13 março, 2008

Uma semana depois...

A minha depressão continua. Não sou masoquista, mas revivo ainda na cabeça o jogo com os alemães do Schalke. Esse mesmo, o que nos colocou um ponto final no sonho. E eu, neste momento, não sinto prazer nem contentamento com os jogos nacionais…

Não é, nem poderia ser, um afastamento da realidade lusa. Adoro o Porto. Aliás, digo-o sem qualquer ponta de brincadeira, o clube que amo é a minha religião. Mas esta derrota pesa ainda na alma. Sonhos estilhaçados, numa cruel partida do destino. Um jogo surrealista, onde um punhado de heróis, trajando de azul e branco, pugnaram até à exaustão. Os Deuses da Fortuna, no entanto, não quiseram a nossa felicidade. O alento, os planos, essa vontade indómita de ir mais longe, de atingir os píncaros da Europa, foi novamente adiada. Recordamos, da pior forma, o que é a Liga dos Campeões. Bela e sensual, com os reflexos dourados da Taça a fascinarem-nos. Cruel e caprichosa, capaz de brincar com os sentimentos no seu jogo de emoções, qual montanha russa de sentimentos díspares.

A derrota foi contundente. E ali, no silêncio sepulcral do Dragão, atónito ainda pela eliminação, dei por mim a reviver momentos passados. Este clube que se impôs, passo a passo. Lenta mas inexoravelmente. Primeiro, combatendo com bravura os obstáculos internos. Agarrando a hegemonia, que perdura ainda. Depois, paulatinamente a crescer na Europa. A impor a qualidade, a provocar receios nos opositores, a granjear simpatias. Um clube que nunca teve nada de mão beijada. Sofreu derrotas copiosas. Mas soube sempre erguer-se.

É isso que faremos novamente. Num novo ciclo. Para o ano lá estaremos. De novo. Não sei se mais fortes. Mas sempre, sempre a lutar pela vitória. Porque é isso que este clube sabe fazer. Apenas isso. Algo inato. Que existe no código genético. A procura incessante e compulsiva pela vitória. E aquela Taça, que nos fascina, que nos hipnotiza, será nossa outra vez. Seja para o ano. Ou daqui a 10. Ou mais. Não importa. Nós seremos novamente CAMPEÕES DA EUROPA. Quantos podem afirmar isso?

Confesso que a única alegria sentida, nos dias seguintes, foi na comemoração [efusiva, devo dizê-lo] dos golos do Getafe. Sem Paratys por perto, as cotoveladas de Cardozo fizeram mossa na águia. Vi o jogo, sentado à mesa de um restaurante, num convívio com amigos. Vermelhos, maioritariamente. Com a minha pouco proverbial contenção verbal, lançando remoques a cada passe falhado dos que jogavam de vermelho, ou saudando com olés a circulação de bola de nuestros hermanos, fui alvo da acusação, normal nestes casos, de que torcer pelos adversários das equipas lusas nas competições europeias é uma prática retrógrada, indigna de um verdadeiro patriota. Descontando a imbecilidade da ideia, assente numa dialéctica salazarenta, sucedânea de nacionalismos bacocos, o amor e o ódio não são pilares fundados sobre o racionalismo. É a emoção de ver as derrotas dos nossos inimigos que nos alegra. Sem falsos pruridos morais. Sem ser politicamente correcto. O que importa é vencer. E, por contraponto, vê-los perder. Até podemos sentir-nos envergonhados. Ofendidos. Pelo primitivismo da coisa. Mas é assim que eu sou. Fundamentalista. Assumo-o. A vida é feita de noventa minutos. Nacionais ou internacionais. É feita de vitórias inesquecíveis. De confrontos fundamentais. De derrotas humilhantes. De perdas dolorosas. De recuperações lentas. Como esta, resultante do dissabor da eliminação. E eu recupero assim. Com bálsamos provenientes de Getafe…

Por cá, em território luso, nada de novo. Os serventuários do regime destruíram mais uma reputação. A intriga, o boato e a calúnia passaram a ser as armas de destruição massiva, tão do agrado de alguns correligionários escribas de alguns pasquins. Bastou o leve sopro da suspeita de que Almeida Pereira, indigitado Director da PJ do Porto, conhecia Pinto da Costa para que a máquina que manieta os media agisse, pressurosa. Do leve conhecimento até a fortes suspeitas, colocadas sem pudor, nem confirmação de fontes, nas páginas dos diários, foi um pequeno passo. Alvo de linchamento mediático, com a honra vilmente atacada, sem que a terreiro alguém viesse demonstrar a sua solidariedade, não restou outra solução do que a remissão do cargo. Feito o serviço, arranjado novo homem de mão, mais do agrado do Procurador e da Mizé, foi tempo de escrever o epitáfio nas páginas dos jornais. Para o caso pouca importa que, dias depois, a investigação levada a cabo tenha concluído pela inocência de Almeida Pereira, no pretenso favorecimento ao FC Porto. E ainda alguém acredita que o Apito Dourado tem alguma coisa a haver com Justiça?



ps - O novo ciclo do Benfica [o 1437º da era Orelhas] teve um final abrupto com a demissão de Camacho. O el-rei D. Sebastião bateu com a porta, enfadado. Ficam, no entanto, os esforços denodados do presidente para o manter. “Nós tentamese-o manter, mas ele estava irredutível”. Ora nem mais. Nem o emplastro diria melhor…

vídeo made by PentaDragão

22 comentários:

  1. Mais uma bela crónica do PP.

    A forma como escreves, as emoções e os sentimentos que saltitam em todas as tuas frases são demonstrativas do quanto adoras o Clube da Invicta. Também eu ainda ando um pouco abalado, Paulo.
    Mas temos q superar tudo isto agarrando o que pudermos, a Liga, a Taça e as noites como a de ontem cheia de coisas boas, a saber:

    FUTEBOL:
    GETAFE-1-SLB-0, ADIÓS SLB!!

    VOLEIBOL:
    GUIMARÃES-3-SLB-1, BENFICA ELIMINADO NAS MEIAS FINAIS DO PLAY-OFF.

    ResponderEliminar
  2. Só mais uma coisa Paulo. Quanto a fundamentalismos e coisas afins, eu costumo dizer que no dia que eu torcer pelo SLB (seja em q modalidade for) por cá ou mesmo na Europa, façam o favor de me internar.

    É um ódio primário q ganhei desde puto. E que fazer?

    ResponderEliminar
  3. Boas!
    Quer-me parecer que o motivo pelo qual aquela quarta-feira não nos sai da cabeça ter a ver com o marasmo de liga a que estamos confinados...
    E sim, tens toda a razão, aquela "taça" que já foi nossa por duas vezes é liiinda ! E voltará às mãos dos nossos jogadores... mas não quero esperar 10 anos :D Quero antes, muito antes, de preferência com grande parte do plantel que temos hoje.
    Por falar nisso, viram a capa d´O Jogo versão NORTE ?!!

    ResponderEliminar
  4. Ódio? Não se pode pensar assim...ou talvez se possa...

    Confesso k em relação a esses tipos sempre fui fundamentalista primário. Anos e anos de roubalheiras, de arrogâncias, de colinhos, de imprensa subserviente tornaram-me assim. Mas, como a diáspora portuguesa está por todo o lado, existindo um tuga num qq remoto local do planeta, é como se puxassémos sempre por Portugal:)

    É rara a equipa q não tem jogadores oriundos de Portugal.

    Tinha-me esquecido do voleibol. Grande tareia do Guimarães, limpando os encarnados da prova. O Orelhas continua em grande:)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela crónica, Paulo Pereira.

    Também me custou "ouvir" aquele silêncio todo, eu sentado na cadeira a olhar para o chão e de repente o golo do Schalke que ditaria a nossa eliminação. Mas como dizia Nietzsche
    "Aquilo que não me destrói fortalece-me", portanto para o ano estaremos mais fortes.


    Existe uma imagem de infância que nunca me esqueci: foi de ver os meus padrinhos a acederem uma vela a um santo qualquer e de repente um jogador falha um penalty e eu dou um grande salto de felicidade perante os olhares de indignação da família. O jogador que falhou o penalty era o Veloso e eu fiquei feliz por ele ter falhado. É uma imagem que nunca me hei-de esquecer. Ontem, nem foi preciso festejar, apenas um suspirar e um simples sorriso ditou a minha alegria, eles têm aquilo que merecem. Finalmente, alguém teve coragem de dizer que queria que os clubes rivais perdessem nas competições europeias, foi o Júlio Magalhães numa crónica no JN, é um país de hipócritas aquele que vivemos, à frente todos são portugueses, mas depois ficam felizes com as derrotas dos outros.

    Mas não bastava o lfv e o eusébio serem ignorantes, agora está lá outro como treinador. Diz o Chalana que ´" Chétafe marcou um golo por causa de uma perca de bola do benfica".

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Paulo, primeiro uma correcção: não é Armando Pimentel( grande dirigente do F.C.Porto, infelizmente já desaparecido), mas, Almeida Pereira.
    Depois, eu sei caro Paulo, que ao vermos quem ficou pelo caminho(Milan, Inter, R.Madrid)nos assalta logo a memória de 2004,mas temos de ultrapassar rapidamente esta depressão e partir para outra.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Depois de ver as equipas que foram iliminadas ainda fixo com mais azia, fomos melhores mas isso não chegou faltou um bocadinho de sorte.

    Quanto ao volei, sera que para o ano vão desistir? ou arranjar preteistos para acabar com esta modalidade como tem sido abito nesse clube quando não ganham nada.

    ResponderEliminar
  8. Boas,

    Obrigado Dragão Vila Pouca pela correcção. O Lucho já tinha feito o favor de me alertar para esse erro crasso. É o k dá andar atarefado com mil e uma coisas:)
    Obrigado pela correcção!

    ResponderEliminar
  9. PP,
    Gostei do Post.
    Quanto ao Futuro, volto a dizer: Seguir para o TRI com a maior diferença de pontos possível e atacar a Taça para conquistar a DOBRADINHA, (à moda do Porto, claro!).

    Entretanto, um ano desses, a VITÓRIA na Liga dos Campeões espera por nós.


    Lucho,
    Está bem observado, mas acrescento:

    FUTEBOL:
    GETAFE (RESERVAS!!!)-1-SLB-0!

    VOLEIBOL:
    GUIMARÃES-3-SLB-1, BENFICA ELIMINADO NAS MEIAS FINAIS DO PLAY-OFF (E AQUI NEM TÊM O FCPORTO!!!).

    ResponderEliminar
  10. Pois é PP, como já é hábito entranhado neste espaço, os teus escritos «literários» e porque não dize-lo tb, corrosivos qb, das noites de 4ªs feiras são sempre esperados com natural expectativa por todos os que visitam este espaço.

    Hoje, é só mais um desses... até porque andavas tb tu com a agenda desarrumada devido às Europas do futebol.

    Tal como tu, esse «desastre» ainda me anda atravessado na garganta, não e sim por já lá não morarmos, mas pq atendendo ao adversário de menor valia futebolistica, a grande maioria, para não dizer todos nós, já pensávamos no adversários dos quartos... no final, fomos para casa, derrotados, mas não convencidos, essa é que é essa.

    Por isso... o dificil esquecimento dessa noite que ainda hoje, passada que foi uma semana, nos atormenta.

    Mas, como alguém disse um dia, «prá frente é que é»... como tal, há que olhar em frente, sem vergonhas... e com a certeza que no «amanhã», voltaremos a ser felizes, afinal, a nossa mais que normalidade!

    Ainda há muito para conquistar até ao final deste percurso que começou em Agosto de 2007... temos o «tri» mesmo à mão... e a «dobradinha» para lhe pegar... portanto, cabeça erguida e prá frente é que é... mai'nada!!

    No resto, da «PJ», cada qual interpreta como quiser... com a certeza que a nossa leitura é convergente em todos nós... só não vê quem não quer... mas de «palermas» ou «idiotas» não temos nada! Sabemos bem de onde vimos, para onde caminhamos... e quem nos inveja a toda a hora, sem olhar a meios!! Tudo uma cambada de invejosos e ridiculos, essa é que é essa.

    Para finalizar, e quanto ao «Dumbo», é caso para dizer que cada qual, tem o «Presidente» que merece... e como eles estão todos bem uns para os outros!!!

    ps - em off-topic, ontem, enquanto televisionava e soletrava cada «olé, olé, olé...» à boa maneira madrilena, querem saber o que mais me fazia sorrir? era mesma aquelas passagens em rodapé onde por vezes surgia aquela menção ao "RIR É O MELHOR REMÉDIO... já a seguir blá, blá, blá"... era caso para dizer que não era já a seguir, era ali mesmo na hora :D :D :D

    ResponderEliminar
  11. APITO DOURADO VIRA A SUL?

    Aprígio Santos crítica Luís Filipe Vieira

    «No melhor pano cai a nódoa» e «há muita gente que fala mas devia estar calada». Eis algumas das palavras proferidas hoje pelo presidente da Naval 1.º de Maio, reagindo às declarações prestadas em Tribunal pelo árbitro Rui Silva sobre a prenda que recebeu já esta época da parte do Benfica.




    Ouvido ontem no Tribunal de Gondomar, no âmbito do chamado processo Apito Dourado, o árbitro de Vila Real revelou ter recebido de Luís Filipe Vieira em Setembro passado, no dia do jogo do Benfica frente à Naval, valiosa peça em cristal.

    Perante essa revelação, o presidente da Naval, Aprígio Santos, falando à Renascença, não deixou de apontar o dedo ao presidente do Benfica, que muito tem falado sobre o processo Apito Dourado.

    «Parece que no melhor pano cai a nódoa, de maneira que só se prova que há muita gente que fala mas devia estar calada», afirmou Aprígio Santos.

    ResponderEliminar
  12. Sempre em forma PP!! :) e não é que até os espanhóis concordam connosco?! Ora vejam:

    http://jn.sapo.pt/2008/03/13/desporto/benfica_sobrevive_recordacoes.html

    ainda tou com o "tentámu-zu demover..." na cabeça eheheheh

    saudações a todos blues

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Uma excelente noticia surgiu hoje com a quase que certa renovação de Paulo Assunção o unico elemnteo do nosso onze base que ainda não o tinha feito muito bom mesmo as afirmações do empresário hoje no JN.
    Será esta mais uma razão para estarmos esperaçãdos numa melhor Champios para o ano

    ResponderEliminar
  15. PAULO,BOM ANGULO DE VER UMA dôrzita MAS DEIXA CORRER QUE TEM QUE DAR P'RA TODOS,OUTROS +pintado$ SAÍRAM, ALEGRA ESSA ALMA! E,sobre aquela cita lusa da "nodoa no pano",já que estamos em maré de "portuñol",aqui donde eu vivo diz-se:(Al mejor culo se le vá un pedo). Porque esse pano é sarapilheira! Pegajosa ! Na parte q se comenta do radicalismo,é só ir ver nos blogues deles,só dá ódio! Eu já ando com 1/2 na CP,e nos tempos que iamos ao domingo às Antas,nos dias de "mouros na costa" era mais antagonismo com os lagartos,mas sem ódios,eles vinham por ali abaixo direito a Campanhâ e ao passar nas Eirinhas havia umas velhotas que sempre estavam por ali para dar-lhes as despedidas nas mais "doces" frases e adornadas com o sotaque da casa,mas nunca houve agressâo,nem 1 policia era preciso andar por ali!Era nesse pedacito de Barros Lima, e mais abaixo donde a Av.F.M. tinha uma parte incompleta,era uma ruíta estreita ao chegar ao C24A, aí tb havia umas bocas p'ráqueles com bandeira que nâo fosse a nossa,e entâo eu ficava com o meu parceiro Nando um bocado por ali,a aparafusar as bocas que por vezes utilizavam lexico melhorado que na nossa idade nâo entendiamos. Era o único que levavam os visitantes q por ali desciam ,nada de pedras, tareias,nem sequer penicadas... Hoje isso seria Zona Intredita com 20 policias de cada lado? Mas até, eu tive a felicidade de ir na comitiva representativa do FCP para a inauguraçâo da Luz,hoje mais conhecido internacionalmente x Lampionland,equipadinho e com as minhas 4 medalhitas , e foi ,era bonito, e eramos tratados muito amigavelmente pelos atletas de Lisboa! Tb fui umas 3-4 x para uns
    nacionais de atletismo,e da mesma maneira havia camaradagem. HAVIA !
    Hoje parece que é tudo só a ver a quem NICA ... Mas a mim ficou-me o passado , se bem que de alguma visita a casa dos familiares (de 1° e 2° grau,já depois da morte do velhinho) e ,estando a ficar na casa deles , tive 2 x que "andar" até mais tarde fora,para nâo estar presente quando coincidia um derby dragâo X pitarada , porque eu nâo era benvindo nesse momento que eles estavam a sofrer a sua gloria!
    Ou seja,nas familias tripeiras tb há a "ovelha azul" que goza e goza!
    Paulo,nâo será que te confortaria uma boa francesinha e umas tacinhas de VV daquele clariiiinho?
    Quem m dera aí estar q t convido já!
    PS - Penso que o mais parecido que me vem à ideia é uma (mierda) que nos caíu aqui(donde vivo)na ultima década,mediante a qual,num pais 10 x maior que o nosso e com uma povoaçâo apenas do dobro,agora com este "chavismo" , nâo cabemos aqui todos! Ou é tudo ROJITO(até na côr se parecem) ou a metade vai embora!

    ResponderEliminar
  16. Meus amigos gostaria de chamar a vossa atenção para o blog "renovar o porto" que frequento e que é um espaço onde se defende o F.C.Porto, o norte e se chama a atenção para as discriminações de que somos vitímas.Passem por lá que vale a pena.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Depois da desilusão da Champions, uma alegria Getáfica...
    Quanto à forma ignóbil como se impediu uma pessoa de permanecer no cargo instigada pela descolunicação social, se não me engano feita pelo correio da manha, sem til, mais uma vergonha.
    E termino dizendo que sou do FCP e de todos os Clubes que jogam contra os lampiões. O resto é conversa fiada.

    ResponderEliminar
  18. Eu tive uma semana perfeitinha, ou pelo menos assim esta ela a acabar... Ontem o Getafe empacotou o slbosta para a farmacia mais proxima com stock (ainda) disponivel de Rennie e hoje realizei mais um sonho... E que sonho! Por isso comento tao tarde hoje, ainda nem sei o que escrever no meu blog! Whatever, hoje conheci o meu jogador preferido e nada, nem a derrota da semana passada que para mim ja ta ultrapassada, nem a desgraça dos outros vai superar esta alegria contagiante de uma miuda que em pouco mais de 6 meses realizou tudo o que queria para os 18 anos. Hoje o meu dia equivale a ter.me saido o Euromilhoes, desta vez em forma de foto e autografo! :)

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Confrade Jorge, por falar nesse ultimo adjetivo, "suou"(c/U) por aí qq coisa, ainda 1/2 hermetica na Uefa, segundo a qual estâo em vias de apresentar uma 3a. liga europeia, a LAMPIONS LEAGUE, cuja sede seria inaugurada no CCColombo, como apoio aos mais directos socios

    ResponderEliminar
  20. Rabbit grizei completamente agora com o teu comment! Ideias dessas de certeza que ja passaram na cabeça do Orelhas pah!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. vão a este link e comentem. estes cabroes do record tentam esconder esta noticia e censuraram mais de 40 msgs minhas com o link para lá : http://www.record.pt/noticia.asp?id=778909&idCanal=2497

    ResponderEliminar
  22. Viva !

    Muitos parabéns pelo teu artigo. Acho que vou deixar de repetir. É que sou nabo na net e não vejo bem como transformar o meu teclado em todas as línguas do mundo para te dizer parabéns !

    Paulo Pereira, numa resposta tu referes a diáspora portuguesa. Ora, em França, é pertinente observar que, exceptuando, Pires nunca houve nomes Portugueses na seleção ( sim sem dois cç e nasci no Porto, a urbe do Infante ) Francesa.

    Não deixa de ser engraçado que, numa discussão com amigos e colegas , se tenha chegado à pergunta seguinte :

    A Itália deu grandes jogadores à França : Platini.

    A Espanha igual : Fernandez e não só !

    Quanto a Zidane ninguem pergunta donde vem .

    Porque é que a emigração portuguesa não consegue criar bons jogadores ?

    É só uma pergunta que penso que deveria ser melhor analisada !

    Estará a emigração portuguesa bem integrada na Disneilândia ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar