26 maio, 2009

Que ninguém diga irrepetível...

Já passaram 5 anos desde essa noite memorável de Gelsenkirchen, na Alemanha (26 de Maio de 2004), onde o FC Porto já bicampeão Nacional, encantou toda a Europa vencendo a Champions League no ano seguinte à conquista da Taça UEFA em Sevilha.

Em 1987, os meus gritos de criança após o golo de calcanhar de Madjer, ainda hoje são recordados pela minha mãe. Nessa noite, adormeci feliz e sonhei com mais e mais vitórias do clube do meu coração. Nessa noite de Viena, ganhamos a Taça dos Campeões Europeus e 17 anos depois, conseguimos triunfar de novo nesta competição, agora denominada de Champions League, sem que mais nenhuma outra equipa Portuguesa lograsse atingir essa glória suprema em todo esse período.

Confesso-vos que a final de 2004 (tema deste post) frente ao Mónaco (3-0 para o Porto, golos de Carlos Alberto, Deco e Alenichev), teve para mim um momento marcante, o 2º golo do Porto, uma bela jogada concluída pelo genial Deco. Foi aí que fiquei com a certeza que, mais uma vez, o meu Clube ficaria na história do futebol Europeu e Mundial. Mas o momento em que todos nós, Portistas, acreditamos a sério que esta conquista dos guerreiros de Mourinho seria possível, foi quando Costinha ao minuto 90 empatou o jogo no terreno do Manchester United e garantiu dessa forma o nosso passaporte para os quartos-de-final.

Esse golo, sempre que o recordo, deixa-me de lágrimas nos olhos, recordando toda aquela alegria que senti naquele instante. Só pelo momento que o FC Porto me proporcionou naquele jogo, eu disse à minha namorada (hoje minha esposa), que assistiu a toda aquela minha euforia, que muitas pessoas não sabem o que perdem por não sentirem o futebol como eu. O Mundo poderia acabar naquele instante que tudo o resto não tinha importância.

O FC Porto, felizmente, tem-nos proporcionado variadíssimos momentos de magia. E eu, hoje aqui, curvo-me uma vez mais, perante o clube que amo, o clube que proporciona momentos felizes, como estes aqui recordados, a todos os adeptos anónimos como eu, mas ferrenhos e dedicados a esta causa azul e branca. Obrigado, FC Porto!

Termino explicando porque escolhi para o título deste post a frase que Mourinho termina o seu livro dedicado à Taça UEFA, ganha pelo FC Porto em 2003, uma conquista que ele nessa altura, considerava difícil de voltar a suceder, mas terminava a prosa com um: "mas que ninguém diga irrepetível". De facto, o Special One, tinha razão. A glória repetiu-se e logo no ano seguinte.!!!

Só mesmo num clube "Special" como o FC Porto, não é Mr. José Mourinho?

10 comentários:

  1. Exctamente, até porque eu já prometi reformar-me do futebol, depois da mais uma C.League e não quero reformar-me velhinho.

    ResponderEliminar
  2. A campanha nessa Liga dos Campeões foi fantástica!

    O jogo de Gelsenkirchen (eu estive lá!) foi memorável com o tal golo pleno de magia e calma de um craque que deixou imensa saudade em todos nós portistas.

    Mas, para mim o momento que nos indicou o caminho da glória foi o inesquecível golo de Costinha em Manchester. Posso dizer que sou um dos sortudos que assistiu 'in loco' a esse jogo em Old Trafford. Fico arrepiado só de me lembrar das sensações vividas com o golo de Costinha e com o apito final!

    http://www.youtube.com/watch?v=gwI26s55Muw

    Loucura total!!! :)

    ResponderEliminar
  3. AF ficas arrepiado? Ficamos todos, meu caro...esse é um momento único!

    ResponderEliminar
  4. Lucho,

    É mesmo! :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Não estive em Sevilha mas nesta ... "Ich war da"
    Fantástico, espero por mais ....

    ResponderEliminar
  6. 5 anos.. memória fantástica, inesquecível!!

    E como todos, aquando daquele golo do Costinha em Old Trafford ainda na caminhada, tive uma reacção fora do normal :):)

    Na final, vitória sem discussão e a conquista do título de Campeões Europeus!! Um Clube único!!

    ResponderEliminar
  7. Sevilha foi fabulástica e excitante... Gelsenkirchen foi majestosa e imponente.

    Dois momentos inesquecives, com a mesma emoção, a mesma glória, o mesmo sentimento de dever cumprido, o mesmo orgulho e paixão imensa!

    Ser do FC Porto, é tudo isto... e muito mais!!!

    Sou um felizardo... por ter estado em Sevilha e em Gelsenkirchen.

    Por e pelo FC Porto, sempre estarei inequivocamente disponivel para dormir outras mesmas noites ao relento, antes nas Antas, depois no Dragão, na busca ansiosa do tão desejado e sonhado em tantas e tantas noites, do papelinho mágico que nos concede livre-trânsito ao Olimpo!

    Se sempre teremos Sevilha... também é verdade que sempre teremos Gelsenkirchen!!!

    ResponderEliminar
  8. Paulo Costa apita jogo no Jamor

    SportInveste Multimédia
    O FC Porto e o Paços de Ferreira disputam no próximo Domingo a final da Taça de Portugal, pelas 17:00, no Estádio do Jamor. Paulo Costa foi o árbitro escolhido para apitar a partida. A restante equipa de arbitragem é composta por Bertino Miranda, João Santos e Artur Soares Dia, sendo este último o quarto árbitro. "Antes de mais, esta nomeação representou um voto de confiança por parte de quem dirige a Arbitragem, facto que me responsabiliza ainda mais, mas que muito agradeço", proferiu o árbitro ao portal da Federação Portuguesa de Futebol. Paulo Costa sublinhou também que, pelo facto de ter sido escolhido, está muito contente e que finais deste género são os jogos que ficam na "memória para o resto da vida".

    ResponderEliminar
  9. Descrever em palavras, as emoções sentidas nessas jornadas gloriosas é uma tarefa quase impossível para um comum “bitaiteiro” como é o meu caso. Suponho até que um dotado cronista seria impotente perante a tarefa de seleccionar adjectivos capazes de poderem roçar ao de leve toda a grandeza das sensações que nos assaltaram naqueles momentos.
    Quero um poeta. Precisávamos de um poeta, pois só os poetas são os únicos com poderes suficientes para descrever aquele estado de beatitude que nos assolou a todos.
    "mas que ninguém diga irrepetível"

    ResponderEliminar
  10. Montes de boas recordações e alegrias esta final em Gelsenkirchem, um jogo que vi com muito mais tranquilidade, que o de Sevilha, mas que não deixou de me fazer sentir toda a alegria e orgulho, pelo nosso PORTO!

    Para além de ter tido o previlégio de ver este jogo ao vivo e de trazer a vitória, ainda no sorteio que a organização da Champions League efectuou antes jogo no estádio eu ganhei uma viagem á minha escolha para ver um jogo da Champions num pais a minha escolha!:P

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar