03 maio, 2009

Caminho Marítimo para o Tetra!!!

Fim-de-semana na Ilha!!!… Já há quem lhe chame a cimeira da Madeira, com a “Europa” como pano de fundo. Com absoluta sinceridade, apenas para a turma Verde-Rubra, os pontos em disputa permitem capitalizar ou colher dividendos nessa luta menor, quando comparada com o objectivo ser Campeão.

Efectivamente, uns metros acima da linha do Mar, discutiu-se o 3º lugar. Na Choupana, a Taça UEFA é garantia para ambos os conjuntos. No Caldeirão, os leões da Madeira procuram manter acesa a chama ténue de esperança, por um lugar no novo figurino da competição, 2ª divisão de clubes da Europa.

Que a Madeira é um jardim, todos os naturalistas e apaixonados pelo exotismo o sabem, sem que me esqueça que o colectivo de Carvalhal não é flor que se cheire.

A Pérola do Atlântico, palco habitual de adversidades para os Dragões, é um feudo onde o virtuosismo individual de muitas das unidades maritimistas, se alia às competências técnicas dos processos colectivos. A qualquer instante, a equipa dispara para uma dimensão bem diferente daquela que se confunde com exibições menos regulares e fulgurantes, que lhe debitam empates e derrotas impeditivas de maior proximidade ao objectivo Europa.

Carvalhal, jovem técnico da nova vaga de treinadores, que tarda em assumir um protagonismo maior, apesar de alguns projectos bem conseguidos, mas que tem SC Braga como maior revés, marca ainda que de forma indelével e até lenta no processo uma ruptura com o Marítimo da 1ª volta.

Apesar de conhecer bem o futebol de algumas pedras do xadrez do técnico maritimista, confesso-me curioso, mas ao mesmo tempo, expectante no que toca ao alvitrar da estrutura de jogo, isto porque na Luz, mesclaram o 4x4x2, com a identidade preferencial do 4x3x3 de Carvalhal.

Se numa fase inicial subjugaram a sua filosofia de jogo ao esquema modelo do adversário, com Paulo Jorge e Manú a ocuparem as alas e Marcinho a deambular nas costas de Baba, quando decidiram soltar amarras, trocaram a falta de agressividade e pragmatismo por um 4x3x3, onde Djalma foi pedra de toque, conferindo mais e melhores movimentos de ruptura, e contínuos aproveitamentos dos espaços entre linhas.

O toque sambista do futebol verde rubro, predomina ainda em muitas fases do jogo, o que impede um futebol vertical na hora de atacar a baliza, no entanto, o cérebro Bruno, âncora dos ritmos, retira agora muito mais proveito do modelo estratégico implementado por Carvalhal, onde Marcos continua como figura esteio de um último reduto forte e robusto nas marcações, quer individuais quer de cariz zonal.

Num meio campo onde Olim e Olberdam são habituais carregadores de piano das estratégias de reforço da zona intermediaria, não nos devemos deixar levar pela aparência inócua de um futebol que por vezes roça o macio e a lentidão, para depois galgar em venenosas investidas de vivacidade e arte pelo golo.

Se no empate da 1ª volta, o adversário estacionou o autocarro, subvertendo a verdade da tabela classificativa, fruto da sua tenacidade defensiva, os 3 pontos nos Barreiros em tons de azul deixam os Dragões próximos do objectivo máximo.

A contenda insular será a 1ª onde se poderá aferir sobre as debilidades deste FC Porto sem o seu super-herói dos jogos fora. A semana de trabalho bem diferente das últimas rotinas de micro ciclos competitivos de grande intensidade e proximidade, permitiu a Jesualdo, diluir o dirimir de argumentações sobre as baixas de Lucho e Hulk, focando e capitalizando a força do colectivo como expressão máxima do futebol do Dragão.

Os azuis e brancos contrapõem a latinidade do seu futebol, com a simbiose perfeita dos ritmos alvi-celestes do Tango, pincelando rigor táctico com movimentos mágicos onde a mecanização roça audazes limites de eficácia ofensiva.

A responsabilidade é o TETRA, como tal, no ataque à 10ª vitória fora de portas, não são de esperar grandes mexidas no onze que demorou a desembrulhar o rebu”Sado”. Depois de Tommy ter sido a surpresa, o jogo do Caldeirão pede um lateral mais rotinado e criterioso na ocupação dos espaços defensivos, bem como na participação em momento ofensivo, já que no que respeita à abnegação e altruísmo, qualquer que seja a escolha, nada se pode apontar quer a Fucile, Sapunaru ou Tomas Costa.

Se aposta passar por um lateral de raiz, o argentino poderá ver-se arredado dos titulares, ou empurrado para a luta do miolo, onde a par das habituais figuras do centro, Meireles e Fernando, poucas veleidades devem consentir aos rivais.

Tal como no espectro de preconizar o Marítimo, também o 4x3x3 dos azuis-e-brancos pode aqui sofrer algumas nuances modificativas, pois Mariano pode ocupar a faixa direita, onde o seu jeito trapalhão se mistura com os movimentos interiores e triangulações, criando situações interessantes de desequilíbrio, ficando aqui a dúvida de quem será o 4º médio, Rodriguez ou Mariano Gonzalez, aproximando os portistas de um 4x4x2.

Apesar de se poderem perspectivar muitas variâncias de soluções, importa não negar que em caso de dificuldades, terá de ser a fibra dos eleitos, a tónica para a resolução da partida pois de sobra, fica apenas Farias e o jovem Rabiola como aditivos resolutivos.

Licha pode no seu futebol simples de entrega e ambição pela conquista da bola, jogar em qualquer posição do trio da frente, usando das diagonais para se confrontar com maior proximidade com zonas de finalização.

Rodriguez é a pedra a quem se pede explosividade e clarividência na transição para fazer perigar as redes adversárias. Cissokho é neste item, peça fulcral das dinâmicas ofensivas, por ser ele quem confere profundidade na faixa esquerda, permitindo as incursões interiores de “Cebola”.

A defesa, para além da dúvida sobre o titular do lado direito, ostenta agora o prémio de menos batida, somando já um assinalável registo de inviolabilidade, algo que tem sido apanágio das equipas do Professor, e onde Bruno Alves e Rolando ditam leis sem deixarem de tentar a sorte nas bolas paradas. O caminho faz-se caminhando, já alguém mais sábio que eu dizia, o nosso tem-se feito de vitórias, mesmo que por entre encruzilhadas e desafios, o tetracampeonato tem escala no Funchal, superar o Marítimo reforça não só a convicção de que está próximo esse desígnio, mas também a firme certeza que “Derrotar o Marítimo não é meio caminho para o título, mas é o caminho mais seguro”, pois mesmo além-mar, por Água, Terra ou Ar, só um caminho nos leva ao TETRA: Ganhar!!!

ps: Depois de Coimbra, efectivamente ganhar não é meio caminho, é caminho e meio!!! A duas vitórias do TETRA...

LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Nuno.
Defesas: Bruno Alves, Cissokho, Fucile, Pedro Emanuel, Rolando e Stepanov.
Médios: Andrés Madrid, Benítez, Fernando, Guarín, Raul Meireles, Rodríguez e Tomás Costa.
Avançados: Farías, Lisandro, Mariano e Rabiola.

4 comentários:

  1. Oh Bruno , seria melhor deitar as cartitas outra vez ... eles hoje foi tudo a trabalhar p'ra nós ! Se fosse comigo, amanhâ domingo, boto a foguetada toda lá na ilha , de uma vez por todas! Até festejo lá ,com um bailinho da Camacha!
    Que nos falta ? Vamos a isso , oh malta! Este ano nâo deu p'ra 20 pts mas sempre dá p'ra uma mâo bem cheia ! BIBÓ TETRA ! E o Campeâo FC PORTO !

    ResponderEliminar
  2. Ganda Bruno... finalmente, carago!!!, o Prof Jesualdo Ferreira passou por cá, leu as tuas orientações... e seguiu o teu conselho do "onze" :)

    ResponderEliminar
  3. Boa noite a todos os que lerem esta importante nota. Sou e considero-me um portista que tal como a nossa equipa, gosta de ganhar, mas que também aprecia tudo aquilo que envolve por assim dizer o ADN de um jogo, equipa, tudo o que diga respeito ao futebol. Gosto por isso de visitar este blog com uma certa frequencia, pois admiro bastante as apreciaçoes incisivas e ao promenor de quem escreve e descreve as antevisoes dos jogos do nosso FCP. Reconheço neste blog a qualidade dos seus cronistas, pois todas as cronicas sao pautadas de grande qualidade e reconhecida por figuras nacionais de renome, fazendo do blog numa referencia futebolistica e especialmente portista blogoesfera. No entanto tenho notado, que nao tem sido dada a devida relevancia e importancia, as antevisoes nao espelha a grande qualidade de escrita e de conhecimentos técnicos,que por lá se leêm.
    Proponho por exemplo uma ideia. Porque nao mudar o timming da antevisão, para a tarde anterior ao jogo, já que permitiria dar tempo a todos os que aqui lêem de formular discussoes (positivas)em torno do que se diz.
    Apenas fica uma ideia, de quem reconhece grande valor ao blog, mas que apenas o quer ainda tornar melhor e dar o mérito deveido, a quem penso que faz um trabalho de casa exaustivo, para nos dar a conhecer ao promenor nao so, o nosso clube, mas como jogam os nossos adversários.

    Um abraço e por um Porto sempre melhor, pois FCP somos todos nós.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo,

    Antes de mais, os meus cumprimentos pela tua (sua?) visita a este espaço e por nos teres deixado aqui uma "provocação" que admito, tem toda a razão de o ser.

    Falando por mim neste tema, e obviamente é por mim que o tenho que fazer, é pena que o trabalho imenso que o Bruno Rocha aqui nos deixa semanalmente com as antevisões de cada jogo, aparentemente, repito, aparentemente, não seja tão reconhecido... acho que o deveria ser mais valorizado, e até mesmo discutido.

    Mas essas coisas, são como tantas outras na vida... tb eu próprio "navego" muito pela net, leio, releio e só em muitos poucos locais deixo sinal da minha passagem, porque na largissima mairia, passo como mero anónimo.

    Sei que o Bruno Rocha sabe bem o seu valor nesta matéria e pela minha parte, porque já tive oportunidade de dialogar com ele sobre este mesmo tema há tempos atrás, estará sempre nesta equipa, desde que se sinta motivado e com prazer naquilo que faz... desde que tenha esse sentimento, tem a minha palavra de honra que no que depender de mim, estará sempre nesta equipa!!

    Quanto à tua ideia, colocação das antevisões na tarde do dia anterior ao jogo, compreendo, mas não depende exclusivamente de mim... terei que colocar a questão ao Bruno Rocha para saber se tem disponibilidade ou não para cumprir esse planeamento, mas tb verdade seja dita, para esta época, estamos conversados... mas para a próxima, toda e qualquer ideia que possa ser lançada por quem quer que seja para melhor "qualitativamente" este espaço, será sempre bem vinda... esta, é uma dessas que vai estar em discussão para a próxima época desportiva.

    Bem, vamos lá ver o que desta "discussão" sairá para cenas dos próximos capitulos...

    Abraço.

    ResponderEliminar