17 março, 2008

Em reflexão…

Ao olhar para a tabela classificativa da Bwin Liga, é bem perceptível a diferença entre 2 equipas e as restantes 16: FC Porto e U Leiria são, de facto, duas equipas à parte conseguindo manter uma regularidade no campeonato que é de admirar, isto é, o primeiro sempre a vencer o segundo sempre a perder…são realmente duas equipas muito regulares…

Feita esta introdução, acho relevante, numa altura em que o título é mera questão de dias, fazer uma análise fria e imparcial do estado a que o nosso campeonato chegou: é demasiado vergonhosa a participação de alguns clubes neste campeonato, clubes que habitualmente acrescentavam qualidade à Liga e melhoravam a competitividade da mesma, mas que este ano se encontram num estado tão miserável, tão miserável que até mete dó…Meus amigos, digo-vos sinceramente que não me dá muita motivação e gozo vencer um campeonato em que os nossos mais directos adversários (Setúbal e Guimarães) têm um orçamento mais de 10 vezes inferior ao nosso…

Por tudo isto questiono-me acerca das razões para esta desconcertante e desmotivante falta de qualidade e competitividade do nosso campeonato.

Na minha humilde opinião é altura de debater algumas das possíveis causas para que de ano para ano o nosso campeonato se torne cada vez mais enfadonho e fraco:

- Nos últimos 3/4 anos temos assistido, fruto das dificuldades de competitividade económica dos nossos clubes face ao resto da Europa, a um autêntico êxodo futebolístico: saíram jogadores como Pepe, Anderson, Nani, Simão e entraram jogadores como Purovic (um case-study de mediocridade), Bynia (outro case-study, mas este de “dar pancada”), Mariano (ao contrário de alguns portistas, eu penso mesmo que este argentino não é lá grandes coisas), etc…Concluindo, se o “campeonato” assiste, impávido e sereno, à constante saída de jogadores que valem “ouro” e entrada de outros que valem “lata”, como pode a qualidade do nosso futebol se manter a níveis aceitáveis?!?!?

- Outra das causas: a idiotice de se ter reduzido o número de clubes e criado a Taça da Liga. Então, reduz-se o campeonato para os clubes terem menos jogos e depois cria-se uma competição para sobrecarregar os mesmos clubes, ainda por cima, uma competição com calendário desadequado e que todos, menos o Sporting, quiseram abandonar o mais cedo possível. O que acontece é simples: se agora apenas descem 2 equipas (uma proporção de descidas inferior ao campeonato com 18 equipas), por que hão-de as equipas investir em bons jogadores que lhes garantam um bom campeonato? Basta ter meia dúzia de gajos que saibam dar um pontapé na bola, que se garante facilmente a manutenção até por que há sempre uma equipa que se distancia de todas as outras, neste caso o Leiria…Em suma, é necessário investir menos para se conseguir a manutenção, isto depois traduz-se em falta de qualidade no meio da tabela classificativa e equipas que nada jogam mas também não descem…

Resumindo e concluindo, o FC Porto tem de, necessariamente, abrir horizontes europeus, não se contentando com o fácil sucesso interno e apostar forte na Liga dos Campeões…E, a meu ver, apostar forte na Liga dos Campeões significa:

1 - Vender, no máximo, um dos génios da equipa… do meu ponto de vista, entre Bosingwa, Lucho, Assunção, Lisandro e Quaresma, que venha o diabo e escolha!

2 – Investir de forma menos arriscada…a política de contratações do FC Porto foi por mim criticada neste blog no início da época…infelizmente tinha toda a razão! Olhemos para o onze-base do FC Porto e vejamos que novos jogadores lá entram? Apenas Farias, e nem sempre…O FC Porto não pode insistir na política de ir buscar meia dúzia de brasileiros e ficar todo contente…Não pode e não deve, sob pena de apenas continuar alegremente a vencer internamente e perder com 5ºs classificados de ligas alemãs ou holandesas nos oitavos-de-final da Champions!!!!

ps - Uma palavra para a última crónica de MST: EXCELENTE! Concordo a 200% com tudo o que ali está escrito e cada vez me convenço mais que em todo o conjunto de “ilustres” comentadores portistas (e há tantos), MST é o mais lúcido, perspicaz e frontal!

17 comentários:

  1. As análises do M.S.T. revelam lúcidez???
    Basta ler o que ele escreveu sobre Luís Fabiano, Diego, Lucho, etc.,
    etc.,para ver a lúcidez do Miguel.
    Alguns exemplos retirados de um post que fiz hà tempos atrás e que se chamava" a nortada incoerente do M.S.Tavares."
    Nortada de 15 de Março de 2005- " (...) é pegar nas supostas vedetas compradas por milhões, e pagas sumptuosamente - Diego, Postiga e L.Fabiano - e enfiar com eles na equipa B, mesmo com prejuízo da equipa B. E deixá-los por lá a vegetar tempo suficiente até que supliquem a rescisão do contrato (...) "
    Sobre o mesmo Postiga na Nortada de 27 de Dezembro de 2006- " A impossível ressurreição. Quem o viu nas três temporadas anteriores, custa-lhe a crer que seja o mesmo. "

    Lucho: Nortada de 20 de Março de 2007 - " (...) caramba há-de haver nos júniores ou nos juvenis alguém que simplesmente corra e jogue, coisa que o Lucho não faz há meses! "
    A política de aquisições tem que ser vista com calma, para que não se cometam erros de avaliação que nos fazem cair no ridículo.
    Acerca da competitividade concordo com muita coisa que foi escrita.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Estamos de acordo em quase tudo :)
    Só mesmo na questão de termos de vender um dos nossos "génios" ... hoje a capa d´O Jogo (norte) dá o Quaresma quase que por inegociável dado o valor que PdC pede por ele ( esqueci-me de quanto, eheheh).
    Apenas li na diagonal a crónica do Jorge Maia, e pasme-se quem já sabe que eu não gosto dele, mas a a verdade é que assino por baixo o que ele escreveu :)
    Só mais uma nota quanto à revalidação do treinador: a ladainha é a mesma, ainda estamos na fase de apertos de mão e acordos verbais.
    AGORA, alguém me explique o porquê da presença de PdC no jogo de Paços, após se saber do interesse dos lampiões por Carvalhal....

    beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  3. O Sousa Tavares, é como toda a gente: umas vezes acerta, outras patina :)
    Mas que ele "abana" com os iluminados da segunda circular, abana :D

    ResponderEliminar
  4. Ó Heliantia, errar ou acertar acontece de facto com todos o problema é a forma como ele se refere aos jogadores do seu clube.
    Basta ver o que ele diz agora do Helton e ver o que não diz do Quaresma.

    ResponderEliminar
  5. Dragão Vila Pouca, eu entendo o que quer dizer, até porque ao contrario do adepto-comum, ele deveria ser um pouco mais contido no que escreve...

    ... mas no meu caso, digamos que concordo muito e me revejo na maioria das suas opiniões.

    ResponderEliminar
  6. Off-topic:

    Relativamente à nossa eliminação de ontem em hóquei:

    Pelo que vi o VIC foi claramente melhor q o Porto. A jogar assim com aquela atitude não vamos a lado nenhum. Aliás mesmo q um milagre tivesse acontecido (um golo do Porto, um só golo) pelo q a equipa mostrou ontem não ia fazer nada à final four. É melhor ficar em casa a pensar no q n fizeram e a preparar o play-off.

    ResponderEliminar
  7. O nosso campeonato é fraco, não há muito dinheiro, importam-se contentores de brasileiros sem qualidade na generalidade das equipas, não se liga à formação, não se promove o jovem jogador português...Os calendários são horríveis, a taça da liga um pesadelo, enfim...
    Vale termos uma ou outra equipa interessante, tipo Guimarães ou Setubal este ano...
    Quanto ao Porto, apostar na Europa seria bom, diria até que é o caminho mas a questão dinheiro e a necessidade de vender sempre todos os anos complica.Se Anderson não tivesse saído ... se ... se...
    Por mim, a sair alguem este ano seria Quaresma. Depis apostar nos jovens com mais " intensidade " e recrutar poucos mas bons e se possível europeus.De brasileiros sinceramente estou algo farto, gosto dos argentinos, com mais " sangue ", mas bons jogadores do leste ou norte da europa, mais possantes e bons tecnicamente seria bom.
    A questão pior é o vil metal.
    MST ... é polémico em tudo mas concordo com a minha colega de Colégio Heliantia, ele abana como ninguém a 2ª circular e os poderes instituidos.

    ResponderEliminar
  8. Boas,

    A questão agora k se coloca é a seguinte: que Porto teremos para o ano? Com ambições europeias?

    A resposta a isso desvendará muitas coisas. Se quisermos ser competitivos na Champions, será crucial a manutenção da espinha dorsal da equipa. O k significa, grosso modo, a NÃO venda de Lucho, Lisandro, Bruno Alves, Bosingwa, Paulo Assunção e...Quaresma...

    Este último, pese a relação amor/ódio k vai mantendo com os adeptos, é um fora de série. A sair, como diz PC, só pelos propalados 40 milhões. E aí sim, com dinheiro desse, a aplicar em parte na compra de reforços, a saída do "mustang" pode ser equacionada...

    A questão dos reforços, levantada por ti, tem a sua razão de ser. Apesar de ser difícil para qq jogador chegar a uma equipa k é bicampeã e conseguir a titularidade, a verdade inquestionável é k o nível dos reforços deste ano não tem sido muito elevado...

    Farías, apesar de alguns jogos recentes bem conseguidos, ainda não comprovou totalmente o seu papel: o de fazedor de golos compulsivo. É notório k o Porto necessita de um defesa-esquerdo de classe (e por favor, k o propalado interesse em Leo seja apenas fictício), não se percebendo a contratação de Lino para as funções...

    Bollati, Mariano Gonzalez e Stepanov, de quem se esperaria mais (muito mais) são cmpletas desilusões, aguardando-se apenas k a fraca qualidade demonstrada tenha apenas ligação com o período de adaptação...

    Internamente, para o ano, só com tiros nos pés é k perderemos o Tetra. Somos melhores. Somos mais organizados. E, por comparação à mediocridade dos pretensos opositores, não se vislumbra concorrência à altura...

    O Sporting, preso nas malhas do seu projecto de viabilização, eufemismo k significa apenas endividamento brutal junto da Banca. Continuarão numa travessia de deserto, apenas quebrada ciclicamente por alguma pepita saida da Academia...

    O Benfas, presidido pelo fanfarrão Orelhas, continuará na senda de auto-destruição, apesar do prometido novo ciclo...

    O grande desafio é mesmo a Europa, para nós...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  9. Off-topic, mas com imensa graça, extraído do blog Mar Salgado:

    "É Daúto Faquirá. É bom treinador e é um sportsman imperial: nunca se desculpa com as arbitragens nem mesmo quando é escandalosamente roubado ( como ontem ou como contra o Benfica para a Taça da Liga, por exemplo).
    Veste-se elegantemente, é negro e lê livros. Bem vistas as coisas, estas três características impedem-no de ser o próximo treinador do Benfica."

    ResponderEliminar
  10. Força Porto!

    Só faltam sete pontos para sermos tri campeões.

    Ainda bem que o Benfica está longe com 41 pontos mas nós estámos com 57 pontos.

    Abraço

    Tiago

    ResponderEliminar
  11. Tambem eu gostava muito que o porto se virasse em definitivo para a Europa (lutar regularmente por um lugar nos 1/4 ou 1/2 finais da champions) mas receio que isso não vá acontecer brevemente. Isto porque tenho a impressão que no próximo defeso vamos sofrer uma razia ao estilo de 2004! Não só por a cobiça sobre os nossos melhores jogadores começar a ser demasiada para os próprios ignorarem, como tambem por se estar a fechar um ciclo de 3/4 anos em que esses mesmos jogadores andaram a passear a classe por palcos secundários em relação aquilo que podem aspirar. Não me acredito que Lucho, Lisandro, Bosingwa e B.Alves se deixem convencer a ficar por cá caso comecem a aparecer propostas de clubes de 1ª ou mesmo 2ª linha dos campeonatos de Espanha, Inlgaterra ou Italia. Já o Quaresma, acredito que seja o mais facil de segurar, pelo preço irreal que o Porto quer por ele, e muito sinceramente não estou a ver nenhuma equipa das "grandes" a arriscar um valor desses num jogador com tão pouca maturidade para a idade e rodagem que já vai tendo. Aliando a isso, a manutenção de Jesualdo como treinador, cheira-me que o próximo campeonato, infelizmente para nós, não vai "sofrer" tanto desta falta de competetividade...

    ResponderEliminar
  12. Bem a solução mais facil seria emigrar como tantos portugueses e irmos fazer campeonato noutro sitio. Não é possivel.
    A Champions como estou farta de dizer já era este ano. Agora que so faltam 5 pontos so penso em abrir o champanhe e o binhinho. É mais um campeonato, é um Tri caramba! Somos o que afinal? Vegetais? Ha falta de competitividade é certo, mas somos nos os campeões! So faltava agora quando formos matematicamente campeões os festejos serem menos efusivos... Nao percebo. O ano passado era isto e aquilo porque deslizamos e sofremos ate à ultima. Este ano é isto e acoloutro ah porque nao ha competitividade e isto é um passeio. Com'é afinal??

    Concordo no entanto com muitos aspectos. Acho que o investimento do ano que vem deve ser feito basicamente na champions. Mas como o Paulo Pereira disse esse investimento NÃO passa por vender assim do pe para a mão as perolas da equipa bolas. Licha, Lucho, Paulo Assunção? Ate Quaresma, o valor mais discutido deste plantel? Não passa por ai permita.me discordar. A politica de vendas e compras tem sim de ser revista, porque se Farias e Mariano foram mais valias (a meu ver) demoraram muito tempo a serem integrados e a adaptarem-se e precisamos de reforços que actuem e que façam valer de inicio ou que a sua adaptação nao seja tao demorada como foi a destes dois.

    Quanto ao MST, se a ultima cronica foi excelente, vou ali matar.me à esquina e ja venho.
    Essa e outras tantas, incluindo as referidas pelo dragão vila pouca. Lucho é o que? Agora deve andar a morder a lingua pela forma como flaou dele. Devia era lhe fazer venias e lamber.lhe as chuteiras. A forma como deitou abaixo Licha, Bruno e Helton pelo que se passou nos penaltis? Devia era lavar.lhes os equipamentos. Crucificar assim alguem, entao Lisandro que o deve ter feito saltar da cadeira quando marcou o golo.
    A unica pessoa que este MST nao critica, ou que reduz as criticas a quase nada é o seu geniozinho da lampada Quaresma, que mesmo que cole a bola a si com super 3 os 90 ou 120 minutos sera sempre um genio e se errar ah e tal jogo menos bom. Eu nem quero ver a bajulação a Quaresma na proxima cronica por nos ter dado a vitoria frente à AAC. Não que eu desvalorize, nada disso. Eu aprecio o trabalho de Quaresma bastante ate, mas irrita.me profundamente a maneira como muita gente o leva ao colinho enquanto se um dos outros jogadores passar o campeonato a alegrar.nos e depois falar em algum momento ja merecia ir embora e pendurar as chuteiras. MST é aquele tipo de adepto elitistas que é independente demais. Ele nao devia esquecer que como tantos outros é um simples adepto e deveria medir melhor as suas opiniões.
    Atenção, que concordo com muitas das coisas que ele diz. Quanto aos outros clubes, aprecio imenso as suas cronicas, porque consegue analisar bem o que se passa por esse pais, mas isso é quase como todos os adeptos, quando toca a olhar para dentro, muitas vezes excede-se e os seus excessos muitas vezes custam a ler. Muitas vezes.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. RCCB, um texto muito pertinente que aqui hoje nos trouxeste para debate... os meus parabéns!

    No entanto, e dando apenas a minha opinião pessoal, que vale o que vael, vamos lá esmiuçar isto tudo por partes:

    1) FUTURO BI-«TRI»!!

    Uma coisa é certa... quero sempre ganhar todos os anos, tanto faz com 1 ponto de diferença, como com 20... o importante, é ganhar!

    Se este ano, tamos já quase a pisar a linha da meta, e os outros ainda nem da curva final se aproximaram, não é culpa nossa, ponto final!

    Em vez disso, porque não perguntar: será que o nosso FC Porto não se tornou já demasiado grande para este pequenino Portugal?

    Sinceramente, estou mais para isso, que para outra explicação qualquer.

    2) QUE FC PORTO NA EUROPA?

    Aqui, é que a porca torçe o rabo, se me faço entender.

    Isto é tudo muito bonito e tal, mas na Europa do futebol, onde uns contam milhões, nós por cá, e mesmo que já demasiado grandes para este pequeno Portugal, ainda andamos na época de contar os tostões.

    Depois, assistimos a esta noticia bombástica de hoje com o Mágico a sair, apenas e só com 40 milhões em cima da mesa... balelas, digo eu!

    Se os tubarões começarem a bater-nos à porta com as malas cheia de USD, quero ver quem segura Bosingwas, Luchos, Quaresmas, Bruno Alves, Lisandros, etc, etc, etc?

    Agora, se me disserem que vai sair 1, 2 no máximo, até aí, assino por baixo... agora nenhum, é conversa fiada de mundos bolsistas que não os nossos.

    Lá fora, um «Leiria» qq da Espanha, da Itália, de Inglaterra, Alemanha, etc... só em transmissões televisivas, gera muito mais receita que o FC Porto. Agora, expliquem-me como é que se consegue muitas da vezes combater economicamente (não digo desportivamente, pq isso ja são contas de outro rosário) estes grandes ou pequenos tubarões?

    Uma coisa é certa... este Portugal já é demasiado pequeno para a nossa grandeza... falta é saber se poderemos competir a esse nivel (financeiro) com os «donos do dinheiro» lá fora? Isso é que é outra questão... a ver vamos.

    Mas é claro, quem me dera a mim o FC Porto ter poder económico para aguentar por cá, e de sorriso aberto, todas as jóias da nossa coroa... que me dera!

    Agora, entre o desejar e o poder, vai uma distância muito, mas muito grande.

    3) MST POLÉMICO? SIM OU NÃO?

    Sim e sim, uma e outra coisa.

    De uma coisa tenha a certeza... polémico ou não (e o é por vezes), injusto ou não (e o tem sido demasiadas vezes nos últimos tempos), dono da verdade ou não (que muitas das vezes acredita ser), de uma coisa não tenho dúvidas: que o MST é uma espécie de ponta de lança no SUL dos invejosos e ridiculos deste triste país que não nos merece, isso é verdade... é a mais pura verdade!!

    Esta é a parte generalista... agora, indo para uma análise mais individual, direi apenas que o proteccionismo doentio a Quaresma, quanto a mim, e é apenas a minha opinião, chega a ser doentio e maldoso até, tamanha é a injustiça colocada nas palavras na comparação entre o jogador X, Y ou Z, comparativamente com Quaresma.

    Por vezes, fico com a sensação que ele não deve ver o mesmo que 80 ou 90% de nós, no que toca a Quaresma... ou então, somos todos nós que vemos mal... é capaz de ser isso, é bem capaz!

    Agora, que ninguém duvide que para mim, que a voz de MST nunca se cale na defesa do bom nome a honra do nosso FC Porto, lá bem no meio do Império da Capital... uma espécie de nosso ponta-de-lança plantado em território inimigo!!

    ResponderEliminar
  14. É isso blue, e foi exactamente isso que eu disse, relativamente ao MST.

    Quanto a analises aos infieis e a defender o FCPorto enquanto instituição, ele é talvez o melhor comentador concordo plenamente e delicio.me a ler os golos que ele espeta aos senhores que se acham os maiores e que nao olham ao espelho, ele mete.os na ordem!

    A nivel interno olhando para as suas analises ao platel é como disse eu, tu e muitos outros, nao se compreende a protecção que da oa menino e a forma como ataca o resto do plantel. Apenas isso nao compreendo. Mas la esta, isso é como tudo o que se passa quando temos de avaliar alguem. Quando avaliamos os outros, é sempre facil apontar defeitos e qualidades. Quando toca a uma avaliaçao mais interna, as coisas nem sempre sao bem ditas.

    ps e off topic. Parabéns Raul Meireles, o nosso dragão 16 hoje faz anos! Eu sei que nao tem nada a ver mas nao interessa! :)

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. A questão é que o único GRANDE de Portugal é o nosso FC PORTO!! Os outros são meros aspirantes a grandes, mas a verdade é que passam os anos e o panorama não muda... melhor para nós!! Eu sinceramente interessa-me pouco se a nossa liga é competitiva ou não, eu quero é ver o Porto ganhar, e se houvesse um jogo FC PORTO - SELECÇÃO de PORTUGAL eu iria igualmente torcer pelo meu FC PORTO!!

    Há muito que nós estamos virados para além fronteiras, ainda há 4 anos fomos Campeões Europeus e Mundiais, e somos presença assídua na Champions e o único clube com assento no extinto G14. O FC PORTO é hoje em dia um bastião nacional no estrangeiro, conhecido do pólo norte ao sul, e isso para mim é suficiente!! É claro que não podemos andar sempre a cheirar as finais, mas somos respeitados e temidos por quem passa pelo Dragão, onde já vi Chelsea, Liverpool e afins a defender até aos dentes, isto já para não falar no noddy que nos tirou o acesso no jogo do Shalke, onde toda a Europa disse que a surpresa era a nossa eliminação.

    O FC PORTO tem-se tornado num "case study" para muitos analistas da bola, que tentam perceber como se consegue fazer tantas omoletes com escassez de ovos... e depois ainda há por aí uns galináceos a sul que andam a olhar para o cu da galinha... enfim!! Ridículos digo eu. O panorama nacional só se torna interessante quando o FC Porto está mal, veja-se o caso dos galináceos que foram campeões com 1 ponto de avanço, e com o FC Porto de rastos na ressaca da conquista europeia, e mesmo assim tiveram que emprestar as chuteiras ao árbitro. Nós estamos noutra dimensão, na dimensão mundial, e a tão propalada falta de competitividade mais não é que o choro dos invejosos. É como ver o "altavista" a criticar o "Google", eles que aprendam e cresçam em vez de criticar o monopólio.

    Quanto ao MST, eu olho para ele como um adepto vulgar, ou seja, tem opiniões, umas vezes bato palmas, outras vezes chamo-lhe ignorante, mas uma coisa é certa, não dispenso a crónica dele aqui no blog e é daqueles que admiro pela frontalidade e maneira desempoeirada com que ataca os bananas da capital. Só por isso tem o meu eterno apreço... ah e também por ter escrito o Equador (livro da minha vida) ehehehehe


    Saudações a todos os blues, hoje estiquei-me um cadito :D

    ResponderEliminar
  16. Ah!! E parabéns pelo post tão interessante RCBC ;)

    ResponderEliminar
  17. Viva !

    RCBC, gostei muito do teu artigo.

    O teu texto levanta questões de fundo.

    Os amantes de futebol questionam-se sobre o futuro do futebol como os amantes do FC Porto se questionam sobre o primeiro nome do nosso clube. Um não vai sem o outro.

    Concordo com as palavras de Dragon Soul : "Como se consegue fazer tantas omeletes com escassez de ovos" ?

    O FC Porto alcançou uma projecção internacional que nunca nenhum clube português alcançou num contexto de concurrência altíssima.E com meios bem pequenos.

    Ora, o que é importante lembrar é o que o Porto, como o refere Dragon Soul, já nada tem a provar nem nacional e nem internacionalmente.

    O FC Porto nada deve a ninguém !

    O FC Porto só tem futuro pela frente .

    Uma das condições, para mais sucessos,quanto a mim, é deixar de pensar que os clássicos são decisivos ou especiais. Este complexo ultrapassado, o Porto ficará ainda melhor na Europa !

    Penso que a política de contratações não deixa de estar dependente do factor sorte. Veja-se o caso de Fabiano, antigo jogador do Rennes e do Porto. Ele é alcunhalado, hoje em dia, em Espanha, "O Fabuloso".

    A alcunha é bonita. Como escreveu Arnaldo Saraiva, algures, os brasileiros estão fazer entrar o Português em áreas onde nunca tinha entrado. Mesmo quando foi língua franca.

    O FC Porto teve grandes jogadores Brasileiros : Juary, Branco, Geraldão, Deco, Anderson,...

    Acho que na contratação dum jogador existe sempre o factor sorte... Talvez seja isto uma das componentes da magia do Futebol.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar