19 maio, 2009

É a pronúncia do Norte, somos um povo mais forte!!!

Esta, é a equipa de andebol do FC Porto (na foto, após um time-out pedido por Carlos Resende), cujo empenho, crença, raça, vontade, classe, talento, coragem e bravura, foram bem evidentes na tarde do último domingo, na vitória diante do Benfica, no 1º jogo da final do play-off.

Após uma defesa brilhante de Jerkovic, este veio ao banco e recebeu o abraço efusivo dos outros 2 guarda-redes Portistas. É este espírito de equipa, esta mística que nos levará ao mais alto patamar do andebol Nacional. E esta mística, muito se deve ao treinador Carlos Resende e ao capitão de equipa Manuel Arezes. Todos estes guerreiros do andebol azul e branco, merecem que no próximo domingo, voltemos a encher o Dragão Caixa Arena.

A festa do TETRA no futebol (FC Porto-Braga), é só pelas 19h (RTP1), e por isso, bem antes das 16 horas, o "Lucho" entrará no Pavilhão Dragão Caixa para, de novo, viver bem de perto as emoções de mais uma batalha dos nossos magníficos andebolistas. Eles merecem o nosso apoio, a nossa dedicação!!! E depois da vitória no andebol, então sim, sigamos para o estádio do Dragão para vitoriarmos, uma vez mais, os nossos tetracampeões de futebol.

FC Porto vence Benfica, com grande ambiente no Dragão Caixa...
(FC Porto 1-0 Benfica, na final do play-off à melhor de 5 jogos, ou seja 3 vitórias)

  • FC Porto, 32 - Benfica, 25

    No 1º fim-de-semana após a conquista do tetracampeonato no futebol, as atenções de muitos adeptos do FC Porto voltaram-se por completo para a final do play-off do campeonato Nacional de andebol (à melhor de 5 jogos). No basquetebol, a nossa época, infelizmente, já acabou, enquanto que no hóquei em patins, a final do play-off, inicia-se apenas no próximo sábado (17h em Fânzeres, RTP2) com um FC Porto-Juventude de Viana (também à melhor de 5 jogos).

    Sendo assim, mais de 2.000 adeptos azuis e brancos, encheram quase por completo o novo e belíssimo pavilhão do FC Porto, carinhosamente denominado de Dragãozinho.

    Entre os presentes, destaco o Presidente, Pinto da Costa, o ex-treinador do andebol Portista, Prof. António Cunha, o ex-treinador de basquetebol do FC Porto, Júlio Matos (deverá ser hoje anunciado Moncho Lopez, actual seleccionador Nacional, como seu substituto), os ex-jogadores de futebol do clube, Fernando Gomes e Jaime Magalhães, e ainda os antigos andebolistas do FCPorto, Luís Graça e Alexandre Barbosa, assim como o andebolista, David Tavares (ex-FC Porto e actualmente a jogar em Espanha).

    É evidente que também aqui o “Lucho” não faltou à chamada, sendo desta vez acompanhado pela esposa e por vários elementos do fórum do Portal dos Dragões. Um agradecimento especial ao Dragão Vila Pouca (também ele presente, tal como os amigos Pedro Porto e Tripeiro) pela ajuda na compra do bilhete para a minha esposa.

    Com a claque dos Super Dragões em peso, o ambiente criado na tarde do último domingo, foi absolutamente fantástico, e espero que se repita na tarde do próximo domingo (16h, sporttv1) aquando da realização do jogo 3 da final, também no nosso pavilhão.

    Já esta 5ª feira (21h, sporttv1), joga-se o jogo 2 da final na Luz, em Lisboa, com arbitragem da dupla Leiriense, Eurico Nicolau e Ivan Caçador, uma nomeação que, segundo soube, muito agradou à secção de andebol do Benfica. Mesmo assim, julgo que temos todas as condições de lutar pela 2ª vitória nesta final!

    Voltando ao jogo de domingo, devo dizer que a vitória do FC Porto por 32-25, foi-se adivinhando logo nos minutos iniciais do jogo pela entrada confiante e vigorosa da equipa Portista, sempre apoiada de forma exuberante pelos adeptos que souberam criar um ambiente terrível, mas sem ser necessário o arremesso de cadeiras e outros objectos para o recinto de jogo, tal como fizeram os benfiquistas no jogo de desempate diante do Sporting.

    O FC Porto teve em Eduardo Filipe, um dos principais jogadores, ora com remates fabulosos (8 golos), ora com assistências brilhantes para os pontas e o pivot Tiago Rocha (5 golos). Wilson Davyes (na foto), marcou 3 golos tal como Filipe Mota, enquanto Inácio Carmo, facturou por duas vezes, destacando-se ainda os golos de Carlos Martingo e Álvaro Rodrigues (um cada). Mas, houve neste jogo, um jogador absolutamente inspirado, o ponta-direita, Ricardo Moreira, que apontou 9 golos em 11 remates (82% eficácia), levando ao rubro o Dragão Caixa Arena.

    Também importante foi desta vez, o guarda-redes Croata, Jerkovic, que com 6 defesas fantásticas (em 15 possíveis) na 2ª metade, foi fundamental para que a vantagem do FC Porto nunca ficasse em perigo. Ao intervalo os Dragões já venciam por 16-13 e na 2ª parte, a vantagem andou sempre entre os 3 e os 4 golos. Na ponta final, os encarnados (campeões no ano passado) perderam o Norte (não é assim que se diz, Luís Filipe Vieira?) e de 28-25, o FC Porto conseguiu alargar a diferença para 32-25. Terminou o jogo com o pavilhão em êxtase, cantando «é a pronúncia do Norte, somos um povo mais forte…», com toda a equipa a agradecer ao público o apoio incansável (pode ouvir de seguida um pouco desse cântico).



    Domingo, apareçam de novo no Pavilhão Dragão Caixa Arena para todos em conjunto, levarmos a equipa ao 3-0 (e título consumado) ou 2-1, conforme o resultado de 5ª feira em Lisboa. Com o valor da nossa equipa e o apoio que estes adeptos fervorosos e dedicados lhe prestam, com esta sinergia de forças entre jogadores e massa associativa, parece-me impossível que venhamos a perder um jogo em nossa casa! O Dragãozinho é mesmo um inferno!!! Pode ver aqui um resumo do jogo de domingo, e aqui, um vídeo do jogo inaugural, com o som do hino do FC Porto em fundo.

    Ricardo Moreira
    O nosso ponta-direita, deixou o técnico benfiquista desesperado. É que não havia forma de o travar. Cedo se percebeu que aquela ia ser uma tarde de inspiração para Ricardo Moreira (na foto) que no total, apontou 9 golos em 11 remates (82% de eficácia). Mudaram os guarda-redes, mas nem isso evitou a grande exibição de Ricardo Moreira, bem acompanhado por Eduardo Filipe (8 golos), Tiago Rocha (5 golos) e o nosso guardião Croata, Jerkovic ("reforço de inverno"), que teve a oportunidade de se mostrar aos sócios e logo com grande exibição (40% de eficácia com 9 golos sofridos e 6 defesas excepcionais nos 15 remates a que teve de responder). O até agora titular, Hugo Laurentino, tem em Jerkovic e Ricardo Candeias, dois excelentes substitutos.

    No futebol, e falando dos Sub19, este sábado jogou-se o esperado FC Porto - SL Benfica num Olival completamente cheio. Depois da vitória em Alvalade, esperava-se um grande Porto frente a um Benfica que vinha de desolador empate na sua própria casa perante o Guimarães. No entanto, verificou-se o contrário. Os lisboetas dominaram completamente um FC Porto em completo dia não. Foi gritante a falta de capacidade dos dragões em criar lances de perigo perante um Benfica que sem deslumbrar, chegou perfeitamente para levar de vencida a equipa nortenha. O campeonato sofre agora uma interrupção para compromissos da selecção e esperemos que este jogo tenha sido apenas um percalço. Dia 6 de Junho, temos um Guimarães-FC Porto.

    No domingo de manhã, no Vitalis Park, iniciava-se a fase-final dos sub-15. Defrontavam-se os jovens dragões com a equipa bracarense. Foi um Porto dominador, no entanto com imensas dificuldades em criar situações de perigo para a baliza do Braga. Quando toda a gente esperava o empate a zero, eis que guarda-redes azul alivia mal uma bola e o jogador do Braga, quase de meio-campo, envia a bola para o fundo das redes... um enorme balde de água fria! Amanhã, o FC Porto joga em Alcochete diante do Sporting para a 2ª ronda (16h). Também amanhã, às 16horas, na Maia, temos a final Nacional da Liga intercalar de futebol entre FC Porto e Mafra, com os Dragões a deverem recorrer novamente aos seus sub19. Os sub17 cumpriram a sua obrigação e derrotaram sem dificuldade o Padroense por 4-1, carimbando assim a passagem à fase final da prova que se inicia já este domingo (11h) no terreno do Sporting.

    [texto remetido pelo colaborador, Pedro Porto]

    No basquetebol, os sub-18 não conseguiram vencer o campeonato nacional, registando 2 derrotas na final-four que decorreu no Pavilhão Rosa Mota (3º lugar), num campeonato que foi conquistado pelo Vasco da Gama. Salvaram-se os sub14, que ao ganharem por 81-64 ao Ginásio, conseguiram o apuramento para a fase final.

    O hóquei, que normalmente apresenta bons resultados, também não escapou à onda de maus resultados… derrota nos juniores, nos juvenis e nos infantis.

    Por fim, no andebol, os infantis perderam com o CB Penafiel por 20-22, só não sei quantos golos apontou o filho do nosso leitor, Dragão Penafiel. É que isso de marcar golos ao FC Porto, devia dar castigo em casa...

    Um abraço do Lucho.

    21 comentários:

    1. Pois Lucho, seria muto bom que na quinta-feira conseguissemos uma vitória e fazer do jogo de Domingo, uma festa a juntar à festa do futebol. Não vai ser fácil até porque os chorinhas, que perderam e bem, no 1º jogo, logo começaram a pressionar para o jogo seguinte. De qualquer forma e como já disse no comentário que deixei após o jogo, naquele pavilhão, se o F.C.Porto tiver boas equipas, equipas capazes de discutir os jogos - o que não acontecia com o Basquetebol -, muito dificilmente alguém passará. O ambiente é o dos velhos tempos e só espero que seja para se manter.

      No futebol, houve de tudo: bem os séniores, bem os juvenis, mal os júniores e os iniciados, mas nada está perdido.

      Um abraço

      ResponderEliminar
    2. Pois Lucho, como dizes, grande ambiente, num lotado pavihão, empurrando a equipa de andebol para a vitória. Sem espinhas!

      Veremos o que se faz na 5ª feira, no habitual ambiente de hostilidade frustrada. Temos equipa para lutar pela vitória, mesmo que nos incendeiem autocarros.

      No juniores, a decepção depois da vitória em Alvalade. Resultado penalizador, mas que ainda não nos impede de sonhar com o título. Pelo que li, temos ali uma pequena pérola. O central Abdoulaye, pleno de força e classe, potencial reforço da equipa sénior, num futuro próximo.

      Por falar em centrais, o Nuno André Coelho fará parte do plantel da próxima temporada?

      ResponderEliminar
    3. Mais um grande post Lucho!

      E mais uma grande vitória desta grande equipa de andebol!

      No passado domingo não pude estar presente porque tive fora do Porto e com muita pena minha não consegui chegar a horas de presenciar o jogo. De qualquer forma fui seguindo o evoluir do resultado através de sms que o meu Pai me ia enviando.

      Para azar dos azares no próximo domingo vou ter de me deslocar a Chaves e não vou poder assitir ao andebol nem ao futebol... :(

      Mas o importante é que o Porto vença! Algo me diz que domingo vamos ser campeões em andebol! :)

      ResponderEliminar
    4. Deus te ouça, AF!! Que os deuses estejam connosco (com a nossa equipa de andebol) esta quinta e no px domingo.

      Abraço.

      Sim, Paulo Pereira, o Vila Pouca já me tinha falado nesse Central senegalês da nossa equipa junior de futebol.

      ResponderEliminar
    5. Grande vitória da nossa equipa de andebol, com um ambiente fantástico, num pavilhão que certamente irá ser uma força extra muito importante para as vitórias nas modalidades.

      Julgo que temos uma grande equipa, porventura menos experiente que o Benfica, mas com mais ambição e vontade de ganhar. Carlos Resende tem feito um magnífico trabalho. Não vai ser fácil na Luz, mas com o espírito evidenciado temos tudo para conquistar o título nacional.

      O Ricardo Moreira é, de facto, um extraordinário jogador (está bem entregue o 'trono' deixado por Rui Rocha) e tem sido um dos expoentes máximos desta fabulosa caminhada.

      Vamos ser campeões!

      Paulo,
      Ao que tudo indica, o Nuno André Coelho (de quem não sou grande apreciador, mas espero que ele me faça mudar de ideias, obviamente) fará parte do plantel na próxima época. Entretanto, 'O Jogo' parece que nos quer vender a defesa toda! Querem ver que para o ano não vamos ter jogadores... Por outro lado, o referenciado central argentino Angeleri agrada-me, é grande jogador, não duvidem.

      ResponderEliminar
    6. PS: Quanto ao 'trono' deixado por Rui Rocha, é pena que o Rui Rocha tenha sido ponta-esquerda e não ponta-direita, mas ninguém viu!!! LOLOL

      ResponderEliminar
    7. Bruno: Já ias levar na cabeça:) mas corrigiste a tempo!
      O Ricardo Moreira herdou foi o trono do Ricardo Costa e do David Tavares, ambos pontas direitas e ambos actualmente a jogar (e bem) em Espanha.

      Na ponta esquerda dp do grande capitão Rui Rocha já lá tivemos o Solha e agora temos o Wilson Davyes (adaptado) e o Sérgio Martins (jovem com valor).

      Bruno: E para quando uma visita ao Dragão Caixa?:)

      ResponderEliminar
    8. No hóquei ainda não está 100% confirmada a hora do jogo de sábado (17h?) em Fânzeres entre FCP e J.Viana...

      Quanto aos árbitros serão:
      Joaquim Pinto (Porto) e José Monteiro (Minho).

      ResponderEliminar
    9. Moncho apresentado hoje no Dragãozinho

      Moncho López será apresentado hoje no Dragão Caixa, como novo técnico de basquetebol do FC Porto, segundo avançou a Agência Lusa.

      O actual seleccionador nacional, que sucede a Júlio Matos, vai continuar à frente dos destinos da selecção, uma vez que o contrato com a Federação permite acumular funções num clube. López, que nasceu em El Ferrol, em 1969, treinou equipas como o Baloncesto Galicia Ferrol, Gijón Baloncesto e CB Sevilha. Chegou, depois, a seleccionador espanhol, tendo conquistado uma medalha de prata no Europeu de 2003. Em Janeiro de 2008 assumiu o comando técnico da selecção portuguesa, que ainda mantém a esperança de se qualificar para o Europeu deste ano.

      O site do FC Porto não revela o nome do técnico a apresentar, mas garante a presença do seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa (hj às 18h).

      in o jogo

      ResponderEliminar
    10. No ANDEBOL, este fds, foi-me de todo impossivel assistir no Dragãozinho, ao FC Porto a defrontar os GAYvotas da 2ª circular... ainda deu para ir vendo na Sporttv, via net... mas eu queria era mesmo lá estar, a apoiar incansavelmente... e procurando ao mesmo tempo, enervar o meu «special friend», um tal de Carneiro... todos os dias!

      Ganhamos, limpinho e sem espinhas... next station, vambora!!!

      Deu para ver (ouvir) o fabulástico som ambiente que por lá morava... como dizia o Vila Pouca há dias, ali, como nos bons velhos tempos, os adversários, vão começar a sentir na pele, o doce beijo... da morte!!! Preparem-se.

      Que 5ª feira se incendei com a chama do Dragão, o galinheiro... para no domingo, se iniciarem os festejos do campeonato... assim espero!!!

      No HÓQUEI, espero lá estar no próximo sábado para ajudar a levar o FC Porto a levar de vencida, a sempre irrequita equipa da Juventude de Viana, neste 1º jogo da final dos play-off.

      Por fim, nas CAMADAS JOVENS, especialmente as do futebol, foi um fim-de-semana miserável, nada condizente com os pergaminhos do nosso FC Porto!!! Nada está perdido ainda, mas é hora de arrepiar caminho!!!

      ps - um agradecimento especial do Delindro (antilamp do Portal), que me foi enchendo o tlm de sms, com as novidades das camadas jovens. Pena as noticias não terem sido nada agradáveis de ler.

      ResponderEliminar
    11. Grande vitória no andebol sem dúvida! Fizemos um grande jogo, fomos mais equipa e já estamos na frente!
      Estive no Dragão Caixa mais uma vez- e agradeço ao Lucho ter-me feito o favor de me levantar os bilhetes, evitando deste modo a fila de espera- e gostei muito da exibição da nossa equipa, particularmente do Ricardo Moreira e do nosso g.redes Jerkovic! Lucho, onde foram buscar este? O croata defendeu muito, e a certa altura na segunda parte evitou que a vantagem fosse reduzida. Também já tinha aprovado o Hugo Laurentino contra o Madeira sad, mas agora fiquei com a certeza que os seus substitutos, tanto Candeias como Jerkovic, são grandes jogadores! A baliza está portanto bem entregue :)
      Relativamente ao ambiente, foi do melhor, não haja dúvidas! Gravei o jogo, tive a oportunidade de rever quando cheguei a casa e o apoio era contagiante.
      Esperemos que seja para continuar. Partilho da ideia, de que, se tivermos uma equipa lutadora e competitiva, vai ser muito difícil perdermos em nossa casa!
      Agora é para ganhar na quinta-feira em terra de infiéis para Domingo podermos fazer a festa com os nossos jogadores! Seria espectacular, eles merecem. E depois a continuação dos festejos do Tetra :)

      No Hóquei, ainda não posso confirmar a minha presença em Fânzeres (Domingo estarei no andebol e no futebol). A Juv.Viana é para mim, neste momento, a segunda melhor equipa nacional. Tem bons jogadores e é importante entrar bem no jogo.

      No Basquet, Moncho López é hoje apresentado como novo treinador...

      Nas camadas jovens, foi pena aquela derrota no Olival no Sábado. Não estava nada a espera. Agora temos de ir ganhar a guimarães..

      Amanhã final da Liga Intercalar, mais um troféus para vencer!

      Abraço

      ResponderEliminar
    12. Admiro a capacidade deste miúdo (posso tratar-te assim não posso Tripeiro?) em conseguir comentar tudo o que diz respeito ao FC Porto. É de adeptos assim que o FC Porto precisa. És um exemplo para uma geração que na generalidade deixa muito a desejar e é com agrado que vejo a paixão q tb sentes pelas modalidades do FCP.

      O verdadeiro espírito Portista não morrerá enqt existirem adeptos como tu!

      ResponderEliminar
    13. Não sei se é verdade, mas vem hoje no jornal a bola que Porto e slb preparam-se para uma troca inédita de jogadores no hóquei: Caio por Tiago Rafael. Parece que o Caio quer ir viver para Lisboa. Só pode ser por causa da namorada. De Mas sendo Tiago Rafael um defesa-médio penso que não se justifica porque temos Filipe Santos, Pedro Moreira e Ricardo Figueira.

      ResponderEliminar
    14. No passado domingo não tinha Bilhetes para ver o jogo de Andebol ,apesar de estar muito perto do dragão noutro jogo de Andebol de infantis . Ainda tentei negociar 2 bilhetes para o jogo do play off mas não deu .......
      Ficamos a ver o jogo na tv, nada mau!!!!!!!

      Quanto ao assunto dos golos marcados ao F C PORTO pelo meu filho só jogou meia parte mas mesmo assim ainda marcou 5 golos.
      Abraço

      ResponderEliminar
    15. Lucho,

      O Rui Rocha jogava com a mão direita e foi por isso que fiz confusão, esqueci-me que no andebol os esquerdinos jogam do lado direito e os destros do lado esquerdo. De facto, os pontas-direitas foram o Ricardo Costa e o David Tavares, de quem gostava muito, especialmente da técnica soberba do Ricardo Costa. Aliás, aquela equipa espectacular comandada por Branislav Pokrajac foi toda ela inesquecível: Carlos Ferreira (Sérgio Morgado), Vladimir Petric, Carlos Resende, Eduardo Filipe, Ricardo Costa, Rui Rocha e Alexandru Dedu. Palavras para quê?

      Quanto à minha ida ao Dragão Caixa, quero ver se vou em breve, especialmente num jogo de andebol ou hóquei. O problema é os horários do trabalho que, muitas vezes, nem na TV me permitem ver. Ainda no domingo, só pude ver a segunda parte do FCP-SLB, mas mesmo assim vi a melhor parte... O FC Porto tem, de facto, 3 guarda-redes que dão totais garantias, qualquer um deles. No domingo, foi o Jerkovic que esteve em grande.

      ResponderEliminar
    16. Confirma-se Moncho Lopez 2 anos no basquetebol Portista.

      ResponderEliminar
    17. Acho espectacular esta ideia de se chamar "dragãozinho" ao Dragão Caixa.
      Para mim já pegou, e no próximo jogo lá estarei, no Dragãozinho, duas cadeiras atrás do Lucho.

      ResponderEliminar
    18. Claro que podes!

      Muito obrigado pelos elogios, amigo :)

      Na verdade, portista a 101%, apaixonado por este Clube e sócio desde que me lembro de existir! Com dois/três anos de idade já eu saltava torniquetes no mítico Estádio das Antas e corria entre aquelas lindas cadeiras azuis. Nasceu comigo, e também devido à influência do meu pai (desde já o agradecimento público) este sentimento é único.
      Muitos dizem que o meu "defeito" é esse, não o gosto imenso pelo Clube, mas a forma fanática e doente como o vivo!
      Mas é assim, e por isso gosto de vir aqui e comentar com pessoas, que, como eu, sentem bastante este símbolo. Somos capazes de fazer qualquer coisa em prol do Clube, sem esperarmos nenhuma recompensa. A não ser, claro, as vitórias do Dragão! Não somos adeptos que aparecem nas festas e nas consagrações, mas sim, estamos aqui durante o ano inteiro, sempre em busca do melhor para o nosso ideal, o Futebol Clube do Porto!
      E isto extende-se obviamente a todas as modalidades, porque o FC Porto é tudo o que o envolve!

      Abraço,
      Tripeiro

      ResponderEliminar
    19. Digo, estende-se, e não "extende-se". Desculpem o lapso, ocorrido pela rapidez da escrita:)

      ResponderEliminar
    20. azulibranco:

      duas cadeiras atrás do lucho... da próxima vou identificar-te:) ou seja já no domingo pelas 16horas:)

      ResponderEliminar
    21. Viva !

      Sete estrelas como sempre !

      Um pedido : Seria possível indicar a classificação no que diz respeito aos juniores ( em futebol ) ?

      E Viva o Porto !

      ResponderEliminar