11 fevereiro, 2010

Na final com golaço de Mariano

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 22.702 espectadores.

árbitros: Pedro Proença (Lisboa), Tiago Trigo e André Campos; Vasco Santos.

FC PORTO: Nuno; Miguel Lopes, Nuno André Coelho, Bruno Alves «cap» e Alvaro Pereira; Tomás Costa, Belluschi, Guarín e Valeri; Mariano e Orlando Sá.
Substituições: Belluschi por Varela (46m), Bruno Alves por Maicon (60m) e Valeri por Ruben Micael (64m).
Não utilizados: Beto, Falcao, Addy e Claro.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

ACADÉMICA: Ricardo; Pedrinho, Berger, Orlando «cap» e Emídio Rafael; Nuno Coelho, Tiero e Diogo Gomes; Sougou, Vouho e João Ribeiro.
Substituições: Sougou por Lito (69m), Berger por Cris (84m).
Não utilizados: Rui Nereu, Amoreirinha, Bru e Helder Cabral.
Treinador: André Villas Boas.

golos: Mariano (81m).

disciplina: cartão amarelo a Alvaro Pereira (26m), Vouho (45m), Guarín (56m), João Ribeiro (80m), Ricardo (90m), Pedrinho (90m).

Um golaço, absolutamente fantástico, num momento de pura inspiração, vale muito mais do que uma final. O remate de Mariano encerra o espectáculo em si, é a essência do futebol condensada num segundo, num lampejo genial que correrá o Mundo antes mesmo de o FC Porto poder chegar ao Algarve. E lá, o clube que melhor interpreta a variante competitiva oferecida pela Taça da Liga, apresentar-se-á sem o registo de qualquer golo sofrido.

Intenso, a espaços veloz, num indicador curioso de ataque-parada-resposta, o jogo fez-se, inicialmente, de equilíbrio, tornado sustentável pela atitude positiva da Académica e pela retocada versão do FC Porto, ensaiada numa variável em que cabiam apenas três habituais titulares num modelo (4x4x2) a que Jesualdo Ferreira raramente recorre.

A questão do ascendente definir-se-ia com o auxílio do relógio, para lá de um golo mal anulado a Bruno Alves e, em particular, no regresso ao 4x3x3, acelerado pela entrada em cena de Varela. Como que num automatismo, o Dragão reaproximava-se da baliza adversária e Orlando Sá falhava a vantagem em dois lances consecutivos.

Depressa a Académica se conformaria com o contra-ataque como alternativa. Mesmo que esporádico. Com Ruben Micael em campo, a asfixia, que até então se fizera anunciar, acentuou-se no cerco cada vez mais apertado à baliza de Ricardo, que apenas adiaria o inevitável, numa fase em que a equipa de Coimbra se assemelhava já a tantas outras que a precederam no Dragão: prensada no seu próprio meio-campo.

Na melhor das ameaças, um remate soberbo de Mariano, feito de um misto de força e colocação, ergueu o estádio na fracção de segundo imediata ao breve instante de perplexidade do guarda-redes da Académica. Ricardo limitou-se a observar, porque não podia fazer melhor. O Algarve é já ali.

fonte: fcporto.pt

20 comentários:

  1. diferença entre o Porto e o Benfica cada vez mais a vista

    Benfica tem sempre um ou dois jogadores a mais

    O Porto joga com menos um

    estava a escrever e acho que deviam anular este golão do Mariano também foi um bom de mais

    ResponderEliminar
  2. Objectivo comprido, pois foi difícil mas conseguido. Pena que esta final esteja a 600 km.

    ResponderEliminar
  3. Quando foi preciso, o professor pôs os trunfos na mesa, e agora não venham encher a caixa dos comentários, com os assobios do costume.
    Gerir o plantel e ganhar. Mais não valia a pena.

    ResponderEliminar
  4. Valeu pelo golo de Mariano, e que golo:)

    Lá estive no meio da claque e sobrevivi:)

    ResponderEliminar
  5. Tás vivo Lucho, tás vivo...;)

    Ganhámos, Mariano em grande!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  6. O golo do Bruno não foi legal???
    O fora de jogo ao Pongole com os abutres, heim???
    Enfim, mais do mesmo!!!

    ResponderEliminar
  7. Compreendo que os Portistas mais a norte sintam alguma tristeza por a final estar a quase 600 Km, mas para os portistas, que estão a residir mais a sul, que é o meu caso, é mais uma rara oportunidade para ver o nosso magnífico Porto a jogar, e logo numa final. Lá estarei a torcer por eles. Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  8. Eu sou do NORTE e conto lá estar dia 20 de Março!! Anciava muito por esta final. Uma final é sempre uma final, mas contra os encornados e ainda por cima num ano em que VALE TUDO (hoje mais uma vez se viu!!), nada melhor do que lhes ganhar um troféu!!

    Mariano González, mais um grande golo, que fez explodir o Tribunal, hoje junto na CURVA SUL!!

    Lucho, está vivíssimo ;)

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  9. Bem meus amigos hoje vou pôr toda gente a concordar comigo.

    Ganhamos Cara...!!

    Lucho hoje foi um senhor.

    ResponderEliminar
  10. Na final, com a assinatura de Mariano, o patinho feio, mas que está a jogar muito.

    Bom jogo, boa Académica e vitória sofrida, mas justa do melhor clube português.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Já estamos na final! E era isso que interessava na noite de ontem.

    Magnífico golo do Mariano! Com a braçadeira de capitão, o argentino joga e faz jogar! :)

    PS: Será que o Lucho se vai tornar sócio dos SD? :)

    ResponderEliminar
  12. A FINAL desta competição com os sentimentos exacerbados que se notam de Norte a Sul do País será um jogo de risco máximo e com muito trabalho para a PSP.

    __


    Segundo me informaram já hoje seguem para Faro Rui Costa e 4 stewards para colocarem as Câmaras conforme plano de sucesso datado de Dezembro de 2009.

    ResponderEliminar
  13. Foi dos Jogos do FC Porto que menos interesse me despertou e confesso que não me traz assim muita satisfação ver o Dragão na Final da Taça dos Treinos, principalmente quando do outro lado está a equipa para quem a Liga Portuguesa de Futebol tem roubado e beneficiado á descarada...

    Vai ser uma roubalheira daquelas esta Final no Estádio abandonado do Algarve. Mas pronto, o FC Porto chegou à final desta "Tacita" e agora há que ganhar, mas os adversários serão mais do que muitos e não se farão rogados para atentar contra a integridade física dos Jogadores Portistas e tentarão de tudo para os ferir na sua moral e dignidade.

    Quer-se e exige-se um FC Porto forte e muito cauteloso nesta final de treta.

    Pelos vistos vale mesmo a pena eu dizer mal do Mariano :-)

    Grande abraço e saudações Portistas!!!

    ResponderEliminar
  14. Uma coisa de que acho graça nos comentários da imprensa ao jogo é dizerem que a Académica jogou de igual e merecia ter ido ao desempate por penalties... a Académica jogou aquilo que a (3ª) equipe do Porto deixou jogar; e quando foi preciso, entraram dois da 1ª equipe e cumpriu-se a missão!(= passar sem demasiado desgaste...) Quanto ao Mariano, começa a fazer lembrar outros capitães...como o João Pinto ou o Jorge Costa que quando os avançados não faziam o que tinham que fazer ( e o Orlando Sá esteve muito fraquinho) pegavam na equipe (e "marcavam com o pé que estava mais à mão"...)!

    ResponderEliminar
  15. Meia-final da Taça de Portugal: Rio Ave - F.C.Porto.

    1ª mão em Vila do Conde em 24 de Março e 2ª mão no Dragão a 14 de Abril.

    ResponderEliminar
  16. Com uma equipa de 2ª/3ª linha, retiro algumas conclusões:
    - Um FC Porto de 3ª linha bastou para levar de vencida uma Academica de 1ª linha.
    - Relativamente à exibição do FC Porto há que salientar as exibições dos jogadores que têm jogado pouco. Agradaram-me as exibiçoes de Nuno Coelho, Nuno, Tomas Costa, Mariano e Miguel Lopes...Não gostei de Orlando Sá, Guarin e Valeri....relativamente a este ultimo, o colombiano esta mesmo decidido a vencer o premio de "pior jogador do plantel do FC Porto"...Juntamente com Valeri e Prediger, Guarin assume-se claramente com um dos elos mais fracos deste plantel... A deslocar-se a passos largos deste ranking, está Mariano Gonzalez...se há uns meses o considerava um jogador médio-baixo, agora talvez o considere um jogador medio-medio...Marcar o golo de ontem e aquele frente ao SCP não pode ser de um jogador qualquer...o argentino tem potencial que não pode desperdiçar...

    Apenos alerto para uma situação...a final do Algarve vai ser um autentico caldeirão cheio de ratoeiras para os jogadores do FCP. Muito sinceramente, temos de ter muito cuidado com aquilo que se irá passar. O descaramento ja é tal que as pessoas nao se importam de que meios utilizam para atingir os fins...querem é ganhar e pronto...É preciso estar alerta para provocações, esquemas intimadatorios e demais obstaculos...é deixa-los a falar sozinhos, que é o que eles precisam...

    PS: FCP na final da Taça da Liga, na meia-final da Taça de Portugal com grandes possibilidades de ir à final, nos oitavos da Champions, e aproximando-se da liderança do campeonato são de facto, razoes a mais para os nervos estarem à flor da pele lá para os lados do Sul...por isso, todo o cuidado é pouco.....temos de estar muito mais atentos do que no inicio da época....agora vai valer tudo...mas eu acredito que é possivel...Não tenhamos dó dos adversarios...

    ResponderEliminar
  17. Ah, e já me esquecia...mais um golo anulado ao FC Porto...mas isso nao interessa nada...ja deve ser para aí 5 golos limpos anulados, e muitos foras de jogo mal tirados...
    Mas a analise da arbitragem portuguesa centra-se nos penalties...por tudo e por nada se quer penalties...um espirro, uma aproximaçao ou qualquer outra coisa é motivo de penaltie...

    ResponderEliminar
  18. Jogo de média qualidade exibicional, vencedor incontestado, adversário que valorizou muito a nossa vitória, apoio qb dos adeptos, apesar da presença d'uns quantos pipoqueiros já habituais, e lá tá... agora, venha de lá essa disputa do troféu da vergonha, com a marca da (des)Liga dos patetas do costume... e a 600 kms.

    Dia 20Mar, se nada de anormal acontecer, tou lá no Estádio «elefante branco» do ALLgarve... para que o meu FC Porto, nunca caminhe só nesta luta titânica, contra as forças do mal!

    Ahhhh, é verdade, ainda vi uns amassos quase no fim da 2ª parte, pensei até ser uma tentativa de captura qualquer ao Sr. Modalidades, mas afinal, soi só fumaça de outros e para com outros... tudo tranquilo para as bandas do Sr. Modalidades :D

    Para o fim, deixo a minha estupefacção pela arrogância do treinador adversário, que parece-me estar com cagança a mais, mas onde o «nosso» lhe deu troco e ainda mais umas moedas para o comprimido da azia.

    Armado em cagão, tentando copiar o seu professor que é outro que tal, mas este, que ainda nada ganhou, senão ter vivido sucesso à custa do ganho dos outros principais:

    - mas já arborado em Senhor Doutor Engenheiro Electro-Técnico das obras feitas que eu é que sei falar, todo nariz esticado e queixo a bater nos joelhos;

    - apontar, repontar e relembrar que o único erro do árbitro e com influência no resultado, foi o lance aos 80 e tal minutos da grande penalidade... que é de facto, mas esquecendo, feito cepo sem vergonha na cara, o golo (mais um!) mal anulado ao FCPorto aos 13m de jogo... só demonstrou ser outro que se esqueceu de tomar o comprimido antes do jogo, só pode;

    - lamentar-se que só ele, que deve ser um supra-sumo é que levou esta coisa da taça da bolabarage a sério, porque outros (e referindo-se implicitamente ao FCPorto), não o levaram e que amanhã pode não haver patrocinadores como o da Cerveja... o que é caso para operguntar, onde é que esse cromozito esteve nos últimos anos para estranhar tal situação? lá nas terras de sua majestade, onde esteve alguns bons anos, como é que nessa mesma taça da Liga (cá, é bolabarage, convém não esquecer!), os Manchesters, os Chelseas, os Arsenais e outros, fazem? não é o mesmo? Para um clube como a Académica, a taça da Bolabarage acredito ser a sua Liga dos Campeões, mas para o FC Porto, mais não é do que a taça dos amendois e tremoços;

    tudo isto para dizer que de facto, este rapazinho, ainda não passa d'um anãozito que já pensa ser um gigantão, mas parafraseando o outro, a quem lhe falta ainda mastigar e engolir muita papa Maizena.

    Pela minha parte, já me pronunciei dessa figurinha de presépio, antes mesmo de saber o que o futuro nos reserva... mas quem a está, defendo com unhas e dentes... quem não está, que se aguente, porque sem esmola pode ir, mas sem resposta, de minha parte, não vai!

    ResponderEliminar
  19. Considero que o FC Porto acabou por ser feliz, tendo em conta naturalmente, o facto de mais uma vez, ter lutado não só contra um valoroso e aguerrido adversário, mas também contra as arbitrariedades da equipa da Apaf.

    O jogo teve duas fases distintas, a antes de Rúben e a depois de Ruben.

    Na primeira fase poucas foram as exibições positivas, depois quase todos cresceram.

    Até o Mariano, jogador que decididamente não me cai no goto, explodiu e marcou um belíssimo golo.

    Acho que o segredo está na braçadeira! Já havia sido assim no jogo da Taça de Portugal, onde também fez um golo portentoso.

    Ontem quando recebeu a braçadeira de capitão, transformou-se num jogador de futebol!

    Sr. Professor, que Mariano seja sempre o capitão!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Vitória e 2 partes completamente distintas! Mas a final da carslsberg já cá canta, agora é só degolar os frangos! Bamos a eles

    ResponderEliminar