23 maio, 2009

Os Dragões cospem fogo!!

A conceituada revista mensal, "SO FOOT", publicou, na sua edição online, em data de 18 de Maio, um artigo intitulado: "Europa Ligas: primeiros balanços".

Segue aqui, a tradução integral das linhas que dizem respeito ao campeonato Português:

    “PORTUGAL: FC Porto, os Dragões que cospem fogo. Quarto título consecutivo. Nada a dizer: bela equipa, soberbo estilo, excelente treinador (Jesualdo Ferreira), jogadores do topo (Lucho Gonzalez, Lisandro Lopez, Cristian Rodriguez, o pequeno Francês Cissokho, Raul Meireles). Em qualquer caso, muito mais credíveis que os Gunners sobreavaliados na Liga dos Campeões, visto as vias de água que abriram no casco do coiraçado United nos quartos-de-final. A demonstração oferecida em Old Trafford na ida (2-2), fica um momento alto da C1 2008-09. Pena que Lucho Gonzalez tenha saído (31‘) na volta. Enfim, bom... apesar de tudo, tratava-se do MU. Quanto ao resto, é classissimo: o Sporting Portugal é segundo e o Benfica é terceiro. É preciso não desprezar o pequeno campeonato Português. Nas últimas épocas, e até hoje, é globalmente, bem melhor que a L1. Senão, pequena dedicatória ao pequeno Leixões que animou, sendo líder, a primeira parte do campeonato. Por fim, Big Up para o Brasileiro, Miguel Nenê (Nacional), melhor marcador actual (18 golos). “.

Estas linhas, quanto a mim, destroem a ideia que o campeonato Português é fácil. Uma bela réplica a uma certa imprensa que procura desvalorizar as vitórias do FC Porto.

Sim, o FC Porto, dando um hino ao futebol em Old Trafford, ganhou ainda mais consideração e respeito na arena internacional. E como é bem referido no artigo, não foi contra qualquer equipa. A menos que se pense que o Manchester United é uma equipa vulgar.

A imprensa Francesa parece continuar apaixonada por Cissokho. Quem o deu futebolisticamente à luz foi o FC Porto! Assim, o FC Porto ganhou, novamente, ainda mais respeito e consideração na arena internacional.

Que mais posso acrescentar a isto: "Rien à dire: belle équipe, super style, excellent entraîneur, joueurs au top"?

Só isto: E Viva o Porto!

16 comentários:

  1. Bom post, PortoMaravilha.
    É isso mesmo, o F.C.Porto é um grande do futebol mundial, ponto final.
    Era precisamente isso que eu queria dizer, há dois dias, no meu comentário ao post do bluE bOy sobre o Lisandro, quando afirmei que admito que ele tenha aspirações elevadas, mas não vejo para que clube europeu possa ele ir, que represente uma subida de estatuto. De vencimentos talvez, mas não de estatuto. Se ele quer ir para um grande europeu, óptimo, já está num.
    Outra coisa seria se ele dissesse que queria jogar num campeonato mais competitivo, como o espanhol. Mas contentar-se-á ele em jogar no Valência ou no Real Sociedad, depois de ter jogado no F.C.Porto? Ganhará mais, com certeza, mas o seu nome não circulará nos circuitos europeus e mundiais, como agora circula.
    Ou presumirá que vai de rejada para o Barcelona, o Inter, o Chelsea ou o Manchester, esses sim pares do F.C.Porto?
    Mc Carthy despromoveu-se, quando pensava que se promovia ao ir para Inglaterra. Para onde irá Lisandro?
    Aqui lhe fica o meu conselho, que vá para o F.C.Porto, onde não ganhará tanto como lá fora - embora ganhe MUITO - que o Porto é um clube do topo mundial, como o post do PortoMaravilha nos recorda, e nele tem um lugar já talhado à sua feição, ao longo de alguns anos de trabalho.
    Obrigado,PortoMaravilha,pelo teu achado no "SO FOOT".

    ResponderEliminar
  2. Meu caro PortoMaravilha não conheces a história da raposa e das uvas?

    O campeonato português só tem valor, é competitivo e tem qualidade, quando ganham o Benfica em particular, ou o Sporting. Quando é o F.C.Porto os aziados, fazem tudo para diminuir e desvalorizar os nossos sucessos.

    Vale que no exterior, há muita gente a reconhecer a qualidade e os méritos, do nosso trabalho e do nosso sucesso.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Lucho, bom dia, gostava que, havendo disponibilidade, pudesse investigar e denunciar mais um acto de corrupção protagonizado pelo Governo vermelho do Sócrates e o clube corrupto dos encornados. Parece que ontem o Governo deferiu uma isenção de IMI para os mouros num montante de 9!!! milhões de euros, a propósito de uma transmissão imobiliária! Ou seja, fazem uma transação imobiliária e são isentos do pagamento de um imposto de 9 milhões de euros, quando o país é assolado por uma crise econômica inaudita. Merece-te algum comentário, prezado portista?

    ResponderEliminar
  4. Meus caros PORTISTAS boa tarde:
    Aqui está a constatação da evidencia por nós já conhecida. se realmente queremos ler algo que dignifique e enalteça o valor do nosso clube no seu todo temos de ler não os pasquins portugueses mas alguns kornais e revistas estrangeiras. È triste mas é verdade. Quanto ao que é dito pelo So Foot pois é a constatação e o reconhecimento do merito e do trabalho produzido no DRAGÃO, pois só mesmo com trabalho e dedicação é que se alcancam bons resultados.Já agora um aparte foi agradavel ver que todos os representantes dos clubes da 1ª liga foram convidados pelo nosso clube para a festa menos os encornados e os de Guimaraes. Para concluir esse perdão de imposto aos lampiões só revela que nos jogos de secretaria e no submundo da corrupção velada e sem que nada nem ninguem possa sequer desconfiar eles continuam a manobrar o aparelho da capital do imperio do sul, mas tambem e tão só ficam-se por aí

    FORÇA PORTO UNIDOS VENCEREMOS
    276mqj

    ResponderEliminar
  5. Muito bom este excerto! Lá fora andam atentos ao nosso Clube, e bem atentos!

    Hoje à tarde vou estar em Fânzeres a ver o primeiro jogo da final d'hóquei contra a Juventude de Viana. Ás 17h. A RTP2 vai transmitir em directo.

    E outra coisa, os bihetes para a final da taça vão estar a venda esta segunda-feira, a partir das 10horas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. HÓquei: F.C.Porto 5 - J.Viana 2.

    Primeiro passo rumo ao...como se diz? oitavo campeonato seguido.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Vila Pouca:

    OctoCampeonato, se não estou em erro :)

    Estive em Fânzeres, boa vitória contra uma boa equipa. Encontrei por lá o pessoal do blog :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Azulibranco : Partilho a sua maneira de pensar.

    Anteriormente fiz um post sobre Cisso .

    Há um link, não sei se todos ouviram, e ouvir Falar Francês rápido não é fácil , entre um jornalista, Cisso e Luís Fernandez ( este fez parte do quadrado mágico da seleçâo Francesa com Platini e outros ).

    Luís Fernandez diz, explicitamente, é só ouvir, que o Porto é um grande da Europa. E que Cisso só perderia com uma troca.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. Meu caro anónimo, isso dos favores ao slb já é tão normal que não associo apenas a 1 partido. No governo PSD da Manuela Ferreira Leite tb aceitaram DO SLB acções q nem cotadas estavam como forma de garantia.

    É o q se chama fazer as coisas pelo outro lado.

    ResponderEliminar
  10. Estive no hóquei, mais uma vitória.
    Marcaram presença além da minha esposa o blue, a mafaldinha, o estilhaço, o tripeiro e o pai e o antilamp.

    ResponderEliminar
  11. Porto Maravilha:
    É sempre um prazer ler os teus post e ver o quão valorizados somos...lá fora. Hoje a RTP nem sequer passou o hóquei, uma vergonha, n é o slbosta a jogar a final...

    ResponderEliminar
  12. Ora nem mais PortoMaravilha, infelizmente, neste país cravejado de invejosos, medíocres e ridiculos, assistir ao reconhecimento público e merecido ao FC Porto... só mesmo lá fora!!!

    Porque "cá dentro", como diz o outro, "vai no batalha"!!!

    Nada de anormal... sempre foi assim, mas a um dia destes, a "lei da vida", acabará por fazer justiça por mãos próprias... já faltou mais; é só aguardar mais um pouco!!!

    ResponderEliminar
  13. Lucho, foi mesmo uma vergonha a rtp não transmitir o jogo. E o jogo foi às 17h, logo previa-se uma transmissão, não se percebe mesmo...
    Se fosse o slb, era na rtp, mas na 1!!!

    ResponderEliminar
  14. Também estive em Fânzeres e vi lá o bLuE bOy, o Tripeiro, aMafaldinha e o Lucho.
    5-2 foi muito bom.
    O Porto devia estar com atenção ao Luis Viana do Juventude de Viana. Muito bom, e com certeza teria outro encanto vestido de azul e branco.

    ResponderEliminar
  15. Porto Maravilha,

    Tarde e a más horas, mas lá consegui um tempo para ler, com elevado apreço, este pedaço de elogio vindo de França. Belas palavras, numa revista prestigiada, que nos elevam o ego, vendo o reconhecimento, fora de portas, que o Porto consegue.

    Se cá, nesta terra de gente mesquinha, isso não acontece com a regularidade devida, é sempre bom saber que a Europa anda atenta ao futebol azul e branco.

    ps: Sabes se posso comprar essa revista, através da net?

    ResponderEliminar
  16. Viva !

    Podes, é claro, ler a edição on line todos os dias.

    Para a assinatura da revista, quando não se mora em França, é preciso primeiro fazer um pedido ao serviço das assinaturas.

    A revista que é mensal tem, por vezes, artigos muito interessantes. É uma revista de futebol e sociedade. . Li um por exemplo que entrevistava W.Wenders e Manoel de Oliveira e as relações de estes com o futebol, ...

    Se posso ajudar é não hesitar.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar