31 março, 2008

A 90 minutos do «tri»...

Liga Bwin 2007/08, 24ª jornada
30 de Março de 2008
Estádio do Restelo, em Lisboa
Assistência: --- espectadores

Belenenses: Júlio César; Amaral (Fernando, 89m), Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Gabriel Gomez, Ruben Amorim, Zé Pedro e Silas «cap.» (Rafael Bastos, 84m); Roncatto (J. Paulo, 80m) e Weldon.
Não utilizados: Costinha, Edson, Gonçalo Brandão e Devic.
Treinador: Jorge Jesus.

FC Porto: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap.», Bruno Alves e Fucile; Paulo Assunção, Raul Meireles (Kazmieczak, 87m) e Lucho; Quaresma, Farías (Adriano, 68m) e Lisandro.
Não utilizados: Nuno, João Paulo, Lino, Bolatti e Helder Barbosa.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Disciplina: Cartão amarelo para Pedro Emanuel (73 min) e Hugo Alcântara (90 min).

Golos: Weldon (41 min), Lisandro (49 min) e Lucho (90+3 min, g.p.).

Passada que foi mais uma jornada, fica a restar a conquista de 2 míseros pontos para garantirmos automaticamente a conquista de novo título nacional, o «tri», o que se perspectiva aconteça na próxima jornada a realizar sábado, quando recebermos o Estrela da Amadora no Estádio do Dragão, que se espera com lotação esgotada e prontinho para mais uma noite memorável de glória do FC Porto.

A vitória conseguida esta noite no Estádio do Restelo, diante do Belenenses, fez-se de muita garra e espírito de conquista, com o golo da vitória a ser marcado já no último minuto de descontos, através da conversão de uma grande penalidade indiscutível a castigar derrube sobre Quaresma. Lucho Gonzalez encarregou-se de desfazer o empate e trazer justiça ao resultado final.

O onze que subiu ao relvado, foi o mais esperado, atendendo aos regressos de Bosingwa e Paulo Assunção às convocatórias, e face à indisponibilidade de última hora de Tarik por motivos físicos.

Apesar do melhor onze, foi o Belenenses a entrar melhor em jogo, pressionando muito a meio-campo, o que provocava uma dificuldade na circulação de bola e na criação de lances de ataque por parte do azuis-e-brancos. Ainda por falta do acerto defensivo das linhas de meio-campo, os médios da casa superiorizavam-se com relativa facilidade.

Por esta altura, era Bosingwa que mais tentava desequilibrar com rápidos lances de ataque pela lateral direita, chegando a importunar por mais de uma vez, a defensiva da casa… num desses lances, quase inaugurou o marcador.

Porque o meio-campo dos da casa continuava a superiorizar-se, iam conseguindo criar lances rápidos de ataque que colocavam a nossa defensiva em permanente sobressalto, até que já perto do final da primeira metade, aos 41 minutos, Weldon consegue fugir ao fora de jogo e a passe de Ruben Amorim, recebe a bola no interior da grande área completamente isolado, e com um remate potente bate Hélton que pouco ou nada podia fazer, inaugurando o marcador para os da casa.

O jogo atingia entretanto o intervalo com um Belenenses claramente superior nos primeiros 45 minutos, com o FC Porto em desvantagem no resultado e obrigado a ir em busca do prejuízo na 2ª parte.

Sem alterações no onze, foi um FC Porto completamente transfigurado que subiu ao relvado para iniciar os segundos 45 minutos, dando a provar aos da casa do seu próprio veneno.

Com a batuta clara de Lucho em termos de organização do desenho de jogo atacante, e fruto de um meio-campo do FC Porto muito mais pressionante, rapidamente começaram a surgir os primeiros lances de perigo junto da baliza de Júlio César, até que no seguimento de mais um desses lances de insistência, aos 49 minutos, Lisandro Lopez recebe a bola na meia-lua da grande área, e depois de afastar Rolando do caminho da bola, remata forte, empatando a partida a 1-1.

Sempre na busca da vitória, e com os da casa completamente remetidos na sua defensiva, fruto do acerto no centro do terreno por parte dos azuis-e-brancos, o FC Porto ia criando consecutivos lances de perigo para a baliza adversária, mas sem conseguir voltar a fazer balançar as redes. Por esta altura, destaque para uma perdida escandalosa de Farias que isolado não conseguiu bater o guarda-redes adversário.

O Belenses, nitidamente a jogar em contra-ataque, conseguiu criar 2 lances de grande perigo para a baliza de Hélton, num deles, fruto de um erro de Paulo Assunção a meio-campo que controlou muito mal a bola, proporcionando a Weldon um rápido ataque que apanha a nossa defensiva desprevenida, obrigando Pedro Emanuel a cortar o lance da forma como ensinam os livros, sendo amarelado… nunca o vermelho porque Raul Meireles já estava na dobra.

Entraram entretanto em campo, Adriano e Kazmierczak para os lugares do novamente desinspirado Farias e de um Raul Meireles já muito desgastado.

Com o jogo já na fase dos descontos (3 minutos) e FC Porto num último assomo de coragem em busca da vitória, foi já no último minuto, aos 93 minutos, que Quaresma entra no interior da grande área com a bola dominada, quando é derrubado por Hugo Alcântara que na tentativa de cortar o lance, derruba o adversário. Penalty claríssimo!

Lucho Gonzalez foi chamado a marcar esta grande penalidade num momento de grande tensão, já que o jogo iria acabar ali mesmo e com forte possibilidade de colocar o FC Porto a apenas 2 pontos do títulos. Correu para a bola e não falhou, garantindo a vitória e o inicio dos festejos (a Sul) dos jogadores e adeptos, atendendo à forma como este golo foi festejado por todos.

Acabado o jogo, foi uma vitória clara da melhor equipa em campo ao longo dos 90 minutos, de forma clara e inequívoca no decorrer da 2ª parte, sempre em busca de reparar o prejuízo. Ficam então a restar 2 míseros pontos… que se espera sejam conquistados no próximo sábado, no Estádio do Dragão.

azul + : Lucho (VIPortista), Lisandro, Quaresma, Raul Meireles, Paulo Assunção e Bosingwa.

azul - : Farias e Fucile.

arbitragem: Lucílio Baptista (Setúbal), Luís Salgado e João Tomatas. Arbitragem tranquila, com apenas dois casos de análise complicada… um «chega para lá» de Quaresma na cara de Gabriel Gomez, que poderia ter valido um cartão vermelho (uma estupidez de Quaresma, digo eu!)… e no cair do pano, muito bem (!!!) ao assinalar grande penalidade sobre derrube a Quaresma que é efectivamente rasteirado, depois de tocar a bola para a frente (o resto, é conversa pós «Manhas» deste país se entreterem durante a semana a discutir o sexo dos anjos).





























muito importante: aproveitando a ideia do ano passado e já aqui relembrada na caixa de comentários por parte do Amigo e colaborador Estilhaço, ficam desde já todos convidados a dar-nos o vosso contributo para o mega-post alusivo ao «TRI», enviando para o email do blog: fotografias, vídeos, etc, dos festejos dos adeptos do FC Porto em Portugal e além-fronteiras, não esquecendo de informar a origem desses envios. Contamos convosco para nos ajudar na produção de mais um mega-post.

ps - a pedido de muitas famílias, e porque parece ainda suscitar algumas dúvidas, informamos que as estrelinhas logo aqui abaixo descritas, e agora em cada post publicado, servirão apenas para que, caso o assim pretendam, possam avaliar o conteúdo do texto acabado de ler… bastará apenas clicar na estrela que define esse grau de avaliação e voilá, «voto» feito com sucesso. Por cada IP, um único voto (sempre com a possibilidade de alterar o voto inicial a qualquer momento, bastando para tal, voltar a clicar na estrela com o grau de avaliação pretendida).

19 comentários:

  1. Haja festa pra semana...
    Não vi o jogo, não posso adiantar nada.
    Só me admiro que o baptista tenha marcado um penalti!!!

    ResponderEliminar
  2. TRI,TRI,TRI,...CAMPEAAAAAÃO!SÁBADO VAI SER DE ARROMBA.
    Nada, nem ninguém, pára o Dragão.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Antena 1

    Coroado ,na avaliação final, dá cartão vermelho a Lucílio Baptista
    e diz que não houve penalti.

    Rádio Renascensa

    Na avaliação final, dá pontuação máxima a Lucílio Baptista considerando ter realizado um excelente trabalho.


    A isto chamo "à portuguesa"
    ou 8 ...ou 80 !

    ResponderEliminar
  4. Cumpriu-se o q pedi. Agora sábado a grande festa no dragão onde não faltarei. Vai ser festejar até não poder mais.

    Quanto ao penalty foi bem assinalado. O resto é treta.

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez gostei de ver as capas dos pasquins... Memoráveis ...
    E se nesses locais os génios andaram à solta, o que dizer em Belém ...
    Mas pronto, será sempre assim, já vaticino um próximo ano ainda pior quando o Rui Costa passar a chefe dos benfas que ainda vão ser mais adulados...
    O que vale é que a nossa resposta é sempre a mesma... ganhar.

    ResponderEliminar
  6. Voltei :)
    A tempo de ver e festejar mais uma vitória.
    Lá vamos nós encaminhados rumo a mais um título azul & branco.
    Querem fotos da festa Portista cá do norte ?!!

    ResponderEliminar
  7. a praga do nosso jorge nuno está a funcionar já .
    os encarnadinhos tem que vir ao estadio onde roubaram o ultimo campeonato prestar vassalagem ao campeao , pode ser que desta vez os deixemos ir a avenida dos aliados ver um tricampeao ao vivo e a cores , nao é todos os dias que se ve um ,pelo menos em estado de democracia somos os unicos .
    vamos deixar por toda a cidade marcas que aqui mora um grande tricampeao e nao um clube que vive apenas do passado

    ResponderEliminar
  8. Mes amis je suis arrivée! Deixei Paris visitei tudo o que queria andei em todo o tipo de transportes e voltei para comentar uma VITORIA!

    E que maior alegria do que estar a jantar na area de serviço de Poitou Charentes e saltar em frente a todos com o golo de quem? LUCHO LUCHO LUCHO GONZALEZ! Enfim a admiraçao é muita, por ele, por Licha mais uma vez, por esta equipa que nos da alegrias todas as semanas, por esta garra por esta coragem por este "ser dragao" agora la vai a Ta esperar que os bilhetes para publico sejam postos à venda e principalmente que ainda existam bilhetes para eu dispor de unzinho nao peço mais, um bilhetezinho para a Ta estar pela primeira vez a comemorar o titulo na hora no sitio do acontecimento no palco de sonhos no nosso DRAGÃO! é rezar meus amigos é rezar... e la estarei se deus quiser!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ps. Piada à capa da bola... Genios a solta?? Ai Ai dao uma goleada e pronto ja ta td como na era da decada de 60...lol

    ResponderEliminar
  9. Saúda-se o regresso ao nosso PORTOgal das meninas Heliantia e Ta_8 (vou ver o que te posso fazer por aquele esquema da outra vez; dps dou-te noticias)... mesmo a tempo de assistir ao fado alegre de que "Lisboooaa, tem mais encanto... vestiiidaa de azul-e-branco".

    E já só faltam 90 minutinhos... nada mais para como diz e muito bem o nosso companheiro de viagem, Rogério, que aproveito para saudar a presença dele aqui neste espaço, "mais uma vez, TRICAMPEÃO... na democracia... e a cores". Mai'nada!

    ps - a todos os nossos companheiros de viagem... pf, não se esqueçam de nos enviar logo após a confirmação do TRI, todas as noticias, fotos, videos, etc, dos festejos azuis-e-brancos na vossa área de residência, cá dentro ou lá fora, com info do local para que possamos juntar tudo num mega-post que tentaremos publicar o mais breve possivel.

    ResponderEliminar
  10. Brigada Blue pelo esforço se souberes de alguma coisa apita ou manda msg, tens o contacto da Ta :) lolol essa frase sim senhor tem um sabor muito especial sim senhor blue!
    E a conseguir la ir estarei de maquina em punho e mandarei tudo o que tiver, ate porque estou num "negocio" com uma amiga e vamos levar uma coisinha feita por nos para o dragao, vai ficar bonito! As da area de residencia vai ser dificil mas posso sondar o meu pai pa ele fotografar os 5 gatos pingados mas muy nobres portistas da minha terrinha do Sul!Ja que comigo somos 6 e eu nao estou presente!XD

    Nao encontrei nenhuma casa do FCP em Paris ou Argenteuil, o sitio onde estava e por isso nao tirei foto mas bem nao faz mal!;)

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ps. Assim que puder actualizo o blog para quem la passa, agora o tempo é um pouco curto!

    ResponderEliminar
  11. Sábado é para encher o Dragão, eu não sei se vou poder lá estar.

    Quanto ao penalti foi bem assinalado.

    Cumprimentos

    http://www.campeoes-fcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. 90 minutos para a festa, no Sábado. Confesso k já ando ansioso, com vontade de berrar o "Campeões, Campeões"...

    Colado ao sofá, vivendo calmamente as insidências do clássico, uma frase, quase no final, ficou-me na retina. Comentada o Costa para o comentador de serviço:
    "Um empate que satisfaz mais o Belenenses..."

    Ainda me entreolhei, pensando ter ouvido mal. Afinal, em 1º lugar do campeonato, com 16 de avanço, o título é já uma certeza, fosse a festa feita com o Estrela ou em Setúbal. O Belenenses, por sua vez, luta desesperadamente por ficar num lugar europeu (coisa k eu espero sinceramente não acontecer). Mas, como fizeram questão de repetir a gracinha, vi k não tinha ouvido mal. O k esta gente inventa. Como o título é um dado adquirido, agora parece k o adiar a festa era uma proeza a ser comemorada pelos anti-portistas. Enfim...

    Qt ao jogo, gostei da reacção à desvantagem, frente a um adversário incómodo, com laivos de bom futebol, mostrando porque razão somos líderes destacados. Como este era mesmo um jogo algo surrealista, até me belisquei qd o Lucilio "antiportista" Baptista assinalou o castigo máximo. Deve ter caído um santo do altar, ou então já anda muita gente com medo da Justiça Divina:)

    Espantosa é a forma como alguns gostam de subverter as imagens esclarecedoras. Uns amigos meus, colegas de trabalho, aziados como de costume, começaram de manhã a lançar os remoques habituais, sobre o penalty, que para eles não existiu...

    Confesso k ao vê-los tão inflamados a defenderem a inexistência da falta, reconsiderei a minha opinião sobre o lance. O Quaresma nem saiu lesionado, pese o atropelamento de que foi vítima!!!!!!!

    Posto isso, o k interessa é a festa. E essa será intensa, merecida e comemorada a preceito. Se a ela se juntasse um terramoto, maremoto ou outra qualquer catastrofe natural em Lisboa seria um dia inesquecível (just kidding)...

    Eis quem eu acho que a Direcção da SAD portista deveria convidar, para assistir ao jogo,num camarote recheado de todas as comodidades:
    Pacheco Pereira; Rui Rio; Saldanha Sanches e esposa (não me lembro agora do nome da tipa); João Botelho e esposa (bolas, tb não me lembro do nome da gaja, mas sei k é uma escritora qualquer); o Zézito Delgado; O Manha; e um jornalista a sério:)

    Abraço,

    ResponderEliminar
  13. E o flip Orelhas ham ham??? Ele devia tambem ser convidado, mas tinha de ver num lugar de bancada pa "morrer" ali no meio de todos nos, isso sim seria ui o auge!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  14. Agora querem tirar-nos 6 pontos e impedir-nos de fazer a festa contra o Estrela. Eu que já fiz um poste sobre o assunto não aceito.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Viva !

    Creio que, praticamente, tudo já foi dito. Segundo o que vi do jogo: Mais uma defesa espectacular do Helton.

    E parece-me que o lugar do Lisandro é mesmo no eixo ! Veja-se o golo.

    Farias não me convence até agora.

    Tá ok para uma revista de imprensa, sabendo que esta será lenta porque há os diários, os semanais, os mensais, etc. Será com muito prazer que irei fornecendo informações!

    Acabo de chegar do trabalho : Dragão Vila pouca que é essa coisa de tirar os seis pontos ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  16. Sim tambem nao percebi, ainda é por causa do Lima??? Isso ja nao estava resolvido que seria o jogador o unico penalizado? lol

    Ha bocado ja ouvi falar em despromoçao e tudo vejam bem pelos 2 processos que ainda nem julgados foram... Revelam depressa as casacas estes senhores...

    ResponderEliminar
  17. É por causa do apito dourado.3 pontos de penalização pelo B.Mar-Porto e 3 pontos pelo Porto-Estrela. É mais uma pouca vergonha que não podemos deixar passar em claro. Façamos a festa se ganharmos ao Estrela e demonstremos toda a repulsa por mais uma decisão provocatória.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Ah mandem.nos às urtigas pah! Pa palhaço ja me basta o Flip que hoje se saiu com mais uma declaração daquelas!

    "Estamos a trabalhar para ganharmos não uma mas muitas vezes"

    Contra esta tamanha dose de estupidez, quem, mas quem se preocupa com alguma coisa! Sempre disse a minha mae, lugar de camelo ou no deserto ou no circo! O Camelo Flip anda um bocado deslocado...

    ResponderEliminar
  19. Boas...

    Mais uma vitória, mais três pontos e já só falta mais um...

    Vi muito mal o jogo, mas na primeira parte o porto não jogou bem, sobretudo no meio campo.

    Na segunda os níveis subiram e deu no que se sabe, mais uma «vitória à moda do Porto»...

    Agora venha o estrela, para comer mais...

    Ps- Essa história de perder pontos, soa-me a ridículo, mas se quiserem ainda podem tirar mais pontos, que não faz diferença... Podem tirar 10 ou mais...

    saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar