02 fevereiro, 2010

Basquetebol vence taça da Liga, sem Jeremy Hunt...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


O Algarve, apesar de ainda não respirar azul e branco como seria desejável, teve o privilégio de em dois fins-de-semana consecutivos, assistir a duas festas das modalidades do nosso FC Porto. No domingo passado, Portimão assistiu à vitória azul e branca na final da Supertaça de Andebol, e já este domingo, foi a vez de Lagoa assistir à vitória do nosso clube na final da taça da Liga (ou taça Hugo Santos, se quiserem) de basquetebol.

No final de uma competição em que o FC Porto teve que vencer as 3 equipas mais fortes da Liga (a par da nossa), Benfica, Guimarães e Ovarense, foi com natural regozijo que ouvi Moncho Lopez afirmar à Sporttv (que deu a final em directo) que “dedicava esta vitória aos adeptos que estão sempre a puxar por nós atrás do banco no Dragão Caixa”. Um reconhecimento justo a um grupo de adeptos notoriamente especial. A mística do nosso clube está bem viva nas modalidades de pavilhão! E diga-se que este grupo cresce a cada dia que passa.

Esta época, já ganhamos um troféu em cada uma das 4 modalidades de maior expressão em Portugal. Ganhamos a supertaça no futebol, andebol e hóquei e, agora, a taça da liga no basquetebol. Mas neste clube, logo após consumado um êxito, fecha-se a cortina e começa-se imediatamente a trabalhar para o próximo objectivo, para a próxima conquista.

Só um pouco mais de azul, é o que se pede para o que resta da temporada!!!

FC Porto escorrega e fica a lição para futuros jogos...
(1º FC PORTO-34 pts e 13 jgs; 2º ABC Braga-33 pts e 13 jgs; 3º Belenenses-32 pts e 13 jgs...)

  • FC Porto, 32 - SC Horta, 32
Lá estive, uma vez mais no Dragão Caixa, e por isso não assisti via TV ao jogo de futebol do Porto na Madeira, que se jogava à mesma hora. Uma partida pós-Supertaça, com o público (405 espectadores) a agradecer a grande alegria que os nossos andebolistas nos proporcionaram no domingo passado, após a conquista desse troféu diante do Belenenses.

Na 1ª parte, a equipa não se entendeu com os laterais estrangeiros dos Açorianos e o empate era o resultado justo. Na 2ª metade, o Porto acordou e parecia ter o jogo ganho a 10 minutos do fim (30-23). Obradovic (grande responsável pela época fantástica da nossa equipa) foi gerindo o plantel, mas a equipa continuava a defender mal e o meu nervosismo foi aumentando. Golo a golo, senti o perigo a aproximar-se e no banco, o técnico não reagia. Para juntar à festa, os árbitros pareciam algo excitados com todo aquele cenário e também eles ficam marcados neste jogo pela negativa.

Na última posse de bola, e a 4 segundos do fim, Vucicevic (melhor marcador da prova) remata de longe e empata o jogo para desespero de todos. Um castigo à equipa e ao técnico pela forma como nunca souberam parar a recuperação de uma equipa que nunca desistiu.

O meu FC Porto, os meus guerreiros, têm direito a um dia menos bom, e apesar de ainda hoje não ter encaixado este empate, o que lhes posso prometer é a minha presença em Guimarães, amanhã, para o jogo com o Xico Andebol (21h). E no sábado, no Dragão Caixa (18h), lá estarei de novo para o jogo com o Águas Santas.

Neste jogo com o Horta, Laurentino não fez a diferença, enquanto Wilson Davyes e Inácio Carmo pouco se evidenciaram. Os pontas, Dario e Moreira (com 8 golos cada), foram os mais eficazes, logo seguidos de Spínola, Tiago e Mota (4).


FC Porto ganha "taça da liga" contra todos os prognósticos...
(1º Benfica-22 pts e 11 jgs; 2º Ovarense-20 pts e 11 jgs; 3º FC PORTO-19 pts e 11 jgs...)

  • V.Guimarães, 69 - FC Porto, 71

  • SL Benfica, 72 - FC Porto, 78

  • Ovarense, 53 - FC Porto, 74 (final da taça da Liga)

Frente ao V. Guimarães, em jogo dos quartos de final, os Dragões (que não contaram com Hunt em toda esta prova) sofreram muito, mas venceram com justiça, numa partida em que Marçal e Carlos Andrade, foram autênticos “diabos à solta”. O nosso capitão marcou 24 pontos, enquanto Andrade se ficou pelos 20. Stempin e Terrell estiveram também em bom plano, com 10 pontos cada. Na última posse de bola, os Vimaranenses tentaram dois triplos sem sucesso, para alívio dos poucos adeptos Portistas presentes em Lagoa.

Na meia final, o Porto entra com Bessa a titular e surpreende os Benfiquistas, a quem todos davam o favoritismo. Numa partida em que Carlos Andrade fez uma exibição fabulosa (28 pontos), os Dragões conseguem 9 pontos de vantagem ao intervalo, e aumentam dessa forma os índices de confiança de toda a equipa. O Benfica ainda reduz para 4 pontos bem perto do final, mas a vitória azul e branca consolida-se com um 78-72 mais que justo num pavilhão adverso às cores azuis e brancas. Além do MVP Andrade, destaque-se as exibições de Stempin (12 pontos), Terrell (12) e Rui Mota (9).

Na final desta taça da Liga (agora denominada de taça Hugo Santos), o FC Porto fez a melhor exibição da época e ganhou com clareza a uma Ovarense sempre muito difícil de bater.

21 pontos de vantagem (74-53), dizem bem da nossa superioridade em muito assente num jogo interior, onde Julian Terrell foi um monstro (17 pontos e 16 ressaltos), sendo bem acompanhado por Carlos Andrade (15 pontos), Rui Mota (11) e Nuno Marçal (8). Um parcial de 10-0 no final do 2º período foi a alavanca que se soltou e que aniquilou por completo os Vareiros com os Dragões a defenderem bravamente cada posse de bola do adversário.

Moncho Lopez está a formar uma grande equipa que se tiver sempre a mesma atitude demonstrada nos jogos desta competição, poderá ir muito longe.

A expressão de alegria, e a forma eufórica como festejaram mais este troféu, terá o reconhecimento dos adeptos (onde me incluo) quando a equipa voltar aos jogos do campeonato na nossa casa. Antes desse regresso ao Dragão Caixa (dia 12), o FC Porto joga em Ilhavo na próxima jornada (sábado 16h).

Esta foi a 5ª taça da Liga ganha pelo FC Porto (em 20 edições), com a equipa azul e branca a regressar aos títulos 2 anos após a conquista desta mesma competição em Vagos (2008), com um triplo decisivo de Gentry. O campeonato e a taça de Portugal, são os próximos alvos deste Porto de Moncho Lopez que ganha esta taça da Liga contra todas as previsões e sem um dos seus melhores jogadores (Hunt, que está lesionado).


FC Porto aumenta vantagem sobre o principal adversário...
1º FC PORTO-37 pts e 13 jgs; 2º Benfica-32 pts e 13 jgs; 3º J.Viana-26 pts e 13 jgs...)

  • Física, 2 - FC Porto, 5

Enquanto o Clube Recreativo da 2ª Circular se estatelava ao comprido em Valongo, os octocampeões somavam mais um triunfo, desta feita, em Torres Vedras, e aumentavam a vantagem para o 2º lugar, de 2 para 5 pontos, na viragem do campeonato.

Em Torres Vedras, os Dragões estiveram a perder por 2-0, mas ao intervalo já ganhavam por 2-3, com 2 golos de Pedro Gil e 1 de Reinaldo Ventura. Na 2ª parte, a vitória do Porto ficou mais próxima com um 4º golo marcado por André Azevedo logo no reinício. Perto do final, Filipe Santos fez o 5º de uma vitória (mais uma) sem contestação. Venha agora a 2ª volta com uma deslocação, já este sábado (22h do Continente), ao Pico para defrontar o Candelária (RTP Açores).

CARLOS ANDRADE

Fez uma exibição estrondosa contra o Benfica (MVP), tendo ficado apenas atrás de Marçal no jogo com o Guimarães, e na final só perdeu o protagonismo para Terrell. Carlos Andrade, com quase 30% dos pontos (63/223) da equipa nestes 3 jogos, foi o elemento mais em destaque e mais regular na equipa do FC Porto, justificando, se é que era preciso, o investimento efectuado na sua aquisição. Outros jogadores em destaque nesta taça da liga foram, Terrell (39 pontos), Marçal (38), Stempin (26) e Mota (20), com Figueiredo (16) a aparecer a espaços, mais confiante que ultimamente. Ninguém se lembrou do lesionado Jeremy Hunt, mas com ele em campo, o Porto fica ainda mais forte… no entanto, se a equipa defender com a mesma intensidade com que o fez nestes 3 jogos, não é por faltar um outro jogador que iremos ter problemas.

Saudações azuis e brancas, Lucho.

13 comentários:

  1. Sou muito chato e exigente» - Moncho López
    (entrevista hj na Bola)

    Nem Moncho López é Martin Scorsese, o realizador norte-americano que em 1990 realizou o épico Goodfellas - com notável naipe de actores formado por Robert de Niro, Joe Pesci, Ray Liotta e Paul Sorvino -, nem os seus «bons rapazes» têm a ver com as aventuras e desventuras da máfia italiana.

    Ontem, no rescaldo da conquista do seu primeiro troféu ao serviço do FC Porto, o técnico espanhol dos dragões voltou a elogiar o comportamento dos seus «bons rapazes» - dos experientes Marçal, Carlos Andrade e Figueiredo aos jovens André Bessa e David Gomes, passando pelos americanos Julian Terrell e Greg Stempin.

    Como bom galego que é, Moncho foi degustar saboroso almoço num restaurante da baixa portuense, passeou um pouco pela cidade - «acho-a lindíssima, fantástica, sabe!» - e de tarde reuniu-se com os adjuntos João Tiago e Diogo Gomes.

    «Ainda estou um pouco cansado, pois só chegámos ao Porto por volta das duas da manhã. Agora, vou almoçar sozinho e retemperar um pouco as forças. À noite vou até Ferroll (na Galiza) para estar algum tempo com os meus familiares. Dei dois dias de descanso aos jogadores. Não pode ser mais porque temos compromissos importantes», contou Moncho López a A BOLA, ainda atordoado com a vitória na Taça Hugo dos Santos. «Após a vitória, o que mais retive foi a cara de satisfação dos meus jogadores. Depois, ao ver um bocado do vídeo do jogo, olhei para o banco e o que transparecia era a imagem de unidade da equipa. E isso é muito importante.»

    Neste aspecto da coesão do grupo, o técnico dos dragões destaca o papel de jogadores como Nuno Marçal e Carlos Andrade: «Cada um tem a sua personalidade. O Marçal é mais sereno, o Andrade mais alegre e exuberante. Estou muito feliz porque me sinto respeitado pelos atletas. E eu sei que sou bastante chato e exigente! Mas esta não é uma equipa de vedetas e isso é fundamental para que todos puxem para o mesmo lado», frisa.

    ResponderEliminar
  2. Magnífico post!

    O Algarve respira o azul do mar, do céu e… das vitórias do FC Porto! :)

    Grande conquista em Lagoa! Brilhante desempenho da equipa, sobretudo a nível defensivo, onde a equipa esteve intransponível!

    Vencer em 3 dias consecutivos, Guimarães, benfica e Ovarense é algo de extraordinário! E sem o contributo de Hunt, esta conquista ainda tem mais valor. Estávamos a precisar de vencer um troféu em basquetebol e ele aí está!

    Nas bancadas estiveram os meus Pais a dar o seu apoio à equipa! E parece que acabaram o jogo roucos! :D

    No jogo de sábado com o Sp. da Horta, não estava à espera de outro resultado que não a vitória. Para mais, entrámos bem na 2ª parte e chegámos a uma vantagem de 6/7 golos que parecia assegurar a vitória final. Depois começou a rotação na equipa, bolas nos postes, uma arbitragem lamentável e a recuperação da equipa açoriana acabou por se consumar no empate final. Um time-out durante o período em que estivemos menos bem talvez tivesse voltado a recolocar a equipa no caminho certo…
    Amanhã venceremos em Guimarães!

    A equipa de hóquei em patins é aquela máquina, mais uma vitória rumo ao enea!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Não tem propiamente a haver com este assunto mas temo pelo nosso F.C.Porto...os ultimos acontecimentos têm revelado que algo não vai bem...senão reparem, contratação falhada de Kleber, demissão de Fernando Gomes e agora agressão de Bruno Alves a Tomás Costa...tudo acontecimentos muito pouco comuns ! Se a isto juntarmos o que nos estão a fazer ao Hulk e campanha Moura que anda aí temo pelo futuro próximo !

    ResponderEliminar
  4. "Ainda estou um pouco cansado, pois só chegámos ao Porto por volta das duas da manhã."

    E eu ESTIVE LÁ a receber estes vencedores, que me deram uma grande alegria este fim-de-semana! As palavras do Moncho e a forma como agradeceram o facto de termos esperado por eles (desde a meia-noite até às duas da manhã, de pé, em frente ao P1 à espera da camioneta!!) fizeram com que me senti-se muito orgulhoso :) Tanto daquela equipa, como do nosso Grupo!!

    Andebol, não estava nada à espera. E como não somos portistas das festas e dos jogos grandes e a boas horas, estarei amanhã também em Guimerdães para apoiar aqueles Campeões!!

    Hóquei, soma e segue!

    Um Abraço e até logo ;)

    ResponderEliminar
  5. Já temos o remédio para próximos troféus, em qualquer modalidade: jogar no Algarve:)

    No basquetebol, finalmente a mais valia da equipa veio ao de cima, vencendo de forma brilhante o 1º troféu da era Moncho. Carlos Andrade on fire, ajudando a desmistificar a invencibilidade encarnada. Ficou já feito o aviso: este ano vamos a todas!

    No andebol um empate frustrante e desanimador, perdendo pontos preciosos. A descompressão pós-triunfo foi fatal...

    No hóquei, ao empate da escumalha respondemos como sempre: vencendo e cimentando a liderança.

    No futebol, hoje é um dia importante, quiçá demasiado. A mini-tempestade que tem afectado a equipa (saída de Fernando Gomes, a não contratação de Kleber, o caso do túnel, a divulgação das escutas)terá que ter a resposta devida, dentro do campo: vencer um eterno rival, demonstrando que lutaremos de pé até final, por todas as competições.

    ResponderEliminar
  6. Andebol: no melhor pano cai a nódoa. Mas a campainha já tocou e não volta a acontecer.

    No HÓquei entrada de sendeiro e saída de Dragão. Já vão 5 pontos de avanço o que tendo em conta o que foi a 1ª volta dão uma certa tranquilidade.

    Basquetebol, já era tempo de ganharem qualquer coisa. Deve ser para dedicar ao patrão que estava de saída.

    Um abraço e até logo

    ResponderEliminar
  7. Perdoem-me, mas na minha modalidade de eleição, o Basket, até podíamos não ganhar a supertaça, mas aquela vitória sobre o sl merda seria suficiente para me encher as medidas! Oh yeah! :)

    No hóquei já começa a ser banal elogiar os nossos jogadores, simplesmente brilhantes na sua caminhada rumo ao 9 campeonato!

    No andebol escorregadela inesperada. Enfim, melhores dias virão com certeza.

    Saudações!

    ResponderEliminar
  8. Um abraço ao Tripeiro e ao Delindro que estiveram à espera da equipa no regresso do Algarve.

    P.Pereira:
    "No hóquei, ao empate da escumalha respondemos como sempre"

    Não foi empate, foi mesmo derrota:) 2-1.

    ResponderEliminar
  9. No BASQUETEBOL, só pela vitória perante os encornados, já valia bem a pena... mas se a isso se pudesse juntar o caneco, tanto melhor... ora nem mais, assim pensado, assim feito... ora então, saia de lá um BiBa os campeões e mai'nada.

    ps - cumprimentos especial aos heróis da madrugada de 2ª feira... é preciso serem muito apanhados do clima... dassse ;)

    No ANDEBOL, bem, algum dia ia acontecer... aconteceu sábado e mais uma vez, como em tantas outras, por culpa própria... uma equipa que já não é a 1ª, nem a 5ª, que se apanha a ganhar por 6, 7, 8 ou 9 e devagar, devagrinho, deixa o adversário aproximar-se e colar no resultado, para acabar com o credo na boca, um dia, ia dar-se mal, porque nem sempre é domingo... espera-se que tenham aprendido com este empate! I believe, afinal, uma equipa que tem dado tantas e tantas alegrias e expectativas naturais para os momentos mais quentes da época... só pode merecer o meu respeito, dedicação e apoio incondicional.

    No HÓQUEI, já não há palavras... sempre mais do mesmo... até já cansa... mas eu não me canso nunca ;)

    ResponderEliminar
  10. Causador de agressões a eliminar!


    http://www.youtube.com/watch?v=uyYOYft35zE

    e

    http://oantilampiao.blogspot.com/2010/02/primo-de-jose-veiga-continua-ser_02.html

    ResponderEliminar
  11. Grande prenda de aniversário que a minha 2ª modalidade favorita me deu este domingo... Que saudades que eu tinha:)
    Será que o sonho de a minha equipa do Porto disputar a Euroliga será possível de concretizar?
    Era simplesmente magnifico...

    ResponderEliminar
  12. Amigos,

    O basket deu-nos realmente uma grande alegria este fim-de-semana. Foi formidável a nossa participação. Uma surpresa apenas para os mais desatentos pois temos um excelente conjunto de jogadores, que, degrau a degrau, se está a transformar numa grande equipa. Foi o primeiro título da época... acredito que não será o único...

    E o que dizer das palavras do nosso técnico Moncho López sobre os "meninos" do "Tribunal"? Com toda a certeza tal dedicatória causou um imenso arrepio em tão ilustres adeptos...

    Por falar nisso, está na hora de voltar a fazer uma visita...

    No que toca ao Hóquei, não há muito a dizer, somos de longe os melhores. Há que manter a humildade e concentração habitual, pois dessa forma a nossa qualidade e regularidade superará qualquer obstáculo. Não podemos dar chances, as próximas jornadas serão decisivas para o título ficar mais perto.

    No Andebol, deslize que esperemos não ser comprometedor no futuro... Aquelas desconcentrações finais não podem se repetir, pois, caso contrário, será a morte do artista, o que seria uma pena já que também não tenho dúvidas que somos os melhores.

    Entretanto... resultado fresquinho: Xico Andebol 19 F. C. Porto 34. Uma boa vitória frente a um difícil adversário que, por sinal, nos derrotou em casa na primeira volta.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  13. Parabéns á nossa equipa de basquet, pela taça e por ter eliminado os gayvotas! :)

    Pena o andebol, teve tudo para ganhar e deixou fugir a vitória!

    No Hoquei é soma e segue!

    BIBÓ O PORTO

    ResponderEliminar