11 maio, 2009

E o Azul e Branco coloriu o País...

assistência: 50.309 espectadores.

árbitro: Artur Soares Dias (Porto), Rui Licínio e João Silva; Cosme Machado.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap» e Cissokho; Tomás Costa, Fernando e Raul Meireles; Mariano, Lisandro e Rodríguez.
Substituições: Tomás Costa por Farías (46m), Fucile por Sapunaru (75m) e Raul Meireles por Andrés Madrid (81m).
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Stepanov e Hulk.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

NACIONAL: Bracali; Patacas «cap», Maicon, Felipe Lopes e Alonso; Leandro Salino, Cléber e Luís Alberto; Ruben Micael; Nené e Mateus.
Substituições: Ruben Micael por João Aurélio (54m), Luís Alberto por Fabiano (59m) e Leandro Salino por Miguel Fidalgo (80m).
Não utilizados: Douglas, Bruno Amaro, Haliche e Nuno Pinto.
Treinador: Manuel Machado.

disciplina: cartão amarelo a Nené (20m), Felipe Lopes (31m), Lisandro (34m), Patacas (90m), Raul Meireles (90m), Fucile (90m), Cissokho (90m).

golos: Bruno Alves (48m).


Depois de um curto, mas retemperador, período de férias, ansiava pelo regresso. A tensão, aquela que nos corrói as entranhas, aumentava, umbilicalmente ligada à aproximação do jogo. O encontro que, para todos os que comungam este ideal, constituiria o ponto final numa árdua luta. Batalhas travadas, semana após semana, defendendo o símbolo brasonado do Dragão. E, tal como na história do pote de ouro escondido no fim do arco-íris, a nossa recompensa estava ali, à distância de 90 minutos.

Gosto sempre, nestas ocasiões, de me isolar, durante o período que antecede os jogos decisivos, numa hibernação reflexiva. Saboreio os passos todos, desta longa caminhada, muitas vezes uma espécie de via-sacra, repleta de provações, a que vamos resistindo, amparando os golpes do destino, um após outro.

Nesse espaço de tempo, revivo emoções passadas. Os gritos de júbilo, soltados em Kiev, quando a bola empurrada mansamente por Lucho se anichou nas redes ucranianas, resgatando-nos de um período negro de 3 derrotas. Ou o gáudio sentido, no épico jogo de Alvalade, equipa unida, dentes cerrados, emergindo no mar revoltoso de camisolas a figura imperial de Bruno Alves. Para melhor sabermos para onde vamos, nada como se sentir de onde se veio, o caminho que foi calcorreado. Desse trilho, fazem parte indissociável as derrotas. Amargas. Frustrantes. Decepcionantes. Mas que fazem crescer os campeões.

Em Londres, na cinzenta e cosmopolita capital britânica, os comandados de Jesualdo Ferreira viveram a noite mais tenebrosa da temporada. A humilhação, secundada por risos alarves dos adversários, mais do que beliscar o orgulho tripeiro, solidificou a têmpera de um grupo de trabalho que não se abate. Soçobramos, naqueles fatídicos minutos. Mas, qual Fénix renascida, pese a tormenta que se abateu posteriormente, regressamos decididos. Fortes. Pujantes.

Ponto a ponto, o sonho acalentado meses a fio ficou à nossa mercê. E, a Invicta, essa cidade cantada por poetas, sempre perene, com o seu brio indomável, engalanou-se. Não um. Nem dois. Mas milhares. Pessoas de todos os credos, raças e religiões, confluindo para aquele local de culto, que se destaca na urbe de cimento. O palco de todos os sonhos. O anfiteatro das emoções. Lá, 50.000. Um pouco por todo o Mundo, muitos mais. Milhões. Corações pulsando a um ritmo mais elevado. Ansiedade crescente. Agarrados a rádios de pilhas, nas ex-colónias, ou vendo o jogo num qualquer televisor de imagem repleta de grão. Mas sentindo, nos seus corações, aquele calor próprio da fé. Que nos alimenta. Angola. Moçambique. Cabo Verde. Estados Unidos. Brasil. Macau. Inglaterra. Em cada canto, um olhar brilhante, resplandecente de felicidade. A diáspora portista, independentemente do fuso horário, prestes a colocar mais um pontinho no palmarés do clube idolatrado. 24º título.

Para isso, para soltar o grito esperado de “CAMPEÕES”, faltava o Nacional. Equipa sólida, bem orientada, realizando um campeonato excelente. Adversário duro, digno, procurando ainda o sonho do pódio. E o Porto, no limite da exaustão física, vestindo mais uma vez a armadura do guerreiro, antes de nova batalha.

Foi um jogo difícil. E o adjectivo utilizado não cedeu à tentação do lugar-comum. Foi mesmo complicado. O Porto entrou bem. Procurando os flancos, onde um Mariano galvanizado empurrava literalmente a equipa para a frente, fazendo da velocidade a sua arma principal, os dragões procurando desde o apito inicial o golo.

Do outro lado, opositor cínico, os madeirenses aguentavam as investidas, nunca se coibindo de atacar. Não sendo um encontro de sentido único, o perigo rondou sempre mais vezes a baliza de Bracalli, através dos malabarismos do trio mais ofensivo [Lisandro, Rodriguez e Mariano], suportado pelas inúmeras acções atacantes de Cissokho. Lá atrás, Fernando fazia o habitual papel de formiguinha trabalhadora, acorrendo a todos os focos de potencial perigo. Helton, tranquilo, com as balizas invioláveis nos últimos encontros, afastava os lances de maior assédio.

O estádio fervilhava. Impaciente. Disposto a comemorar. A soltar aquela ânsia, a dissipar a aflição. O intervalo chegou, com o marcador ainda em branco. Tempo para soltar umas imprecações, para afastar os demónios interiores, muitas vezes na companhia de um cigarro e da sua aliada nicotina.

Começou a segunda parte. E naquele momento, no pontapé de inicio das hostilidades, vi Meireles a conversar com a bola. A sério. Não que o médio portista padeça de algum problema cognitivo. Mas vislumbrei-o a murmurar algo para o couro. A sussurrar palavras de conforto. Pegou nela. Afagou-a, carinhosamente. Depois, como se lhe conferisse o poder da visão, rodou-a. Para que o esférico pudesse ver. As bancadas repletas. A multidão sôfrega. A relva brilhante. O palco majestoso. A magia única, singular, de um local de beleza trascendente. Depois, colocou-a meigamente no chão, trocando com ela um último afago. Pareceu-me ouvi-lo dizer: “sabes o que tens que fazer. Para onde dever ir. Eles [e aqui apontou para o adeptos] merecem”.

E ela, boa aluna, aprendiz convicta, soube incorporar o sentido de justiça necessário, naquele breve diálogo com o carismático jogador portista. Aproveitou a primeira oportunidade. E retribuiu a gentileza das carícias. Sobrevoou a área do Nacional, sentindo o vento fustigar-lhe a superfície áspera. Desceu, de forma indolente, ao ver o capitão dos Dragões. Os seus longos cabelos pretos, o ar determinado, o corpo musculado ganhando terreno. A cabeçada vitoriosa, empurrando a bola para as redes contrárias. E a festa começou.

Allez, Porto Allez
Nós Somos a Tua Voz
Queremos Esta Vitória
Conquistada por Vós


O jogo não tinha ainda terminado. Foi necessário sofrer, perante o arreganho do adversário. Lutar, com todas as forças. Caiu mais um, no cumprimento do dever. Fucile, pela enésima vez. Uma corrida, uma tentativa em esforço de cortar um lance. Mais uma lesão. Jesualdo recorreu a Sapunaru, procurando estancar as brechas criadas pela velocidade de Mateus. Minutos depois, Meireles, ressentindo-se do esforço de uma época desgastante. Era, sentia-se, um Porto no limite. Mas, ainda assim, capaz de deixar a pele em campo.

A contagem decrescente começou. 3 minutos. Olhares ansiosos para aqueles ponteiros que teimavam em avançar, tão devagar. 2. O corpo, incapaz de obedecer, repleto de um formigueiro intenso. 1. Apenas mais 60 segundos. E, depois, o grito que se guardou no peito, uma época inteira.

CAAAAAMMMMMMMMMPPPPPPPEEEEEEEEEÕÕÕÕÕÕEEEESSSSSSSS!

Senti-me em paz. A sensação de dever cumprido, a energia que se esvai, depois de tanta tensão. Emocionado, como em todas as vitórias. Imensamente orgulhoso. Hoje, data histórica [mais uma] não há o melhor em campo. Sem destaques individuais, que me parecem desajustados, numa altura de comemorações. É a força do colectivo que merece ser elogiada. E quem melhor do que a voz inconfundível, mítica e imortal de Freddie Mercury, com os versos habitualmente ouvidos em alturas destas, quase como se escritos propositadamente para nós:

I've paid my dues
Time after time
I've done my sentence But committed no crime
And bad mistakes I've made a few I've had my share of sand kicked in my face

But I've come through
We are the champions
my friends And we'll keep on fighting
till the end

We are the champions
We are the champions
No time for losers
'Cause we are the champions - of the world -

45 comentários:

  1. Campeões Campeões nos somos campeões !!!!

    ResponderEliminar
  2. TETRA CAMPEÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Mais um Campeonato mais uma Alegria !

    Quanto ao jogo : Vi um bom jogo de futebol. Um jogo que foi disputado sem um inúmero de passes falhados e em bom ritmo.

    Um bom jogo de futebol.

    Quanto ao Porto :

    Helton muito bem sobretudo na primeira parte, dando segurança à defesa.

    Excelente Lisandro Lopes a mostrar que também conhece o bilhar Francês, oferecendo um golo a Bruno Alves.

    Notou-se um Porto algo com febre. Ou talvez ansioso.

    Como as linhas não funcionavam tentavam-se investidas individuais.

    Estas souberam fazer das tripas coração !

    Mas o Porto é isso, não é ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Andebol
    O F.C. Porto Vitalis venceu o Madeira SAD mas foram precisos tempo-extra. desafio, que terminou com um triunfo por 29-30!!!!
    Já estamos na final ......

    ResponderEliminar
  5. A Vinicola Castelar, Lda festejou no campo com os jogadores do FCPorto.

    Parabéns ao FCPorto!

    ResponderEliminar
  6. O Porto é o maior clube do MUNDO

    Somos Tretacampeões

    Porto estarei sempre contigo

    ResponderEliminar
  7. TetraParabéns a todo o Mundo!
    -Quando digo parabéns a todo o Mundo, quero dizer, parabéns a todos os que directa ou indirectamente lutaram por e contribuíram para este sucesso: Claro que em primeiríssimo lugar àqueles que são os protagonistas principais, os jogadores, os técnicos -um abraço especial ao Prof (os meus parabéns)- e os dirigentes, muito particularmente o seu -Nosso- Grande Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, a partir de hoje -e lutando contra tudo e contra todos-, apenas o maior triunfador Presidente de Clube de todos os tempos a nível Internacional, suplantando inclusivé o já imortal Santiago Barnabéu!
    Depois, dar os cumprimentos a todos os outros Portistas que num plano secundário, não permitiram nunca que derrubassem esta equipa e tudo fizeram, dentro do que eram as suas possibilidades, para permitir, também com o seu esforço, esta caminhada de sucesso!
    Tenho que referir os Blogues que fazem um trabalho incansável para manter de pé esta luta tremenda, e faço-o referindo dois deles que me marcaram muito desde o início desta caminhada: "PortistasdeBancada" e "BibóPorto"!
    Um grande abraço a todos os seus intervenientes nas figuras dos seus mais lídimos representantes: BlueBoy e Zirtaev!...!

    ResponderEliminar
  8. Blue, desculpa não ter conseguido ontem a vitória, hoje não fui e não foi substancialmente diferente...Paciência, fica-nos o Hóquei e o Andebol, para além do Futebol claro!

    ResponderEliminar
  9. um comentário sentido de um portista da velha guarda, que voltou a ir ao futebol, mais de 10 anos depois de 1995. Comecei a ver o Porto na Constituição, sofri com os verdadeiros sistemas de aniquilação, até que um dia apareceu um homem a dizer que tínhamos de vencer o complexo da ponte. Passada esta, estávamos já a perder por 3 a 0!
    Depois de uma célebre assembleia, em que esse verdadeiro homem do Norte que era, foi, e será Pedroto, serviu de pasto aos oportunistas, surgiu outro verdadeiro homem do Norte, que nos orgulha, dá alento, nos guia, e os vence, e tem sido o farol duma verdadeira epopeia,que é a luta deste clube.
    Chegado 2004, achei que era altura de dar o lugar a outros. Mas tanta mediocridade a tentar minimizar o Clube, levou-me a voltar a estar presente, no campo. E que prazer! Para já libertou-me desses putativos comentadores de merda, que apenas me davam a sua frustração. E eu ainda tinha de lhes pagar. A primeira e grande satistfação adveio do cancelamento da Sport TV. Que os p...! Vão vender o "artigo" àqueles frustrados do Terreiro do Paço.
    Depois fartei-me de divertir com as versáteis mas inócuas tentativas,daquela gente de segunda... circular.
    Sistema, envelopes, fruta, ministério público, MRPP's reciclados, Tv's, pasquins ajornalados, tudo, mas tudo, estes acéfalos usaram, para durante 4 anos perderem campeonatos, taças, supertaças e afins.
    De vez em quando, dão-lhes uns Paixões e uns Lucílios, mas medíocres como são, nem assim conseguem supremacias. Há coisa melhor que ser do Porto?
    Eu não conheço, e já cá ando há setenta anos!!!!

    ResponderEliminar
  10. O comentario anterior, do Sr.Anonimo, diz tudo!!!

    Orgulho em ser PORTISTA!

    Z8

    ResponderEliminar
  11. Gande coment do Sr Anónimo!
    Eu ando cá há mt menos de 70 anos e sinto exactamente o mesmo !

    IV

    LINDO!!!

    ResponderEliminar
  12. Marítimo - Nacional na imagem de topo do post..

    ResponderEliminar
  13. É O TETRA, OHHHEHHH OHHHEHHH O TETRA!!! :)

    CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!

    Mais um título, obrigado grande PORTO!

    Contra todos aqueles que nos querem mal, que nos desprezam, que tentam passar por cima, nós respondemos em campo!!

    Somos os melhores... somos os FCPORTO!!

    Um Abraço para todos!

    ResponderEliminar
  14. «Começou a segunda parte. E naquele momento, no pontapé de inicio das hostilidades, vi Meireles a conversar com a bola. A sério. Não que o médio portista padeça de algum problema cognitivo. Mas vislumbrei-o a murmurar algo para o couro. A sussurrar palavras de conforto. Pegou nela. Afagou-a, carinhosamente. Depois, como se lhe conferisse o poder da visão, rodou-a. Para que o esférico pudesse ver. As bancadas repletas. A multidão sôfrega. A relva brilhante. O palco majestoso. A magia única, singular, de um local de beleza trascendente. Depois, colocou-a meigamente no chão, trocando com ela um último afago. Pareceu-me ouvi-lo dizer: “sabes o que tens que fazer. Para onde dever ir. eles [e aqui apontou para o adeptos] merecem”.»

    Grande Paulo Pereira, linda prosa a tua. É verdade que o meireles falou com a bola, ela foi ter com o guerreiro lisandro e este endereçou-a com açucar, com mel para a cabeça do nosso grande capitão bruno alves que a apontou às redes madeirenses. E explodiu o Dragão. O fogo saiu de 50 mil gargantas. Somos tetracampeões, e como sempre contra tudo e todos.

    Um abraço a todos os Portistas,à minha gente, aos sofredores por este mágico clube.

    Parabéns tb para o andebol e o hóquei e para os juniores(futebol).

    ResponderEliminar
  15. TETRA-CAMPEÕES :) :) :) :)

    Agora venha a Dobradinha

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Mais um Campeonato, mais um TETRA, somos os melhores, somos CAMPEÕES!!!!!!!!

    Obrigado, PORTO, és o meu orgulho!

    E obrigado a todos os amigos que me acompanham, nesta luta!

    BIBÓ PORTO, CARAGO!!!

    ResponderEliminar
  17. TETRACAMPEÕES, CLARO! MAIS LOGO (A 31) VENCEDORES DA TAÇA, SIM DA VERDADEIRA TAÇA, E PARA O ANO CHEIRA-ME A "PROFESSOR DO PENTA".
    VIVA O FCPORTO!!!!!
    Já agora, toca a mudar o "marítimo" por FCPORTO" sob o respectivo emblema no topo do post; coisas do 'copy' e 'past' não é?!

    AA

    ResponderEliminar
  18. Neste dia tão cinzento aqui em Lisboa sou a única que trago um sorriso de orelha a orelha para o escritorio...

    :D

    ResponderEliminar
  19. Caros AMIGOS PORTISTAS:

    Depois de um inicio de epoca como o conhecemos depois de todos os ataques que este ano tivemos depois de contra tudo e contra todos termos nos e os nosso bravos HEROIS lutado e dado o corpo ao manifesto sabe bem sabe mesmo muito bem é reconfortante fazer 600Kms para conjuntamente com todos os PORTISTAS festejar no DRAGÃO a conquista deste tetra. Parabens a todos parabens a todos mesmo sem excepção, porque todos os PORTISTAS são merecedores de parabens e deste meu singelo elogio.Porque ser PORTISTA especialmente aqui em baixo tambem é ser assumidamente de coragem pela diferença no culto a um emblema que nos enche a alma de orgulho. Bem hajam a todos.

    FORÇA PORTO
    276mqj

    ResponderEliminar
  20. "Há coisa melhor que ser do Porto?
    Eu não conheço, e já cá ando há setenta anos!!!! "

    Orgulho tão bom de ser-se Portista é ser-se Portista com adeptos como este anónimo.

    O nosso Futebol Clube do Porto é tetra-campeão.
    O nosso treinador é um homem feliz.
    Os nossos jogadores festejam com alegria.
    O nosso Presidente é único.
    Os nossos adeptos são os melhores do mundo.

    POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO :)

    ResponderEliminar
  21. Quem é o Tetacampeão? É o Dragão!

    Foi difícil, o Nacional foi a melhor equipa, a que jogou melhor -incluindo os jogos da C.League -, no Dragão. Mas, os Campeões, são aqueles que sabem sofrer, que se sacrificam e quando jogam mal, mesmo assim, conseguem ganhar.
    Somos a melhor equipa e normalmente, os melhores ganham.

    Aos que não se conformam, aos que continuam a ver a árvore e não ver a floresta, aos que continuam a fazer as coisas por outro lado, resta-lhes fazer queixa ao Platini, ao Blatter, ao Barroso, ao Ban Ki-moon, ao Obama, ou até à Nato, e se mesmo assim, não se conformarem...arranquem os cabelos, esgadanhem-se, batam com a cabeça conta a parede, façam e digam, o que quiserem, porque isso, a nós, não nos aquece, nem nos arrefece, somos Tetracampeões e o resto é conversa de perdedores.

    Há sportinguista e benfiquistas, que reconhecem no F.C.Porto, a competência, o profissionalismo e a qualidade. Esses, têm o meu respeito, os outros, coitados, vão para o Céu de certeza, pois como diz a Bíblia, é para lá que vão os pobres de espírito...

    Um abraço a toda a família da blogosfera portista, que deu, por muito pequeno que seja, um contributo importante, para a conquista do título.

    ResponderEliminar
  22. Campeões Olé...
    Num ano em que valeu tudo para nos abater demos a resposta adequada.
    Não há clube como este.
    Viva o Porto.
    Subscrevo o que disse o Meireles sobre a importância dos Blogs e aproveito aqui para dar um abraço aos participantes e companheiros de luta e aqueles que diariamente e com muita dedicação nos proporcionam estes espaços de debate e de PORTISMO.

    ResponderEliminar
  23. Campeões Allez, Campeões Allez, Campeões Allez!
    Ohhhh, Campeões Allez...

    Siga para o penta. Mas não sem antes arrumar-mos uma ou duas fruteiras. ;-)

    Tetrabraços!!!

    ResponderEliminar
  24. Parabéns Tetracampeões!

    Bem sabia o fucile ao dizer ao rodriguez que se ele queria titulos, era preciso vir 300 kms pra cima e vestir-se de azul e branco.

    por falar nisso:
    que bandeira é que o rodriguez trazia na mão no fim do jogo? (amarela e preta?)


    abraço

    ResponderEliminar
  25. O médio argentino do FC Porto Mariano Gonzalez enalteceu hoje a "união do grupo", factor decisivo para a conquista do tetracampeonato português. No final da vitória sobre o Nacional por 1-0, que ofereceu matematicamente ao FC Porto novo título na Liga, Mariano Gonzalez aplaudiu a conquista conjunta e falou em “justiça” na atribuição do ceptro. “Sabíamos que merecíamos vencer e trabalhámos muito para o conseguir. Somos um grupo com enorme união e solidariedade”, disse Mariano. O argentino recordou que o início de época foi “meio turbulento” e explicou depois ser este um título mais especial, pela sua colaboração em mais jogos do FC Porto."É uma espécie de vingança, pois joguei mais este ano. Por isso, é um título mais especial. Quero dedicar a toda a minha família", finalizou

    ResponderEliminar
  26. Custou um pouco a adormecer ontem, aquelas músicas do Dragão não saíam do ouvido. Mas poucas horas depois já cá estou. A luta está ganha meus amigos. Mas na cabeça do nosso Presidente já é o 2º penta q está como prioridade. É tb por isso q ganhamos quase tudo, um grande Presidente, um grande homem q vive pra o FCP!

    ResponderEliminar
  27. Porto, Porto, Porto
    és a nossa glória
    hoje e mais um dia
    mais uma alegria
    mais uma vitória…

    Ontem, concretizou-se o “sonho” porque tanto ansiávamos ao logo destes últimos meses de competição que se iniciou em Agosto passado… mais uma vez, conquistamos o título... TETRAcampeões, contra tudo e contra to(l)os!!!

    Este título, esta alegria, esta felicidade, este sorriso estampado nos rostos de tantos e tantos milhares de Portistas espalhados pelos 4 cantos do mundo, aqui ou lá fora, é justo e merecido para os mais FABULÁSTICOS adeptos do Mundo, deste clube que é o nosso FC Porto, um clube que transporta alma, paixão, dedicação, lealdade, honra e mística. O FC Porto, é tudo isto… e muito mais!

    Obrigado aos nossos heróis, aos nossos jogadores, aos nossos bravos guerreiros de azul-e-branco pintados, que depois de travadas tantas e tantas batalhas, dentro de campo, mas ao mesmo tempo, também tendo que lutar ferreamente perante todas as outras que se “faziam por outro lado”, ganharam esta guerra e definitivamente, fizeram vergar os “tais” de sempre, perante a nossa superioridade.

    Obrigado ao nosso treinador, o meu treinador, o Prof. Jesualdo Ferreira (e toda a estrutura técnica), que mereceu justamente, muito justamente, na entrada para a consagração, os aplausos, o tributo que todos, ou quase todos, lhe prestaram… e digo “quase”, porque ainda ouvi por lá alguns assobios tímidos, concerteza debitados pelos já habituais Portistas “assobiativos”!

    Obrigado ao meu Presidente e toda a estrutura directiva, que contra ventos e marés, contra adversários externos por mais que identificados, mas também alguns “internos”, souberam ser firmes e hirtos nas suas convicções, jamais vacilando ao “primeiro assopro”, para hoje, muito justamente, recolherem os frutos dessa mesma crença pessoal, profissional e jurídica.

    ps – Com mais este título, Pinto da Costa, tornou-se na história do futebol, o Presidente com mais campeonatos ganhos, 17 no total, ultrapassando o mítico Santiago Barnabéu, histórico presidente do Real Madrid, que detinha um total de 16, em 35 anos de presidência... Pinto da Costa, ainda só leva 27 anos de presidência, o que engrandece ainda mais o feito (mais um) conquistado!

    Obrigado a todos os Portistas, aos bons, aos maus, aos assim-assim, aos que acreditam mais, aos que vacilam mais, aos das vitórias, aos das derrotas, aos crentes, aos assobiativos, aos seguidistas, aos desalinhados, em suma, a todos os que partilham desta paixão imensa, aos tais “mais FABULÁSTICOS adeptos” do Mundo… e talvez até da Europa e arredores!

    Por fim, uma palavra para todos os Bloguistas ou dos Portais, para todos os administradores dos mais diversos espaços de tertúlia Portista na internet, para todos os seus colaboradores, para todos os seus leitores/visitantes, para todos os que comentam ou não, para todos os que estão cá, para todos os que está lá fora, para todos aqueles já conhecemos pessoalmente e se tornaram nossos amigos/as, para todos aqueles que continuam anónimos, para todos nós, um OBRIGADO, um MUITO OBRIGADO… este TETRA, este título, ainda que de uma forma residual, também tem algo de nós, também tem um pouca da nossa marca, da nossa dedicação, da nossa alma, da nossa vida, do nosso tempo, da nossa família a quem roubamos tempo para aqui viver e sentir esta paixão, etc etc… este TETRA, também é nosso!!!

    BiBó PoRtO, carago!!!

    Um forte ABRAÇO para todos NÓS!!!

    ResponderEliminar
  28. A bandeira amarela e preta é a bandeira do Peñarol onde o Rodriguez jogou 3 épocas.

    ResponderEliminar
  29. Oh meu Porto onde a eterna mocidade
    Diz à gente o que é ser nobre e leal
    Teu pendão leva o escudo da cidade
    Que na história deu o nome a Portugal

    Oh campeão, o teu passado
    É um livro de honra de vitórias sem igual
    O teu brasão abençoado
    Tem no teu Porto mais um arco triunfal
    Porto, Porto, Porto, Porto
    Porto, Porto, Porto, Porto
    Porto, Porto

    Quando alguém se atrever a sufocar
    O grito audaz da tua ardente voz
    Oh, Oh, Porto, então verás vibrar
    A multidão num grito só de todos nós

    Oh campeão, o teu passado
    É um livro de honra de vitórias sem igual
    O teu brasão abençoado
    Tem no teu Porto mais um arco triunfal
    Porto, Porto, Porto, Porto
    Porto, Porto, Porto, Porto
    Porto, Porto

    ResponderEliminar
  30. Pois é meus amigos... SOMOS TETRA-CAMPEÕES CARAGO!!

    Mais um campeonato, mais uma grande alegria que este clube nos dá :)

    A época não é só de alegrias, também passamos por momentos menos bons, mas sempre acreditei neste grupo! E queria também dar um cumprimento especial ao nosso GRANDE treinador, que pode não ser perfeito (mas quem é?) mas é um treinador com carisma, correcto, e que merece as nossas saudações. Gostei muito dos aplausos quando ele entrou para o palco no fim, assim como para todos os outros jogadores obviamente! Bonita também a "invasão" à conferência de imprensa... festejar mesmo na cara dessa "descomunicação social"!

    Parabéns ao FC PORTO e ao nosso enorme Presidente, que ultrapassou o mítico Santiago Bernabéu em número de campeonatos ganhos!

    E um grande abraço para toda a malta aqui do blog, que durante o ano defende e luta pelo nosso Clube, o nosso orgulho!

    Quanto as amadoras, o basket anda mal desde o ínicio, este ano foi uma desilusão. Ponto.
    Parabéns à equipa d'hóquei pela vitória no galinheiro e passagem à final e à de andebol que ganhou na madeira a também passou à final.
    Nos juniores, ganhámos 0-1 em alvalde na 1ªjornada da fase final.

    ResponderEliminar
  31. Meninos, aproveitar que o Lucho deixou a letra do hino do nosso PORTO, para decorar, porque temos de cantar no jantar de aniversário do blog, assim já não há desculpas de não se saber a letra!!:-)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  32. Tetra-campeões somos nos, os outros são campeões da treta!
    Um ano dificil, estivemos em 7º na tabela classificativa mas a equipa foi ganhando estofo e destreza, uma bela participação nas competições europeias, estamos na final da taça de portugal e acabamos a 28ª jornada como tetra-campeões.
    O campeonato ainda não acabou, temos mais 2 jogos que queremos ganhar.
    No basquete fomos infelizes, para o ano espero uma melhor equipa. No hóquei passamos ontem á fase seguinte em rumo ao octacampeonato.
    Enfim , mais um ano mais uma felicidade.
    Tetra-campeão, a revalidação do titulo.

    ResponderEliminar
  33. Fui deixando testumunho jornada apos jornada que acreditava..fui antevendo e "mostrando" a Jesualdo que por nos os adeptos sabiamos o que podiamos fazer por este Tetra...Agora que o objectivo foi cumprido..Obrigado amigos bloguistas, obrigado Blue e outros que comigo fizeram equipa ...Tao bom como ser Tetra é ser Tetra ao serviço deste Blog...
    Um Grande abraço porque confesso, o orgulho que tenho em ser do Porto, o sentimento que me invade esse nao o consigo exprimir de forma visivel, mas Tu Blue fizeste atraves do teu convite para me aliar a esta familia, renascer em mim um Dragão que se havia esmorecido no curriqueiro que se havia tornado ganhar com as nossas cores...Voltei ao Estádio, voltei a sofrer in loco, mas tb a minha voz se voltou a ouvir para com aqueles que me dão das melhores alegrias da minha Vida..E como foi bom voltar a casa rouco..
    Venha a Taça!!!!

    ResponderEliminar
  34. Grandiosa festa ontem no Dragão! Somos Tetracampeões, num país medíocre, que não merece um clube desta grandeza. Obrigado a todos os que contribuíram para mais uma grande vitória do FC Porto. Agora, venha a Taça de Portugal.

    ResponderEliminar
  35. Mas não me deixem cantar sozinho, ainda por cima, depois das caipirinhas... É q vou trocar a letra, por certo:)

    ResponderEliminar
  36. os cabrões da rtp eram 13.30h e ainda n tinham dado nada sobre o tetra no jornal da tarde!!!

    ResponderEliminar
  37. Lucho também reparei nisso! Ás 13h00 liguei a rtp. Tive tempo de almoçar, e já era perto das 13h40 quando começaram a dar a reportagem da noite da consagração!! Que azia vai para aqueles lados, mas que bem que tudo isto sabe...
    Se fossem os porcos ranhosos encornados, até antecipavam o telejornal para as 9h00 da manhã!!!

    Agora é para ganhar na Trofa (espero lá ir) e em casa com o Braga, antes do próximo objectivo: a DOBRADINHA, carago!!

    Quanto ao hino, quem não sabe ? Ai ai, é obrigatório! :) E eu conto estar presente e também canto.

    ResponderEliminar
  38. Em primeiro lugar um enorme parabéns a todos nós, e uma nota de simpatia ao Sr. Anónimo, pelo comentário preciso e esclarecedor das agruras que a nossa geração teve de suportar. Quantos Calabotes tivemos de engolir. Quantos risinhos de superioridade bacoca dos Farinhas e outros que tais. Quantos epítetos de clube de província nos foram impingidos pelos apaniguados do regime da “outra senhora”.
    Estão todos pagos e com juros. Viva o nosso FUTEBOL CLUBE DO PORTO, o tal clube de província, que ombreia com os melhores, e principalmente com os realmente maiores.

    ResponderEliminar
  39. Grande festa...Expectacular e linda. Soube tão bem o champanhe que bebemos. Por ser díficl é que soube que nem ginjas.
    Grande equipa,... grande clube, grande...enorme PdC. Estamos todos de parabéns.

    Blue
    Aquele saltar da cerca para festejar com a equipa foi heróico.

    Venha a taça, mas é preciso ter cuidado com os castores, pois já vão entrar em estágio para se apresentarem na melhor força.

    Ontem foi um dia histórico, e nós fizemos parte dele. Depois daquele jogo de hóquei no galinheiro e com os Rui Armani a ver como se joga à campeão...que frustação lhe ia na alma.

    Muda de clube se queres ser feliz, pá!

    Campeões olé...nós somos campões...

    ResponderEliminar
  40. A festa foi linda. Os minutos que se seguiram ao final do jogo foram fantásticos.

    Venha agora a taça e que se faça uma festa memorável dia 23 quando a equipa se deslocar ao centro da cidade

    Abraços

    ResponderEliminar
  41. Caros amigos Portistas e da Blogosfera, as vossas palavras são para mim o relatar de tudo que me vai na Alma...

    Apenas resumo tudo isto numa única coisa: ORGULHO!!!

    Para o ano será ainda melhor tanto cá como na Europa do Futebol que é onde o nosso Porto está como peixe na água, dado que Portugal e maioria dos Portugueses não merecem que o Clube Azul e Branco leve bem alto o nome do nosso País... E para tal basta ler o que uma centena de invejosos escrevem na Net e não só contra este tão merecido Tetra.

    Repito: NÃO É TETRACAMPEÂO QUEM QUER, SÒ È TETRACAMPEÃO QUEM PODE

    Saudações Portistas!!!

    ResponderEliminar
  42. Apesar do jogo muito sofrido contra uma equipa extraordinariamente difícil marcamos e, mais uma vez, conseguimos não sofrer golos e por isso ganhámos. O Nacional bem tentou e criou muitas dificuldades mas a equipa soube lutar até ao limite (e nalguns casos para lá do limite) das forças.

    Em primeiro lugar, uma palavra para os jogadores que acreditaram sempre e foram capazes de dar a volta a uma situação muito difícil aquando de 3 derrotas consecutivas.
    Houve jogadores fundamentais como Bruno Alves (o verdadeiro espírito do Dragão), Lucho Gonzalez, Lisandro Lopez e Raul Meireles que já cá estavam. Depois houve Fernando, Rodriguez Rolando e HULK. Houve também jogadores que souberam esperar as oportunidades e que foram importantes como Mariano Gonzalez ou Ernesto Farias e também jogadores de quem se esperava mais mas que terão no próximo ano novas oportunidades como Guarin e Tomás Costa.
    No entanto, para mim, o ponto de viragem na carreira do Porto este ano dá-se com a chegada de um francês desconhecido e que equilibrou definitivamente a defesa e inclusivamente permitiu maior quialidade ofensiva. ALI CISSOKHO não terá sido o jogar mais brilhante da equipa mas foi a entrada dele que permitiu o arranque definitivo para o tetra.

    Em segundo lugar uma palavra para a equipa técnica que passou por algumas dificuldades tendo sido equacionada (especialmente entre os adeptos) a sua saída. Por isso, e porque fui um dos que mais o critiquei, dou a mão à palmatória e digo sem qualquer problema: Prof. JESUALDO FERREIRA, muito obrigado. E para o ano contamos consigo para o ataque ao PENTA sendo que, este ano, ainda temos uma Taça de Portugal para ganhar.

    Em terceiro lugar a direcção e em especial um grande obrigado a Jorge Nuno Pinto da Costa por tudo o que tem feito pelo Porto com apitos ou sem eles. Foi um campeonato com menos intervenções (e fizeram falta, muitas vezes) mas os adeptos nunca deixaram de acreditar em Pinto da Costa.

    Por último (e que são muitas vezes os primeiros) para os adeptos que mesmo em alturas difíceis apoiaram sempre (nem todos mas a grande maioria) e foram incansáveis na ajuda ao clube contra apitos, Platinis, Ricardo Costa, Hermínios e outros palhaços dio género. Lembro-me em especial do jogo de Coimbra, após a eliminação injusta contra o Manchester, em que milhares forma levar literalmente a equipa ao colo até à vitória. PARABÉNS.

    P.S. É bom não esquecer, especialmente para os aziados dos GAYvotas e lagartos, que o Porto é tetra em ano de Apito Dourado, platinis e Ricardo Costa com CD Liga a tentarem desestabilizar o Campeão e a ser inúmeras vezes prejudicado por arbitragens manhosas e apaixonadas. Até por isso, este título teve um sabor muito, mas muito especial.


    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  43. Este título tem para mim um sabor ainda mais especial pois, precisamente há um ano e imediatamente após o último jogo do campeonato que consagrou o tricampeonato, faleceu o meu pai um dos responsáveis pelo meu amor pelo Porto e um dos meus companheiros nas idas ao futebol quer nas Antas quer no Dragão durante quase 40 anos.

    Obrigado Pai por me teres ensinado muito do que eu sei e sou hoje e um obrigado muito especial por me teres ensinado a ser PORTISTA. OBRIGADO!

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar