20 março, 2008

Liga Bwin... a dobrar!!

A convite do caríssimo bLuE bOy, o presidente do blog, é com muita honra que escrevo estas próximas linhas num espaço de discussão ímpar da NAÇÃO azul e branca, o qual já acompanho faz algum tempo.

A todos os habituais cronistas, que muito prezo, não só pela superior qualidade, mas também pela diversidade, de ver, sentir, analisar e amar o nosso FC Porto, quero desde já pedir desculpa pela intromissão... prometo que não volta a acontecer :D

Dito isto, vou explanar logo aqui abaixo tudo aquilo que me vai na alma.

Pelo que tenho lido aqui por estas bandas, tenho sentido um sentimento vacilante por parte da grande maioria dos Portistas. Tal repercute-se na forma de sentir, como vai o nosso campeonato. Claro que todos nós sentimos um enorme orgulho pela forma fácil, confortável e tranquila que semana após semana, o FC Porto passeia e espalha a classe e o bom futebol nesses estádios por esse país fora, sendo que a recompensa são os inevitáveis 3 pontos ao final de cada jogo e o aumento da diferença pontual em relação aos perseguidores e uma satisfação inigualável.

Ninguém mais do que os Portistas gosta de vencer… ninguém mais do que os Portistas gosta de dar baile aos clubezinhos da mourolândia… ninguém mais do que os Portistas gosta de trocar capas de jornais por troféus a sério.

Por outro lado, sinto que os Portistas (eu incluído) andam um pouco aborrecidos com as facilidades que nos têm sido concedidas ao ponto de parecer que o campeonato é uma competição de segundo plano que estamos a disputar e ganhar, como se fosse algo de mera obrigação, sem com isso dar o devido valor à maior prova de Portugal, dando-o sim por vezes, à Taça de Oeiras como lhe chama o nosso Presidente, ou a outra «treta» qualquer.

E isto acontece porquê??? São pontos a mais é fácil de mais!!! É tempo a mais à espera de vencer algo que é um dado adquirido faz tempo.

Sendo assim tenho algo para apresentar a todos vocês!

Visto que a espera pela glória se tem tornado penosa por ser tão longa, proponho uma alteração aos moldes do campeonato Português. Em vez de um, passaríamos a ter DOIS por ano!!! E porquê?

Principal motivo: comemorar duas vezes sabe sempre melhor do que uma e os Portistas não se cansam de comemorar!!!

Assim sendo acho que a solução a adoptar seria a seguinte e tomando por base parte o campeonato Escocês.

-Reduzir o número de equipas no principal escalão.
-Fazer dois campeonatos um de Inverno e outro de Verão.

Se o principal motivo acima descrito é o mais saboroso (vencer e vencer e vencer…), outros também o seriam. Bem sei que com esta medida, seria criar uma elite de clubes, mas traria as suas vantagens.

Assim sendo, o nosso campeonato passaria a ser disputado por equipas com melhor qualidade, por equipas que poderiam dar mais um pouco de aperto e luta, e até alguns crónicos ditos grandes podiam até descer de divisão… mas não só, o grave problema do FC Porto passa por não ter receitas para poder lutar com alguns tubarões da Europa, sendo que assim iríamos ter mais receitas, na medida em que o bolo das transmissões televisivas seria a dividir por menos, o campeonato português seria mais cobiçado internacionalmente e teríamos mais jogos emocionantes para encher mais vezes o estádio.

Os «outros» lá da segunda circular e os pasquins de Lisboa também concerteza concordariam. Isto porque, podiam sempre sonhar duas vezes em poder ser campeões (salvo seja, por proferir tal barbaridade).

Para o Benfas do Orelhas, seria mais fácil querer recomeçar os ciclos, pois tornava a sua periodicidade menor e troca de treinador visto que esse é o período de duração médio que eles duram no Benfas, iludir-se e iludir com contratações fantasiosas de americanos e chineses, ele que tanto apregoa aos quatro cantos do mundo que vai fazer dos rosinhas a maior equipa da Europa.

Para os gatinhos sem garras, que vivem na eterna esperança do «para a próxima é que é…», sempre era mais fácil, pois assim recomeçam a acreditar duas vezes por ano, além de que as diferenças pontuais para o FC Porto podiam assim ser inferiores a 20 pontos em cada campeonato, visto haver menos jornadas.

Para os pasquins, seria «ouro sobre azul», não porque eles fossem falar do FC Porto, mas porque assim podiam continuar a impingir a esse bando de acéfalos o que bem lhes apetecia duas vezes por ano, logo venderiam mais jornais, visto que para esse bando de energúmenos (jornalistas e directores de jornais), a palavra do Orelhas é como a palavra do Senhor e se a fé alimenta paixões, por isso também deve vender jornais (e que jeito isso nos têm dado…).

Assim proponho para Portugal um género de liga Bwin, com um toque de liga Intercalar…

Saudações azuis e brancas,
Carlos Pinto.

7 comentários:

  1. Caro Carlos Pinto,

    a ideia parece muito interessante mas a verdade é que, chamem-me conservador, eu prefiro nos moldes em que está, e penso que para a nossa participação na Champions isso até seria prejudicial, pois é necessário haver momentos de competição menos intensa, no nosso campeonato, para termos frescura física na champions. Mas acima de tudo, e como eu já comentei nuns posts atrás, eu não me preocupa a falta de competição no campeonato, eu quero é ver o FC PORTO ganhar e isso tem acontecido nos moldes actuais, daí que tenha algumas reticências à mudança. Mas admito que tudo se tornaria mais interessante!!

    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Ná! Eu cá não ando nada aborrecido:)
    Compreendo k a prova se torne monótona para quem vem atrás, mas para nós, k vincamos semanalmente a nossa diferença qualitativa, é a mesma coisa...

    Prefiro, sinceramente, esta forma menos sofrida de vencer um campeonato, pois comprovamos que a distância k nos separa da concorrência é enorme...

    Sinceramente, não me parece k a adopção do exemplo escocês trouxesse benefícios ao futebol tuga. Tb lá, bem vistas as coisas, a monotonia e as diferenças de qualidade são abissais. É sempre Celtic e Glasgow, sabendo-se de antemão k o campeão será um deles...

    O futebol português precisa, logicamente, de uma mexida. Mais profunda. Mais estrutural. Qual? Não faço ideia. Não me parece k padeça apenas de um mal...

    Uma boa solução, talvez, passaria pela criação de uns play-offs, com os 8 primeiros a degladiarem-se em eliminatórias até à final, numa especécie de reedição interna do modelo da Champions. Logicamente que a emotividade seria bem diferente, pois privilegiar-se-ia o momento de forma em detrimento da regularidade exibicional...

    Carlos, os meus parabéns pela estreia nestas lides, e ficam os votos de que não seja a tua última intervenção. Gostei do debate que lançaste. Venha o próximo:)

    ResponderEliminar
  3. ÕS Parabéns ao Carlos pelo texto e pela ideia.

    O q eu penso é q n temos q andar a alterar nada para q o campeonato tenha mais interesse. Eles não nos acompanham mas ainda bem pq n tenham dúvidas q se houvesse equilibrio começavam logo as nomeações cirúrgicas, os casos de jogos no algrave como em 2005...

    Azar o deles, o de serem fracos. Eu por mim gosto assim, confortável e sempre cheio de moral.

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo com o Carlos, este campeonato está a ser muito aborrecido. Falta-lhe competitividade... acredito que para quem goste mesmo de futebol ainda vá que não vá, mas para mim que gosto mesmo é do Porto é enfadonho ter já o título dado como adquirido :(
    O ano passado é que foi do outro mundo :D

    ps: gostei do artigo, gostei bastante.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Eu estou como alguem la em cima eu nao estou NADA nadinha aborrecida, alias, ando a contar os minutos e os dias e os segundos e a pedir muito para a semana os benfas conseguirem ganhar e nos fazermos o que nos compete e sermos campeões dia 6 de Abril contra o Estrela no Dragão e ando ANSIOSA pra o meu primeiro campeonato e Tri festejado no Porto, por isos aborrecimento é o que tenho vindo a dizer que NÃO TENHO! Nunca terei aborrecimento no que toca a nós ganharmos e os benfas e o sbordem estarem literalmente na MERDA!

    Quanto à mudança, acho que não é preciso sermos tão radicais, como alguem aqui disse sao precisas mudanças, mas estas talvez sejam abruptas demais e nao tao benéficas para nós quanto isso...

    Eu cá gosto de jornadas semanais com jogos de sexta a Domingo, sou também conservadora nesse aspecto! Ganhar e estar à espera pelas derrotas dos outros, especialmente da mourolandia da.me um grande gozo!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Excelente artigo que abre e provoca debate.

    Li, já não me lembro onde, que, este ano, houve um jogo para o campeonato presenceado por apenas 400 espectadores. É algo que não deixa de ser anacrónico num país onde o Futebol é o Desporto rei.

    Nada nos impede de pensar que a falta de competitividade interna pode também prejudicar o Porto nas competições europeias.

    Penso que a fórmula do actual campeonato Português deve ser repensada. A fórmula do campeonato Escocês pode ser uma das várias pistas a explorar.

    E, Carlos Pinto, como disse o Paulo Pereira que venha o próximo.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  7. Carlos Pinto, não tens que agradecer nadinha mesmo... aqui, somos com um livro aberto... todos, todos sem excepção, querendo, podem estar neste projecto, mesmo que não sendo residentes, e o queiram apenas fazer a espaços ou num determinado momento especifico... por isso, e tal como aqui já foi dito, bem vindo e vai mandando sempre noticias.

    Quanto ao texto em si, que tem o seu quê de pertinente, estou como a grande maioria, ou seja:

    - se quero sempre ganhar? é claro que sim e pouco me importa se com 1 ou 20 pontos de avanço... se é 1 ponto, das duas, uma, ou o FC Porto está muito mal, ou então todos os outros estão muito bem... se é 20 pontos, é sinal que estamos bem e os outros estão dentro da sua normalidade e vulgaridade... tudo o resto, é coisa para os «paineleiros» d'os outros se entreterem a contar histórias da carochinha para quiçá, tentar esconder os desatinos dos seus clubes.

    - depois, mudança no modelo da liga? sinceramente, não tenho uma opinião muito formada sobre o assunto, mas sempre posso dizer que a mudar, e se a ideia é trazer espectáculo, porque não criar um playoff em forma de liga, todos contra todos, numa 2ª fase do campeonato? assim, tipo os 8 primeiros, mas mantendo a pontuação que trazem de trás? Se a ideia é mudar só por mudar, é melhor estar como está... se a ideia é tentar mais espectacularidade e emoção, então partiria para uma solução destas... e tal como os 8 primeiros competem entre si numa 2ª fase, os 8 seguintes competiam para não descer... digo eu.

    ResponderEliminar