12 março, 2008

A grande depressão

‘Nortada' do Miguel Sousa Tavares

Resta-nos torcer pelo Guimarães e pelo Setúbal.

1 - A eliminatória perdida contra o Schalke e a forma como foi perdida, deixou-nos, a nós portistas, psicologicamente de rastos. Por várias razões, a saber:

— Porque desde cedo se percebeu que a Champions League ia ser o único verdadeiro desafio da época. O campeonato seria fácil demais para chegar a constituir desafio, a Taça da Liga era apenas um estorvo e a Taça de Portugal um prémio de consolação para vencidos de tudo o resto – o que não seria e não é o nosso caso. Passar a fase de grupos era o primeiro e essencial desafio e foi ultrapassado de forma categórica. Aí chegados, também, é preciso sermos realistas: o FC Porto tem uma boa equipa, seguramente uma das melhores da Europa. Mas não tem equipa para ser campeão europeu. Os quartos-de-final seriam o culminar de uma época de êxitos, as meias-finais um marco quase inimaginável. Logo, muito dependeria do sorteio dos oitavos-de-final.

— E, em parte por sorte, em parte por mérito próprio (ter terminado em primeiro lugar no grupo faz bastante diferença), o FC Porto teve sorte no sorteio: o Schalke 04 era uma equipa perfeitamente ao alcance do FC Porto – com muito menos experiência, infinitamente menos futebol, muito menos categoria.

— Com o avanço conquistado no campeonato e a sorte de uma época praticamente sem lesões, o FC Porto pôde planear esta eliminatória com tempo e com capacidade de gestão do plantel, ao passo que o Schalke chegou à eliminatória sem poupanças, sem crença e em crise.

— E, enfim, porque, para o ano que vem, não sabemos se lá teremos o Bosingwa, o Bruno, o Lucho, o Quaresma ou o Lisandro. Conhecendo o que a casa gasta e olhando para as pouco subtis pressões da imprensa lisboeta ligada aos rivais, não é de prever que tal milagre aconteça.

Custa muito ser afastado da Europa por uma equipa que mostrou exuberantemente ser inferior e ter jogado sempre no factor sorte. Custa muito ver o melhor futebol derrotado apenas pela sorte e por um factor individual: um guarda-redes concedeu um golo perfeitamente evitável aos 3 minutos do primeiro jogo e que viria a revelar-se decisivo; o outro defendeu tudo o que era imaginável mais o que não era, até aos penalties do segundo jogo. Essa é a primeira razão deste tão triste desfecho: o FC Porto não teve sorte alguma nos dois jogos com o Schalke. No primeiro, merecia, pelo menos, ter empatado; no segundo, justificou a vitória por 3 ou 4-0, e acabou derrotado no penalties. Como já tínhamos visto no jogo com o Sporting, também é preciso que a sorte não esteja sempre do mesmo lado.

As grandes equipas conseguem contornar os erros de arbitragem e a sorte do jogo. Nem sempre, mas conseguem. O FC Porto não o conseguiu, o que quer dizer que também houve erros próprios. E, praticamente de todos. Jesualdo Ferreira esteve a um passo de uma época de êxito pleno, teve muito pouca sorte em não ter lá chegado, mas também cometeu alguns erros, a meu ver: o primeiro foi o do Helton – não vou voltar ao assunto, mas já dei a minha opinião de que não é jogador para grandes jogos. Não é, ao contrário de Neuer, do Schalke, um guarda-redes que garanta vitórias e milhões. Depois, Jesualdo teve o erro crónico do Mariano González. Quando o Fucile foi (injustamente) expulso no Dragão e ele fizera entrar o Mariano, o FC Porto não ficou a jogar com dez, ficou sim a jogar praticamente com nove e meio. No ano passado era o Renteria, este ano é o Mariano: pergunto-me que estranha fixação terá Jesualdo Ferreira neste Mariano González, o qual, basta olhar para a maneira como conduz a bola sem levantar a cabeça, as dificuldades que tem em dominá-la, a absoluta falta de ideias e capacidade de que dá mostras, para compreender que não cabe na equipa. Também Farias foi um erro de casting: será útil para jogos caseiros de pouco grau de exigência, mas jamais será jogador de grandes jogos. E, enfim, para quem havia anunciado que ensaiara os penalties durante a semana, prevendo um desempate nesses termos, Jesualdo mostrou que ensaiou pouco ou mal, ao contrário dos alemães. Pessoalmente, nunca aceitei a frase feita da «lotaria dos penalties». Quem alguma vez marcou penalties ou tentou defendê-los, sabe que há técnicas para tal que se apuram e há regras de ciência que aos treinadores cabe explicar. E, tirando Lucho, nenhum dos outros intervenientes do FC Porto nos penalties – Helton, Bruno Alves ou Lisandro – mostrou fazer a mínima ideia de como se marca e se tenta defender um penalty. Os alemães sabiam-no e, por isso mesmo, nem mesmo em superioridadde numérica durante quase uma hora, se preocuparam em tantar evitar a suposta «lotaria dos penalties».

Para além do erros que acho que Jesualdo cometeu, outros contribuiram também para a derrota: Lisandro falhou três golos no conjunto dos dois jogos; Tarik falhou dois no Dragão, um deles indesculpável; Quaresma esteve «ausente» do primeiro jogo e falhou um golo imperdível no segundo; Farias falhou outros dois no Dragão, de forma que tornou claras as suas limitações de vária ordem; e Lucho, que fez duas grandes exibições, continuou cativo de uma estranho temor de arriscar o remate para golo, quando tinha condições para o fazer.

E, todos juntos, mais um gigante chamado Neuer e um monstro chamado azar, escreveram a história de uma eliminatória ingloriamente perdida. Para o ano há mais? Pois, o problema é mesmo esse. Não sabemos se para o ano há outra hipótese como esta.

2 - Camacho antecipou a sua morte anunciada e poupou ao «amigo» Luis Filipe Vieira a chatice de ter que despedir um amigo e o contratempo de ter que indemnizar o treinador que foi a sua aposta pessoal. E aí vão já dois, na mesma época: escolhidos por ele, descartados por ele. Até quando é que o discurso do Apito continuará a conseguir desviar as atenções?

3 - Para consolo interno, costuma-se dizer que o «Sporting está em todas as frentes». Na verdade, não está em nenhuma por mérito próprio: está na taça UEFA porque falhou a continuidade na Liga dos Campeões e o sorteio tem sido misericordioso; está na Taça de Portugal, porque também lhe calhou jogar sempre em casa e contra equipas fracas; está na final da Taça da Liga, porque foi a única equipa das grandes que ligou alguma coisa ao assunto e, mesmo assim, porque, contra o Fátima, era uma eliminatória a duas mãos e contra o Setúbal lhe bastou ficar em segundo lugar num grupo onde atrás de si só havia equipas da segunda divisão; e, na Liga está a 20 pontos (!) do primeiro lugar, a seis da entrada directa na Liga do Campeões e a lutar presentemente por um lugar na UEFA. Contra o Benfica, pese à desajuda de Paraty, nunca mostrou argumentos suficientes par levar de vencida uma equipa que nem ao Leiria mete medo. E, noutro jogo da verdade, em Guimarães (com o seu querido Lucílio Baptista, por uma vez imparcial), mostrou-se inferior em tudo a quem lhe disputa o terceiro lugar. A falta de Liedson e a falta de orçamento não explicam tudo: há ali também muita falta de classe, muito menino que se acha vedeta internacional, mas que não imagina o trabalho que isso dá.

4 - E, agora, que faz um adepto portista reduzido à tristeza deste campeonato? Torce pelo Guimarães e pelo Setúbal, para que sejam eles a disputar a Champions. E torce pela Académica e pelo Leixões, para que não desçam.

in jornal “A BOLA” de 2008.03.11
fonte: "Futebolar"

5 comentários:

  1. Confesso que não ficava assim tão abatido há muitos anos. Esta eliminação de tão cruel e injusta custou-me muito a digerir. MST tem razão, a depressão vai custar a passar, mas tem de ser... Afinal será q para nós já nem o campeonato (e taça) é suficiente? :)

    Injustas as palavras ao MARIANO.

    ResponderEliminar
  2. Desculpem mas esta foi a pior cronica que ja li referente ao FCPorto. Com que entao Mariano é isto e aquilo, Farias é um erro de casting? Helton Bruno e Lisandro nao sabem marcar penaltis. Por acaso este filho da puta que nao tem outro nome viu o falhanço do Quaresma aos 102'? A ele nao tece criticas duras, ele que mais uma vez colou a bola aos pés e fez dela o que quis ignorando os outros companheiros? Ele por acaso esta para ali a falar do Licha quando lhe devia fazer vénias carago foi ele que nos devolveu a esperança ate aos penaltis. Ele deve pensar que como Neuer estava em noite inspirada o Helton tambem tem de tar, o Helton que para alem de nao ter aptencia para os penaltis quase nunca os tem de "treinar" nas competiçoes em que participamos. Como é ele capaz de crucificar Licha e Bruno depois de 120 minutos de entrega? O jogo resume.se a penaltis? Oh MST a tua azia ainda é pior que a minha, vai à farmacia dos lampioes e compra konpensan fazem.te falta. Queres ir torcer pelo Vitoria e pelo Setubal? Força, assim se ve so és portista na Champions? Agora po campeonato nao conta? Queria ver se agora perdessemos uns joguinhos ate ao fim se ja nao voltavas a ser portista porque assim ja tinha mais emoçao. Vai.te enterrar ali à esquina e quando deixares de levar Quaresma ao colinho e passares a dar valor a toda a equipa vem falar connosco que parecemos perceber mais de futebl todos juntos. Ve.se mesmo que és da elite.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8 que ja começou mt mal o dia com este palhaço.

    ResponderEliminar
  3. Um reparo ao nome feio que ali lhe chamo, isso é pa retirar do comentario, por muito respeito que tenho à mae deste senhor... De resto fica tudo la como esta...

    ResponderEliminar
  4. Em traços gerais, alinho pelo diapasão do que aqui já foi dito, sem pecar, quer por defeito, quer por excesso, ou seja:

    Em 1º lugar, sempre fui um admirador confesso dos escritos do MST... nunca o neguei, nem tão pouco escondi.

    Em 2º lugar, de facto, é a única coisa que me motiva n'A BOLA, porque no resto, acredita que esse pasquim, tal como o RASCORD, servirão apenas para embrulhar peixe e/ou limpar vidros, passe a expressão... MST é uma (única!!) lufada de ar fresco nesse pasquim.

    Em 3º lugar, quase sempre estive de acordo com o conteúdo dos seus escritos no que toca ao tema FC Porto... ma tb, quando entendi discordar, opinei nesse sentido e chamei-o à «verdade» dos factos, passe a expressão.

    Em 4º lugar e por fim, do tema Quaresma para MST, já mete nojo tanta idolatração de quem é apenas mais um!!, repito, mais um!! jogador do FC Porto... a esse, MST tudo perdoa e foge quando lhe mais convém, tal como nesta crónica o fez (imaginem se tem sido outro qualquer a falhar aquele lance aos 102 minutos... imaginem só o enxovalhanço que não ia ser pela autoria de Sua Senhoria)... a outros, nem perdoa, nem desperdoa, apenas e só conhece uma expressão: é sempre ao ataque!

    Por tudo isso, infelizmente, e em muito do conteúdo da crónica desta semana, no que toca ao tema FC Porto x Schalke, MST perdeu mais uma boa oportunidade para estar calado... mais valia que o tivesse feito!

    ps - Ta_8, é o que eu digo, o "8" a construir... e a "Ta" a destruir ;P

    ResponderEliminar
  5. Aquele alarido todo la em cima que eu fiz resumia.se ao que tu dizeste blue, mas uma pessoa acaba de acordar com um mau humor matinal, so tem tempo pa vir postar e ler a actualidade do blogue e depara.se com esta batalha campal de ataque a 3 quartos da nossa equipa, uma pessoa pensa "Este gajo ou enlouqueceu ou é estupido!" Pah é obvio que ha jogadores que sao criticados que nem sempre estao bem, que demoram a encontrar o seu espaço que nao têm assim exibições tao vistosas mas o que este senhor fez nesta e noutras cronicas é de uma arrogancia e prepotencia que so da vontade de lhe bater! Eu quase diria que ele sim, so paga bilhete pa ir ao Dragão pa ver o protegido jogar! Pah a irritação foi tanta que ate me fez lhe chamar um nome à muy nobre senhora sua mãe de quem tenho colecções de livros seus e que muito admiro! Eu talvez diga muita coisa da boca para fora, mas bolas a frontalidade com que este senhor se acha para "destruir" o trabalho de um jogador, ai eu dava.lhe nota 20! Ate Lisandro, ate Lisandro ele mete abaixo de Quaresma nesse jogo. Eu vi.o mais valorizar o facto de o Licha nao ter marcado o penalti do que o golo fenomenal que nos devolveu a esperança!

    Enfim, eu sei, sou um bocado pronto agressiva às vezes, mas isto é fruto de muitos anos de sofrimento. E so acontece quando me tiram do sério, a sério e felizmente isso não acontece actualmente tantas vezes como isso. :)

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar