30 maio, 2009

Para memória futura

24 de Maio é sempre uma data que celebro com muito carinho.
É a data de aniversário de casamento dos meus Pais. Este ano completaram 40 anos.
Em 2009 calhou igualmente a data do fim do campeonato e com um jogo no Dragão entre as minhas duas equipas: a de coração e a adoptada.
Como a adoptada infelizmente já não dependia deste resultado para subir na tabela classificativa estava ausente qualquer ansiedade no resultado desejando obviamente uma vitória do Futebol Clube do Porto, mas lá no fundo também um golo do Braga para satisfazer a minha filha Gu.
O marido lá em casa bem que tentava assombrar a festa, com a ameaça de que ia chover, ia estar frio e o diabo-a-quatro, como se costuma dizer.
A tarde revelou-se afinal ensolarada, com uma temperatura bastante agradável.
Findo o almoço, estava na hora de ir para o Porto, até porque combinara finalmente conhecer pessoas, que “falando” diáriamente com elas até então não tinha tido o prazer de as conhecer.
Primeira paragem no Velasques, onde alguns colegas da ML do Portal dos Dragões estavam na esplanada após o almoço do Tetra realizado ali perto.
Engraçado como é ligar a cara a pessoas de quem só conhecemos o que escrevem. Foi muito agradável, constatar a simpatia das mesmas, que só pelo simples facto de serem Portistas já era quase que garantido.
Alguns minutos depois, descemos rumo ao Dragão para desta feita conhecer alguns do BiBóPoRtO.
O mais caricato é que para não haver desencontros, tive o especial cuidado de ligar antes ao Presidente cá da casa, que me responde com a simpatia que o caracteriza:
Estou a chegar!
Certo.

(…)
(duplo…)
ok
(aieeee…)

Aproveito para ir olhando os ilustres adeptos que circulam na Praça do Estádio do Dragão, tirando umas fotos (que acompanham estas palavras), quando vejo uma cara, duas que me são familiares. Era o Lucho, o Estilhaço e Estilhaço Jr.
Fico na duvida, vou, não vou. Se eles já estão ali o Sr. Presidente não deve demorar.

( …já estou a chegar, ouvira eu…)

Bem, vamos lá!
Atravessando a onda de adeptos que entretanto chegavam ao Dragão tive então o prazer de os conhecer e de lhes apresentar as minhas filhas e o meu irmão.
Passados largoooos (botem largo nisso) minutos, e no meio de uma imensidão azul e branca, qual D.Sebastião a emergir do nevoeiro surge sua senhoria, Blue Boy.
Tenho igualmente o prazer de conhecer a Mafaldinha de quem a minha filha mais pequena se encantou, enquanto eu e o meu irmão resolviamos o problema do cartão da Gu que a máquina teimava em não ler.
Resolvido este problema, chega então a hora de dislumbrar o meu estádio, a quem eu não via já seguramente quase há uma ano.
E essa parte dá não para explicar, melhor mesmo que toda essa emoção é faze-lo na companhia das minhas filhas. Ouro sobre Azul, é o lema da minha vida.
Tempo ainda para conhecer mais um ilustre Portista que deixa finalmente ao fim de 5 anos de ser virtual para passar a ser um amigo de verdade.

O jogo em si, foi mais de festa do que propriamente um jogo de futebol. Fizemos um golo que permitiu aos tetracampeoes presentes festejarem todo o orgulho de pertencer a esta casa. E um golo do Braga, o qual é inteiramente dedicado à Miss Gu, que vestiu a camisola do Braga durante os 90 minutos. E que ninguém o ouse reclamar...
Ou seja, da minha parte estava toda a gente feliz.
Mas a emoção mais forte ainda estaria para chegar. Findo o jogo, e agradeço ao meu irmão, ter aguardado até ao final do mesmo, o speaker anunciou que Jesualdo Ferreira fazia anos e convida os adeptos a cantarem-lhe os parabéns.
Conseguem fazer ideia do significado desse momento para as crianças presentes no estádio ? Eu falo pelas minhas:
Momento único de espanto, de alegria, de vontade de estar sempre ali naquele Estádio, naquela cadeira, de pertencer a um clube que lhes proporciona emoções destas.

Eu faço o meu papel, mostrando e transmitindo-lhes o privilégio do que é ser-se do Futebol Clube do Porto.
Já lhes prometi, que para o ano iremos mais vezes, e que no final lá estaremos para festejar o Penta.

IV Campeãs,
Heliantia, Gu e Fi.

12 comentários:

  1. Heliantia,

    É um belo pedaço de prosa, num dia inesquecível, que marca para a vida. E se, como neste caso, for vivido na companhia dos nossos petizes, ainda é mais saboroso.

    Gostei do IV campeãs:)

    ResponderEliminar
  2. Olá Heliantia, e eu que não sabia que vinha ao jogo, senão teria feito o possível para a conhecer pessoalmente, mais às meninas... Fica para a próxima, pois a (re)visita ao Colégio está de pé...
    Num comentário anterior, falei de alguma desilusão que senti em relação à "festa " no último jogo com o Braga, ou melhor, à falta dela dentro do Estádio, muito sensaborona, pois acho que precisamente indo muitas crianças lá nestas alturas, se devia preparar um ambiente melhor e mais colorido para as extasiar ainda mais na medida em que se apesar de tudo, estes acontecimentos as marcam pela positiva - basta entrar no Estádio - e se houver mais animação, melhor.
    Amanhã que venha a Taça ...
    Que o proximo ano nos traga mais vitórias e mais festa.

    ResponderEliminar
  3. Foi um prazer conhecer-te pessoalmente. Um grande dia de festa e outros se aproximam!

    ps- O jantar de ontem do blog correu muito bem com muita adesão e 2 convidados bem conhecidos do público Portista. Podem tentar adivinhar:)

    ResponderEliminar
  4. Correu muito bem ontem o jantar, gostei muito e foi um grande prazer conhecer pessoalmente colaboradores e comentadores aqui deste grande espaço :)

    Também foi muito boa a presença dos dois convidados, com quem tive a oportunidade de falar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde a todos:
    Gostei muito de estar convosco ontem, foi bonito o convívio e muito agradável conhecer mais uma boa mão cheia de novos amigos.
    Foi também importante que pessoas de relevo dentro do Clube se tenham disponibilizado a estar connosco, é gratificante que percebamos que o Clube nos reconhece um pequenino mérito!...Mas estes encontros permitem que partamos para mais uma época de convívio, com um maior conhecimento de quem são na realidade, em carne e osso, os nossos interlocutores e isso é óptimo, retira algum sofisma ou preconceito às nossas intervenções e dá mais profundidade a esta relação...Até mais logo companheiros!

    ResponderEliminar
  6. Depois de curar a ressaca e terminar o post, que começou de manhã e só terminou agora, uma passagem rápida para cumprimentar a malta - a maioria ainda está a dormir, que amanhã lá vamos ao pulguedo...-, principalmente a Heliantia, que lmentavelmente, não tive oportunidade de conhecer por minutos.

    Belo texto e bela educação: é de pequeninas que se ensina agostar do azul e branco. Daqui a mais uns anos, elas vão-te agradecer.

    Beijinhos e abraços.

    PS- Amanhã, vinho tinto alentejano, rissóis, bolinhos de bacalhau e croquetes...não faço a coisa por menos.

    ResponderEliminar
  7. Vila Pouca, vinho tinto Alentejano?...Tou a brincar é excelente e o de ontem era porreiro|

    ResponderEliminar
  8. Ummm...Leve, saboroso, que pena ter de ir pelo meu próprio pé para casa!...

    ResponderEliminar
  9. Realmente tenho de admitir que o d'ontem era bom pessoal :)

    Já falta pouco para a invasão do BiBó-Porto aquelas terras, mal posso esperar...

    Força PORTO, faz a dobradinha!

    ResponderEliminar
  10. AMigos que belo sábado com sol...

    e q bela vitória:)

    juvenis em futebol-fase final -2ª ronda

    FC PORTO 2 BENFICA 1

    FCP 4 PTS
    SCP 4 PTS
    SLB 1 PT
    BOAV 1 PT

    ResponderEliminar
  11. E para memória de um breve-futuro, quero desejar a todos os que se deslocarem amanhã ao Jamor, uma excelente viagem, para todos sem excepção, bem, sem excepção talvez "niet", menos "os infiltrados do Benfica"...Tassssssss....Boa viagem e um belo dia e uma ainda melhor vitória, bem comida e regada com um Maduro leve, leve mas profundo...

    ResponderEliminar