esteve flagrantemente à vista dos milhares de portistas que assistiram ao jogo:


-E Perdemos! Não que o penalty por marcar, não pode-se ter dado uma preciosa ajuda a ser devidamente apitado por alguém 'com os apitos sítio', e que podia de facto ter resolvido o assunto. Mas, nem era a mesma coisa. E Isto diz o Mister, diz a Zon, diz o Jesus, já Jesualdo... dise o que era preciso dizer, para fora da bancada do Dragão, leia-se.


Perdemos, como milhares assistiram e viram, confrangidos, combalidos, constrangidos, aborrecidos, não pelo penalty por marcar. E Pergunto, com a falta de eficácia naquele dia, naquele jogo, para que queriam os portistas (mais uma entre tantas que choveram ?!) aquela oportunidade, como diz o Mister Arsene Venger das Inglaterras, mais difícil de concretizar contra o Leixões, do que um 2-1 com os Gunners do Arsenal de Sua Majestade?


Também, mas não foi só Paixão. O ladrão-cabecilha do jogo, foram antes, os tripulantes de um barco a deriva, que não encontra seu Porto de Abrigo. Tripulantes esses, outrora, que já lhe deu por portas algo travessas (quanto ao Mister), um Penta. Chamam-lhe o Penta dos Guímaros, das viagens ao Brasil, e outras histórias mil, que, sinceramente desconheço pormenores. Desconheço porque, NÃO VIVI O MEU 1º PENTA!


Não se viveu, por angustia de um adolescente, que sofria sobre maneira pelo FCP, e preferiu deixar de ver todo e qualquer jogo de futebol, a admitir em compactuar , mesmo que indirectamente ou em pensamento, com o que se passava no futebol portuga dos anos 90.


Não seria, garantidamente, apenas o FCP que molhava o bico na sopa, mas, aquele adolescente, passou a contentar-se em saber dos resultados apenas de cada jogo azul e branco. Inglório, foram anos a fio. Foram PENTA. Mas, de certo modo, Roubaram-mo...


Roubaram-mo, acho que não foram os árbitros, como agora acontece e tanto ajudam e apitam quais policias, desta feita, sináleiros de Lisboa, abrindo caminho na estrada de cortejo para o andor , roubando-lhe este Bi-Penta para compensarem 'a nova puta mais velha do futebol português (outro post alusivo ao RM?! Mau qual é a comissão?), que atende homens por túneis obscuros numa casa da luz vermelha. Deixem lá. É da capital, ninguém leva a mal.


Roubaram-mo o , o 1º Penta, mas, não foram os jogadores raçudos, convictos, e de atitude à FCP, os dos anos 90, como agora aqui e alí, os dos anos 2010 ameaçam rouba-lo novamente por falta de de mística e comparência. A esses, em campo, um portista ainda se perdoa.


Roubaram-mo , mas muito menos terão sido os sofredores de sempre na bancada, enquanto os da bancada VIP assistem ' barriga inchada'!





Gostava que, depois do primeiro, não me roubassem o 2º Penta, mas a roubarem-no, que seja pelos motivos de 2010, antes isso que - e não sendo aqui ninguém dono da verdade- antes perde-lo assim, em do que perde-lo em parte pelas suspeitas de 90.



de adepto para adepto«






»Agora, o apito Dourado, escutas Ugandescas e youtubadas, elas estão aí, para quem quiser ouvir (mas ufá! que ninguém sabe de nada, youtube?! Adepto de futebol é burro, navega pior que a Nau azul e branca) mas desenganai-vos, pois se não abateram de facto em pleno, abateram METADE do que era seu OBJECTIVO: Há quem ainda se convença que o homem ainda está aí para as curvas, mas, ele próprio parece que patrocinou a criação do monstro vermelho que o abateria, e Pinto da Costa já era... O número de sócio FCP do tal monstro Luis Filipe Vieria em vesperas de ser Dragão de Prata, dizem que também, já era.


Aos resistentes que chegam a estas últimas linhas, bom, que desculpem tal Mister, uns, pelo tamanho de hoje em testamento. Que lhe desculpem outros pelo desabafo 'acalimerado' de um 'Mr FCP sempre', em desalento.



Desenganai-vos, pois se não o abateram de facto em pleno, atingiram METADE do que era seu OBJECTIVO: é notória que as apitadelas, se não 'quebraram, dobraram, o homem. Irónico, que ele próprio parece ter patrocinado em parte a criação do monstro vermelho que a chama lhe apagaria, e Pinto da Costa já era... O número de sócio FCP do tal monstro orelhudo, Luis Filipe Vieria, em vesperas de ser Dragão de Prata, dizem que também, já era.





E hoje o mistÉr do Mister, questiona-se do mesmo que o infiéis inimigos outrora marroquinos:



Haverá Futebol Clube do Porto, tipo colosso europeu, no pós Pinto da Costa







Aos resistentes que chegam a estas últimas linhas, bom, que desculpem tal Mister, uns, pelo tamanho de hoje em testamento. Que lhe desculpem outros, pelo desabafo 'acalimerado', de um 'Mr FCP sempre', em desalento.


Ninguém terá memória curta. Poucos ousariam cuspir no prato oferecido e tão bem saboreado.



Mas é pá, será que este Mister será realmente um portista? Já se perguntaram vários. Os portistas não são ingratos, pelo contrario: não são de memória curta, serão devidamente agradecidos, MAs sobretudo, muito muito exigentes com todos. Quanto aos dirigentes sabem melhor que ninguém por exemplo, o homem que têm e os lidera, e está bem demonstrado por vários episódios, como o de Pinto da Costa que preparando-se para uma mais ou menos recta para a meta, no fim e em boa parte, falhou, baqueou, lesou o clube, para vergonha, de vários, muitos. Não obstante, curioso, nem precisou de ser perdoado pela tal alma adepta portista por certos, mas pequenos devaneios comparado-os com os demais e enormes méritos conquistados... Era inquestionável. Pelo que terá terá sempre o eterno OBRIGADO do tamanho de um dragão repleto de azul e branco.


Ainda no Topo da direcção deu o maior dos exemplos. O homem nunca quis adeptos para ou seu nome. Não quis, não admitiu, ameaçou sair se nisso o contrariassem, e assim se deixou de dar o nome de um Presidente a um estádio. Pelo que siga-se o exemplo do maior de todos os presidentes: Pelo FCP e sua (desde que) merecida glória, tudo! Por glória a homens NADA!


debate urge«


O FCP é muito mais que homens - esses passam, as instituições ficam - mas este Homem, o Jorge Nuno (o culto, o devorador poeta, o ferveroso crente religioso, o bonacheirão, o Dom Juan, etc.. É o mesmo que de Azul e Branco responde por Pinto da Costa (e para este basta dizer: reconhecidamente no planeta pelo melhor activo e o mais galardoado em títulos entres os Presidente do mundo futebol de todos os tempos). Este homem mereceria bem mais do que as aqui já longas e enfadonhas (culpa do escriba) linhas dedicadas.


E como até aqui, (estariam proBaBelmente, para cima das sei lá, 1.000 linhas? ninguém resistiria tanta linha ao Mister sem lhe dar na sua - do Mister, ou do proprio leitor - um tiro cabeça :-)))


tem + encanto, na hora da despedida«




bLue bOy, trocamos mais dois ordenaditos (miseraBeis, diga-se de passagens) por mais uhmmm, meia duzia de linhas?



Uhm! Pronto, sigam mais umas linhas palermas, até porque aqui à minha Beira, na Nazaré o enterro do entrudo é só na sexta a noite, é por isso é «Carvalhal», ninguém leva a mal.


Já sobre essa quantidade de erros que (os ortográficos) que aqui leram, O autor do post tem noção sim senhor! da responsabilidade que será escrever para alguns, poucos, milhares de leitores que garantidamente gramarão com isto só no dia de hoje! Onde, modestia a parte, mais de metade deles são os de refinado bomgosto, ricos visitantes do tão somente blog mais "popular" azul e branco do carago!! entre toda a Bluegosfera. E depois admiram-se se começarem a chamar ao blogue do carago!! o mais "Bermelhusco = Popular" de todos...


Já quanto as frases sem sentido, é pá, quer dizer, não queriam mais nada não? mais 2 horinhas a esgatanhar um texto destes, nauseabundo, digno de um qualquer gato fedorento. Náááá!Que isto o Mister já não vê grav€to à que tempos e tem de se ir deitar, para acabar de criar :-))). Pelo que pronto fica feito o post para o primeiro semestre 2010.


Contas feitas, em dia e acertadas, noves fora nada, e tal... é isso. No BibÓ PoRto, carago!!, já só nos vemos quando formos Pentas. Ou não.





E como que com um farol intermitente,


Navega a nau desnorteada.


assaltada, pirateada, essa bandeira arreia...


Navega a Nau, anda a deriva, mas que grande tareia.



Os ratos saltam fora, os marujos dormem na cave, poucos quererão enfrentar o perigo.


Acorda Dragão! Onde está o teu Porto de Abrigo?





Pentabr@ços. À octocampeão.


_____


Porque só hoje escrevo no BiBó PoRto após a efeméride recente, penso eu de que... fica minha parabenização pelo aniversário destes reflaxionários. Bem hajam! Que os dedos e os teclados nunca vos doam, nem acabem.


_____

Simultâneos BiBó PoRtO, carago!! / COSMéTICAS.org


Também em no portal: futebolar

7 comentários:

  1. Julgo não ser esta a altura para se falar de nau desnorteada, de ratos a saltar fora. É a altura decisiva da época. É o toca a reunir. São muitos contra nós. Todos unidos vamos lá chegar.

    Força Porto.

    ResponderEliminar
  2. Como já disse em posts anteriores nunca li ou assisti ao que comentadores como Rui Moreira e Miguel Sousa Tavares têm para dizer sobre o nosso clube.

    As razões são simples um deles começou 12 ou 13 crónicas num jornal inimigo por dizer "ontem troquei o Porto por uma caçada..." ou "estive no Brasil e não vi o jogo" e depois sem estatisticas ou factos que o apoiem desata a bater em tudo o que é jogador do FC Porto incluindo o coitado do treinador.

    O outro perde-se em interesses de um dia vir a ser alternativa viável à Presidencia do nosso clube, por isso sempre que comenta não sei com que interesse o faz e principalmente onde o faz, para mim escrever para um jornal daqueles é dar tiros nos pés.

    Uma crónica recheada de recados e preocupações na qual não me idêntifico, nada está perdido embora esteja mais difícil de alcançar, mas não é missão impossível.

    Mesmo colocando a hipotese de não ganhar o campeonato, um clube que está na final da taça da liga, nas meias finais da taça de Portugal , ganhou a supertaça, luta para ser Penta-Campeão Nacional e está a um passo de entrar para os quartos de final da Champions, vir falar em desnorte é algo que não compreendo, quem dera a muitos este desnorte.

    ResponderEliminar
  3. Lucho,
    Concordo em muito boa parte desse pensamento, contigo. Não será a altura para lançar confusão, para isso não contem comigo. Mas qualquer altura deve ser boa para reflexão. Aí quantos dirão: Presente! (?)

    A malta quer lá saber... enquanto formos ganhando, mesmo que a rasca... e graças a Deus!

    O que é certo, é que as ondas de ataques dos da liga vermelha, vão e vêm em alturas e tempos mais que cirurgicos! Eles atacam nas piores alturas. Aí, marcha a malta toda toda na formação da muralha azul e branca e na defesa do clube, não tenrei problema em ser "voluntário da linha da frente", depois a coisa amaina,acalma, a direcção até, aparentemente dá conta do recado. E a malta chuta para canto.

    Olha os benfas, e perdoa-me esta blasfémia de exemplo, agora estão nas sete quintas do paraiso, até o ano passado era porrada de meia noite, e cá para mim , porrada de meianoite vai ser quando perceberem que perderam o campeonato.

    E coisas graves,têm se passado também no FCP, mas logo passam a esquecidas, longe da vista, longe do coração, e... fé em Deus, que o Porto vai ganhar sempre. Quando a casa for assaltada...

    vão-se os aneis, fiquem-se os dedos,

    Trancas à Porta!!


    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. texto muito difícil de ler, quanto mais de entender... desculpe (sinceramente) mas o estilo lembra-me o Octávio Machado, muito vira e virou...
    Neste momento o nosso pensamento tem de estar nas próximas vitórias, seja em que frente for, e os assobios tem de ser - como o foram na 4ª feira - em uníssono aos Fabregas e Wengers e Hansons deste mundo! O resto, neste momento, acho que não me interessa.(Roubaram-lhe o 1º penta?... e espera que não lhe roubem o 2º? - Conselho de amigo, talvez pôr trancas à porta ou comprar um cão?..não?)
    Quanto aos MST e RM espero que se mantenham lúcidos e protestantes e que inundem os diários e os sites e as tvs com as suas críticas aos árbitros e ao favorecimento do benfas, e se calem com o resto!
    (e num aparte, nada tem de mau que alguém abandone, ou que alguém manobre - com a dinâmica existente só torpedos e não manobras, viram a nau; além disso para mim o que conta é o clube e amarei este clube venha o que vier ou quem vier... gosto muito mais de ganhar, mas já vivi mais anos sem ganhar do que a ganhar, e nunca desisti desta dedicação, nem nunca me roubaram nada; antes pelo contrário ofereceram-me muitas alegrias indiscritíveis...)

    ResponderEliminar
  5. Antas,

    começa-se por pegar pela falta de eficacia do último jogo com o leixões. Mas o desnorte implicito , ou pelo menos a tentativa de implicalo, é um desnorte que não será de hoje, nem deste campeonato.

    Em boa verdade, nem posso dizer que alguma vez tenha conhecido um FCP verdadeiramente desnorteado, na verdadeira assunção da palavra.

    O desnorte, tal como todo o texto está "altamente figurado". E se o texto resulta ou não, só consigo constacta-lo aqui, na caixa de comentários. :-)

    cumptos.

    ResponderEliminar
  6. Não concordo com tudo, mas tb concordo com parte, comungando igualmente que todas as alturas, ou pelo menos a grande maioria delas, são sempre boas para qualquer reflexão, afinal, é que todos nós fazemos no nosso dia a dia, na nossa vida pessoal, profissional... e até clubisticamente, falando, bastando ver que diariamente, temos sempre algo para dizer... hoje porreiro, amanhã, já mais ou menos, e se calhar até, daqui a 15 dias, já mau... em parte, reflexões, fazemo-las diariamente.

    Contudo, e falando aqui no exemplo do clube, que é o que é para aqui chamado a discutir, entendo que se calhar, se calhar, esta altura, não é a mais apropriada para qualquer tipo de 'reflexões', pois estas acabarão inevitalmente a provocar algumas discussões de opiniões díspares, quando se calhar, acredito ser, um momento de completa união em prol d'um objectivo... e de mto pouco barulho.

    Sei bem que se calhar irão dizer: "pois, mas se agora não é, quando será? se for em tempos de ganhos, tb acabarão a dizer que não é altura, porque se ganhou ou está a ganhar e como tal, falar do quê?"... portanto, o levantamento de reflexões, são sempre um pau de 2 bicos... há quem goste, há quem não goste.

    Mas tb não é assim em tudo na vida?

    Como costumo dizer, quem gosta, come... quem não gosta, arruma pró lado. Não tem nada que saber!

    Eu, estou num (semi)-arruma pró lado, porque as prefiro discutir em tempos de ganhos... do que nestes tempos, onde para mim, agora, nesta alturas, o que tem que haver, é união, solidariedade, espirito de missão... já o barulho, nenhum preferencialmente, ou muito, muito pouco.

    ResponderEliminar
  7. Acredito bem que sim renie, Sei que sim, sobre essa dificuldade, sindrome Octaviana...
    Valeu, pelo esforço e por assim opinares!

    ResponderEliminar