09 março, 2008

Morno... a caminho do «Tri»!!

Liga Bwin 2007/08, 22ª jornada
09 de Março de 2008
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 31.709 espectadores

FC Porto: Helton; Fucile, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Cech; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles (Lino, 90m); Sektioui (Farias, 72m), Lisandro e Quaresma (Mariano, 80m).
Não utilizados: Nuno, João Paulo, Kazmierczak e Adriano.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Académica: Pedro Roma; Pedro Costa, Orlando, Kaká e Cléber (Lito, 76m); Paulo Sérgio; Tiero (Ivanildo, 46m), Luis Aguiar, Nuno Piloto, Paulo Sérgio e Cris (Miguel Pedro, 46m); Joeano.
Não utilizados: Ricardo, Berger, Vítor Vinha e Edgar.
Treinador: Domingos Paciência.

Disciplina: cartão amarelo a Quaresma (70m), Lito (78m), Paulo Assunção (81m); cartão vermelho a Mariano (90m).

Golos: Quaresma (31m).

No regresso à liga Bwin, e no pós-traumático da passada 4ª feira para a Liga dos Campeões, estava bom de ver que, aparentemente, a visita da Académica ao Estádio do Dragão, seria o adversário ideal para o próximo jogo.

Admitia também que apesar do esforço suplementar do último jogo, a equipa não desaproveitasse a oportunidade para obrigar a que alguém pagasse a factura… no final, apenas uma vitória justa e merecida, ainda que pela diferença mínima de 1-0, no regresso de Quaresma aos golos.

Com o onze tipo já esperado, apenas com a alteração forçada pela lesão a meio da semana de Bosingwa, que não recuperou a tempo, tendo sido substituído por Marek Cech, foi um FC Porto a entrar em jogo a controlar as operações, ainda que a exibição fosse morna e tranquila, sem grandes correrias, num ritmo de treino.

O adversário limitava-se a entrar neste ritmo, mas sem nunca conseguir «cheirar» a bola, o que proporcionava um jogo lento e pouco apelativo, sem grandes motivos de interesse.

O golo acabou por surgir à passagem dos 31 minutos de jogo por intermédio de Quaresma que pela esquerda, flectiu para o centro, rematou forte com a bola a levar uma direcção meio esquisita, onde Pedro Roma pareceu mal batido, o que se agradece pelos motivos mais que óbvios. Estava consumado o regresso do «mágico» aos golos e 1-0 no marcador.

Até ao final dos primeiros 45 minutos, poucos mais motivos de interesse aconteceram, com o jogo a manter-se num ritmo de treino, mas não muito puxado, provavelmente em face do desgaste da noite europeia a meio da semana.

Para os segundos 45 minutos, e sem qualquer alteração no onze, continuou o domínio do jogo a ser integralmente do FC Porto, aqui e acolá com a Académica a tentar reagir à adversidade no resultado, mas sem grandes efeitos práticos, já que Hélton não passou de um mero espectador durante todo o jogo, apenas tendo que se aplicar para segurar bolas sem qualquer perigo.

Estavam guardados para os últimos 5 minutos de jogo, três momentos de forte alvoroço no relvado e que rapidamente se alastraram para as bancadas com os protestos veementes dos presentes por uma punição «estúpida e assassina» do cabeçudo pensante de serviço a este jogo.

Já quase em cima dos 90 minutos, o FC Porto dispôs de 2 grandes oportunidades para ampliar a vantagem, primeiro por Lisandro que de cabeça, depois de um cruzamento de Raul Meireles, não conseguiu desfeitear Pedro Roma… logo de seguida, e pelo mesmo Lisandro, nova oportunidade de golo, desta vez a remate, que voltou a não fazer alterar o resultado final.

Já no limite dos 3 minutos de desconto, e para azar de Mariano, o momento humorístico da noite que originou das bancadas um forte coro de assobios e protestos… numa disputa de bola com um adversário, ainda que possa admitir algum excesso de agressividade por parte de Mariano, este nunca, repito, nunca agrediu ninguém, nem sequer teve intenção de o fazer… o Cósm(ico) achou que sim e sacou prontamente do cartão vermelho. Uma decisão ridícula e estúpida, num jogo perfeitamente calmo e sereno.

Nos instantes imediatos, apito final para o jogo e a conquista de mais 3 pontos num jogo que foi morno, mas em que o objectivo principal foi conquistado, alargando a vantagem para o mais directo perseguidor que agora é de 14 pontos, quando faltam jogar apenas 8 jogos para o fim da liga Bwin.

E porque faltam só mesmo 8 jogos, 24 pontos em disputa, portanto, apenas necessários mais 10 pontos para a conquista do «tri», não queria finalizar sem vos deixar o meu mais intimo desejo: nos próximos 4 jogos (Leixões f, Belenenses f, Estrela da Amadora c, Setúbal f), era gerir a pontuação com muita mestria e sabedoria, fazer por «obrigatoriamente» não os ganhar todos?! e então sim, esperar pelo tal 5º jogo, caseiro, para dar a estocada final e com isso conquistar definitivamente o «tri»… mas porque raio ando eu a «sonhar» noite e dia com uma qualquer conjugação de resultados, não interessa qual, mas que possibilite uma chegada au-point a este tal 5º jogo? porque será? aceitam-se respostas!!

azul + : Paulo Assunção (VIPortista), Lucho, Raul Meireles e Quaresma.

azul - : Cech, Lisandro e Sektioui.

arbitragem: Cosme Machado (AF Braga), José Ramalho e Fernando Pereira. Tudo tranquilo e morno até ao minuto 90… eis então que um síndrome Cardosiano se apossou dos neurónios de tal cabeçudo pensante, e tendo visto sabe-se lá vem o quê, ora sai um vermelho directo para Mariano… por nada!! Afinal, e repensando a análise da última arbitragem europeia, entre essa e esta, venha o diabo e escolha.

30 comentários:

  1. Boa "redimição" de Quaresma sim senhor, eu sabia que hoje ele não ia deixar ficar mal ninguem, gostei de o ver. Lucho o melhor em campo (é o meu orgulho pah! lol), Licha já nem há palavras, uma palavra porém para Mariano que injustiça a expulsão, nao sei qual foi a ideia de aos 90' mostrar um vermelho directo por nada. Como sempre foi.nos anulado (mais) um golo em fora de jogo, começa a ser rotina tal como as nossas vitorias, nas modalidades que exibiram no placard so vitorias. E agora o complemento ao fim de semana mais que perfeito.

    Pela terceira vez esta época, na jornada seguinte a uma derrota do Porto, nós ganhamos, o slbosta empata e o spordem perde. E desta vez com um acrescimo: "Donde estas Camachito que te foste con los puercos?" Ca Ca Ca

    Um reparo apenas. Sodani hoje sim o ambiente esteve morno, com os adeptos da briosa sempre a cantar. Mal ouvi os SD do outro lado do estadio...

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Viva !

    Consegui ver a segunda parte do jogo.

    Os jogadores do Porto pareciam muito cansados no meio campo. Felizmente que não havia uma outra equipa em frente ( sem qualquer ofensa para a Académica /clube que gosto muito/ e respectivos adeptos ).Pareciam que estavam à espera do apito final.

    Lisandro foi para mim o melhor em campo nos 45 minutos que vi.

    Farias substituiu um Tarik completamente roto e deu maior consistência e velocidade ao ataque. Mas mesmo roto Tarik ainda sabe criar espaços.

    Gesto inadmissível de Mariano. Fez um gesto muito feio que desprestigia o Futebol e o Futebol Clube do Porto. Mariano devia saber que no Futebol a lei número um consiste em chutar na bola e não no adversário de maneira intencional. Que vergonha : Eu que vi o jogo acompanhado fui mais que alvo de risota !

    Mais uma Vitória é o que conta !

    Rumo ao Tri é o que conta !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  3. Mesmo que tenha sido gest feio, foi expulso como diz o blue, POR NADA! Aos 90' minutos quando no marcar dessa falta o arbitro acaba o jogo! Entre a de quarta e a de hoje é mesmo isso, venha o diabo e escolha!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    New post!http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ps. portomaravilha, de que zona de frança nos escreves??

    ResponderEliminar
  4. Cheguei h� algumas horas do Porto, mas s� agora abri o blog que n�o visitava desde a passada sexta-feira, por isso n�o li em tempo �til a �oferta� do Lucho, a quem j� enviei um mail, para um encontro no �porta 29�.

    Acontece que entrei directamente para o parque do Drag�o, mas antes de subir para o meu lugar, sa� para um �round up � pelo est�dio e, efectivamente, passei uns momentos pelo interior do �porta29�, cerca das 18h20.

    O jogo foi morninho com o Quaresma a marcar um bom golo, que soou a quase frango injusto para o P.Roma, dado que a bola parecia teleguiada, desviando na ponta final e, assim traindo o guarda-redes da AAC.

    O Lisandro, apesar de n�o marcar, e menos brilhante, continuou a �dar o litro�, mas a equipa parecia cansada, limitou-se a controlar, e controlou mesmo, o jogo dando-se ao luxo de falhar alguns golos.

    O Paulo Assun�o, como habitualmente, parecia um p�ndulo, sem oscila�es anormais, sempre no lugar da bola para fazer o corte e\ou passar a um companheiro. Espero que em breve tamb�m seja anunciada a sua renova�o.

    E, claro, fomos mais uma vez v�timas de um fora-de-jogo milim�trico que anulou um golo, al�m de, pelo menos um outro fj inexistente, e uma m�o de um defesa da ACC que nem �rbitro, nem auxiliar viram.
    Bem, depois, mesmo no final, o �colina�, ali�s cosme, �borrou� a pintura com um crit�rio novo que levou �quela expuls�o rigorosa do Mariano, sobre o qual, em minha opini�o, j� tinham feito falta.

    Enfim� para j� deix�mos o segundo a 14 pontos. E espero estarmos a caminho da Dobradinha.

    ResponderEliminar
  5. O Sr. Cosme Machado no lance do Mariano abusou do deixa andar com Mariano a sofrer sucessivas faltas e depois respondeu... Mas este é um árbitro fraco com tendência para buscar protagonismo e boas criticas da imprensa Sulista. E naquele momento não hesitou. E pensou, aqui está o lance ideal para em pleno drgão expulsar um jogador do FCP e cair nas boas graças dos cartaxanas, manhas e afins...

    Nada nos abate, o tri é já ali caramba!!

    O típico mouro é um colega de trabalho q aqui tenho, na quinta feira gozou cmg o dia todo, na sexta meio envergonhado ficou mt tenso por o quase ignorar e hoje não veio trabalhar. Ai q azia anda por aqui em alguns corpos...

    ResponderEliminar
  6. jdm:

    a essa hora eu estava lá:) foi pena.

    Não sou assim mt parecido com o Lucho verdadeiro... senão ainda me reconhecias:) mas fica para a próxima

    ResponderEliminar
  7. Jogo insosso, que nem o golo do nº7 me "arrancou" um sorriso...

    :(

    ResponderEliminar
  8. O tri está garantido!!

    A cereja no topo do bolo era fazer a festa em casa contra as Galinhas e se possivel com uma goleada bem demonstrativa da nossa enorme superioridade.

    O jogo de ontem, infelizmente, foi o que eu esperava. A vantagem é larga, o cansaço de Quarta-feira ainda pesa nas pernas da equipa e a gestão de esforço também foi táctica.

    Salvou-se o golo de Quaresma.

    Mais uma expulsão ridicula!!!

    http://circodaluz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Esse será o eu próximo jogo :)
    Já há data ao certo ?

    ResponderEliminar
  10. O FCP vai festejar o tri no dia 6 de Abril na recepção ao Estrela da Amadora. Esta é a minha previsão. E eu lá estarei.

    ResponderEliminar
  11. Isso parece-me querer dizer que o FCP x slb é bem lá para o final da época... , não é ?

    ResponderEliminar
  12. Este não seria o jogo para jogarmos bem. Vencemos com naturalidade e vamos continuar a vencer. Quanto mais depressa chegarmos ao Tri, melhor... Quantos mais pontos tivermos sobre a concorrência ( ? ) melhor ...
    Depois é rodar os jovens preparando já a próxima época.
    Mariano expulso, porquê? Mesmo com este avanço todo continua a perseguição, dois foras de jogo mal tirados, enfim...

    ResponderEliminar
  13. Convenhamos que era difícil devido à quarta-feira negra fazer melhor.
    E agora que fazer para mobilizar a Nação portista? A coisa não está fácil é preciso que todos; jogadores,tecnicos, adeptos e Sad, encontrem novos factores, para que principalmente nos jogos em casa, não seja como ontem. O ambiente esteve muito morno.Queremos e temos de ter no Dragão festa em todos os jogos.Nós os fieis,merecemos!
    Estive no porta 29 eram 18,35 não encontrei lá ninguém. Sou eu que não conheço o pessoal ou a essa hora já ninguém lá estava?
    Quem o puto da foto? é o famoso júnior com o gorro da sorte?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Heli , exactamente o FCP-SLG é no dia 20-4,às 16h, na sua e nossa casa, segundo consta no site q vê:

    http://www.lpfp.pt/bwin_Liga/Pages/Jornada.aspx?epoca=20072008&jornada=27

    Está tudo alí,é só mudar a Jornada N°,tanto p'rá frente como ao invés.
    Felicidades, muito sinceramente !
    Enquanto "elas" se esgadanham lá na capoeira delas,umas às outras, nós seguimos ávante!!!

    ResponderEliminar
  15. Obrigada :)
    Olha que excelente notícia: 16,00H ?!!
    Um jogo que promete a uma hora fantástica...
    Lá vai o timing entrar em contagem decrescente :D

    ResponderEliminar
  16. Meus caros, nem antes, nem depois... eu quero conquistar o «tri» no tal 5º jogo... e só espero que «eles» me ouçam para que seja uma festa d'arromba, com direito a «cabeçudos» e tudo... mai'nada!!!

    Depois, é assim, não se fiem nas noticias por esta hora do site da LIGA nem de outro qualquer... até que a jornada de aproxime, por defeito, o horário de todos os jogos é sempre ao domingo, pelas 16h00... até que chegada a jornada, 1 semana antes, é feito o respectivo alinhamento televisivo e não só de todos os jogos... por isso, é que a jornada começa à 6ª e termina à 2ª... vero?

    No entanto, dia 20 de Abril ou outro qualquer... lá estarei «in loco» para assistir a mais uma festa de gala do Dragão «tri»campeão, com direito ao merecido bónus: recebermos a visita dos bombos da festa, ou passe a expressão, dos «cabeçudos :D

    ps1 - DragãoVilaPouca e jdm.dragão.lisboeta, a porta 29 é paragem obrigatória... mas as pessoas não se conhecendo, é dificil para não dizer impossivel reconhecer quem quer que seja... há contudo formas de... uma ligação telefónica na hora e local certo, ia mesmo a calhar, não? Para o próximo em casa (EAmadora), temos de combinar isso.

    ps2 - Ta_8... sorry, sorry... atrasei-me na voyage e só lá cheguei às 18h30... sorry, sorry... já te tinhas posto a milhas :D fizeste bem :D

    ps3 - Dragão VilaPouca, não, a foto do miúdo não é do Júnior.. foi só uma imagem do jogo de ontem onde habitualmente as vou raptar que achei muito interessante ser postada, porque mostra que o FC Porto deixou há muito de ter faixas etárias... hoje, eles escolhem os que ganham, e quem ganha, somos nós!!!

    ResponderEliminar
  17. Dragâo Vila Pouca, talvez nem seja preciso "movilizar" o pessoal, pois tudo aparecerá no sitio certo e à hora em ponto, já que estamos aliados nesta uniâo permanente que cimenta a nossa força ! Todos queremos este TRI... e outra coisita mais que nos espera lá no Jamor !

    ResponderEliminar
  18. Boas,

    Morno não...foi mesmo um jogo quase gelado, mas nem outra coisa seria de esperar, depois do cataclismo de 4ª feira passada...

    Sem grandes brilhantismos, mas com o domínio integral da partida, num jogo de sentido único que nos coloca cada vez mais perto desse desiderato: a conquista do 2º TRI da história do clube!

    O desafio, a partir de agora, é mesmo motivacional, pois todos nós sentimos que é apenas uma mera questão matemática k nos separa da festa de arromba. Pelo andar da carruagem, seremos campeões bem mais cedo do k o esperado.

    Tnho sérias dúvidas k se chegue ao confronto com os encarnados, em condições de garantir o título. Com a mediocridade k impera por território luso, não me admirava nada se nas próximas 3 jornadas, em caso de vitória da nossa parte, fossemos proclamados oficialmente CAMPEÕES...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  19. Blue, no prob! Ja sabes como sou depois de quarta viste que chega a uma altura e la tenho de ir eu cheirar o ambiente... Ontem nao se podia pedir mais, a jogar a equipa praticamente toda que jogou na quarta os 120 minutos, nao se podia pedir mais, alias fiquei muito contente com a exibição de ontem para o cansaço que se via nas caras de todos os jogadores... O golo de Quaresma festejei.o bem porque achei que ele ja devia marcar um golo há uns tempos e alias ele tinha de se redimir do falhanço de Quarta... Mal ouvi os Super e ja sabem se nao forem eles a puxar tambem nao é uma pessoa sozinha nas bancadas que vai começar a cantar à parva n'est ce pas?

    Para mim e um bocadinho ao desagrado, o titulo vira matematicamente antes do slbosta no dragão. Talvez com o Estrela. So espero que seja pelo menos num jogo em casa em que eu possa estar presente. Se for contra as galinhas pah, vou por o meu melhor cachecol pintar a cara, prevenir a garganta com mebocainas e vou.me rebentar toda naquele estadio!
    Bamos ber bamos ber...

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Olá Lucho, não me leve a mal, mas deixe a festa para dia 20, siiiiiiiiim ?!!! Eu não quero ser mazinha, mas eu também gostava - e muito - de fazer parte dela :)
    E sendo a um domingo, não há desculpa para chegar em cima ... está bem ?!!

    ResponderEliminar
  21. Vejam as diferenças de mais 1 fim de semana glorioso:

    PORTO

    futebol (fcp-1-acad-0)
    andebol (alav-19-fcp-37)
    basket (barr-82-fcp-83)
    hoquei (fcp-14-our-1)

    BENFICA

    futebol (slb-2-Leir-2)
    voleibol (slb-2-guim-3)

    SPORTING

    futebol (guim-2-scp-0)
    futsal (belen-4-scp-2)

    HÁ coisas fantásticas não há?

    ResponderEliminar
  22. Um jogo morno mas que era dificil pedr mais motivação face a tudo o que se passou na quarta e até á postura do adversário. Ganhamos é o importante cada vez mais perto do TRI.

    abraço

    www.fcporto-blog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Epa, o jogo foi mesmo morno, vitória do Porto, exibição descolorida, enfim... mais 3 pontos é o que importa :) e foi bom ver que estava tudo de boa saúde na porta 29 ;)!! E tal como eu previa, cheguei ao meu lugar anual e já lá estava um artista a modos que abancado à grande e pronto lá tive que dizer que aquele lugarzinho é pago por mim com muito esforço!! Venha o próximo jogo no Dragão, e já não vejo a hora de ser campeão!!

    ResponderEliminar
  24. Lucho, delicioso pormenor esse, lol

    ResponderEliminar
  25. A SAD do F.C. Porto esclareceu esta tarde a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que ainda não renovou o contrato que a liga ao técnico Jesualdo Ferreira.

    Este esclarecimento surgiu no seguimento de um pedido da própria CMVM. A SAD azul e branca admite a existência de «contactos» para prolongar a ligação com Jesualdo, mas que ainda não foram concluídos «os termos da renovação, nem tão pouco formalizado qualquer tipo de acordo».

    ResponderEliminar
  26. A capa da edição do norte do Jogo hoje é aquilo que eu gostava que todas fossem. Puseram de lado o caso Camachito e deram destaque ao Vitória de Guimarães, que ontem deu um show de bola autentico com casa cheia! Uma capa justa no minimo. Gostei de ver!

    Hum entao mas sai renovaçao ou nao sai renovaçao?? Mau Mau Maria!lol

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    new post! http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Viva !

    Continuo a pensar que o Mariano não só fez um gesto feio mas como também inútil. Foi pois, por consequência, um gesto degradante para o meu Porto.

    Mariano foi carregado, sofreu faltas mas nada pode justificar o pontapé dado a um adversário ! Ser jogador do Porto é ser maior ou não ?

    Gostei muito da fotografia do menino . E que vou fazer circular. Está muito bela, quanto a mim. Isso só dá maior grandeza ao estádio do Dragão. Aqui é impossível ir ver futebol com crianças.

    Esperemos que não sejam gestos como os do Mariano que vão fazer fugir a pré-juventude do futebol.

    Ta8 : Para responder à tua pergunta: Moro na região da Ile de France. Mas estou mesmo no limite com a Normandie / 9 km ou 10 Km mais ao menos ( para o pior /falta de comunicação e infrasturas / e o melhor/ a verdura e tranquilidade).

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  28. Exibição morna que deu para o gasto...

    Aproveitar a ocasião para parabenizar todos os membros desde blog, referência para todos os Portistas.
    Que o nosso porto continue a dar motivos (bons de preferência) para tão boa qualidade "bloguistica"...

    Bem Hajam e Bibó porto

    ResponderEliminar
  29. Ah Ile de France! Eu perguntei porque dentro de 2 semanas vou para Paris (argenteuil mais precisamente) e gostava de saber afinal em que França vivias tu que tiveste tanto tempo sem net num pais que se proclama sempre o melhor. isto que ate parece discurso do Orelhas. lol

    Anitah bem vinda! Ja disse tudo o que tinha a dizer no teu blog!

    E olha o gesto do Mariano explicou.o ele na sua declaraçao que foi do mais honesta que pude ouvir um jogador expulso dizer. E eu acredito nele. E aquele cosmico devia ir era rever o lance do Lito em que so mostrou um amarelinho pela tesourada ao Lucho e depois sai.se com um vermelho directo assim a 5 segundos do final do jogo. O gesto pode la estar, mas ha que haver coerencia de decisoes quer.se dizer...

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar