02 maio, 2009

As Antas, O Dragão e Ali Cissokho!

Ali Cissokho criou calafrios e estupefação em França. Como é que um jovem Francês, desconhecido do grande público, conseguiu impor-se, a nível internacional, fazendo jogo igual com os titulares do clube campeão da Europa em título? Um jovem que há um ano não interessava a nenhum clube profissional Francês!

A imprensa Francesa , subitamente, começou a procurar onde estava o erro.

A revista “France-Foot”, em data de 14 de Abril deste ano, dedica-lhe uma página inteira (p.42). Nesta edição, podemos ler as palavras do seu antigo companheiro de equipa no Guegnon: “É um talento brutal. Quando tiver um pouco de experiência vai rasgar tudo“.

O diário “L’Equipe”, deu-lhe duas vezes excelentes notas e elogios. Certos comentadores, já o imaginam em concorrência para o lugar de Patrice Evra na seleção Francesa. É que, segundo dizem, o mundo do futebol escasseia de bons defesas laterais esquerdos.

A imprensa Francesa, subitamente, começou a procurar onde estava o erro.

E passou a lembrar-se do FC Porto e de Madjer. E passou a lembrar-se que o orçamento do FC Porto é inferior ao do Lyon e muitíssimo inferior ao do Manchester United. E passou a relembrar que o FC Porto é um grande da Europa.

A fonte de informação de longe preferida pelos Franceses, em todos os domínios ou campos de actividade, é o rádio. Veja-se a este respeito a sondagem realizada, este ano, pelo diário “La Croix”. Não sei se trata de uma outra excepção Francesa e nem este espaço me parece ser o lugar indicado para tratar tal assunto.

Todos se devem lembrar de Luís Fernandez. Fez parte, na década oitenta, juntamente com Platini, Giresse e Tigana do “quadrado mágico” tão reputado internacionalmente. Hoje em dia, exerce a função de comentador. Trabalha, entre outros, para a rádio Monte-Carlo. No dia 8 de Abril, o seu convidado foi Cissokho. Já quase no fim da entrevista, Luís Fernandez pergunta a Cissokho se está confiante para o jogo no estádio “Das Antas”; este corrige, “Do Dragão”.

Penso que este último pequeno diálogo, Antas/Dragão, não merece comentários. Quanto a mim, e para quem sabe descortinar, ele mostra a continuidade e a grandeza da história do FC Porto na duração do tempo !

E Viva o Porto !

observação: a entrevista referida, está no site de Radio Monte-Carlo. Pode ser consultada na secção “talk” deste site. O blog chama-se “Luisattaque”.

10 comentários:

  1. Muito boa a escola francesa, que formou 3 dos 4 laterais esquerdos das equipas que estão nas meias da CL: Éric Abidal (Barça), Patrice Evra (Man Utd) e Gaël Clichy (Arsenal).

    ResponderEliminar
  2. Carlos Pinto02 maio, 2009

    Sempre com agrado, que leio estes escritos-relatos, do nosso caro Portomaravilha.

    Para todo o universo futebolistico este é mais um exemplo do que é a verdadeira formação de jogadores.

    A nossa «academia» (algo de que tanto se tentam orgulhar no nome os calimeros, mas infelizmente para eles uma lástima em resultados) é de longe das melhores do mundo.

    Isto sim é pegar em jogadores com elevado potencial e rentabilizar ao máximo as suas capacidades.

    O Cissoko é sem dúvida o expoente máximo disso. Um jogador que em menos de meia época sofreu uma transformação enorme. No último Porto-Estrela do campeonato dei uma especial atenção a este jogador no estádio e realmente fiquei impressionado com as suas capacidades físicas e a evolução técnica que este jogador tem vindo a adquirir.

    Para quem o apelidava de «novo-lino», incluindo portistas cépticos foi a melhor reposta que o jogador e equipa técnica puderam dar. Tal, acredito que aconteceu, dado este ser o 9725896543 jogador que procuramos para defesa esquerdo desde o Nuno Valente e este para bem melhor...

    Os Portistas que duvidaram e eu incluido no lote (apesar de não o ter aplidado de novo-lino), ficam todos contentes por terem errado, já os outros ficam é preocupados, pois o único lugar da nossa da nossa equipa que estava mal preenchido, agora sim parece bem entregue.

    Oxalá continue o crescimento demonstrado até à presente data, para que as distinções e reconhcimento que foi alvo possam continuar e serem ainda maiores.

    Este ano temos uns quantos exemplos de jogadores que estão a despontar ás ordens de Jesulado Ferreira entre os quais destaco, obviamente o Cissoko, bem como Rolando, Hulk, Fernando ou Tomás Costa entre outros.

    Isto é trabalho, isto é Porto...

    Temos equipa...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  3. O Cissokho já é um valor seguro, mas também o Miguel Lopes do Rio Ave, que foi contratado em Janeiro, me parece um excelente jogador. Assim, de repente, ficamos com as laterais da defesa bem preenchidos e com jogadores jovens - aos citados, acrescento como é óbvio, os nomes de Sapunaru e Fucile.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Alguém me poderá dizer se vai dar para ver aqui o Marítimo-FCP de amanhã?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Muito nos contas, amigo PortoMaravilha. é sempre um gosto receber as tuas novidades aí de frança. E de facto, o Cisso "enche as medidas" a qualquer um.

    Tetra-abraço!

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Obrigado, Carlos Pinto !

    Efectivamente, este meu texto só vem dar continuidade ao artigo da revista "So Foot" que traduzi para este grande blog.

    É exactamente isso : A "Academia" do Porto é uma das melhores do Mundo senão a melhor.

    O Porto é profissionalismo !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  7. Ainda não jogamos e isto já está a correr bem.

    ResponderEliminar
  8. Viva povo! Os “brumelhos” levaram três a um do Nacional da Madeira, e a “lagartada” ficou a chuchar no dedo com um zero zero a Académica. Aqui no blogue, ta claro que toda a gente já sabe, mas mesmo assim tenho todo o gosto em repisar a noticia. Da gosto, não dá?

    ResponderEliminar
  9. Boas PortoMaravilha,

    Obrigado por mais este excelente artigo teu, trazendo-nos noticias fresquinhas do que se vai dizendo de Cissoko, lá fora... neste caso, na tua zona de jurisdição.

    De facto, este, tem sido uma agradável surpresa, mostrando uma tranquilidade e uma paz ao lado esquerdo da defensiva, que posso dizê-lo, não julgava ser possivel num jogador ainda tão fresco e tenrinho, não habituado à alta roda do futebol.

    Afinal, surpreendi-me... e ainda bem, mas tb para o FC Porto que penso ter resolvido um grande problema que não é só nosso, mas sim do futebol na sua globalidade: defesas esquerdos de qualidade... muitos não o têm ou conseguem encontrar (nós, já passamos essa complicada fase), nós, têmo-lo cá... e muito bem seguro!

    Cissoko, bonne chance!!!

    ResponderEliminar
  10. «Cissokho negoceia renovação

    "É a prova de que estive à altura nos meus primeiros meses no F. C. Porto. Se calhar, até surpreendi", disse o futebolista.

    Aly Cissokho, um dos jogadores em grande forma ao serviço do F. C. Porto, diz que os responsáveis azuis e brancos pretendem ampliar-lhe o contrato que termina em 2012, resultando, assim, numa melhoria salarial. "Os dirigentes querem-me prolongar o contrato por mais uma época. É a prova de que estive à altura nos meus primeiros meses no F. C. Porto. Se calhar, até surpreendi. Vamos discutir o acordo que é uma boa prova de confiança", diz o lateral esquerdo francês ao site Mercato 365.

    A história do jogador é um caso de sucesso. Chegou em Janeiro, proveniente do Vitória de Setúbal, custou 300 mil euros e depressa se adaptou à mecânica dos portistas, garantindo o estatuto de titular indiscutível. Uma proeza que ganha contornos ainda mais surpreendentes, tratando-se de um jogador que actuava, na época passada, no modesto Gueugnon, da 2.ª Divisão francesa.

    "Já me falaram da selecção francesa, o que me surpreende. Também sei que há clubes que me seguem, mas não é o momento certo para pensar nisso. Só me concentro nas minhas exibições", diz Cissokho, consciente de que tem despertado a cobiça do Lyon, do Marselha, do Bayern de Munique e do Tottenham. "Parece-me impossível que clubes desse nível se interessem por mim, porque ainda na época passada jogava no Gueugnon, da 2.ª Divisão", reforça o futebolista que não se cansa de elogiar Bruno Alves: "É um dos melhores centrais do Mundo. Quando cheguei ao F. C. Porto fez tudo para me adaptar e ajudou-me dentro e fora do campo".»

    In JN

    ResponderEliminar