01 maio, 2009

A História do FC Porto merece um Museu!

'Inaugurado o Dragão Caixa, Pinto da Costa cumpriu mais um sonho... e agora, o que desejarias?'. Foi esta a pergunta que esteve disponível cá no burgo, a pedir a apreciação de quem o quisesse fazer. Não é segredo para ninguém que o reinado do melhor dirigente desportivo português e um dos melhores mundiais de sempre à frente do FC Porto tem sido de brilhantes e talvez impensáveis conquistas dentro do campo, mas também de importantes realizações em prol do enriquecimento do património do clube. A grandiosidade da obra é conhecida e é escusado estar, neste momento, a enumerar todos os triunfos e feitos alcançados.

O último sonho tornado realidade foi a inauguração do magnífico pavilhão Dragão Caixa - já descrito anteriormente cá no blog -, que acolherá as modalidades ditas amadoras do FC Porto: andebol, basquetebol e hóquei em patins. Com a capacidade empreendedora de Pinto da Costa, é expectável que mais sonhos se sigam num futuro, todos o esperamos, não muito distante. 218 respostas foram registadas, no que respeita aos desejos para o realizar de mais um sonho. No FC Porto, só há saudades do futuro, por isso, os sonhos de hoje poderão perfeitamente tornar-se reais amanhã.

Uma ideia há muito falada entre os portistas é a construção de um 'Museu'. 117 (54%) votos nesta alternativa, como realização desejada após a inauguração do pavilhão. Devo dizer que fui um dos que escolheram esta hipótese. Não que não gostasse de ver as outras opções tornadas realidade, mas porque acho que seria, nesta fase, algo muito importante para o clube, quer a nível de prestígio, quer no que concerne a questões financeiras. Um museu moderno, onde estivessem devidamente expostos todos os troféus conquistados ao longo da suprema história do FC Porto, bem como outras relíquias ligadas ao passado do clube, seria um espaço ímpar que nos orgulharia a todos e certamente alvo de imensas visitas diárias. Além de enriquecer culturalmente o clube, aportaria com toda a certeza importantes receitas financeiras. Julgo que seria a meta perfeita a atingir nos próximos tempos.

Em segundo lugar nas preferências dos portistas aparece a abertura da secção de 'Futsal', com 39 (18%) votos. Não é de estranhar. O futsal é uma modalidade extremamente popular, em Portugal e em diversos países do globo, e que continua em franco desenvolvimento. Proporciona grandes espectáculos, é uma variante do futebol que muitos de nós até praticam semanalmente com os amigos e seria um enorme prazer que o FC Porto aderisse a esta modalidade. Alguns rumores até já surgiram por aí quanto a essa possibilidade. Sporting e Benfica têm dominado o futsal português, seria uma honra retirar-lhes essa hegemonia! Eu apoiaria.

Em seguida, aparece a edificação de uma 'Piscina', com 37 (17%) votos favoráveis. Pela minha parte, completamente de acordo. O FC Porto é um clube com largas tradições ao nível da natação, com títulos atrás de títulos nos mais diversos escalões e merecia ter uma infra-estrutura, para os seus nadadores treinarem e competirem, à altura dos pergaminhos na sua natação. Poderia igualmente fomentar nos jovens da região a prática de um desporto completo e saudável. Julgo que seria uma realização praticamente consensual.

15 (7%) visitantes revelaram a sua predilecção pela adesão do FC Porto ao 'Ciclismo', modalidade com uma tradição e implantação popular incomensuráveis em Portugal. Gosto muito de ciclismo - embora já o tenha acompanhado com maior interesse -, mas pessoalmente não é algo que me provoque grande entusiasmo, não sei bem porquê. No entanto, se o clube porventura optasse por essa via, não me iria opôr e seguiria os ciclistas portistas com a mesma paixão de sempre, torcendo pelas suas vitórias, se possível na Volta a Portugal.

Por fim, aparece o 'Voleibol', com apenas 10 (5%) opiniões a favor. Devo dizer que gosto muito desta modalidade e seria com gosto que veria a abertura de uma secção no clube, para poder ombrear com clubes como Sporting de Espinho, Guimarães, Benfica ou Castêlo da Maia. Apesar de, ao que parece, não gerar grande entusiasmo no seio dos adeptos, seria algo que veria com muito bons olhos.

Convém dizer que todas estas linhas reflectem apenas desejos que gostaríamos de ver materializados, mas que não passam disso mesmo, de demonstrações de vontade. Obviamente que, eu ao dizer que apoiaria a construção de um museu e uma piscina e a adesão a futsal, voleibol e ciclismo, tenho a perfeita consciência que jamais poderia ser alcançado tudo de uma vez. Mesmo uma dessas possibilidades isoladas, apenas deve avançar se houver total sustentabilidade financeira para tal e não acarretar qualquer prejuízo para o clube. O mesmo é dizer que, no caso das infra-estruturas referidas, elas só devem ser pensadas a sério se for um investimento com retorno futuro; no que respeita às modalidades, apenas se conseguirem ser financeiramente auto-suficientes.

