29 maio, 2009

Em Busca da 'Dobradinha'

Domingo, o FC Porto jogará mais uma cartada decisiva na presente temporada, com a disputa da final da Taça de Portugal, no Jamor. O Paços de Ferreira, orientado pelo jovem Paulo Sérgio e que alcançou a meritória 10ª posição na Liga Sagres, é o adversário. A confiança reina entre os adeptos portistas, como é disso demonstrativa a mais recente sondagem aqui realizada. 122 pessoas responderam à pergunta 'O FC Porto conseguirá vencer a final da Taça de Portugal e consequente dobradinha, no dia 31 de Maio?' e os resultados são, como era esperado, avassaladoramente favoráveis aos 'dragões'. 117 (96%) portistas pensam que 'Sim', 5 (4%) infiltrados acham que 'Não'.

Estou obviamente muito confiante numa boa vitória e em mais uma festa de arromba, na sequência das comemorações inolvidáveis do Tetra. O FC Porto é muito mais forte, possui argumentos individuais e colectivos mais que suficientes para derrotar os pacences. No entanto, as surpresas são frequentes no futebol, muito mais numa competição como a Taça de Portugal, onde elas acontecem ainda mais vezes. A turma de Jesualdo Ferreira terá de se apresentar com a máxima concentração e sem, em nenhum momento do jogo, menosprezar o seu oponente. Esperemos que o fervor das festividades vividas tenham, pelo menos, acalmado, uma vez que a repetição da atitude displicente da última partida do campeonato, frente ao Braga, não é aconselhável.

Este tipo de provas (Taças e Supertaças) têm sido o principal calcanhar de Aquiles da equipa no reinado de Jesualdo Ferreira. Derrotas diante de equipas menores como o Atlético e o Fátima e várias frente ao Sporting ainda estão atravessadas na garganta de alguns adeptos. Jesualdo nunca conquistou a Taça de Portugal e tem agora a oportunidade de o fazer, alcançando também a sua primeira 'dobradinha' no FC Porto. O último a conseguí-lo foi Co Adriaanse em 2005-06. Na época passada, como certamente estarão recordados, dois golos de Rodrigo Tiuí tiraram-nos essa possibilidade. Desta vez, estou seguro de que não vamos vacilar.

Ao que tudo indica, a utilização de Lucho González está bastante complicada, o que constituirá uma baixa de vulto na manobra colectiva azul e branca. Mesmo assim, a equipa tem respondido bem a essa ausência e isso nunca poderá servir de desculpa para um eventual desempenho menos positivo. Se tal se vier a confirmar, julgo que a melhor opção seria incorporar Mariano González no trio intermédio, junto de Fernando e Raúl Meireles, ficando a frente de ataque entregue a Hulk, Lisandro e Cristian Rodríguez. Espero ainda que Nuno seja o dono da baliza, na sequência do que sucedeu ao longo da época nesta competição. Se jogou os jogos da Taça até agora, também merece jogar a final. Na defesa, a única dúvida será entre Fucile e Sapunaru na lateral direita. Se o uruguaio estiver na sua plenitude física, seria a minha aposta.

O Paços, sendo uma equipa modesta e com um orçamento reduzido, comportou-se de forma magnífica nesta prova. Nas meias-finais, eliminou o Nacional, 4º classificado da Liga Sagres, de forma tão surpreendente quanto merecida. Há bons jogadores na Capital do Móvel e, em termos colectivos, Paulo Sérgio conseguiu incutir uma organização bastante interessante. No processo defensivo, após enormes lacunas iniciais, houve uma evolução notória com o decorrer da temporada, embora me pareça que os 'castores' revelam ainda algumas dificuldades. Um FC Porto ao melhor nível marcará certamente ao guarda-redes Cássio. Mas é necessário ter em conta que, ofensivamente, este Paços de Ferreira é uma equipa bem armada, capaz de criar muitas contrariedades ao último reduto portista. Na Liga Sagres, por exemplo, apenas facturaram menos que os 5 primeiros da tabela, ficando mesmo com somente menos um golo marcado que o Braga. Mostraram um poder de concretização superior a equipas como o Leixões, Académica, Guimarães e Marítimo, tidas, à partida, como superiores. Todos os cuidados serão poucos. Jogadores como Rui Miguel, Cristiano, Pedrinha ou William deverão ser vigiados a preceito.

Um outro aspecto acerca desta final, que tem sido discutido ultimamente, é a realização das finais da Taça no velhinho Estádio do Jamor. Estou algo dividido, confesso. Por um lado, considero que, havendo um Estádio Nacional, as finais desta prova devem ser aí disputadas. Em Inglaterra, a final da Taça também é sempre em Wembley e, em França, é sempre no Stade de France. O problema é que o Jamor não apresenta condições mínimas para receber um jogo desta importância e acho que se ele acontecesse em estádios como Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra, Leiria ou Algarve, por exemplo, seria vantajoso para todos, inclusivamente para os adeptos. Uma situação a ser estudada com seriedade no futuro.

Não havendo muito mais a acrescentar, resta-me dizer: vamos a Oeiras para trazer a Taça! Entre o FC Porto no relvado com a atitude correcta e não tenho dúvida que vamos conseguir. Força FC Porto!

3 comentários:

  1. Viva !

    Excelente texto.

    Eu votei como a maioria.

    Na medida em que a Taça das Taças desapareceu, haveria muito que escrever. E já não é bem igual, quanto ao prestigio, esta competição. O que não me agrada.

    Acho que o objectivo essencial foi atingido. Ganhar o campeonato !

    E que foi ganho com muitos pontos de avanço. O que é importante para descaber quem ataca o PORTO !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  2. O Porto só tem que ganhar este jogo e acabar a temporada em beleza.

    Quanto à realização da final da Taça no jamor, acho mal. Aquilo não tem as mínimas condições para receber um jogo de futebol, quanto mais uma final desta importância.

    Abraço, Bruno. Espero ver-te por lá. ;-)

    ResponderEliminar
  3. Depois de três semanas de festejos e farras, não vai ser fácil fazer os jogadores portistas cair na realidade que esta prova encerra.

    É um jogo diferente em que o adversário vai se empenhar para inscrever o seu nome na história desta prova, razão mais que suficiente para ser encarado com a máxima responsabilidade.

    Nos últimos jogos a equipa sentiu dificuldades de concentração que espero não volte a repetir.

    A verdade é que as finais da Taça de Portugal já há muito que são confrontos equilibrados e de pouco espectáculo futebolístico.

    Era bonito que esta se traduzisse num esplêndido momento de propaganda para a modalidade com uma vitória clara e justa do FC Porto, forma de consagrar o Professor Jesualdo Ferreira, ele que parece «alérgico» a este tipo de competição.

    Um abraço

    ResponderEliminar