05 maio, 2009

Todos ao Dragão Caixa esta quinta feira!!!

Esta quinta-feira (já depois de amanhã), dia 7 de Maio de 2009, às 21.30h, joga-se no novo pavilhão do FC Porto, o 1º jogo oficial. Trata-se do 1º jogo das meias-finais do play-off de andebol e a partida opõe FC Porto a Madeira SAD. É a estreia oficial do Dragão Caixa Arena (ou Dragãozinho como quiserem) e por isso o «Lucho» não poderia faltar. Já adquiri lugar anual no novo pavilhão e ficarei sempre no sector 4, fila 2, lugar 20. Os bilhetes para sócios que não tenham o Caixa Seat, são a um preço simbólico de 3 euros e por isso aguarda-se uma enchente neste 1º dia de competição a sério na (finalmente) nossa casa!

Aproveito para publicitar ainda que este fim-de-semana que aí vem, temos sábado e domingo (ambos às 16h00) dois jogos de basquetebol (jogo 3 e 4 dos quartos-de-final do play-off) no Dragão Caixa, entre FC Porto e Benfica.

O de domingo (4 horas antes do jogo de futebol FCPorto-Nacional que nos pode dar de imediato o TETRA) terá enchente por certo, mas era importante que também no sábado tívessemos casa cheia até para agradecermos a coragem, o empenho e a raça que os nossos basquetebolistas demonstraram na tarde de domingo, ganhando na Luz (1-1 em vitórias) e saíndo do pavilhão em passo acelerado para não serem atingidos por uma «chuva» de objectos estranhos. O comportamento vergonhoso do técnico encarnado, Henrique Vieira, assim como de Carlos Lisboa, merece um Dragão Caixa a infernizar-lhes a vida do primeiro ao último segundo. Eu, lá estarei em ambos os jogos. A pressão que ambos fizeram aos árbitros, é inadmissível!!!

FC Porto segue na Taça com uma lição de andebol ao Belenenses...
(FC Porto eliminou o Belenenses e está apurado para a final four da Taça de Portugal)

  • Belenenses, 23 - FC Porto, 30

O FC Porto, que já está apurado para as meias-finais do campeonato, ganhou na última sexta-feira no Restelo para os quartos-de-final da Taça de Portugal, tendo conseguido dessa forma o apuramento para a final-four que se jogará em Lagoa, Algarve, a 27 e 28 de Junho, tendo como adversários: Benfica, ABC Braga e Madeira SAD.

Os jogos no pavilhão do Belenenses são sempre complicados (foi lá que consentimos a única derrota no campeonato), mas desta feita, os Dragões, que na eliminatória anterior iam-me matando do coração, depois de eliminarem o Sporting na Póvoa num jogo dramático, entraram muito bem no jogo com Jerkovic na baliza (Laurentino levou uma bolada no aquecimento) a brilhar intensamente.

O jovem e talentoso pivot do FC Porto, Tiago Rocha (na foto), foi sempre muito bem servido, ora por Eduardo Filipe (o Portal dos Dragões entregou-lhe também a petição, com mais de 400 assinaturas, sendo parceiro do nosso blog nesta iniciativa), por Filipe Mota ou por Carlos Martingo. Desta forma, o Tiago ia furando entre os defensores Lisboetas, e no final do jogo, totalizou 8 golos, sendo de destacar também, os 5 golos de Filipe Mota e os 4 de Martingo, Eduardo Filipe e Wayne Davyes. Ricardo Moreira marcou 3, enquanto Arezes e J.Ribeiro marcaram 1 cada.

Uma grande exibição Portista no Restelo a demonstrar que os Dragões estão em boa forma, agora que se aproxima a fase decisiva da época. É já esta quinta-feira (21.30h na sporttv1) que o FC Porto recebe o Madeira SAD no 1º jogo das meias-finais do play-off, sendo também o jogo de estreia oficial do «Dragãozinho». Domingo dia 10 de Maio, pelas 18h00, na Madeira, joga-se a 2ª mão. A outra meia-final, será disputada entre Benfica e Sporting.