Mas, para já, o que eu e a maioria dos portistas queriam era mesmo um Museu Azul e Branco, onde pudéssemos contemplar e relembrar T'Antas Glórias e Labaredas de Dragão. Pense nisso, Senhor Presidente.

19 comentários:

  1. Eu votei no Museu. Mas qt a novas modalidades opto claramente pelo voleibol. O futsal não me convence.
    A tradição e a história do voleibol no FCP merecem a minha simpatia e admiração.

    ResponderEliminar
  2. Jorge da Silva01 maio, 2009

    Boas ...
    Tenho a certeza absoluta de que o
    nosso Museu não demorará muito a
    ser um sonho tornado realidade.Os
    nossos troféus têm de estar num
    lugar condizente com a grandeza do
    FC PORTO!No que diz respeito ás
    novas modalidades já ouvi um zumzum
    de que iriamos adquirir o Modicus
    para iniciar com o futsal e de que
    o voleibol vai mesmo para a frente!
    Assim seja!Cá estaremos para apoiar
    tudo e todos que enverguem o mágico
    jersey do nosso FC PORTO,nem que seja no berlinde . . .

    ResponderEliminar
  3. "O Barcelona, actual campeão europeu, não vai renovar o título, depois de hoje ter sido derrotado em Bassano, através de grandes penalidades, pelo Réus (4-3), nos quartos-de-final da Liga Europeia. Num jogo bastante renhido que opôs dois históricos da modalidade em Espanha, o Barcelona foi o primeiro a marcar, por intermédio de Miquel Masoliver, jogador que já passou por Portugal ao serviço do Infante de Sagres, contudo o Réus não deixou dilatar essa vantagem e igualou o encontrou já no segundo tempo através de Jordi Garcia. O actual campeão europeu voltou a marcar mas, a quatro minutos do final do tempo regulamentar, o ex-portista Pedro Gil repôs a igualdade e forçou o prolongamento. No tempo extra o resultado não se alterou e foi preciso recorrer a decisão através das grandes penalidades. As duas primeiras rondas do castigo máximo não tiveram qualquer golo, até que Lluis Teixido, à terceira tentativa da Barcelona, conseguiu marcar, o Réus também marcou e José Luis Paez, ao marcar a penalidade seguinte garantiu a vitória da equipa de Bassano. "

    ResponderEliminar
  4. Carlos Pinto01 maio, 2009

    O Porto e os seus adeptos merecem tudo, mas temos de ir com calma, pois devemos dar os passos pela certa e não andar a criar equipas disto ou daquilo sem qualidade, ou construir a piscina ou o museu sem ter a dignidade que o clube merece...

    Eu prefiro não ter uma coisa do que andar com remendos só para dizer que tenho também. Esta é uma forma de estar na vida que tenho, que creio ser a melhor também para o nosso clube...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    PS - Como nota de rodapé deixo só a minha orientação de voto que recaíu na piscina, pois o FCPorto tem uma larga tradição neste tipo de desporto e seria de todo salutar voltarmos a estar bem activos neste deporto que tanto gosto... Quanto ao museu acho que é acima de tudo uma obrigação para com os adeptos e turistas, que inclusivamente nos poderá trazer retorno a nível financeiro.

    ResponderEliminar
  5. Carlos Pinto01 maio, 2009

    Só mais uma coisa... Temos taças lindas, sem PÓ, por isso é uma honra ter este espólio bem patente num museu a não numa arrecadação.

    As nossas taças europeias e nacionais ainda brilham de novas...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Votei no futsal. Das cinco propostas apresentadas, era aquela que mais queria para o imediato. Um museu e uma piscina também seriam muito importantes para o Porto, mas sou um fã de futsal e não vejo a hora de o clube ter a modalidade. Do voleibol e do ciclismo não sou grande adepto sinceramente.

    ResponderEliminar
  8. Votei museu, e isto por achar que a quantidade e qualidade de troféus e de tudo aquilo que as “vestes sagradas” (gostei a brava desta figura retórica empregue algures) conquistaram e que deveriam ser expostas com dignidade, para o nosso gáudio, e para a inveja dos outros. Agora se me dão licença, vou roer as unhas até ao ( “apito final” beeerrrr) da nossa vitória na Madeira.

    ResponderEliminar
  9. O F.C.Porto tem de ter um museu digno de uma equipa como a nossa !
    É claro que , tal como o Lucho diz , devíamos também investir no Voleibol . Para quê Futsal ?? Já temos tanto sucesso no Futebol !!

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Mais um texto agradável de leitura muito agradável.

    Eu votei no ciclismo.

    Estou totalmente de acordo com a criação dum museu. E penso que é necessário. Mas que museu se pretende ? Três ou quatro salas ? Mais ? Menos ? Um museu que integra novas tecnologias ?

    Poderia levantar a mesma ideia quanto à piscina. Uma só piscina ? Um complexo aquático ?

    Quanto às outras modalidades, Futsal ou voleibol nada tenho contra.

    Como escreve e bem, mais acima, Carlos Pinto, é preciso ir com calma.

    Todavia, é preciso não esquecer que a Volta à França em bicicleta é o maior evento desportivo anual do mundo, quer em espectadores quer em telespectadores.

    E também me parece que, cada vez mais, a bicicleta vai ganhando popularidade. É um meio de locomoção cada vez mais popular nas grandes urbes e não só.

    Ora este peso da bicicleta (consciência ecológica et.) alia-se ao que originou,na altura, a criação das voltas. A Criação da volta à França teve, nas suas origens, dar a conhecer a França aos Franceses. E continua com as grandes reportagens históricas e documentárias da volta.

    A volta a Portugal, nas suas origens, também obedeceu às mesmas motivações.

    Talvez seja devido a essa conjugação que o ciclismo seja tão popular.

    O ciclismo é também e sobretudo um desporto colectivo.

    Não sei como é filmada e comentada a volta a Portugal. Mas Portugal é um país com belas paisagens e cheio de história.

    O ciclismo é um desporto que dá grande visibilidade. E a vida em roda da caravana é um verdadeiro mundo.

    Dá mais publicidade uma participação numa corrida ciclista que mil e um spots publicitários. Mas pode ser que me engane.

    Penso que o ciclismo tem muito mais peso e é muito melhor visto que as corridas de motores de protótipos que só poluem. E este fenómeno irá crescendo com a acentuação da crise ( e crise energética ).

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. Será que estes jogadores do hoquei ainda têm vergonha na cara para aparecer no Porto depois de mais uma derrota?

    Mais uma vez, mais uma vez. Sempre a mesma merda. Todos os anos a mesma merda. Não conseguem ganhar aquela taça. Fuck!!!

    ResponderEliminar
  12. «
    Será que estes jogadores do hoquei ainda têm vergonha na cara para aparecer no Porto depois de mais uma derrota»

    Deixa de ser estúpido.

    ResponderEliminar
  13. O Porto lutou até ao fim. Não deu para mais. 3.2 perdemos~no h+oquei.


    No andebol ganhamos no restelo por 23-30 e estamos na final four taça portugal

    ResponderEliminar
  14. Tens razão Lucho, lutamos até ao fim, tivemos azar, só que há pessoas (anónimos) que devem usar palas!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  15. Eu votei piscina por várias razões, mas a minha segunda escolha seria o Museu!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  16. Anónimo:

    Que jogo viste tu?!?! Vergonha, o HeptaCampeão Nacional, que vai a caminho do "octo"?? Devias estar a ver o canal 30 da meo infelizmente. Fizemos um bom jogo, mas a sorte não esteve do nosso lado. Foi pena, fiquei triste, mas é assim. Aquele penalti à barra, a aquele falhanço no fim, em que estavam dois jogadores isolados... que pena não termos conseguido marcar. Eles estavam a jogar em casa, o público puxou todo por eles, mas mesmo assim jogamos bem. Foi pena...
    Atenções voltadas agora para silenciar o pavilhão açoreana seguros dia 10!!!

    No andebol estamos na final four da Taça juntamente com lampiões, abc e madeira sad.

    No Basket, amanhã às 17h primeiro jogo do play.off slbosta-FCPORTO na slbosta tv.

    Quanto ao post, votei no museu. Um clube como o nosso, penso que deve ter isso como prioridade, sem pôr de parte o resto.

    P.S- Ouvi que a final da liga intercalar (vencedor da zona norte com o da zona sul) vai ser jogada na Maia dia 20 de Maio. FC Porto-Mafra.

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Também estive a ver o jogo de hóquei na RTP 2 foi pena, mas perder por 3 x 2 não é o fim do mundo os nossos atletas lotaram até ao fim.

    Andebol , mais uma grande vitoria 23 x 30 desta vez contra o Belenenses que não é uma equipa qualquer !!!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Concordo com um museu e a criação de futsal e voleibol.

    Aproveito para dizer que no meu blog está uma entrevista exclusiva com Ace, dos Mind da Gap:

    http://guardiaodainvicta.blogspot.com/2009/04/entrevista-com-ace-dos-mind-da-gap.html

    Cumprimentos e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  19. Bruno Pinto,

    Excelente análise... em linha de todas as restantes que aqui nos tens trazido semanalmente.

    Esta votação, era daqueles a quem, me daria um prazer especial "votar" em todas as opções disponiveis, porque meus caros, a mim, tudo o que seja para equipar de azul-e-branco, nem que seja às caricas ou ao berlinde, sou sempre a favor.

    No entanto, como a possibilidade de votar, era um voto único, tive que me cingir às regras do jogo, e votar... MUSEU!

    Entre todas as hipóteses, essa era aquela que mais rapidamente desejaria para se tornar uma realidade, porque um clube como o FC Porto, tem que ter obrigatoriamente um MUSEU que é um cartão de visita para qualquer visitante que o visite... um MUSEU, é a história viva do clube. Que esse, chegue rápido, bem rápido, é o que mais desejo.

    ResponderEliminar