21 março, 2008

Berçário dos craques em renovação…

O conceito «Dragon Force»...

Pinto da Costa liderou na passada 2ª feira, no Campo da Constituição, uma comitiva azul e branca recheada de glórias do passado recente e distante do clube. No local que serviu de casa de partida dos dragões, em 1896, surgirá um novo espaço dedicado às camadas jovens, orçamentado em três milhões de euros.

O conceito do novo espaço, designado pelos responsáveis azuis e brancos de «Dragon Force» engloba uma nova abordagem ao projecto das camadas jovens, já que servirá de pilar à captação de novos talentos e de modelo-matriz de outras escolas de futebol que o FC Porto pretende inaugurar um pouco por todo o País.

Para baptizar o arranque do projecto, Pinto da Costa deslocou-se ao local. Vindo do Centro de Estágios e Formação Desportiva do Olival, Jesualdo Ferreira apareceria um pouco mais tarde. Conhecido por ter uma memória de longo alcance, Pinto da Costa sublinhou o investimento feito pela SAD num espaço considerado emblemático pelo «universo» portista: “Foi aqui que se formaram grandes jogadores e glórias do clube e, ao fazer este investimento, esperamos rentabilizar ainda mais este espaço. Este é um local especial. Ainda me lembro de ver aqui grandes jogos de futebol e também de outras modalidades. Este é um local de grandes recordações. Lembro-me, por exemplo, de ver aqui o Semedo e o Vítor Baía jogarem nos juvenis. A fachada será para manter e espero que este local seja uma ponte entre o passado, o presente e o futuro”.

O Quartel-General...

O novo Campo da Constituição, quartel-general do projecto «Dragon Force», englobará a construção de dois campos de futebol (um deles coberto), equipados com relva sintética. Balneários e edifício administrativo serão igualmente erguidos, assim como uma zona de treino «pelada». Os sócios terão também ao dispor uma loja e um café/bar. Os responsáveis portistas esperam movimentar mais de 10 mil jovens no espaço, divididos entre as escolas de futebol, campos de férias, «clinics» e um «road show».

3 comentários:

  1. Atitude louvável. Há que saber preservar e respeitar os lugares que fazem parte da História do nosso Clube.
    Reparem bem naquela fachada: é linda, não é verdade ?!!

    :)

    ResponderEliminar
  2. Viva !

    Efectivamente, a fachada é muito linda. Espero que seja conservada porque faz parte da história da cidade.

    O projecto parece ser muito interessante. Resta saber se saberá dar projecção futura no âmbito duma continuidade.

    Não só nasci bem pertinho do campo da Constituição como também ainda brinquei no pelado. Na altura não havia aqueles prédios todos como também ainda não havia a rua Zeca Afonso ( se é que guardou o mesmo nome) : Eram só hortas . E não digo mais porque ainda vão pensar que venho da pré-história !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  3. Nm local com muita história... na busca de um futuro ainda mais risonho.

    Um projecto digno de registo e ao nível do FC Porto.

    ResponderEliminar