18 maio, 2009

Situação perfeitamente normal…

O 4º título consecutivo conquistado pelo FC Porto é apenas o corolário lógico e natural de mais um campeonato nacional em que a superioridade dos azuis e brancos foi demasiado evidente, não tão evidente como aquela que se tinha verificado o ano transacto, mas a suficiente para o FC Porto conquistar o 2º “tetra” da sua história, curiosamente o 2º em 15 anos… coisa pouca e irrelevante!

Foi com grande orgulho e gozo que mais uma vez festejei um título do nosso clube, observando com enorme humor, a muita azia que este título provocou nos adeptos de outros clubes. Meus amigos, não imaginam a azia que cada título provoca nos nossos adversários. Cada vitória nossa é um murro no estômago, uma facada no coração e mais um motivo de frustração e de azia tão própria neste nosso país “à beira-mar plantado”.

Considerando todas as competições nacionais e internacionais de futebol profissional sénior, recolhi uma série de dados (retirados da insuspeita “Bola”) e elaborei uma simples estatística acerca do número de títulos ganhos pelos chamados “grandes” do futebol português, deparando-me com os seguintes números (sim, são números, não ilusões!):

- FC Porto: 55 títulos nacionais, 6 títulos internacionais, com um total de 61 títulos;
- SL Benfica: 62 títulos nacionais, 2 títulos internacionais, com um total de 64 títulos;
- Sporting CP: 43 títulos nacionais, 1 títulos internacionais, com um total de 44 títulos;

De acordo com as estatísticas acima referidas, o mito de que o Benfica é o clube com mais historial em Portugal, começa a ser desvanecido. Em termos globais, mais 4 títulos (em 2010, já os teremos atingido) para o FC Porto, e tornamo-nos o clube em Portugal com maior palmarés. São números, evidências e factos, não as ilusões com que muitos falam saudosamente de um passado que dista 50 anos atrás. Falam do que não sabem, pois se olhassem para os números, talvez se calassem. De referir que apesar de em termos globais termos menos títulos que o Benfica, em termos internacionais há muito tempo que o FC Porto passou a ser o principal clube português com o triplo dos títulos do Benfica, e mais 5 títulos que o Sporting.

Por muito que se fale, que se critique ou até que se exalte o que quer que seja, para mim, e talvez para a esmagadora maioria dos portistas, o grande responsável por todas estas vitórias do FC Porto tem uno nome: Pinto da Costa. Pela organização, capacidade de gestão, amor, dedicação e devoção à “causa portista”, foi graças a esse dirigente que o FC Porto é hoje um dos maiores clubes da Europa. Depois, a regularidade na qualidade dos jogadores, a quase sempre acertada escolha de treinadores, o apoio, união e, sobretudo, coerência dos adeptos fazem o resto. O FC Porto tem sido o melhor, é o melhor, e vai continuar a ser por muitos e bons anos (e para sorte das farmacêuticas que tanto lucram com “Kompensans” nesta altura do ano) o melhor. Por muito que vos custe, caros adversários.

Como é habitual, altura de vitória do FC Porto é altura em que os nossos adversários, se envergonham e deixam totalmente de falar em futebol. Entre Agosto e Novembro de todos os anos, é vê-los todos vaidosos e inchados a falar no seu grande clube, na esperança de que “este ano é que vai ser”, nos “fabulásticos” jogadores que dão cabo de tudo e todos, que já são os melhores na sua posição, etc, etc. Depois com o passar dos meses, o silêncio começa a tomar conta das suas gargantas, as conversas à volta de futebol começam a escassear e os gritos de revolta e raiva contra o grande FC Porto começam a ecoar à medida que o tempo passa. Por fim, ficam caladinhos que nem ratinhos, e nem sequer se atrevem a falar de futebol. No fim, ganha o FC Porto, como quase sempre!!!

7 comentários:

  1. continuamos e vamos continuar a ser os melhores. tornamos as coisas fáceis com trabalho e não com insinuações de vitórias futuras. é esse um dos melhores trunfos do nosso clube, e a azia que dá aos outros emblemas é sintomática da falta do querer em função do poder. vamos em frente, rapazes!

    ResponderEliminar
  2. Carlos Pinto18 maio, 2009

    Nem mais...

    É que é mesmo assim...

    No final só não ganham, não é porque o FCPorto foi superior, mas sim porque existiu alguém que estragou tudo e merecia ser atirado aos leões...

    À boa maneira Lisboeta, um bode expiatório, que este ano é o «KIMKÉ FRÔ»...

    Como é possível esse safado estragar a MCLVIX melhor equipa do mundo????

    Ah, espera lá não pode ser o sistema??? De certeza que a culpa é do sistema... Aliás foi o sistema que nos fez perder o campeonato... Eles é que compraram o nosso treinador!!!

    É capaz de ser melhor falar sobre isto também, não vá o treinador ser insuficiente e os adeptos ainda terem a ousadia de tentar dizer que a culpa é do presidente ou do iluminado Rui Costa!!!

    -Alõ, jornal A BOLHA. - Daqui LFV, só para dizer que a culpa de não sermos campeões foi do sistema...
    Podem meter isso na capa do jornal...
    Ah ejá agora que o fantástico jogador Las**** que vem do Dsdf*** já sonha em vir jogar para o Benfica (mal ele sabe é que são pesadelos)

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  3. Um Clube único. Não somos melhores, somos muito muito melhores!! E vamos continuar a ser, contra todos aqueles que nos detestam e nos querem mal.

    A verdade é esta, enquanto uns vivem com base em lendas e autênticos mitos, agarradinhos ao passado, o FC Porto mostra em campo que é de longe a melhor equipa Nacional (não há comparação possível) e com grande dimensão europeia, que cada vez cresce mais.

    Somos enormes!

    ResponderEliminar
  4. Rogério Paulo Almeida18 maio, 2009

    Caros amigos,

    Estatística correctíssima.

    Temos a juntar a Taça da Liga e a Supertaça desta época e teremos então: SLB 65 e SCP 45.

    Com o nosso título de Campeão Nacional passamos para os 62.

    Não havendo surpresas desagradáveis, esperemos agora a conquista da Taça de Portugal e, já em Agosto, da Supertaça, e ficaremos então com 64 títulos.

    Se tudo correr bem, acredito que na próxima época, poderemos, no mínimo, igualar.

    Um abraço a todos,


    Rogério Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  5. Frase do dia:

    "12:41 - JUIZ IMPLACÁVEL
    Alguém mentalmente são troca ( sem reservas)o Moutinho pelo lucho, Liedson pelo Lisandro, Rochemback ( em forma) pelo Meireles, Polga pelo BAlves, Izmailov pelo Rodriguez, Simon pelo Mariano, Veloso pelo Fernando, Derlei pelo Farias, Carriço pelo Rolando, Caneira pelo Fucile Etc etc???? ENTÃO PORQUE NÃO SE CALAM COM O ORÇAMENTO??? Bons já temos não há necessidade de comprar! O QUE FALTA É TREINADOR!..TREINADOR!!!...elementar..."

    In Rascord de 18-05-2009 a proposito da convocação de 2 juniores para um treino na Acedemia

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Obrigado pelas estatisticas !

    Estas falam só por si !

    O resto é tetra :-) !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  7. "Situação perfeitamente normal"... e que há muito deixou de ser uma mera ameaça, para passar a ser uma natural realidade.

    Só não vê, quem não quer... e parece-me (ainda bem) que muitos continuam a não querer ver, o que é óptimo!!!

    ResponderEliminar