E não é que à 1ª derrota, ficaram todos nervosos...
(FC Porto 1-1 Benfica, nos quartos-de-final do play-off, à melhor de 3 vitórias)

  • Benfica, 83 - FC Porto, 64

  • Benfica, 54 - FC Porto, 58

Com Nuno Marçal ainda lesionado (possivelmente voltará já este fim-de-semana), o FC Porto perdeu naturalmente o jogo de sábado, consentindo muitas facilidades ao jogo exterior dos encarnados, que assim conseguiram a 31ª vitória em 31 jogos do campeonato actual. Uma vitória justa por 19 pontos e em que apenas Burns e Martin (16 pontos cada), conseguiram prestações positivas nos Portistas.

Mas a história dos quartos-de-final, só acaba à 3ª vitória de uma das equipas... e por isso, no domingo, o jogo foi diferente. A equipa azul e branca continuou a revelar dificuldades no ataque, principalmente ao sentir muito a falta dos triplos de Marçal, mas a atitude defensiva melhorou muito, houve coragem, sofrimento, muita luta e crença em todos os nossos jogadores, mesmo nos mais novos, como André Bessa que entrou e não tremeu.

O nosso base, João Figueiredo (18 pts), finalmente apareceu e com boas prestações defensivas de Cunha, Martin e José Almeida, a equipa do FC Porto enervou toda a gente. Enervou o público encarnado e enervou o treinador e director dos Benfiquistas que tentaram de todas as formas e feitios (vergonhoso comportamento) condicionar os 3 árbitros Lisboetas.

Na verdade, na primeira competição que já se decidiu, este «dream team» falhou ao perder na meia-final da taça de Portugal com a Ovarense, mas até deviam ter saído nos quartos-de-final, quando o FC Porto foi espoliado pelos senhores P.Coelho e C.Santos. No entanto, deve realçar-se a prestação muito boa dos encarnados no campeonato, com 31 vitórias em 31 jogos. Não gostaram foi da 1ª derrota da época na prova ter sido no play-off, em casa e com o FC Porto.

Grande responsável por esta grande vitória, foi também o nosso norte-americano, Christian Burns (na foto), que com os seus 21 pontos, soube segurar a vantagem do FC Porto, terminando com um afundanço (58-54) que deixou a Luz silenciada e quase envergonhada. É que o FC Porto, mesmo sem Nuno Marçal, saiu de Lisboa empatado a 1 vitória e agora (se calhar, já com Marçal) teremos 2 jogos (16h00) este sábado e domingo no Dragão Caixa, que nos podem dar desde já o apuramento para as meias-finais. É preciso forte apoio e muita, mas muita gente no pavilhão para incentivar os nossos jovens jogadores.

FC Porto já está concentrado no jogo de domingo na Luz...
(FC Porto 1-0 Benfica, nas meias-finais do play-off, à melhor de 2 vitórias)

  • Bassano, 3 - FC Porto, 2

Este jogo dos quartos-de-final da Liga Europeia (final-eight realizada em Bassano, Itália), começou bem com o FC Porto a adiantar-se por Emanuel Garcia, mas na 2ª parte, em 8 minutos, sofremos 3 golos e a coisa complicou-se. Emanuel Garcia (na foto) bisou e reduziu para 3-2, mas depois a nossa bela reacção foi travada pela infelicidade num penalty à barra de Filipe Santos e num contra-ataque isolado que não deu o empate por milagre. Reinaldo Ventura também fez muita falta, isso é mais que evidente... Mas a vida continua! A sorte esteve com os Italianos (que jogaram em casa) neste desafio dos 4ºs de final e o FC Porto voltou, uma vez mais, a não ser feliz na Taça dos Campeões Europeus (agora denominada de Liga Europeia) ganha pelo clube em 1986 e 1990. O Campeão da Europa, acabou por ser o Réus de Espanha com Pedro Gil (ex-FC Porto) a marcar o penalty decisivo, no jogo da final com o Vic, também de Espanha, num desafio disputado em Bassano, cidade Italiana que acolheu todos os jogos desta final eight.

O FC Porto já só pensa na 2ª partida das meias-finais do play-off na Luz (domingo, 17h00, RTP2), que em caso de vitória, nos dá desde já o passaporte para a final do campeonato, onde já está a Juventude de Viana. Na taça de Portugal teremos no Entroncamento (outra vez no Sul...) a final four a 13 e 14 de Junho com os jogos FC Porto-Valongo e Benfica-Barcelos.

Christian Burns e Tiago Rocha
Como houve uma terça-feira (14 abril) em que não houve competição, e por isso não houve Dragão de Ouro, hoje nomeio dois. O basquetebolista Burns e o andebolista Tiago Rocha (ver as suas fotos acima no resumo dos 2 jogos em causa) pelas excelentes exibições domingo na Luz e sexta-feira no Restelo. Grande talento, atitude e coragem de ambos, decisivos nas vitórias muito importantes e saborosas do FC Porto no basquetebol e no andebol, respectivamente.

No futebol, terminou a 2ª fase do Nacional de INICIADOS, tendo o FC Porto concluído esta etapa com 100% de vitórias, ganhando ao Guimarães em casa por 3-2, com golos de Costa, Edu e Carlitos. Na fase final, o FC Porto jogará com Braga, Sporting e Benfica.

Nos JUVENIS, a última ronda da 2ª fase será decisiva (17 Maio), com o FC Porto a receber o Padroense e a precisar de um empate para passar à fase final. Nesta jornada, os Dragões ganharam na Póvoa por 3-0, com um golo de Telmo e 2 de Filipe Barros (ver foto), mais conhecido por Pipo.

Nos JUNIORES, a fase final começa este sábado (16h00), com o FC Porto a deslocar-se até Lisboa para jogar no terreno do Sporting. A final Nacional da Intercalar (que foi jogada pelo FCP quase só com juniores) será na Maia às 16h do dia 20 de Maio (uma quarta-feira).

Um abraço do Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

26 comentários:

  1. Um fim-de-semana, que alternou entre a desilusão do Hóquei, a magnífica surpresa do Basquetebol e com o Andebol, a ter uma excelente prestação, frente ao Belenenses, clube, que tem sido a sua besta negra.

    Quinta-feira lá estarei. Depois encontramo-nos para fazer claque e como sabem, a nossa claque não brinca em serviço.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Também lá estarei a estrear o meu novo "Pavilhão Seat"!!! :-)
    O meu lugar é no sector 5, fila 4, lugar 15 e espero aproveitar a oportunidade para conhecer a malta aqui do blogue!
    Um abraço e "até já"!!

    ResponderEliminar
  3. A fila 2 onde estarei serve para q os meus «incentivos» sejam bem audíveis no recinto de jogo e também me impede de invadir o recinto qd estiver revoltado com a arbitragem. Por isso é q a fila 1 seria bem mais perigosa:)

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  4. Lucho,

    Enviei-te um e-mail. Depois se tiveres disponibilidade, dá uma olhadela.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Lucho,

    Obrigado pela resposta! :)

    Entretanto, já te enviei outro mail.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Lucho, Lucho, Lucho Gonzalezzz... Lucho, Lucho, Lucho Gonzalezzz...
    :D

    Ora vamos lá então botar faladura sobre os temas de hoje:

    no ANDEBOL, excelente vitória em Belém, num pavilhão, onde referes e bem, que costumamos passar as passas do Algarve... desta vez, e talvez até para presentear os nossos parceiros do Portal dos Dragões presentes ao jogo para mais uma vez, formalizar o pedido ao Eduardo Filipe para continuação de mais uma época de Dragão ao peito, tendo entregue a 2ª fase de assinaturas. E de Taça de Portugal, siga em frente... quanto a 5ª feira, pelas 21h30, LÁ TAREI!

    no BASQUETEBOL, surpresa das surpresas, é de admitir, colocamos os GAYvotas encornados no seu devido lugar, e talvez com uma exibição plena de humildade e capacidade de sofrimento, trazemos a discussão da eliminiatória, por ora, para os 2 jogos no Dragão no próximo fim-de-semana. A mim, dará um gosto especial o reencontro com esta "besta negra", por quem nutro um ódio de morte. O mais dificil está feito, agora, mais que nunca, tou confiante na passagem às meias. Sábado e Domingo, pelas 16h00, LÁ TAREI em ambos... e se possivel, na 1ª fila, para ter o prazer sublime de ajustar umas contas "verbais" com todos os GAYvotas encornados que perto de mim se deslocarem :D

    Por fim, no HÓQUEI, vi o jogo na TV com muito expectativa, com o 0-1 acreditei na passagem, com dose redobrada, depois de saber que a nossa besta, um tal de Barcelona, já tinha caído... mas aqueles 8 minutos, foram fatais para as nossas aspirações... de 0-1, passamos num ápice para um resultado desfavorável de 3-1, tendo que correr atrás do prejuizo... nesse periodo e mesmo até já depois do 3-2, tivemos 2 ou 3 oportunidades soberanas para o empate que só não aconteceu por muito azar à mistura, mas tb é justo dizer que nessa fase do tudo ou nada, passamos serios problemas na nossa defensiva que tb só não redundaram em golo para os italianos por mera azelhice ou por termos na baliza um Edo Bosch que efectuou defesas fantásticas. Bem, pró ano há mais, não adianta mais chover no molhado. Resta a liga interna e há que "empacotar" os GAYvotas encornados em pleno galinheiro, para os ver de novo a espumar de raiva e inveja, para depois sim, ir ao combate final com a Juventude Viana... a caminho do OCTOcampeonato, mai'nada!!

    ResponderEliminar
  7. Caro Lucho,

    Tens a certeza que o Pipo é filho do Rui Barros? É que estive a ver uma reportagem na "Academia de Talentos" - http://www.academia-de-talentos.com/filipe-barros-fc-porto - e lá não dizem isso.

    Um grande abraço e em principio sábado lá estarei no Dragão Caixa..

    ResponderEliminar
  8. Um fim de semna quase perfeito não fosse o Hóquei..
    De facto, eliminado o Barça poderia ter sido desta.
    Talvez a falta de sorte e não termos o Reinaldo Ventura tenha pesado.
    Agora é ganhar de novo o campeonato e ver se no proximo ano fzemos o tri na champions, que já tarda...
    De resto tudo optimo, agora no Dragãozinho - prefiro assim - vamos a eles que em casa mandamos nós.
    Quinta vou tentar estar e comprar o bilhete, já agora, Lucho, sabes se para não sócios já estará à venda ou será só no dia???
    É que quero levar a esposa, uma entusiasta do Hóquei mas que gostaria de ir também ao andebol.

    ResponderEliminar
  9. Pedro Porto: A minha fonte sobre esse tema era esta:

    http://fcp-dragoes.blogspot.com/2008/09/filipe-barros.html

    Mas já estive a investigar e confirma-se que a fonte está errada. O Pipo não é filho de Rui Barros, mas é um excelente jogador, sem dúvida.

    Obrigado pela rectificação.

    ResponderEliminar
  10. Jorge Aragão:

    Certeza não tenho mas acho q para não sócios só no pp dia. Vais um pouco mais cedo e deves conseguir sem stress.

    abraço

    ResponderEliminar
  11. Blue:

    Quem vai fazer de "Carlitos" no basket? Quem vai ser a besta negra?

    Eu ajudo. Ben Reed! Vamos desorientá-lo!

    ResponderEliminar
  12. Lucho,

    Eu bem que não queria dizer (assumir), mas acertaste em cheio ;D

    Vou ver se a modos que o jogo correr de feição, consigo fazer tiro ao alvo com a minha sapatilha à fita da cabeça dele :D

    Aos anos que já cá está, há-de perceber alguma da minha linguagem verbal... se não a perceber, vai concerteza perceber a "gestual", vai uma aposta? :D

    Gosto muito de tudo o que seja desporto ligado ao FC Porto, nem que seja às caricas ou à pesca do larote sem anzol e minhoca, mas caraças, desculpem lá, se há "desporto" que gosto, que me deixa em pulgas, que me deixa num frenesim tal de excitação, é quando do outro lado da barricada, estão uns tais de GAYvotas encornados... esse sim, é o meu "desporto" d'eleição :D

    ResponderEliminar
  13. Excelente como sempre! Então cá vai...

    No nosso Andebol, excelente a vitória frente aos "pastéis" que nos dão sempre muito trabalho. Um terreno complicado, mas felizmente desta vez conseguimos levar a melhor e a vitória foi inteiramente justa. Conseguimos assim marcar presença na final-four da Taça. É para a dobradinha!
    Realço mais uma vez o gesto para com o Eduardo Filipe juntamente com os nossos amigos do Portal dos Dragões, muito bom mesmo. O Porto somos nós :)
    Quinta-feira, ora nem mais, lá estarei! E posso adiantar que felizmente adquiri também o Caixa Seat! Ainda não sei o lugar ao certo, mas adianto já que é sector 4, vamos ficar todos pertinho, aquilo é que vai ser :)

    No Basquet, imposemos a primeira derrota no campeonato aos lampiões em pleno galinheiro, e de um momento para o outro parece que as coisas se viraram a nosso favor. Seria bastante importante puder contar já com o Nuno Marçal para os dois próximos jogos no Dragão Caixa. Ora bem, no Sábado estou a tentar, mas será complicado marcar presença.. mas no Domingo estou de certeza! É importante puxar pela equipa.. PORTO!!

    No Hóquei, mais uma vez não foi desta. Ainda tive esperança, começamos a ganhar, mas na segunda parte e em poucos minutos desconcentrámo-nos e foi a reviravolta. Depois aquele pénalti à barra, e aquele falhanço no fim onde estavam dois jogadores nossos só para o guarda-redes.... são jogadas que saem caro! É pena, mas vamos virar já atenções para Domingo onde temos a segunda mão das meias-finais e onde já podemos contar com o Reinaldo.

    Nas camadas jovens, sempre a ganhar. Os juniores começam já este fim-de-semana a fase final, este ano é para sermos campeões!

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  14. "Gosto muito de tudo o que seja desporto ligado ao FC Porto, nem que seja às caricas ou à pesca do larote sem anzol e minhoca, mas caraças, desculpem lá, se há "desporto" que gosto, que me deixa em pulgas, que me deixa num frenesim tal de excitação, é quando do outro lado da barricada, estão uns tais de GAYvotas encornados... esse sim, é o meu "desporto" d'eleição :D"

    Também sou adepto dessa modalidade, é mais uma em que também ganhamos e temos sempre muito sucesso ;)

    ResponderEliminar
  15. Obg, Lucho, quinta vou à prcura dos papelinhos bem cedinho.
    Lá nos encontraremos.

    ResponderEliminar
  16. Alertas de bilhetes! Saiba quando sao colocados a venda, em primeira-mao!


    05-05-2009 MODALIDADES
    Basquetebol e andebol em conferência esta quarta-feira

    Tendo em vista as recepções ao Benfica e ao Madeira SAD, as equipas de basquetebol e andebol do F.C. Porto abordam, esta quarta-feira, os respectivos encontros, que marcam a estreia do Pavilhão Dragão Caixa como palco oficial de eventos desportivos.

    Com a eliminatória empatada (1-1), o F.C. Porto Ferpinta recebe, no sábado e no domingo (9 e 10 de Maio), às 16h00, em ambos os casos, o Benfica, nos terceiro e quarto jogos dos quartos-de-final dos playoffs da Liga de basquetebol.

    Júlio Matos e João Figueiredo assumem a responsabilidade de perspectivarem a partida contra a formação de Lisboa. O treinador e o base iniciam a conversa com os jornalistas às 17h30.

    Logo de seguida, às 17h45, é a vez de Carlos Resende e Wilson Davyes, técnico e central da equipa de andebol azul e branca, falarem sobre o desafio que os aguarda.

    O F.C. Porto Vitalis recebe o Madeira SAD – naquele que será o primeiro jogo desta meia-final dos playoffs da Liga de andebol – às 21h30 de quinta-feira, 7 de Maio, no Pavilhão Dragão Caixa.

    Programa completo:

    Basquetebol
    Quarta-feira, 6 de Maio de 2009
    17h15: Treino aberto 15 minutos, no Pavilhão Dragão Caixa
    17h30: Conferência de imprensa (Júlio Matos e João Figueiredo), no Pavilhão Dragão Caixa
    Sábado, 9 de Maio de 2009
    16h00: F.C. Porto Ferpinta-Benfica (terceiro jogo dos quartos-de-final da Liga de basquetebol), no Pavilhão Dragão Caixa
    Domingo, 10 de Maio de 2009
    16h00: F.C. Porto Ferpinta-Benfica (quarto jogo dos quartos-de-final da Liga de basquetebol), no Pavilhão Dragão Caixa

    Andebol
    Quarta-feira, 6 de Maio de 2009
    17h45: Conferência de imprensa (Carlos Resende e Wilson Davyes), no Pavilhão Dragão Caixa
    18h00: Treino aberto 15 minutos, no Pavilhão Dragão Caixa
    Quinta-feira, 7 de Maio de 2009
    21h30: F.C. Porto Vitalis-Madeira SAD (primeiro jogo das meias-finais da Liga de andebol), no Pavilhão Dragão Caixa

    ResponderEliminar
  17. Quem disse isto: «Estar com Rui Costa é como estar com Deus»?

    Está prevista uma visita papal ao estádio da luz. Afinal, Deus existe e é benfiquista.

    ResponderEliminar
  18. Eh, Eh ...Começou o circo de novo com mais umas contratações bombásticas para os abutres.
    Mais uma equipa maravilha ...Gosto deles assim.

    ResponderEliminar
  19. Lucho, sempre em grande!

    Meninos, espero que não apareça, mais nenhum Carlitos, já chega de vergonha, é a nossa estreia no DRAGÃOZINHO, por isso comportem-se!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  20. Lá estarei no Dragãozinho.
    sec.4 - fil. 4 - lug. 21

    Força Porto olé.

    ResponderEliminar
  21. O pessoal q colocou aqui a cadeira a ocupar no pavilhão tem q se apresentar aqui ao Lucho e toda malta do blog. Até quinta!

    ResponderEliminar
  22. O Google do FCPorto

    Google do PortoBoot po-la como homepage

    ResponderEliminar
  23. Nº1 do Estádio do Dragão, eu vou ficar 3 lugares ao teu lado esquerdo :)

    ResponderEliminar
  24. O Jogo de Sábado em basket começa apenas às 16.45h para dar na sporttv1, o de domingo não dá na tv e mantém-se às 16h.



    06-05-2009 ANDEBOL
    Resende e Davyes orgulhosos por estrearem o Dragão Caixa

    É já esta quinta-feira, 7 de Maio, que o Dragão Caixa recebe o seu primeiro jogo oficial. O novo pavilhão será estreado pelo F.C. Porto Vitalis, às 21h30, em desafio contra o Madeira SAD, facto que replete de orgulho a equipa de andebol azul e branca. O sentimento, extenso a todo o grupo, foi expresso esta quarta-feira, em conferência de imprensa, por Carlos Resende e Wilson Davyes.



    O treinador e o central abordaram o primeiro encontro das meias-finais dos playoffs ao final da tarde, no próprio pavilhão, subtraindo-se das suas palavras plena confiança para a eliminatória que amanhã se inicia.



    Carlos Resende começou por explicar que o objectivo da equipa sempre passou por ser Campeã, independentemente da abertura do Dragão Caixa, reconhecendo, no entanto, que celebrar o título na nova casa seria «ouro sobre azul».



    O técnico espera dificuldades frente ao conjunto madeirense, ainda assim está certo de que os atletas, «desde que façam o que sabem», dispõem de todas as condições para ultrapassarem o adversário.



    O antigo jogador do F.C. Porto mostrou-se igualmente convicto de que apoio é algo que não vai faltar aos seus orientados: «Conto ver as bancadas cheias».



    Wilson Davyes também aguarda fortes emoções no dia em que a equipa de andebol vai estrear o novo pavilhão: «É um orgulho para nós. Mesmo sem termos jogado, já fazemos parte da história do Dragão Caixa».



    Sobre o mais recente espaço de actuação azul e branco, o central adiantou que possui «condições extraordinárias para os jogadores trabalharem e evoluírem».



    O nº 23 do F.C. Porto Vitalis, que sonha festejar o título no final da época, revelou-se ainda confiante para a eliminatória ante o Madeira SAD: «Jogar umas meias-finais é sempre complicado, mas acredito que, caso nos apresentemos ao nível que temos revelado, podemos seguir em frente».

    ResponderEliminar
  25. 06-05-2009 BASQUETEBOL
    Júlio Matos: «Agora é a doer»

    «Agora é a doer». É de playoffs que se fala, explica Júlio Matos. Na abordagem aos terceiro e quarto jogos dos quartos-de-final da Liga, João Figueiredo subscreve as palavras do treinador e sugere uma «defesa agressiva», capaz de condicionar o jogo exterior do Benfica, mesmo porque o dos Dragões se apresentará previsivelmente comprometido pela ausência de Nuno Marçal.

    A vitória, ao segundo jogo na Luz, assegura a motivação, prontamente reconhecida por Júlio Matos. «Sabíamos que lhes podíamos vencer a qualquer momento, em função dos resultados tangenciais que se verificaram nas duas partidas da fase regular». Em conferência de imprensa, a primeira da história do Dragão Caixa, o técnico disse ter «rectificado detalhes e situações», já perceptíveis no triunfo em Lisboa, em especial «nos momentos decisivos» que traçam desfechos.

    A chave da eliminatória, argumenta Júlio Matos, poderá estar num imaculado desempenho defensivo. «O ataque ganha jogos, mas a defesa ganha campeonatos», sublinha. «Quem defender melhor é que passa». Para o fazer melhor do que o adversário, João Figueiredo propõe «concentração absoluta», somada a uma postura brava: «Temos de ser agressivos, é importante que sejamos capazes de neutralizar o fortíssimo jogo exterior do Benfica».

    Seguro da importância de Nuno Marçal, que continua lesionado, Figueiredo esclarece que a ausência do extremo se fez notar «mais no primeiro encontro», entendendo, ainda assim, que a equipa terá de encontrar alternativas para os lançamentos triplos, até para que o jogo interior de Kevin Martin não fique comprometido.

    Autor de 18 pontos e de uma exibição decisiva no segundo jogo, o base mostra-se absolutamente compenetrado no êxito da equipa. «Tudo o que quero é que o F.C. Porto ganhe e passe a eliminatória, independentemente da qualidade da minha actuação», disse, incapaz de negar a relevância de o facto de as duas partidas que se seguem terem o Dragão Caixa como palco: «É importante dispormos da possibilidade de resolvermos a questão numa casa que é nossa e, mais ainda, que é nova».

    ResponderEliminar