15 março, 2008

Navegando num mar confuso... até à bonança!

Liga Bwin 2007/08, 23ª jornada
15 de Março de 2008
Estádio do Mar, em Matosinhos
Assistência: --- espectadores

Leixões SC: Beto; Nuno Silva (Pedro Cervantes, 76m), Joel, Elvis e Nuno Amaro; Bruno China «cap.», Castanheira e Filipe Oliveira; Roberto (D.Valente, 78m), Jorge Gonçalves e Hugo Morais (J.Duarte, 63m).
Não utilizados: Jorge Baptista, Paulo Machado, Vieirinha e Jaime.
Treinador: António Pinto.

FC Porto: Helton; Fucile, Pedro Emanuel «cap.», Bruno Alves e Cech (Kazmierczak, 76m); João Paulo (Sektioui, 55m), Lucho González e Raul Meireles; Quaresma, Farías (Adriano, 68m) e Lisandro.
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Lino e Castro.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Disciplina: cartão amarelo a Bruno China (27m), Fucile (83m) e Elvis (90m).

Golos: Roberto (52m), Lisandro (77m) e Sektioui (85m).

Devagar, devagarinho, e mesmo que em grande parte do 90 minutos de jogo com um futebol muito pouco atractivo, aqui vamos nós a caminho do segundo «tri» da nossa história, depois de conseguida mais uma vitória, desta vez na casa do Leixões, pela diferença mínima (1-2), depois de estarmos a perder por 1-0.

Outro dos factos também significativos deste jogo, foi que pela primeira vez (!) esta época, e decorridas que vão já 23 jornadas, o FC Porto conseguiu virar um resultado desfavorável a seu favor, o que merece também uma nota de especial destaque.

Para o inicio do jogo, coube a João Paulo ocupar o lugar de Paulo Assunção no miolo defensivo do terreno, onde, passou com distinção, é verdade que não tendo deslumbrado, mas também não comprometeu. Em tudo o resto, e com a opção a recair em Farias em detrimento de Sektioui, tudo normal.

No primeiro quarto de hora, foi um FC Porto por cima no jogo, empurrando os leixonenses para o seu reduto defensivo, procurando resolver rapidamente a partida. O que é certo, é que apesar de criadas algumas soberanas oportunidades para se inaugurar o marcador, este manteve-se intocável.

Com o passar do tempo, e com um nítido afrouxar do ritmo ofensivo por parte dos azuis-e-brancos, o jogo equilibrou-se a meio campo, mostrando a espaços uma equipa caseira a tentar aproximar-se com mais perigo da baliza defendida por Helton.

O jogo foi sendo jogado nesta toada pouco atractiva, até que o arbitrou apitou pela última vez nos primeiros 45 minutos.

Para a 2ª parte, e sem alterações nos onzes, foi o Leixões a entrar melhor, quando aos 52 minutos de jogo, aproveita com eficácia um cruzamento para o interior da área e inaugurou o marcados para os da casa por intermédio de Roberto, colocando o resultado em 1-0. Este período, mostrou um FC Porto algo apático, conformado com o resultado e muito, muito mesmo desinspirado, não parecendo mostrar qualquer tipo de arrogância ou orgulho ferido na busca dos golos na baliza adversária.

Por aqui, víamos já um Lucho em claro declínio fisico, um Quaresma a manter a toada habitual de conseguir enervar um santo qualquer que esteja na terra, e um Pedro Emanuel a mostrar um nervosismo preocupante e pouco consentâneo do seu real valor.

Com o tempo a passar e a manutenção da desvantagem, o FC Porto viu-se obrigado a operar algumas alterações na equipa, com a entrada em cena de Sektioui, de seguida Adriano, e mais para o final, nos últimos 15 minutos, Kazmierczalk.

Continuando a mostrar um futebol com pouco ou nenhum pragmatismo, mas sim abusando da individualização, fomos conseguindo voltar a empurrar os da casa para o seu reduto defensivo, começando a surgir lances de maior perigo junto da baliza de Beto.

Fruto deste pressing, e quando estavam decorridos já 77 minutos, surge o golo do empate a uma bola (1-1) pelo Senhor do costume: Lisandro Lopez, que depois de assistido de cabeça por Sektoui no interior da pequena área, colocou a bola no fundo das redes.

Mesmo depois do reatamemto, continuou a ser o FC Porto a mandar no jogo, quando apenas já restavam 5 minutos para os 90 minutos, aos 85 minutos, Sektioui surge isolado cara-a-cara com Beto, depois de uma assistência de Lucho, e com um chapéu faz a bola saltar por cima deste, tendo-se limitado a colocar a bola no fundo das redes fazendo o 1-2 para os azuis-e-brancos.

O apito final chegou rapidamente com uma vitória por 1-2 na casa dos leixonenses, perfazendo um total de 57 pontos, o que equivale a dizer que restam nos próximos 7 jogos, apenas mais 7 pontos para a conquista do «tri»... vamos a eles, mai'nada!

Uma nota final para a amabilidade e simpatia demonstrada pelo Dragão Vila Pouca, que me ofereceu a oportunidade de assistir ao vivo a este jogo, o que assim veio a acontecer. Pelo facto, aqui fica publicamente o meu sentido e especial “Obrigado!”.

azul + : Lucho (VIPortista), Lisandro, Raul Meireles e Helton.

azul - : Pedro Emanuel, Quaresma e Farias.

arbitragem: Jorge Sousa (Porto), António Vilaça e José Luís Melo. Uma arbitragem tipicamente à «portuguesa»… foras de jogo na 1ª parte ao ataque azul-e-branco de bradar aos céus, quase mais parecia um «sinaleiro»… para depois na 2ª parte, aparentemente ao que sei, ter deixado passar em fora-de-jogo o 2º golo da vitória azul-e-branco. Como digo, tipicamente à «portuguesa» e por aqui me fico.















24 comentários:

  1. Fraca exibição mas uns fora de jogo mal tirados escandalosamente impediram talvez mais um passeio. Até no fim outro mal tirado ao Adriano. parece-me que Tarik está deslocado mas compensa o que nos foi retirado.
    No entanto mal estamos com compensações deste género.
    Lisandro como sempre,Tarik resolveu com assistência e golo.
    O Tri está aí à porta....

    ResponderEliminar
  2. Outro passinho p'ró lado da festa! Na 1a metade andaram para ali a levar chuva,mas depois corrigiram e resolveram ! O golo do Tarik foi mesmo à (tuáregue), atravessou o deserto, encontrou um camelo no caminho e meteu-lhe a bolinha no oásis !!! Vamos, o Sr que se segue!
    Ou mourêncios já andam todos lá a assinalar ofsides e falar basófias!
    Esse Pintâo da Costa só faz disto !

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Caríssimo Carlos Pinto obrigado pela lembrança. Consegui arranjar tempo extra para ver o jogo. A minha filha ficou fera por a ter ido buscar à festa dum aniversário mais cedo que previsto. Mas bom !

    E hoje aqui chove cats and dogs. Penicos né ? Andar nas pequenas estradas da Normandie, com tal tempo, contando-se os minutos para não se perder o início do jogo não é fácil.

    Quanto ao jogo, desde há duas semanas a rtpi está a ser bem generosa quanto às transmissões dos jogos Porto, segue o seguinte:

    É a minha visão num jogo visto num computador.

    O Porto foi escandalosamente roubado no primeiro quarto de hora. Três foras de jogo mal assinalados. A partir de aí creio que a nossa equipa começou a duvidar quanto ao seu posicionamento em campo. E viu-se o Leixões ( espero que não desçam ) a subir no terreno.

    O golo do Leixões surge, pois, naturalmente. Tanto mais que o nosso Porto começava a apostar em jogadas individuais. Perante uma floresta de pernas não havia tentativas de meia distância e as alas não funcionavam.

    Só Lucho parecia remar contra a maré nem sempre encontrando Lisandro que me pareceu mais descaido do que hábito sobre as alas.

    Lucho teve hoje certos passes e aberturas que me lembraram Pavão.

    A entrada de Tarik permitiu um melhor posicionamento do xadrez. Viu-se mais Lisandro no centro e,logo, os golos a aparecerem.Nasce pois o primeiro golo por LIsandro no centro. Também é assim que o segundo golo surge facilmente graças à técnica de Tarik.

    Para mim, os melhores Portistas em campo foram Lucho, Lisandro , Tarik e Helton.

    Mas sobretudo Lucho ! Esperemos que fique no Porto !

    Helton não só faz uma grande defesa nos descontos como também tem mais uma para o Y.Tube. Já não é guarda redes é defesa também. (Não tem qualquer culpa no golo.)

    Tem piada porque na primeira volta dos poucos jogos que vi , tinha gostado de Fucile. Hoje pareceu-me um defesa que tem dificuldades em cobrir o seu corredor nas idas e voltas.

    Quanto a Farias acho que não só joga demais com os braços, como não tenta à primeira. Não parece ser um "matador", por agora.

    Achei interrogativo um jogador do Leixões se chamar Cervantes. O que não é comum ?!

    São mais três pontos é o que conta.

    E viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Blue, não tens nada que agradecer.
    Quanto ao jogo?... como fomos falando durante a partida estamos em sintonia.
    Apenas referir o comportamento excessivo e desproporcionado da polícia, que não teve a sensibilidade para perceber que os adeptos apenas quiseram festejar um golo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. ´já faltou mais para festejarmos o título, apenas um reparo, o Tarik no pouco tempo de participação em jogo fez a assistência para o golo do empate e marcou o golo da vitória.
    Também merece destaque ;-)

    ResponderEliminar
  6. O FCPorto pode estar a uma vitória do Tri caso hoje o Maritimo vença os mouros.

    "Rumo ao Tri...Estrada sem retorno!"

    ResponderEliminar
  7. Caros Portistas,

    Estou absolutamente de acordo com o teor deste Post.
    Já agora aproveito para agradecer e felicitar os autores deste Blogg que é sem dúvida, de altíssima qualidade e é sempre um prazer visitar.
    Abraço

    AZULEBRANCO

    ResponderEliminar
  8. Caro Blue Boy
    Não é verdade que Tarik estivesse em fora de jogo no lance do golo, pois no momento do passe(que é o que conta) está em linha com o último defensor do Leixões...
    Por outro lado, foi vergonhosa a actuação dos fiscais de linha sempre em desfavor do FCPorto...mais de 10 foras de jogo mal assinalados ao ataque portista, no conjunto dos 90 minutos...Dá-me a ideia que há muita gente em Portugal (incluindo os comentadores) que não sabe o significado de um fora de jogo!!!!

    PS: Mais uma vez os títulos dos jornais são uma verdadeira merda....num deles diz-se "Golo irregular dá vitória ao FC Porto!"...A besta quadrada que escreveu isto devia ter vergonha na cara...

    ResponderEliminar
  9. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Câmera Digital, I hope you enjoy. The address is http://camera-fotografica-digital.blogspot.com. A hug.

    ResponderEliminar
  10. Cada vez mais perto da folia. Reviravolta dramática, feita de coragem e muito coração. Inteiramente merecido o triunfo, noutro jogo em k os Deuses da Sorte nos viraram as costas. 1º remate, 1º golo do Leixões, num balde de água fria k apenas serviu para acicatar os animos dos Dragões...

    Para não variar, o Record dá à estampa hoje, na 1ª página, um pretenso fora-de-jogo no golo da vitória. A existir é milimétrico, mas branqueam por completo as alarvidades dos primeiros 15 minutos, com o fiscal-de-linha a escamotear 3 lances de golo...

    Apesar de tudo, contra ventos e marés, seremos campeões. Falta saber apenas quem serão os cabeçudos:)

    Nota final para a necessidade imperiosa de arranjar um defesa-esquerdo condizente com o resto da equipa. Farías voltou a desiludir, noutra curvas descendente, ao contrário de Adriano, muito mexido e oferecendo um golo a Lisandro...

    Os melhores são os suspeitos do costume: Lucho e Lisandro!

    Abraço,

    ResponderEliminar
  11. No hóquei pior que a derrota(4-0), foi ouvir os comentários daquele debiloide do P.martins.
    Uma exibição para esquecer na base de uma derrota que ninguém esperava.
    Não vale a pena desculpas com o ambiente pois em Fânzeres é igual.
    Um abraço para todos em especial para o Lucho que deve estar muito desanimado.

    ResponderEliminar
  12. Vitória na raça, no esforço... ainda assim: mais uma vitória!!

    Uma nota para a vergonha dos comentários na TVI, atingiram o limite do inimaginável com ambos os comentadores a calarem-se durante longos minutos após o golo do FC Porto e a continuarem a falar do jogo com voz de enterro!! Assim até sabe melhor ;) grandes fdp... cabrões!!

    ResponderEliminar
  13. Nem deviam piar sobre o fora de jogo carago! Com a quantidade de lances a nós anulados, este golo vale por todos eles, limpinho pah!

    E para quem dizia que ah e tal nao ha emoçao, ora ai esta a prova que jogos nao se podem perder e ai esta a nossa primeira reviravolta da epoca. Apanharam um sustinho ham?lol

    Lucho, meu comandante sempre grande, uma assistencia perfeita sempre uma leitura de jogo fenomenal. Licha, que mais dizer?Nao ha mais adjectivos para o qualificar. Tarik, Marroco Man, como diziam os do Jogo, os teus golos nunca sao normalzinhos, têm sempre um q de fenomenais! :)

    E assim se deram uns bons mergulhos no mar e mais um passinho pa abertura do champanhe com toda a emoção que é precisa. E mais nao digo.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ps. Alguem sabe se existe alguma casa do FCPorto em Paris?Se eu encontrar alguma tiro uma foto e mando ao blue! A Ta vai a Paris :)

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. O mar está claro e sereno,papá bOy!
    Tudo a 'assoprar' na nossa vela,é um castigo p'rá lingua mourisca q só sabe vomitar bojardas contra nós e fez-lhes
    até "cólhar" o mar na ilha pérola... Tudo quer que a festa se possa fazer antes d 20-Abr,até "eles" parecem estar a ajudar.
    NINA tá_8 ,vê? Isto está de "coser e cantar"(as faixinhas azuizinhas) . MEDIA MOURA,ponham lá o emblema com o poiíto encima,ponham!
    Sacanório desse tal Pintâo da Costa !!!

    ResponderEliminar
  15. Ei Ei Maritimoooo e graças aos nossos benfas que nao sabem defender resultados, eles gostam é de empates, entao estamos a 5 pontinhos caragoooo! É ganhar no Restelo e tri no Dragão contra o Estrela pah! :)

    Ca Ca pela primeira vez na minha vida. Obrigada Benfas!=)

    new post!http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Fiquei desolado com o Hoquei, sonho conquistarmos mais uma taça dos campeões que nos foge faz tanto tempo...
    Mas enfim, é ganhar mais um ano cá e para a próxima lá estaremos na luta.
    Basquet ... alcançamos a Oliveirense.
    Futebol ... Só faltam 5 pontinhos.
    Tá, boa viagem para a Cidade Luz.
    Viajar é do que melhor podemos fazer na vida. Aproveita.

    ResponderEliminar
  17. soube agora da derrota com o Vic, fiquei tao decepcionada como no jogo com a Champions. Mais uma vez, fomos melhores e nao conseguimos ganhar.
    Para o ano ha mais ora la esta Blue... Ha mais coisas para ganhar é como eu penso cabeça erguida e bola pa frente caragoo que somos DRAGÕES!

    Portomaravilha, adoro viajar sim e Paris é fabuloso! :)

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Verdadeiro balde de água fria a derrota copiosa no hóquei. Cruel k a 1ª derrota da época nos atire para longe do sonho da Champions...

    Ao menos o basquetebol aproveiou a derrota da Ovarense. Já lá estamos, no topo!

    ResponderEliminar
  19. Viva !

    Ta8 não moro perto de Paris como já escrevi. Estou mesmo no limite entre a Ile de France e a Normandie. São cerca de 70 Km !

    Não poderei ir até Paris porque é um momento apertado profissionalmente. Além disso, creio que vais para Argenteuil que nem sempre tem ligações ferroviárias ou metropolitanas directas.

    Todavia, se tu tens tempo de te deslocar porque não um encontro.

    Pede o meu e-mail ao Blue Boy e talvez se possa arranjar uma tarde.

    E Viva o Porto

    ResponderEliminar
  20. Boas meus caros...

    Mais uma vitória e com um gozo especial. O de dar a volta ao marcador. Blue acho que o Tarik merecia distinção, afinal esteve nos dois golos da equipa e marcou um golaço...

    Caro Porto Maravilha por vezes os filhos são sacrificados pelos caprichos dos Pais, mas neste caso, a justificação é mais do que plausível... :)
    Agora a filha vai reclamar um bónus legitimo para a próxima!!! :)
    Quanto aos pseudo-bónus da RTPi, nada de ilusões... Eles só passam esses jogos porque são obrigados, mas o que vale é que o Porto é um clube seguido por esse mundo e até na China, Coreia ou Arábia Saudita se pode ver os jogos.

    Voltando ao jogo no mar:
    Da arbitragem nem vale a pena falar, pois é merda atrás de merda e dessa paneleiragem de jornalistas e directores de merda de jornais desportivos muito menos.

    Vou enviar umas caixas de Rennie para esses merdas todos, daqui da Polónia, que aí em Portugal deve estar tudo esgotado... ah ah ah...

    No Hóquei uma tristeza novamente, já começa a ser penoso morrer na praia...
    Estamos no Hóquei como no Futebol. Demasiados fortes para Portugal e um tudo ou nada a menos para a Europa. Mas a culpa é desses merdas bermelhos e cor de musgo, que para aí andam que não sabem ser mais fortes e não tornam os campeonatos em Portugal mais fortes e apetecíveis.

    Mas a crónica as modalidades fica para quando o nosso Lucho lançar o Post das modalidades «ditas» amadoras.

    Mais uma vitória e a coroação está tão perto que até vai custar depois aquelas jornadas a feijões... Tão fácil é giro uma ano, mas agora tem sido uma constante...


    O tempo aperta hoje por isso,

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  21. Presidente quero aqui deixar algo a discussão que gostava que fosse tomado em conta:

    Lanço uma proposta que deveria ser legítima entre os portistas e acredito que os benfas e lagartos também concordem. Reduzir o número de equipas e por conseguinte o número de jornadas e fazer dois campeonatos por ano, salvo erro ao estilo escocês, e assim nós seríamos campeões duas vezes por ano e os palhaços da segunda circular mais os pasquins da Capital podiam sonhar duas vezes em poderem ser campeões (salvo seja por proferir tal barbaridade), sendo que para o Próprio Orelhas, seria mais fácil querer recomeçar os ciclos que ele tanto apregoa aos quatro cantos do mundo.
    Para nós Portistas, sempre era algo mais motivador, pois escusávamos de passar travessias do deserto para comemorar mais e mais vezes (não me canso de vitórias).

    Assim um campeonato ao estilo da Liga Intercalar. Um campeonato de Inverno e outro de Verão e que pudesse ser mais competitivo como essa liga o está a ser...


    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  22. Justiça seja feita e que só por força do horário a que coloquei o post, poderá ser justificada... sim, TARIK merece estar no AZUL+, não porque tenha sido um assombro, mas porque de facto quando entrou, trouxe outra dinâmica à equipa, correu, lutou, falhou um golo fácil e marcou um de maior dificuldade.

    portanto: tb TARIK no AZUL+!!!

    ResponderEliminar
  23. Carlos Pinto, e porque não criares um post especifico sobre o assunto?

    Se o assim entenderes, terei todo o gosto em colocá-lo aqui visivel e para discussão.

    A bola passa a estar do teu lado.

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  24. Ok... Conta comigo...

    Hoje vai ser difícil, porque estou apenas a fazer uma pausa que vo ter trabalho noite fora, mas amanhã conto já ter as coisas feitas e escrevo...

    Abraço

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar