19 maio, 2009

LFV, No Name Boys e Policia: mistura explosiva!

Não deixa de ter piada, muita, mas muita piada mesmo, que o mesmo pasquim da vergonha, um tal de denominado, Correio da Manhã (deveria ser sim, Correio da Vergonha), depois de ter andado meses a fio a “fabricar” capas sempre na mesma direcção, contra o FC Porto, o seu líder, Pinto da Costa, os seus adeptos, dando voz a todas as mentiras da pior estirpe, apareçam agora, sabe-se lá porque motivo, a “bater” no patrão d'então… quem souber, que responda.

No entanto, e até com o objectivo de te avivar a memória, aconselhamos-te a ler em primeiro lugar, este post, mais este e ainda mais esta noticia. Depois, então sim, podes continuar a ler tudo o resto aqui mais abaixo, para se perceber definitivamente quem é quem no mundo do futebol, mentindo com todos os apêndices auditivos (ups, queria dizer, dentes) que traz na cabeça (ups, queria dizer, boca).



Polícia ajuda No Name a atacar Super Dragões
Crime: Dia em que incendiaram autocarro acabou com agressões violentas


No dia em que incendiaram um autocarro dos adeptos do FC Porto, a 21 de Junho do ano passado, os No Name Boys tiveram uma ajuda preciosa para a violência que se seguiu. Foi um elemento dos Spoters, os agentes da PSP que têm precisamente por missão escoltar e proteger as claques visitantes, a dar os Super Dragões à morte. Hugo Caturna, perigoso membro dos No Name a ser alvo de escuta telefónica, acalma os amigos: um polícia já o informou de que iam “largar” os rivais.

E a noite acabou com pontapés e garrafas partidas na cabeça das vítimas.

O crime teve lugar em plena área de serviço à saída da ponte Vasco da Gama, depois de um jogo de hóquei em Lisboa – e os agressores dos No Name Boys, para conseguirem emboscar e espancar os rivais, terão tido informação da própria polícia.

Caturna diz ao telefone, lê-se na Acusação do Ministério Público a que o CM teve acesso, que “um dos que o deteve [polícia] lhe disse que os iam ‘largar’ [S. Dragões] e que, por isso, iam andar por aí à deriva – referindo-se a informações de um Spoter [da PSP] que teria ligações com os arguidos [No Name Boys] e lhe teria fornecido informações sobre aspectos de acompanhamento de adeptos”.

BENFICA DESMENTE A PRÓPRIA PSP E AMEAÇA COM PROCESSO

Depois de o CM ter citado ontem um relatório final da Polícia de Segurança Pública sobre a investigação aos No Name Boys – em que é a própria polícia a concluir que Luís Filipe Vieira apoia a claque; que despediu o chefe de segurança do clube por este colaborar com a polícia e que pediu ao comandante da PSP para “aliviar” a presença policial junto dos No Name Boys –, o Benfica anunciou em comunicado que vai processar o nosso jornal.

Diz o comunicado que “é sabido o esforço” que o presidente Luís Filipe Vieira fez no sentido da “legalização das claques, tendo, inclusive, apresentado propostas que visavam a alteração do actual quadro legal” e que, verificada a não-legalização das mesmas, lhes “retirou qualquer tipo de apoios”.

PORMENORES

ASSISTIDOS NO HOSPITAL
As vítimas de agressões na ponte Vasco da Gama no Verão passado, depois de uma perseguição na 2.ª Circular, Lisboa, tiveram de ser assistidas no hospital devido a hematomas.

CRIADOS NO EURO 2004
Os Spoters são agentes da PSP que se dedicam ao acompanhamento de claques. Foram criados na sequência do Euro’ 2004.

POLÍCIA ESCAPA IMPUNE
O polícia que deu informações aos No Name Boys sobre os rivais nunca foi identificado.

    NOTA DA DIRECÇÃO: É A NOTÍCIA QUE NOS MOVE

    Para o Correio da Manhã, todos os cidadãos são iguais perante o trabalho jornalístico. É a notícia que nos move. É dela que é feita a nossa relação de lealdade com o Leitor.

    No caso em apreço, pretenderia o presidente do Benfica que ignorássemos as conclusões de um extenso relatório com a chancela da PSP, qual árbitro que deixa passar um penálti? Ora a notícia que ontem chamámos à manchete tem relevância indiscutível, o interesse público dos factos impõe ao jornalista o dever de informar. Sem alinhar em campanhas, mas sem temer ameaças. Como sempre fazemos e faremos.
Henrique Machado, 19 Maio 2009 - 00h30 [ver aqui o link]



“Vieira pediu à PSP para facilitar com No Name”
Crime: Elementos suspeitos de tráfico, armas, roubos, incêndios e agressões


Luís Filipe Vieira garantiu ao Ministério Público nem sequer reconhecer os No Name Boys, acusando a polícia e a segurança privada por mau controlo de armas e material incendiário nos estádios – mas a PSP, num relatório a que o CM teve acesso, arrasa o presidente do Benfica. Pode ler-se que Vieira reúne com a claque para lhes dar todo o apoio, deixando entrar as tochas nas bancadas da Luz; despede o chefe de segurança do clube por ajudar a PSP a identificar os criminosos – e almoça com o comandante da polícia para lhe pedir que "facilite" na presença policial junto dos No Name Boys. Muitos deles entretanto presos por droga, armas, roubos, incêndios e espancamentos a adeptos rivais.

Os motivos para esta relação, segundo o relatório da PSP, são simples: a claque tem cerca de quatro mil elementos, grande parte deles sócios há muitos anos, logo, cada um com um número de votos superior ao normal. E votam sempre em bloco, tendo capacidade de aprovar ou não qualquer assunto em debate nas assembleias gerais (ver caixa).

Diz a PSP que os No Name Boys nunca se quiseram legalizar como associação para não serem identificados. Mas a direcção do Benfica 'não cumpre a lei e cede bilhetes a preço reduzido e instalações' a um grupo que, nas últimas épocas, intensificou 'a violência sobre a polícia e adeptos rivais'. Além de deflagrarem as 'tochas, petardos, very-lights e potes de fumo nos estádios', 'incitam à violência com o lançamento de tochas, isqueiros e cadeiras' e 'vendem droga no decorrer dos jogos'. No final, seguem, espancam e roubam as pessoas.

Foi por isso que a Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa avançou em Novembro do ano passado com 31 detenções. E obteve provas das ligações do presidente do Benfica à claque ilegal. Em 18 de Julho de 2008, reuniu com ‘Zé Gago’, dos No Name, 'oferecendo--lhes total apoio, afirmando que iria devolver a sede à claque, despedir o chefe de segurança Paulo Dias por ajudar a PSP e autorizar o uso de tochas dentro do estádio'.

Vieira almoçou com Diamantino Gaspar, comandante da PSP de Benfica, e, segundo este, pediu-lhe para 'aliviar' a presença junto da claque. O objectivo seria fechar os olhos 'a artefactos pirotécnicos', proibidos por lei, 'para as pessoas verem o que é o inferno da Luz'. Estas informações estão na Comissão Disciplinar da Liga e, na pior das hipóteses, o Benfica arrisca suspensão da actividade desportiva.

CHUMBARAM PRESIDENTE DA PT
A PSP conclui, no relatório final da investigação aos No Name Boys, que a direcção do Benfica é refém da claque ilegal pela capacidade de votação em bloco – quatro mil elementos – nas assembleias. E deram uma demonstração de força quando vetaram a proposta de tornar Henrique Granadeiro, presidente da PT, sócio honorário do clube.

'BRAÇO ARMADO DO BENFICA'
‘Zé Gago’ deu a conhecer à PSP a proximidade que a claque mantinha com Luís Filipe Vieira através de uma conversa ao telemóvel com o amigo Hugo Caturna, elemento 'extremamente violento' dos No Name Boys que nessa altura estava a ser alvo de escuta telefónica.
Caturna é considerado um dos cabecilhas da claque ilegal, o mesmo que disse, em escuta, que 'os No Name Boys são o braço armado do Benfica'. Esteve no incêndio ao autocarro dos adeptos do FC Porto, em Junho passado, e no espancamento de um militar da GNR apenas porque usava um cachecol do clube do Norte. Depois incendiaram-lhe o carro com uma tocha. E no telefonema que a PSP apanhou ouviu ‘Zé Gago’ dar-lhe conta do que Luís Filipe Vieira lhes prometera: na época seguinte não haveria polícias no sector dos No Name. O presidente do Benfica, segundo ‘Zé Gago’, afirmou que ia 'tratar da polícia em três tempos'. Vieira anunciou ainda 'correr com Paulo Dias', o chefe de segurança que se dava 'com polícias' e que na época seguinte as tochas podiam entrar na Luz. Quanto à sede da claque, 'a casinha', ia-lhes ser restituída e o clube pagaria as obras necessárias.

PONTOS DA INVESTIGAÇÃO
A procuradora-geral-adjunta dirige o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, que através da Unidade Especial de Combate ao Crime Violento coordenou a investigação da PSP e já acusou os elementos da claque.
Comanda a Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa, responsável pela recolha de prova ao longo de mais de um ano sobre os vários crimes na claque do Benfica. O resultado final foram mais de trinta detenções.

NOTAS

VIOLENTOS: DOMICILIÁRIA
O Tribunal de Instrução Criminal prendeu Guilherme Beon e Hugo Caturna, ambos por crimes violentos, mas a Relação decidiu entretanto alterar as medidas de coacção para domiciliária

BENFICA: INCONTACTÁVEL
O CM tentou ontem insistentemente contactar o presidente do Benfica, através do seu assessor, mas este manteve-se incontactável até à hora de fecho desta edição

CRIMES: DIAP ACUSA
Associação criminosa, tráfico de droga, ofensas à integridade física e incêndio são alguns dos crimes pelos quais o DIAP já acusou cerca de trinta elementos da claque No Name Boys

7 PRESOS
A PSP avançou em Novembro com a operação Fair-Play e deteve 31 elementos ligados à claque por vários crimes. Sete deles ficaram em prisão preventiva.

PROTESTOS
Enquanto os amigos eram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal, dezenas de membros dos No Name protestavam à porta. Agrediram jornalistas.

Henrique Machado, 18 Maio 2009 - 22h00 [ver aqui o link]

5 comentários:

  1. Isto é, o Orelhas cúmplice de criminalidade violenta. Não sei porque tb não foi constituído arguido, mas talvez dever-se-á ao tráfico de influências que entretanto arquitectou com a magistratura do MP. Isto deveria ser mais aprofundado, e ter um tal relevo que obrigasse o Tal PGR a contituir, também, uma equipe especial para investigar a produzir o respectivo libelo acusatório que incluísse todos os potenciais criminosos, como é o caso do Orelhas. Força Lucho, mais posts como este, para que tomemos conhecimento da corja gatuna que grassa em Lisboa, particulamente no clube dos encornados!

    ResponderEliminar
  2. Isto é que vai para aqui uma açorda, fosgasse... o Senhor impoluto, o Senhor verdade suprema, o Senhor transparência, afinal... começa a deixar cair a máscara, e que máscara!!!

    É caso para dizer que há vicios, que nunca se perdem... traficante ontem, jagunço para sempre!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu era dos que julgavam que o incêndio no autocarro da claque tinha sido um cigarro mal apagado, ou um problema eléctrico !!!!!!!!!!!!!!!!
    Quem diria que lá para os lados da Segunda Circular haviam desordeiros ...............
    Agora falando a sério estes gajos não tem espelho em casa sempre a falar dos outros e no fim ainda são PIORES.
    Cambada de filhos da ...........vocês sabem o que eu ia escrever.
    Não se atiram pedras para o telhado dos vizinhos .........
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Claro, e tu não és nada tendencioso, nada mesmo... Okokok é um blog do Porto, já li. Mas para mim um jornal mentiroso é um jornal mentiroso e ponto final. E vamos lá ser razoáveis, os SD não fazem as suas merdas também? Acaso os altos dirigentes (acho piada a esta palavra em relação às claques) dos SD vivem do que? Do milho que dão aos pombos? Vá lá, poupem-me!!!

    ResponderEliminar
  5. Sweet About Me,

    Em primeiro lugar, cumprimentos.

    Quanto ao teu comentário, pareceu-me ou não ter havido ai um qualquer incómodo da situação aqui relatada? Porque será?

    Aliás, até tive o cuidado de no inicio do post, referenciar o meu completo espanto pela fonte desta noticia... portanto, por ali, estamos logo conversados, quanto a essa.

    A mim, interessou-me apenas, pelos vistos, a "confirmação" do modus-operandi, através de escutas telefónicas, da guarda pretoriana com o envolvimento, cumplicidade e ajuda d'um tal de traficante jagunço, deveras conhecido nos corredores de alguns dos tribunais portugueses, com o cognome de "Kadafi dos Pneus".

    Podem-me acusar de muita coisa, mas no que a este tema diz respeito, nunca toquei com uma unha num qualquer adversário... tb nunca me tocaram... mas depois destas e outras que tais, quem se meter nelas, depois que se defenda, e não apareça com a "música trauliteira" do costume, que os adeptos do FC Porto, é que são estes e aqueles... nota-se, ve-se, confirma-se!!!

    Tudo o resto, é blábláblá de água benta... cada qual, toma a que quer.

    Por fim, a mim, pouco me interessa o que altos, baixos ou médios dirigentes dos SD fazem, como vivem, se dão ou não milho aos pombos... pouco me interessa... zero de zero. Isso é um problema deles... não meu!

    O meu clube, a minha paixão, a minha dedicação, vai toda na mesma direcção... um tal de FC PORTO!!!

    O resto, como o outro disse, não é concerteza conversa do TETRA... mas sim da TRETA!

    ResponderEliminar