09 maio, 2009

Venha de lá mais um título...

Mais uma época prestes a terminar, e mais uma vez o Futebol Clube do Porto se prepara para se sagrar Campeão Nacional de Portugal. Campeão, é como quem diz, sagrar-se-à Tetra Campeão. É o estado natural das coisas, dirá a maioria.

A verdade é que se este campeonato se decidisse apenas e exclusivamente “em campo”, já há muito que o título era nosso, e já teria Hermínio Loureiro nos entregue as faixas e Taça de Campeões. Mas como vivemos num país que teima em agarrar-se ao passado e centralizado à Capital, a disputa pelo título futebolístico, desenrola-se para “outros” nas secretarias, tribunais e nos túneis de acesso aos relvados de futebol.

O que essa gente ainda não percebeu, é que a superioridade do Futebol Clube do Porto é tão avassaladoramente manifesta, que mesmo assim, ganhamos e convencemos. Seguimos imparáveis e brilhamos na Europa como foi ilucidativo o fantástico jogo do Porto em Manchester.

O que nos separa então da mediocridade do nosso campeonato?

Em primeiro, no Futebol Clube do Porto, há um timoneiro, um Homem que coloca acima de si próprio o amor a um clube que é o da sua cidade e pelo qual enfrenta um país inteiro e se necessário, a Europa. Não há em nenhum clube no mundo um Presidente com o carisma do nosso Pinto da Costa. E não o é, para proveito próprio.

Nós, Portistas, e o Clube em si, é que tiramos proveito da sua liderança.

No nosso clube, não somos bajulados pela comunicação social e as nossas contratações não vendem capas. Os nosso jogadores entram de mansinho, transformam-se em campeões e são vendidos para outros grandes clubes Europeus, lançando o bom nome de Futebol Clube do Porto por esse mundo fora.

No Futebol Clube do Porto não há chicotadas psicológicas aos jogadores, ao treinador ou aos adeptos. Não se fazem promessas que depois não se cumprem. Quando as coisas vão menos bem, e os nossos jogadores nos pedem confiança, nós acreditamos e estamos do lado deles.

Neste clube, aprende-se a confiar nos sucessos desportivos. Porque aqui os resultados são claros, em campo, para quem quiser ver. Não há manobras nos bastidores.

É um clube com mentalidade Nortenha, onde a frontalidade e a seriedade são inatas. Nada a ver com a tacanhez da mentalidade da segunda circular, onde são os eternos coitadinhos e prejudicados do sistema. Quem sabe caso se libertassem dessa traumatologia, o nosso campeonato não se assemelharia mais com o de Espanha ou mesmo o Inglês… seria bem mais interessante.

Mas, não se iludam, porque nós continuaríamos a vencer.

Fazemos-o desde 1893,
Heliantia.

Cada vez mais há crianças em Braga adeptas do FC Porto.
Um especial obrigada a quem lhes proporciona momentos únicos.

13 comentários:

  1. ULTIMA HORA:

    Hulk convocado para o jogo do titulo...uma grande noticia eh eh

    ResponderEliminar
  2. Anónimo,

    Tás a brincar, a mãe de Hulk tem ajudado na recuperação, mas penso que não faz milagres.

    Aonde viste essa informação?

    Se for verdade, fico super contente!

    BIBÒ PORTO

    ResponderEliminar
  3. Avançou a TVI à bocado no programa de desporto deles. E podes confirmar no site do mágico porto =)

    Recuperação incrivel do Incrivel Hulk!!!

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  4. É verdade, aí está o Incrível Hulk de volta!!
    É este fim-de-semana que vamos voltar a festejar para grande azia de toda a escumalha que nos tenta abater :)
    Somos melhores, sem qualquer dúvida!

    FORÇA PORTO !

    ResponderEliminar
  5. Heliantia,

    "É um clube com mentalidade Nortenha, onde a frontalidade e a seriedade são inatas. Nada a ver com a tacanhez da mentalidade da segunda circular..."

    Bravo, bravo, bravo... é o que me apraz dizer.

    Ser FC Porto, ser do FC Porto, sentir o FC Porto, é isso tudo... a felicidade que emana dos nossos rostos, é a prova provada.

    E "Fazemos-o desde 1893"... ora nem mais!!!

    Então, até daqui a 15 dias... a tempo e horas :D

    ResponderEliminar
  6. O Hulk... é um igual, entre tantos outros!

    Sem ele, como com tantos outros que por cá já passaram e fizeram história, deixando saudade na partida, continuamos a vencer.

    Portanto, que se saúde o regresso deste para ajudar, em conjunto com todos os outros do plantel, o FC Porto a cumprir os seus (naturais) objectivos... tornando os nossos sonhos, uma realidade!

    ResponderEliminar
  7. Nuno Barbosa09 maio, 2009

    Amanhã lá estarei no Dragão para festejar um dos títulos que mais gozo me vai dar nos últimos anos!

    ResponderEliminar
  8. Alguém sabe onde se pode ver o Porto-Benfica em Basquete?

    ResponderEliminar
  9. Esta a dar-me ganas de mandar uns “bitaites” tenebrosos a essa cambada que escrevinha alarvidades nos jornais, enquanto assobia para o lado, fazendo crer que a grandes noticias desportivas que os Portugueses aguardam, é saberem que um tal de (Patric ameaça o lugar de Maicon) e isso por ele, além de ter assinado contracto com o (aquele) deu também uma entrevista lá na terra dele no interior do Brasil, a saber: Rádio Difusora AM910 de CRICIUMA, que ou muito me engano é uma das cidades? Mais representativas do panorama desportivo brasileiro, ou quiçá do mundo.
    Que grande melão tem essa maralha! Vão-se entretendo com essas (ia dizer merdas, mas como posso chocar alguns leitores mais sensíveis, digo apenas) tretas, enquanto nós, os adeptos de um dos oito melhores clubes da Europa, aguardamos mais ou menos tranquilos, mais um tetra campeonato, TEEETRAAA!!! Campeonato sabem o que é? São quatro seguidos. Ouviram bem?
    Amanha no Dragão entrara em campo a equipa que o Professor Jesualdo escolher, e todos nós os iremos apoiar como sempre. Quanto aos outros, que se embrenhem em mais umas promessas de “Patric’s, “ e outros que tais, em suma o costume.

    ResponderEliminar
  10. Para o basquete:

    http://canaltuga.net/tv/sport1.html

    ResponderEliminar
  11. Ganhamos ao sporting, na academia, em juniores 1-2 e perdemos no basket 64-70

    ResponderEliminar
  12. FUTEBOL: JUNIORES, ESTREIA EM GRANDE NA FASE FINAL:

    SPORTING-1-FCPORTO-2

    (Diogo Viana e Miguel Galeão)

    ResponderEliminar
  13. Viva !

    Concordo : O Porto é história dum trabalho mais que centenário.

    Que, humildamente, se soube afirmar não se perdendo nas brumas da memória.

    O Porto é um clube com a mentalidade do Porto. Não mais !

    O Porto é Porto !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar