07 maio, 2009

Do campeonato da treta, ao campeonato do Tetra...

..."O renascer do Dragão"

O tricampeão prepara-se para ser tetra num ano em que inicialmente a dúvida da bancada, foi se este iria ser o campeonato do tetra ou da treta.

Tudo tem a sua explicação, e a esta distância, há uma imagem que retive, uma imagem que me tranquilizou, uma imagem que no decorrer deste campeonato me tem vindo na mente, qual flash back que teima em cintilar.

A imagem de Bruno Alves no final do jogo Naval - Porto da sexta jornada, em que se dirigiu aos adeptos azuis e brancos na bancada, ora batendo no peito, ora apontando para a bancada. Foi uma imagem, ainda que efémera, bastante marcante.

Recordemos... o FC Porto escontrava-se num desnorte que já não lhe reconhecíamos desde o último campeonato perdido (2004/05). Se o ano do bicampeonato (2006/07), que foi decidido na última jornada, não decorreu propriamente com a tranquilidade do tri (2007/08) em que os dragões se sagram campeões a largas jornadas do fim, já o ano do tetra volta a pôr à prova uma equipa por demais reestruturada, que havia perdido três peças do seu xadrez fulcrais: Bosingwa, Assunção e Quaresma. A pre-época deste ano, mostrava aparentemente um FC Porto renovado e prometedor, mas uma equipa nova e com vários inexperientes, caí aos pés de um Arsenal demolidor à segunda jornada da fase de grupos da Champions League, por uns "módicos" 4-0.

E se no ano anterior, o FC Porto até soube resolver uma situação deste género de uma forma que é seu apanágio, logo após o desaire, vencendo, como foi a vitória aos rivais benfiquistas com uma exibição portentosa após um 4-1 que traziamos de Liverpool, já este FC Porto versão 2008/09, inicia uma hecatombe arrepiante da qual os adeptos portistas - mal ou bem, não estão nada habituados - após aquele "risinho sarcástico" (que viria a engolir) de Arsène Wenger, na despedida do Emirate Stadium em Londres.

Começava aqui o trago amargo das derrotas que andou na boca dos portistas por tempo exageradamente demasiado: perde por 2-3 contra o Leixões, e por 1-0 contra a Naval 1º de Maio. Isto em vésperas da saída para Kiev, à qual se seguiria escassos dias depois, a quarta eliminatória da Taça de Portugal contra "o malapata das taças", Sporting CP.

E é alí, naquele final do jogo Porto - Naval, num clima de preocupação e descrença, em que de treinador a jogadores, passando pela SAD e ao "roupeiro" - tudo já era questionável - que a transmissão televisiva deixa transparecer aquela emblemática imagem do camisola n.º 2.

Nem tudo ia mal na casa do dragão. A chama estava lá. Apagada, é certo, mas só precisava de ser inflamada. Renasceu a partir dali, o anunciado Tetracampeão.

E é disto que se faz a mística azul e branca. É o saber superar as adversidades, é o saber fechar-se e blindar-se, é o saber encontrar-se e superar-se, é no transportar da cultura e não descurar-se, é o nunca atirar a toalha ao chão se queres ser campeão.

Domingo, lá estaremos a emanar essa mística azul e branca, a saborear tão somente mais um campeonato, e que campeonato!

Um Tetra-abraço à campeão, a todos os filhos do dragão!

13 comentários:

  1. Completamente de acordo. Esse momento em que o Bruno se dirige aos adeptos, é o momento da viragem, o apelo à unidade, solidariedade, mas também à alma, ao espírito e mística do Dragão.

    Estamos muito próximos, mas ainda não ganhamos e por isso todo o apoio no Domingo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. É este espírito que nos torna indomáveis. Bem recordado este facto que pode na verdade ter sido decisivo.
    Foco também declarações de Fucile mal passamos para a frente em que disse que a partir daí iria ser muito difícil sair de lá. E foi o que se viu.
    É esta confiança e mística que nos fazem correr contra ventos e tempestades.
    Agora ... Domingo ... nada está ganho ... concentração, paciência e apoio para podermos então sim, fazer a festa para desânimo dos tipos das tretas.

    ResponderEliminar
  3. Caros PORTISTAS:
    Apesar de ainda não termos ganho estamos somente a um pequeno passo para tal feito. Todos nós esperamos um bom jogo e que no final que ganhe o melhor ou seja o PORTO pois claro. Apesar de estar a 300 Km do Porto assim como fui ver o Setubal tambem irei assistir in loco ao proximo com o Nacional. Bom so espero que aquelas aves de rapina de preto vestidas não nos façam o que eu vi fazerem no ano passado. Longe vá o agoiro. Será fabulastico assistir ao vivo aos festejos do tetra FORÇA PORTO. Por isso cabeça no jogo concentração ao maximo e força neles. No Domingo lá estaremos se Deus quiser. Só é pena que esses tipos da liga marquem os jogos para tão tarde para quem por exemplo como eu tem de fazer quase 600 Km para ir assistir ao jogo do seu ORGULHO. Ainda por cima na segunda é dia de trabalho. Já agora um aparte:
    Cumpriu-se a vontade do asqueroso do platinado mais uma das grandes verdades do futebol consubstanciada pela especie de arbitro do Chelsea Barcelona. Só merece um comentario VERGONHOSO.
    FORÇA PORTO UNIDOS VENCEREMOS
    276mqj socio 110958

    ResponderEliminar
  4. tb n faltarei domingo (basket e futebol)

    mas já hj (andebol) e sábado (basket) tb marcarei presença.

    Apareçam mais logo 2130h no andebol.

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião há igualmente um outro momento decisivo no desenrolar da época.
    o golo de Lucho em Kiev

    ResponderEliminar
  6. Bravo, Bravo, Bravo...

    Trazes-nos aqui um momento, se calhar, digo eu, entre tantos outros que poderiam ser evocados, como sendo "aqueles tais" em que é a partir dali, que se manifesta muito mais a raça, a crença, o espirito de luta, mas tb de missão, de um qualquer que enverga aquelas mágicas camisolas azul-e-brancas.

    Obrigado, MrCosmos!!

    ResponderEliminar
  7. Com a vossa licença: tenho vindo a tecer alguns comentários, neste blogue que sem esforço reputo de excelente para quem como eu comunga da mesma paixão pelo Futebol Clube do Porto, mas é com uma certa desconfiança, que tenho reparado não ter por enquanto sentido nenhum retorno, por parte dos que habitualmente também mandam os seus “bitaites” neste espaço.
    Pergunto: este blogue é exclusivo dos seus membros, e dos seus conhecidos, ou os meus comentários não tem a qualidade necessária para merecer alguma referência?

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Sim : Domingo é para ganhar !

    Não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje.


    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. Notícia do JN, 7-5-2009:
    "...ao jogo Chelsea-Barcelona assistiram vários dirigentes do futebol português: Rui Costa e Filipe Vieira, pelo Benfica; Ribeiro Teles e Rita Figueira, pelo Sporting. Mas só Pinto da Costa esteve na tribuna VIP, ao lado de Carlos Queiroz. O presidente do F. C. Porto e Fernando Gomes, administrador da SAD portista, tinham já sido os únicos representantes do futebol português no lanche oferecido pelo Chelsea, para o qual foram apenas convidados, além dos portistas, o seleccionador de Inglaterra, Fabio Capello, o Manchester United e o Real Madrid."
    Sintomático...
    Fernando Moreira - V.Real

    ResponderEliminar
  10. Este ano foi bem mais difícil que o anterior, sem dúvida, por esta altura o ano passado já eramos campeões há 1 mês ou mais, este ano houve mais competição.
    Algo que me emocionou foi o momento em que o nosso defesa central Bruno Alves se dirigiu aos adeptos dando sinal de promessa que as coisas iam melhorar, e assim foi.
    Foi um ano cheio de pripécias, falta-nos uma vitória para o tetra-campeonato, eu estarei no dragão no domingo.

    ResponderEliminar
  11. Fimoze:

    Antes de mais, os meus cumprimentos.

    Depois, dizer que não percebi o teu comentário... tendo percebido, se me faço entender.

    Muitos há aqui que comentam e não têm obrigatoriamente que haver troca de galhardetes... salvo pontuais excepções, em que por um ou outro motivo se justifica, cada qual se limita a opinar sobre o tema em discussão e depois, vai-se indo e vai-se vendo o desenvolvimento.

    Tenho visto o teor/conteúdo dos teus comentários, com agrado, diga-se de passagem, mas não tem obrigatoriamente que haver "diálogo"... se o houver, há... se não o houver, não há, ponto final, parágrafo.

    Portanto, tudo isto para dizer que não entendi nem um pouco a provocação ("este blogue é exclusivo dos seus membros, e dos seus conhecidos, ou os meus comentários não tem a qualidade necessária para merecer alguma referência?"), nem tenho que entender... limito-me a respeitar... e contrapor na parte que julgo necessária comentar ou bitaitar.

    Aqui, neste espaço, ainda não percebi é onde é que tu próprio te enquadras, se nos membros, se nos conhecidos, se nos amigos, se nos enteados, se nos primos, etc etc... que eu saiba, nunca foste catalogado de nada... ou foste? alguma vez foste rejeitado? algum comentário teu foi alvo de censura? alguém alguma vez te indicou a porta de saida? como dizia, não entendi, entendendo.

    Desde o primeiro dia, e agora que já estamos quase na linha da meta dos 3 anos, que este espaço sempre foi totalmente "democrático" no que respeita ao opinativo, fora alguns casos de "abéculas" que pensando que a casa não tem dono, julgam-se no direito de vir brincar/gozar com o trabalho (gratuito) d'outrém que apenas se movem por uma paixão desmesurada pelo FC Porto... para esses, temos bom remédio, o "13º arquivo", se me faço entender.

    Todos os restantes, aquelas que aqui vêm diariamente ou não, por BEM, comentando ou não, interagindo ou não nos diálogos, isto ou aquilo, como disse, por BEM, de parte de todos os que aqui se movimentam, apenas receberão duas coisas: o nosso respeito e agradecimento!

    Pela parte que me toca, e julgo poder fazê-lo no "geral" de todos aqueles que aqui vêm, se estás cá por BEM (até hoje, não duvido que sim, que estás!), a porta está sempre aberta e teremos todos muito gosto em colher e apreciar (não obrigatoriamente tendo que comentar) as tuas apreciações sobre o que quer que seja... se algum dia, inflectires para uma outra forma de te comportares neste espaço (não tenho por ora como acreditar que o farás!), direi apenas que a partir desse momento, e até porque já temos alguma tarimba no "modus operandi" de várias situações (gozações, provocações, insultos, etc, por acaso, sempre com o mesmo IP, pensando que conseguem passar sem serem reconhecidos d'outros tempos e d'outras épocas) já ocorridas ao longo de quase estes 3 anos de vida, a partir dali, estarás sobre marcação cerrada e não terás 1 cm que seja para te movimentares, sem que os teus passos sejam alvo de controle apertado, qual crivo anti-democrático.

    Bem, quem assim fala, não é gago... portanto, passa bem, deixando mais uma vez o convite para que aqui continues a passar... opinando ou não.

    ResponderEliminar
  12. bLuE bOy:
    Foi por puro desconhecimento, de algumas nuances agora explicadas, que me permiti colocar o reparo da minha desconfiança. Reconheço a minha falta de argúcia, para refrear a vaidade de quem se julga merecedor de mais alguma coisa do que a aceitação dos escritos que envio. Aceito o reparo que me dirigiu como correcto e esclarecedor (embora, como direi? Duro?), e peço-lhe que releve para segundo plano, alguma desconfiança dessa minha atitude, pois ela não se enquadra nem enquadrará nunca noutra classificação que não seja a de um Portista apaixonado e ferrenho, e que não irá de hoje em diante exigir mais do que extravasar por palavras as labaredas de orgulho entre os outros “Dragões”.
    Até ao TETRA, e obrigado.

    ResponderEliminar
  13. Fimoze:

    Penso que o essecial foi esclarecido, e se me permite, julgo que não fui duro consigo directamente, talvez sim com as palavras, mas não era a verdadeira intenção... mas isso é o velho problema entre o verbal e o escrito.... por vezes, o escrito, parece deturpar a mensagem que verdadeiramente se quer passar.

    Bem, como dizia, o essencial está dito e redito...e julgo que esclarecido.

    A partir daqui, seja muito bem vindo... e vá botando faladura que cá estaremos todos para ler a sua corrente opinativa, concordando ou não.

    Até ao TETRA...

    ResponderEliminar