22 março, 2008

A prova dos nove!

A revista Capmag é a revista da Associação Cap Magellan (Cabo Magalhães). É uma revista que toca muitos jovens, em França, de todas as origens sociais e de todos os horizentes. Não só porque organiza concertos, debates, exposições, etc., mas, também, porque tem um excelente nível, quer quanto ao grafismo quer quanto à expressão escrita dos textos, em Português ou em Francês, que produz.

É uma revista bilíngua que defende e escreve sobra a Lusofonia. Não é por acaso que a “Association pour le Développement des Etudes Portugaises, Brésiliennes,d’Afrique et d’Asie“, associação que integra catedráticos, cientistas, operários ou desempregados, apaixonados pelas culturas de raízes Lusófonas, tem um espaço nesta revista.

A Capmag não é uma revista desportiva, embora não deixe de apresentar notícias ligadas ao desporto. O número deste mês de Março dedica duas páginas ao desporto. Uma com o título : “Après le rugby voici le handball” ( p.22) ; E, outra, com o título “Futebol: uma aventura europeia” (p.27) que narra, sumariamente, a vivência dos quatro clubes Portugueses na Europa, em Fevereiro (FC Porto, Braga, Sporting e Benfica). Tudo isto, num espaço de 39 páginas.

São as cores do FC Porto que foram escolhidas para ilustrar o artigo da página 27. São as cores do FC Porto mais Vítor Baía que aludem , na capa, em baixo, ao tema do artigo referido.

Porque é que uma revista, sem quadrante desportivo, virada para os Franceses e os jovens Franceses de origem Portuguesa e não só, opta por citar imagens do FC Porto?

Quem pode duvidar que, actualmente, o FC Porto, graças ao seu presidente, é o clube Português com maior projecção na Europa !

Creio que contra tais evidências um debate seria inútil !

E Viva o Porto !

[nova actualização] [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com upload de 2 novas imagens (total: 208 slides)… passem por lá para confirmar, não custa nada! Só tens que clicar no banner respectivo logo ali acima. - [Pedro Santos, obrigado pelo alerta].

9 comentários:

  1. Sem dúvida que o FCPorto é quem nestes últimos anos tem honrado o nome de Portugal e que tem conquistado Titulos a nivel internacional. Fomos os que contribuimos mais para o ranking e Portugal só tem de agradecer o nosso trabalho. O FCPorto cada vez é mais conhecido a nivel internacional, cada vez há mais adeptos do FCPorto e cada vez há mais respeito pelo nosso clube.


    PS: Registem-se no fórum www.dazuis08.livre-forum.com

    ResponderEliminar
  2. É apenas mais uma evidência da grandeza internacional das nossas cores...

    O Porto transformou-se, por direito próprio, no mais lídimo representante do futebol português, fazendo com k este País, k tanto nos renega, seja falado positivamente por esse Mundo fora...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. É uma evidência, que a mediocridade não consegue ver, apesar de estar à frente dos olhos.
    Um abraço e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  4. Só quem sofrer da cegueira típica dos alienados será incapaz de se curvar perante tamanha evidência.

    Pinto da Costa é um dos obreiros de toda esta grandeza. O seu nome está já gravado em letras de ouro na história do FC Porto pela "obra" magnífica que conseguiu a nível mundial.

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Só um detalhe.

    Nada tenho contra a homosexualidade. Isso é problema de cada um ou de cada uma.

    Mas não deixo de estar fera porque a tradução Francesa do blog, que consultei hoje com colegas, traduzem "la PortoMaravilha ". Assim não ! Caraças ! É que foi mesmo risada ! la = a

    Mas é bom que haja traduções !E elas dão para ler. Desse ponto de vista, Blue Boy concordo contigo : Quem quer ler : lê e compreende!

    O Importante é seguirmos em frente !

    Feliz Páscoa para Todas e Todas !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Rectificação !

    Gralha minha !

    Feliz Páscoa para TodAs e TodOs !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  7. EXCELENTE e oportuno este teu post Portomaravilha. Como é bom ser reconhecido lá fora pq cá é só inveja e mediocridade.

    ResponderEliminar
  8. PortoMaravilha, de uma coisa estou certo... lá fora, onde não reina a corja de ridiculos e invejosos, não reza a história dos fracos... apenas e só dos mais fortes.

    E esses, somos nós, é o FC Porto e o seu Presidente!!

    Contra factos, não há argumentos...

    Tudo o resto, que por cá ouvimos, é conversa gasta e rompida que cada vez mais, menos cola... só mesmo os ridiculos e invejosos é que ainda continuam a servir-se dela para justificar a sua mediocridade.

    ResponderEliminar
  9. Isabel.Portista, os meus parabéns pela tua 1ª participação neste espaço... que se espera seja a 1ª de muitas mais.

    Por aqui, damos especial relevância à «voz feminina» no que aos assuntos do FC Porto diz respeito, porquanto é tema que há muito quebrou barreiras... o FC Porto, o futebol e o desporto em geral, há muito que quebou tabús...

    Aqui, encontrarás outras «guerreiras da causa Dragoniana», vide Heliantia e Sodani enquanto residentes, e a nossa terrorista de serviço Ta_8 que não perdoa uma nem ao maior amigo :D... considera-te bem entregue ;)

    Mais uma vez, os meus parabéns em particular... e colectivamente em nome de toda a equipe deste blog, sejas sempre bem-vinda!!

    ResponderEliminar