26 maio, 2009

Um Dragão concentrado/corajoso pode festejar já 5ª

Começo por me confessar. O meu comportamento durante os jogos de andebol não é nada recomendável. Mas não há nada a fazer. É a modalidade que mexe mais comigo (no final do jogo sentia-me cansado e quase afónico ainda fui para o Dragão ver os tetracampeões de futebol). E depois o sector onde tenho lugar anual, está cheio de Portistas ferrenhos (já lhe chamam tribunal do Dragãozinho) e diga-se que todos juntos (sector 4 e mais uns quantos do sector 5), não ficamos nada a dever ao grande apoio da claque Portista no topo Sul do pavilhão.

O andebol do FC Porto com a qualidade que o plantel possui, e este público dedicado e apaixonado, não dá hipóteses em casa. Mas, eu até acredito que já esta quinta seja possível festejar o título na Luz, sem ser necessária a "negra" de novo no inferno do Dragãozinho!!!

Também em grande estiveram os nossos hepta do hóquei que iniciaram a final, batendo a Juventude de Viana por 5-2 num fim de semana onde assisti ao vivo às 3 modalidades: andebol, futebol e hóquei...

FC Porto está a uma vitória do título!
(FC Porto 2-1 Benfica, na final do play-off à melhor de 5 jogos, ou seja 3 vitórias)

  • FC Porto, 33 - Benfica, 26

Na última quinta-feira, o FC Porto havia perdido na Luz (32-27) num jogo onde Inácio Carmo foi o melhor marcador do FC Porto com 6 golos, logo seguido de Eduardo Filipe e Tiago Rocha com 5 golos cada. Foi um jogo onde o FC Porto cometeu muitas falhas técnicas e apitado pela dupla "terrible" de Leiria. A mesma que vai apitar o jogo 4 já esta quinta-feira. Parece que não há outros árbitros para levarem o SLB ao colinho até à negra. Pode ser que o Sr. Nicolau se lembre de uns adeptos que este domingo fizeram questão de o cumprimentar com muita cortesia, e pelo menos uma vez na vida, procure ser isento, ele, e o seu colega Caçador.

Com a final empatada, o Lucho e mais 1937 espectadores entraram este último domingo no Dragãozinho com a garganta afinada, não parando um segundo no apoio ao FC Porto. A 1ª parte foi equilibrada, mas na parte final, o Dragão deitou fogo a sério e logo assustou a águia que na 2ª parte, foi completamente humilhada. Com 14-10 ao intervalo, o FC Porto rapidamente chegou aos 10 golos de diferença, levando ao êxtase absoluto os adeptos Portistas. Eduardo Filipe com 9 golos esteve em grande nível, bem secundado por Filipe Mota com 6 e Ricardo Moreira e Inácio Carmo com 5 golos cada. Também fantástico esteve o nosso guarda-redes, Hugo Laurentino, com defesas do outro Mundo!!!

O FC Porto venceu por 33-26 e os Benfiquistas resignados, sairam de cabeça baixa, não encontrando desta feita, nenhuma desculpa para mais uma derrota convincente. O título está perto, e acredito até ser possível alcançá-lo no pavilhão do inimigo em mais um jogo apitado pela dupla que «faz sempre as coisas pelo outro lado». Esta quinta-feira, na Luz, há jogo às 21h (sporttv1) e se necessária, a negra será no Dragão Caixa na noite da quarta-feira seguinte (3 de Junho às 21h). Pode ver um vídeo do jogo de domingo, clicando aqui.

É esta a equipa que vai ser campeã Nacional, ao 4º ou ao 5º jogo, tanto faz... e no final, terei orgulho em todos eles, os meus guerreiros, que segui em TODOS os jogos esta época disputados na condição de visitados, tanto na Póvoa de Varzim, como agora no Dragão Caixa!!!

A RTP é uma vergonha, mas nem isso afecta os heptacampeões...
(FC Porto 1-0 Juv.Viana, na final do play-off à melhor de 5 jogos, ou seja 3 vitórias)

  • FC Porto, 5 - Juv.Viana, 2

A RTP só serve os interesses do Benfica. Nada de novo. Mas mesmo assim, não resisto a referir que é lamentável, vergonhoso até, que durante toda a época, só transmitissem jogos desses tristes que nada ganham e que pela 1ª vez na história do hóquei, não transmitissem a final do campeonato só porque, para surpresa desses ignorantes, a final desta época contempla duas equipas Nortenhas e não a da Capital do Império. Mas isso pouco importa. Os heptacampeões encontraram no opositor um duro adversário, mas Reinaldo Ventura e Emanuel Garcia fizeram juz à eficácia do campeão e bisaram. O capitão Filipe Santos fez o golo restante da nossa vitória por 5-2 num pavilhão de Fânzeres bem composto e onde também estive.

O 2º jogo da final, é sábado, pelas 21.30h, em Viana (J.Carpelho e Luis Peixoto são os árbitros). No 3º jogo, que será dia 3 (mesmo dia da possível negra no andebol...), teremos em Fânzeres, os árbitros Rego Lamela e José Pinto.

EDUARDO FILIPE
O nosso lateral esquerdo, Eduardo Filipe, fez domingo uma brilhante exibição, apontando 9 golos fantásticos, deixando a multidão em delírio. Não me parece ser possível que o Eduardo pondere sequer deixar de jogar... ele ataca, defende, joga o tempo inteiro, assiste para o pivot, para os pontas, penetra aos 6 metros, remata de 9, 10 e 11 metros, em resumo, está numa forma admirável e o FC Porto só tem a ganhar com a sua manutenção no plantel.

No futebol, e falando dos Sub17, este domingo realizou-se a 1ª ronda da fase final de juvenis com o FC Porto a empatar em Alcochete a zero com o Sporting, num jogo bem conseguido dos nossos miúdos e onde Maia, o nosso guarda-redes, defendeu um penalty. Os sub15 tinham empatado a uma bola no mesmo recinto na última quarta-feira, dia em que o FC Porto (90% da equipa eram juniores) venceu a Liga Intercalar Nacional, batendo nos penaltys o Mafra. Domingo às 11h, teremos no Vitalis Park, um FCPorto - SL Benfica em iniciados, e à mesma hora no Olival, este clássico repete-se, mas nos juvenis. Pena, é que nesse mesmo dia e a essa hora, eu esteja em viagem para o Jamor...

No basquetebol, os sub14 continuam em grande e ganharam mais um jogo (75-66 ao Galitos), enquanto os juniores A começam a jogar a fase final em Albufeira, já esta sexta feira.

No hóquei em patins, destaco o empate positivo (1-1) dos juniores em Barcelos, enquanto nos outros escalões, ganhamos com facilidade.

Por fim, no andebol, os infantis ganharam fora ao Boavista por 18-16, enquanto os juniores foram afastados da fase final. Os iniciados lutam pela fase final, tentando um dos 2 primeiros lugares na etapa que se jogará este fim de semana em Santo Tirso.

Um abraço do Lucho.

14 comentários:

  1. Ó Lucho...não pode ser verdade! A mesma dupla que arbitrou na luz na semana passada, vai arbitrar outra vez o jogo na casa do Benfica?
    Isso é um escândalo e assim é quase certo que vamos ter 5º jogo...Mas se houver finalíssima lá estaremos a apoiar e a tornar a vida difícil aos vermelhos.

    No Hóquei foi uma boa vitória e um bom passo rumo ao 8º título consecutivo, mas ainda vai ser preciso muito trabalho, que aqueles tipos são osso duro de roer.

    Sobre a tua escolha da semana recair no Eduardo Filipe, estou 100% de acordo: o Eduardo fez um jogo notável e agora mais que nunca, tem de continuar para o ano.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Hóquei:

    Fizemos um bom jogo e conseguimos o mais importante que era vencer uma boa equipa como a Juventude de Viana. Sinceramente, estava à espera de um jogo mais complicado. Termos chegado cedo ao 2-0 foi muito importante, assim como o 3-1 no início da 2ª parte para matar qualquer esperança de recuperação do Viana.
    Só lamento que o pavilhão não estivesse completamente cheio. Se a final fosse com o slb, o pavilhão estaria a abarrotar de gente, assim... Parece que as pessoas se esquecem que estamos na final do campeonato! Não interessa se jogamos com o slb, Juventude de Viana ou outro qualquer. O que nos tem de interessar é o nosso clube, aquele que amamos, que está a disputar um jogo importante e precisa do nosso apoio. Eu não quero ganhar contra este ou aquele, quero é ver o meu FCPorto ganhar sempre!

    Andebol:

    Não pude assistir ao jogo no Dragãozinho, mas ainda consegui assistir à 2ª parte através da TV. Grande jogo e fantástico ambiente! Esperemos que na Luz tenhamos uma pontinha de sorte para podermos desde já festejar o campeonato.

    ResponderEliminar
  3. Nota 1: As claques do FC Porto ficam na bancada Sul e não na bancada Norte.

    Quanto aos jogos estive presente nos 2 e é sempre bom assistir a vitórias do nosso clube especialmente contra uma certa agremiação de lisboa.
    A escolha do MVP da semana está correcta apenas podendo ficar um pouco manchada pela menos brilhante exibição na quinta - feira em lisboa.

    ResponderEliminar
  4. Vila Pouca: Não pode ser mas é verdade. Já confirmei. Pelo menos no jogo 5 (se houver) acho q haverá bom senso e não serão eles a apitar...É essa a única coisa positiva desta nomeação para o jogo 4.

    Estilhaço: Qt às cuspidelas é um facto q em Lisboa têm acontecido e isso é demosntrativo da cultura e educação daqueles energúmenos. Podem apoiar e pressionar como nós o fizemos sem ser necessário atirar objectos e cuspir nos jogadores como fazem os mouros em lisboa.

    AF: Obrigado pela simpatia em me teres ligado se eu precisasse de bilhete. Sei que estiveste lá no apoio tal como eu mas por acaso não nos cruzamos.

    Delindro (ou antilamp):
    Já corrigi o topo sul:)

    ResponderEliminar
  5. Continuamos a acalentar a pssibilidade de mais 2 títulos. Vi, pla TV, o jogo de andebol, com mais um correctivo aplicado aos vermelhos. Como disse Carlos Resende, após a derrota na Luz, "já toda a gente sabe quem é a melhor equipa portuguesa". Somos nós. Ponto final!

    No hóquei tudo se encaminha para a conquista de mais um título, feito de enaltecer, pela hegemonia brutal que demonstra na modalidade.

    No basquetebol, a Académica demonstra, por portas travessas, quão má foi a temporada azul e branca. Bastava um Porto que honrasse os seus pergaminhos na modalidade, para afastar facilmente o "dream-team" criado pela imprensa. Acredito que a escumalha vença 5º jogo contraa Briosa, mas na final serei 100% da Ovarense.

    Sábado, aqui em Vagos, teremos a final do futsal, entre duas agremiações de lisboa. Ninguém conhece um bombista suicida, capaz de prestar um serviço à humanidade?

    ResponderEliminar
  6. ehehehe

    gostei dessa de Vagos e do futsal:))

    ResponderEliminar
  7. Então o Benfica contratou o Ricardo Candeias?
    Já não é só no futebol?
    Como é que fica o guarda-redes, nesta situação?

    ResponderEliminar
  8. Vila Pouca:
    A contratação do Jerkovic deixava adivinhar q o Candeias estaria de saída...

    Tem sido profissional, nada a apontar.

    ResponderEliminar
  9. Tenho confiança que vamos trazer o caneco do Andebol já no proximo jogo, apesar dos arranjihos por outro lado.... Se não acontecer irei ao Dragaozinho por certo ver a negra.
    No Hoquei confio sempre apesar de ser sempre complicado.
    Vício de vencer, é o que é ...

    ResponderEliminar
  10. Lucho,

    "Começo por me confessar...", olha eu a pensar que te irias confessar sobre o sucedido na tarde de domingo, logo após o final do jogo, mas afinal, continuando a ler, percebi ter sido induzido em erro pela publicidade totalmente enganosa pa enganar incautos, do inicio do teu post.

    Já sei que não eras tu que a cada passo em frente, davas dois atrás só para lhe tentar ferrar a orelha, enquanto lhe gritavas ao ouvido, "olha que isto não é a Póvoa; aqui pias fino, senão levas 2 corridas; e além do mais, se não tás bem, vai-te queixar à GAYvota tv", mas também estares agora para aqui a dar uma de que eu é que sou fixe, distribuindo no final do jogo, muitos e muitos "cumprimentos com muita cortesia", vai lá vai ;)

    Bem, continuemos... o jogo de ANDEBOL... foi uma vitória clara e inequivoca da melhor equipa a partir dos 15 minutos da 1ª parte, altura em que passado para a frente do marcados, iniciou uma cavalgada tal que elevou o score já na 2ª parte, até aos 10 golos de diferença, mais tarde reduzida por algum relaxe de concentração dos azul-e-brancos que se limitavam já ali, a gerir apenas o esforço e o resultado.

    Eduardo Filipe esteve, como em tantas outras vezes, soberbo! Mas será injusto não destacar todo o colectivo do FC Porto... direi até mais, se me permitem, contrariando aqui a maioria das expectativas... por mim, quero o 5º jogo, para cá, em conjunto, podermos todos celebrar o campeonato mais que justo e merecido.

    Os atletas merecem esse carinho e festejos muito de perto... e nós, também!!!

    No HÓQUEI, desta vez, e contrariando um pouco o histórico dos últimos jogos, o FC Porto conseguiu manter um nível de concentração sempre muito elevado no jogo, não permitindo veleidades aos que equipavam de laranja, à moda de Viana.

    O primeiro passo rumo ao OCTO está dado... faltam apenas outros dois!

    Quanto ao BASQUETEBOL, para já, com a escolha do novo treinado, acredito que se irá abrir uma nova era nesta modalidade, muito, mas muito mais proveitosa e vitoriosa que a anterior... que mesmo assim, continuo a dizer, atendendo às dificuldades que os GAYvotas estão a ter com os academistas para seguir em frente no play-off... mesmo com uma equipa nossa que colectivamente era miserável, com tantos e tantos problemas, com um cadinho só de sorte no 3º jogo, o 1º em casa, se calhar, a esta hora, o dream-team estaria em casa a ver-nos... pela tv.

    ResponderEliminar
  11. Este fim-de-semana também estive presente nos jogos das três modalidades. Sábado no hóquei e Domingo no Andebol e no Futebol.

    Em Fânzeres o pavilhão estava praticamente cheio. A bancada mais "despida" ainda assim era a que está atrás da baliza. Foi um bom jogo, contra uma boa equipa como é a Juventude de Viana. Foi importante esta primeira vitória na final do campeonato. Justa e nunca posta em causa. Reinaldo Ventura e Emanuel Garcia fizeram mais uma vez grandes jogos, e bisaram.

    Não podia deixar de comentar o facto da NOSSA TV PÚBLICA dizer que vai transmitir o jogo em directo (se assim não fosse o jogo terira sido às 18h00!!) e depois em vez do jogo, transmitir n'aquela tarde de Sábado provas de triatlo e equitação!!!! Fui alertado para essa situação por amigos meus que não puderam estar presentes no pavilhão e gostariam de ter visto o primeiro jogo da FINAL do campeonato d'hóquei!!
    Pois bem, como o clube "de todos eles" não se encontra nessa final, é bem melhor passar o triatlo e equitação!! E depois de ler o post do Lucho, o cenário ainda fica pior, pois durante toda a época só passaram mesmo os jogos em que estivessem o gloriGOZO!! Vergonha na cara!!
    Nós continuaremos a caminhar para o "octo", já no próximo Sábado com a difícil deslocação ao minho. Força Porto!!

    No Andebol, mas que grande vitória!! Ganhar é sempre bom, mas sobre os carneiros ainda é melhor :) Só mesmo estando lá é que se percebe a euforia contagiante que se sente! Já deu para perceber que será muito díficil perdermos um jogo n'aquele lindo pavilhão! Espero que aquele apoio que se tem feito sentir, continue na próxima época, mesmo durante as fases regulares. É um esforço que dá resultados!
    Agora na quinta, seria lindo festejar o campeonato no galinheiro. Se assim não acontecer o quinto jogo será na quarta-feira seguinte, o que será bom pois não calha no mesmo dia do Jamor.
    E pelo que li, desta vez vai haver bilhetes para o jogo lá, o que será bom... os portistas mais próximos sempre podem dar uma forcinha!! ;)

    Ah', e quanto ao nosso amigo Lucho, esteve impecável na defesa dos interesses do nosso Clube! Constatei que os srs.do.apito ouviram das boas, muito bem!

    Futebol, É o TETRA ohh é ohh o TETRA, soma e segue! Festa linda, à moda do Porto!

    Camadas jovens, parabéns pela conquista da intercalar!

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Cinco estrelas como sempre !

    Quando penso que foi neste espaço que realizei a minha primeira cobertura jornalística ao vivo, contando o tempo, os remates, as defesas ... , aquando dum mais que saboroso Paris-Porto,em andebol, ganho no último segundo.

    Fica a memória !

    Fica a memória também de terem começado aqui os meus primeiros comentários, defendendo que as vitórias do Porto deviam ser festejadas na sala de visitas da cidade. Nas suas ruas e vielas cheias de História.

    Fico mais que contente em ver que tal se verificou.

    Mudando de assunto : Preciso duma ajuda porque estou um pouco confuso. Isto é : Como o Porto vai ganhar a taça e visto que a nova competição europeia tem outra formulação quem é que vai à Europa ? O Paços ou o quarto classificado ?

    Desde já obrigado.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. PortoMaravilha:

    Pelo que tenho lido e ouvido, o Paços já tem presença garantida na primeira edição da Liga Europa, que se vai realizar para o ano.

    ResponderEliminar
  14. Olá, Lucho,

    Pois, então o teu comportamento durante os jogos de andebol não é nada recomendável, quem diria:-),mas pelos vistos esse comportamento continuou até á saida do DRAGÃOZINHO, e não foste só tu , tiveste um companheiro nessa, luta e presseguição:-)....

    Mas, conseguis-te que eu me torna-se uma apaixonada do andebol, modalidade que até a pouco tempo eu não acompanhava , mas que agora vibro da mesma forma, como no resto das modalidades, no futebol, com muito mais paixão!

    Neste momento só estou á espera das vitórias, no hoquei e no andebol, para sermos CAMPEÕES e
    tenho a certeza que as vamos conseguir, e festejar!

    Estou completamente de acordo na escolha, de Eduardo Filipe, como jogador da semana, apesar de toda a equipa ter estado 5 estrelas, para mim ele esteve em GRANDE!!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar