07 março, 2008

Será sorte, será azar?

Corre, corre levemente
Num campo sem fim
Será sorte, será azar?
Sorte não é certamente e nunca vi azar assim…
Dei-me conta… já não estávamos na Champions League.

Nem sei o que dizer... um sonho perdido no meio de tanto azar!
Jogadores empenhados, ambiente morno e falta de concretização de golos! Que se passou?
Uma noite onde a esperança reinava, um sonho perdido por golos não marcados. Uma fé que não se mostrou durante o jogo todo.
Foi azar? Foi falta de motivação por parte dos adeptos?
Que se passou ontem no Estádio do Dragão?

Por um lado apetece-me dizer que foram os “6 milhões” que estavam de olhos postos no jogo e a agoirar o FC Porto. As bolas teimavam em não entrar! Golos falhados que ninguém falha! Como é possível? Para a próxima temos de mandar fazer um exorcismo ao campo…

Por outro lado fiquei triste com a prestação dos adeptos?
Onde está a minha gente que canta do inicio ao fim?
Que incentiva a equipa minuto a minuto sem se cansar?
Onde estiveram ontem os adeptos? Onde estiveram as claques? Pouco ou nada se ouviam! Tiveram alguns momentos de motivação, sim! Mas poucos!
É necessário mostrar à equipa que estamos com eles nos bons e nos maus momentos!

Um adepto não é um mero simpatizante do clube! Um adepto deve ter força suficiente para dar força ao seu clube! Deve gritar, cantar, incentivar os jogadores! Deve dar-lhe força para fazer melhor. Deve incentivá-los a jogar com garra e deve sobretudo mostrar que é por eles que os adeptos existem!

Os jogadores têm de sentir energia positiva do lado de fora do relvado. Devem sentir o calor dos adeptos. Só assim se sentem capaz de lutar, lutar e continuar a lutar pela sua equipa! Se os adeptos não incentivarem, então para quê lutar pela equipa? Para quê mostrar garra? A todos os adeptos lanço um desafio. No próximo jogo, vamos mostrar e dar força aos nossos jogadores! Vamos gritar, cantar e apoiar com garras e fogo de dragão!

Foi triste o desfecho das Champions League. Mas temos de levantar a cabeça! Fomos a única equipa portuguesa que chegou aos oitavos de final! Temos orgulho no que somos! Temos orgulho de chegar onde chegamos! Temos ainda muito que mostrar!

Saudações azuis e brancas da,
Sodani

25 comentários:

  1. disseram me de fonte segura que o Jesuado nao vai ficar...disseram me antes do jogo alias , ao pe do estadio. E agora?quem sera?Peseiro?FSantos?Queiroz?

    Temos que começar a perspectivar o que ai vem

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Estilhaço,

    infelizmente não estive no Dragão, mas aquilo que vi na televisão não me quis parecer aquilo que esperava. Já vi jogos com muito mais garra por parte dos adeptos. Dia 11 de Dezembro, os adeptos foram incasáveis no dragão! Tive orgulho em pertencer a uma massa associativa assim! Inclusive escrevi no blog dois dias depois "Esta é a minha gente"...

    ResponderEliminar
  3. Eu estive em casa e não fui ao Dragão. Mas pareceu-me q o apoio terá sido incansável. Estiveram ao lado da equipa até ao fim. O público tb foi valente.


    Do mister acho q fica...

    Mas se n ficar temos aí o Mourinho:)

    ResponderEliminar
  4. IMPORTANTE:

    Levantar a cabeça e esquecer essa noite. Há coisas por ganhar.
    Há q vencer a Académica.

    Domingo apareço no porta29.

    ResponderEliminar
  5. Ó Sodani, desculpa lá, mas carinho e apoio foi o que não faltou à equipa. Não foi por aí que o Porto vacilou...

    Aliás, salva de palmas com que a equipa foi despedida, mesmo após uma eliminação dolorosa, é demonstrativa do apreço k os adeptos sentiram pela exibição...

    Agora, o orgulho de ser portista, a mim ninguém me tira, mas confesso k não estou rejubilante por termos chegado aos oitavos da Champions. Almejava mais, merecíamos mais e deveríamos ter tido mais...

    Assim, a descrever a participação azul e branca na Europa, usaria o termo decepcionante. Para mim, foi. Com uma equipa destas, repleta de excelentes jogadores, o Porto teve uma oportunidade de ouro de chegar, pelo menos, aos quartos...e quem sabe, mais além...

    Para o ano, com as previsíveis saídas de alguns dos peso-pesados da equipa, a tarefa será muito mais difícil...

    Mas sim, pese tudo, existem duas competições para vencer. Apoio não faltará, estou certo. Começando já por Domingo!

    Abraço,

    ResponderEliminar
  6. Faço minhas as palavras dos comentários anteriores,não faltou apoio.Agora a pressão era muita, o coração batia desalmadamente e nós nem nos apercebiamos.Pelo menos foi esta a sensação que tive.
    Domingo lá estarei, não quero desta prometer nada, mas se for possível passarei na porta 29

    ResponderEliminar
  7. Não me pareceu que o ambiente estivesse morno, o que me pareceu foi que o golo tardou em chegar e com isso muita gente podesse não acreditar que poderia ser possivel dar a volta ao jogo. Eu sempre acrediteimesmo qaundo estavamos com menos um jogador.
    Ganhamos um jogo com sabor a derrota e muita azia, mas alguem vai ter que pagar isso, só espero que os jogadores entre em campo no Domingo e arrumem a Academica e se for possivel com muitos golos.

    Quanto ao treinador ainda é cedo para falar sobre isso já que temos um campeonato e uma taça para ganhar, mas se ele não ficar Pinto da osta já sabe à muito quem é o proximo treinador campeão pelo F. C. Porto na proxima epoca.

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  8. Acho que é a primeira vez que vou discordar de um artigo aqui...

    Ambiente Morno?!? O Publico não apoiou o suficiente?

    As vezes nos jogos por transmissao televisiva parece que nao mas o ambiente de quarta no Dragão foi do melhor que ja vi. Do principio ao fim foi de arrepiara, os alemaes sempre a serem assobiados, sempre todos a puxar pela equipa, Eu perdi a conta à quantidade de vezes que cantei e berrei "Allez Porto Allez nós somos a tua voz" Disso ninguem se pode queixar desculpem.me!

    Mesmo antes dos penaltis, o momento de cantar e erguer os cachecois a cantar "Oh meu Porto que da eterna mocidade" e os filhos do dragão e o "Esta vida de dragão só dá campeão"

    Nao nao, o publico esteve ao mais alto nivel! So espero que Domingo nos gastemos todos outra vez!

    Sodani pergunto.me onde viste o jogo?

    Jesulado não vai ficar? Nao lancem ja nabos para a pucara. Ca para mim fica mais uma epoca. Quer dizer no outro dia tinha tudo pa renovar agora ja nao quer ficar? Pffff BALELAS como se diz na minha Amadora!

    ResponderEliminar
  9. Ah by the way, new post! Passem la minha gente!

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Domingo há efectivamente que apoiar a EQUIPA.
    Eu, que por razões profissionais e sociais não me tenho podido deslocar ao Dragão nos últimos jogos, vou comparecer no Domingo.

    São 300 e tal km para cima e outros tantos para baixo, mas como estou disponível e sem compromissos vou querer marcar presença e aplaudir a EQUIPA, por muito triste que tenha ficado com a eliminação da Champions.
    Aconteceu Futebol (não embarco em vitórias morais) e, para lá do azar, da épica exibição do Neuer, ex-apanha bolas da FINAL de há quatro anos, e da falta de eficácia da nossa parte, etc., etc., a verdade é que continuamos a ser os MELHORES, os únicos em Portugal com verdadeiro estofo europeu de 1ª DIVISÃO. Isto, para lá de sermos um Clube ganhador na generalidade das modalidades, como muito bem tem documentado o LUCHO nas suas crónicas\reportagens aqui no blog. Aliás, mesmo só no FUTEBOL já somos o MAIOR, para lá de o MELHOR clube em PORTUGAL, isto é, somos o Clube com mais títulos oficiais somando todos os escalões (desde os mais jovens até à equipa sénior).

    Afinal, estamos muito bem habituados, por isso, a dor é intensa quando não alcançamos os objectivos finais, por muito difíceis que se possam constituir, como ganhar a Champions. É uma questão de mentalidade GANHADORA, que outros desconhecem, para sua (deles) infelicidade, gerando apenas INVEJA, ÓDIO e TENTATIVAS DE "ASSASSINATO", frustrados, bem se vê...Que continuem tristemente assim, se quiserem!!!

    Agora, a nós, cumpre continuar a caminhada para o TRI com o maior número de pontos possível e atacar a DOBRADINHA vencendo as meias-finais e, posteriormente, quem quer que seja da segunda circular, no Jamor, em Oeiras.

    Força FCPORTO!!!

    ResponderEliminar
  11. Viva !

    Tenho pois a net em casa. Desde ontem à noite. É outra coisa : Poder escrever com um qwerty e,também, sem estar a olhar para o relógio porque a assinatura na net boutique começava a ficar cara. E, ademais, agora, já não tenho que respeitar horários.

    Mais uma vez, um obrigadão à família portista que nunca duvidou das minhas palavras !

    Estilhaço, se houvesse um fornecedor de acesso com nome Azul e Branco claro que optaria por ele.

    Blue Boy, por agora ainda não tenho identificador no navegador do Orange. Desde que tenha mando-to. Continua,pois,por enquanto a escrever para o aolneuf porque é aí onde está a minha agenda.

    Sodani, desculpa esta "aparte".

    Eu acho que se ouviam bem os adeptos do Porto nas bancadas. Coisa importante : O comentador da sport+ focou o seguinte: O número de mulheres presentes nas bancadas. Bem superior ao que se pode ver nos estádios franceses.

    Eu lá vi o jogo no "Café des Sports" cujo patrão, nascido em Esmoriz, é um Portista ferrenho. Só dizia : Se o Porto marca um golo você não grita, por favor, por causa dos vizinhos. Mas eu gritei na mesma e acho que ele também.

    É verdade que o desfecho foi triste e que o Porto tinha equipa para ir mais longe, quanto a mim.

    Agora é vencer o que há para vencer e para o ano lá estaremos de novo.

    Só espero é que se guarde o mesmo treinador . Saídas ou entradas não me preocupam muito. Não é o Porto um Porto ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  12. jdm dragao lisboeta e dragao vila pouca:

    Se se quiserem encontrar com o pessoal do BLOG no café porta 29 do estádio antes do jogo enviem email para o blue boy ou até para mim (ver na minha página de blogger) e depois enviamos o nosso nº de tlm para entrarmos em contacto.

    ResponderEliminar
  13. Caros amigos,

    creio que não me expliquei bem no meu post... o que quero salientar é que já vi jogos em que os adeptos gritaram e cantaram muito mais que na passada quarta feira.
    Vi o jogo no canal 1 e das duas umas ou a minha televisão tá a dar o berro ou entao ñão estava a receber o som como deve de ser.
    É verdade que cantaram, gritaram, assobiaram, e tudo o mais... não estou a dizer o contrario, nem o poderia fazer. Mas já vi jogos com mais entusiasmo... é so isso...

    saudações azuis e branca

    ResponderEliminar
  14. Lucho: o problema é que eu vou com uns amigos e chegamos muito em cima da hora, no entanto se tiver tempo lá estarei.Ah, no intervalo estou sempre na bancada poente, junto ao bar da Nestlé.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Ora pois bem então,

    (B)amos por partes... se bem entendi, a nossa Amiga Sodani queixa-se, entre aspas, de um suposto «ambiente morno» no Estádio do Dragão na passa 4ª feira.

    Na minha perspectiva, tem razão e não tem, ou seja:

    TEM, pq eu já vivi «neste» Dragão, noites muito mais barulhentas e excitantes no que toca a ambiente do que a da passada 4ª feira, mas onde o resultado ajudou e de que maneira a criar esse ambiente terrivel e bem sonoro;

    NÃO TEM, pq de facto, tb não foi assim nenhum ambiente de «velório» passe a expressão, o que houve sim e poderá ter provocado alguma ilusão sonora para fora, foi que o resultado não estava onde todos o queriamos e com isso, com o passar do tempo, a maioria, eu próprio incluido, senti-me compenetrado no jogo, no resultado, no tempo a passar, na bola que não havia maneira de entrar, etc, etc... agora, no prolongamento e antes mesmo dos penalties, o ambiente nas bancadas ao som do nosso hino das «origens», foi qq coisa de arrepiante e inesquecivel.

    Portanto, é mais ou menos isto... tudo somado, foi um ambiente excitante, mas não arrebatador, se me faço entender... para isso, eram preciso que as bolas tivessem entrado e com isso, tudo surgia naturalmente por arrasto.

    ps - mas o que vale é que Domingo tá já ali ao virar da esquina... que chegue rápido... Porta 29, tamos lá!!

    ResponderEliminar
  16. Estilhaço,

    está combinado! ;P

    ResponderEliminar
  17. Lolol a velha senhora realmente canta umas letras que as vezes nao se percebe... Aquela parte do" Oh campeão o teu passado e a parte a seguir do livro de vitorias sem igual, parece que ela diz "Oh campeão o teu passado é um livro «gordo» de vitorias sem igual" mas a musica é bem bonita e nao se compara com a tal das "Papoilas saltitantes" e a da "rapaziada gritem todos comigo". Este acaba por ser um hino ao clube e à Cidade o que fica muito melhor!:)

    Hei Domingo Porta 29, ha é que ver uma hora senao depois so aparece la eu e o blue e assim nao tem piada minha gentxi!

    ps. Blue o meu pai ja me disse "Ah tas a gastar muito dinheiro, vais la domingo?" eu disse.lhe, no meu tom mais refilona e o tom mais frequente lol "Primeiro eu nao vou deixar de la ir quando perdemos antes de ontem e segundo tens bom remedio, o proximo fim de semana que me visitares à Invicta vamos os dois à loja do associado e fazes.me socia" ao que ele respondeu "começo a achar que é melhor é!" Ah Ah mission acomplished!:)

    Sodani, posso perguntar de onde escreves?

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    New post! Passem la minha gente!
    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. É isso tudo Ta_8... tal como te dizia, com o que gastaste nos últimos 2 jogos que foste ver ao Dragão, já dava para o cartãozinho anual só pró campeonato que eram nada mais, nada menos que 15 jogos, entendes?

    É como te disse... tens de o saber levar e dizer e tal e coisa que afinal, para que é que ele quer o dinheiro? o dinheiro é para se gastar, carago :D

    O jogo é as 19h00 de Domingo... por isso, tipo 18h tasse bem (digo eu) ou talvez um nadinha mais cedo.

    ps - o Amigo Estilhaço e o Junior estavam lá dentro do coffee, eu é que me atrasei um nadinha e qd cheguei, tu já tabas assim meio que eléctrica e com pressa para entrar e ir sentir o ambiente... mas para a próxima não escapas :P

    ResponderEliminar
  19. Amigo Estilhaço, quer-se dizer... mas agora queres que o nosso Palco das Emoções se torne num Karaoke Party? :D

    ResponderEliminar
  20. Amiga Sodani, é bom que começes a encher o mealheiro, pq a brincadeira vai-te sair cara... não falo por mim, pq eu sou Sumólico, mas do resto, não digo nada :D

    ResponderEliminar
  21. Ah tavam la?? Pois sabes que naquela altura a so faltar meia hora eu tinha de andar ate ao lado nascente, entrar passar pelas pessoas, descobrir o meu lugar, por de joelhos e rezar as minhas preces. Pois eu era catequista antes de vir pa Invicta, so desisti por falta de tempo sou ultra catolica!lol embora nao tenha resultado muito mas rezar nao faz mal nao é?

    Eu que costumo tar uma hora antes no meu lugar agora ve tava em pulgas!lol

    Entao domingo às 18 la estarei! Ainda nem comprei bilhete tenho de ir la amanha de manha!:) La se vao 15 eurinhos!lolol Mas é pa boa causa!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Pessoal, no Domingo lá estarei, porta 29, back to business, e com a minha presença a goleada é garantida... ou não :D

    Se calhar já me ocuparam o lugar anual e ainda mato alguém ehehehe

    Saudações a todos Blues

    ResponderEliminar
  23. Dragon Soul, já não era sem tempo carago... até estava a ficar preocupado que a gripe não fosse daquelas passageiras :D

    ResponderEliminar
  24. Caríssima Sodani.

    No comentário ao jogo deixei uma alusão relativamente ao apoio que foi dado por parte do publico à equipa e na minha opinião e de quem viu o jogo comigo, o apoio foi fantástico para quem estava debaixo de uma tensão tão grande como naquele jogo...

    Vi o jogo com espanhóis, italianos etc e eles ficaram deveras surpreendidos com a massa adepta do nosso FCP, com os cânticos, com o barulho e o entusiasmo e com a entrega num jogo daqueles.
    (Eu parecia um tolinho, por isso o ponto de comparação comigo seria sempre favorável aos adeptos, lol...)

    Mas pronto. Como boa portista, queres sempre mais e mais... Esse é que é o espírito. Como já li por aí algures no blogue, houve gente que saiu a falatarem 10 minutos para o fim (sinceramente não me apercebi de nada) devia de ser irradiado de ir ao dragão.

    Dragão que é dragão luta até ao fim, tal qual o Lisandro...

    Saudações azuis brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  25. Vou deixar de passar por cá nos dias antes dos jogos...

    É que vocês conseguem meter-me raiva com essas combinações para os jogos... :S

    lol...

    Aproveitem muito e saiam do dragão com mais uma vitória... E não se esqueçam de aplaudir de pé os nossos meninos... Eles merecem...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar