24 março, 2008

Que futuro…

Relativamente à minha última crónica, referi aqueles que para mim seriam os 5 jogadores perfeitamente indispensáveis ao actual onze portista… e também deixei no ar a ideia de que seria muito difícil mantê-los a todos…infelizmente, esta é e será sempre a realidade de um clube português como o FC Porto integrado num mercado pequeno, num campeonato medíocre e num país com debilidades económicas bem evidentes a todos! Apesar de todas estas contingências, o FC Porto quer afirmar-se na Europa do futebol e, do meu ponto de vista, tem de fazê-lo de forma efectiva, vendendo um destes 5 jogadores (em nome do equilíbrio financeiro) e reforçando a equipa com BONS jogadores, mesmo que para isso se tenha de gastar algum dinheiro, mesmo que para isso se tenha de apostar noutros mercados, mais dispendiosos que o argentino ou brasileiro, mercados tradicionalmente baratos (mais o brasileiro!) para o bolso dos endividados clubes portugueses.

Quanto às saídas de uma das 5 pérolas do nosso clube, sinceramente acho que temos de olhar para a venda de um jogador que possa ser, na medida do possível, bem substituído… Sei que alguns portistas, às vezes, perdem a cabeça com Quaresma, mas na minha opinião este é um jogador que acrescenta muito ao FC Porto, que pode resolver um jogo de um momento para o outro mas que também por vezes se perde em “birras” inúteis com adversários ou com os próprios adeptos… No entanto, será muito difícil e ainda mais dispendioso arranjar um substituto à altura para o internacional português…a menos claro que alguém dê os tais 40 milhões de euros, o que sinceramente não me parece muito realista… concluindo, a mim parece-me um erro vender Quaresma por 15 ou 20 milhões de euros, dado que no actual plantel eu não vejo ninguém que possa substituir bem o, por vezes embirrento, Ricardo Quaresma!

Relativamente aos outros 4, Lucho, Bosingwa, Lisandro e Assunção, há que ter em atenção um aspecto importante: qual a posição em que será mais fácil e menos dispendioso substituir um destes jogadores… sinceramente, não sei qual será a melhor solução, apenas espero que a SAD portista pense bem antes de vender um destes jogadores e apresente soluções viáveis e válidas para a sua substituição… porque uma coisa é certa: vender valores seguros e muito importantes para depois “tentar” tiros no escuro ou ir buscar jogadores brasileiros para emprestar, isto é que não me parece nada favorável ao futuro do nosso clube, quer em termos nacionais, quer em termos internacionais!

Para finalizar, deixo uma nota relativamente à continuidade da equipa técnica: aconteça o que acontecer até final da época no tocante quer à Taça de Portugal quer ao fim de campeonato do FC Porto, concordo que se mantenha a actual equipa técnica que, sem grande alarido tem desenvolvido um trabalho sério, válido e extremamente útil no que à estabilidade do clube diz respeito.

ps - Não sou nem nunca fui um entusiasta adepto de Jesualdo e da sua maneira de abordar o jogo…no entanto, acho que por vezes a estabilidade tem de prevalecer face a gostos pessoais ou ideias sobre determinadas pessoas. No actual panorama nacional, não abundam os bons treinadores…no panorama internacional, não abundam os euros no cofre azul e branco, por isso o melhor é mesmo manter o que se tem e não entrar em nenhuma aventura no “escuro”…

ps2 - Aproveito a oportunidade para desejar a todos os colaboradores e visitantes deste respeitável blog uma Páscoa Feliz!

4 comentários:

  1. Mais uma vez de Paris a Ta_8 escreve!

    Ja me pronunciei sobre este assunto. Claro que para mim se mantinham todos..Quem nao quer?? Pas possible mes amis...

    Dos 5 mais referenciados para sair creio que o Zé nao se mantem ca, ele proprio ja manifestou vontade de sir e creio que nao deverao faltar interessados...
    Quaresma sera sempre um genio incontrolavel que dara alegrias e "dores de cabeça" onde quer que esteja...
    Para mim a dupla mantem.se. Se Quqresma adiciona muito ao espectaculo, que dizer de Lucho e Licha? Para mim da.me ainda mais prazer ve.los aos dois sinceramente... Aprecio imenso a humildade que demonstram e toda a raça e empenho que vejo cada vez que vestem a camisola...Sao sem duvida um exemplo a seguir. Paulo Assunçao para mim aquele pendulo que q meu ver ainda nao temos um substituto a altura dele ainda que joao Paulo nao se tenha portado nada mal contra o Leixoes... Por isso as minhas apostas sao a saida de Quaresma e de Bosingwa...

    Quanto ao prof sempre simpatizei com ele desde que ca chegou e erros todos o cometem.Aprecio a sua serenidade e a sua confiança depositada na equipa. E gosto de continuidade. Ele é o melhor para nos actualmente e disso nao tenho duvidas...

    Bisouuuuu azul e branco da Ta_8 correspondente em Paris

    ResponderEliminar
  2. Viva !

    Infelizmente, não sei ler o futuro.

    É verdade que o cenário das tranferências é difícil de advinhar.

    Quanto a mim, mas não sou perito no assunto e indo por partes( Por outro lado, nem sempre posso ou pude ver o Porto):

    Jesualdo Ferreira atingiu os objectivos pedidos e acrescentou vários mais. Por exemplo, soube fazer de Lisandro um ponta de lança de raíz. Concordo com a sua continuidade. Parece-me imprescindível pelos aspectos referidos no artigo.

    Bosinguá partirá, certamemte. Defesas laterais com a sua qualidade são raros.

    Quanto a Quaresma, resterá saber se o Arsenal ou o Inter de Milão estão dispostos a pagar 40 M € por ele. Talvez o Real Madrid ( ? ), visto a sangria dos jogadores Espanhóis para o campeonato Inglês. Ou será que Quaresma aceitaria ir para um clube com menor projecção mediática ?

    Quanto a Lisandro, não tenho ideias. Gostava que ficasse. É um grande jogador.

    Quanto a Lucho : Pinto da Costa, disse, na sua entrevista ao diário "L'Equipe",traduzido neste blog,que só vendia jogadores susceptíveis de poderem ser substituídos. Ora, não vejo quem possa substituir Lucho. Seria, para mim, uma grande perda.

    Paulo Assunção é um jogador importante. Todavia, penso que tem que progredir no que diz respeito à distribuição ( é fácil criticar quando se não está em campo ).

    RCBC, penso que um jogador como o Bruno Alves pode também ser cobiçado.

    Quanto às contratações : Já escrevi, aqui, que há sempre um factor sorte.

    Para mim, o ideal seria aproveitar os jovens da escola do Porto,(mas não só ) enquandrando-os com um ou dois futebolistas com experiência nas grandes ligas europeias( em fim de carreira, logo mais baratos ).

    Esta experiência, foi tentada, com sucesso, na altura pelo Auxerre ( Borgonha) com êxito. O Auxerre conseguia fazer jogo igual com o Saint Etienne do Platini, do Repp e de muitos outros.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  3. Independentemente de quem sai ou quem entra há uma certeza: o F.C.Porto jogará sempre para ganhar em Portugal e "chatear" os grandes da Europa. Essa é a nossa cultura esse é o nosso destino.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    Feliz coincidência, pois o meu artigo para a próxima 4ª feira aborda a mesma temática. Confesso que, a sair alguém, seja Quaresma.

    Os motivos? Bem, terão k aguardar mesmo até à saída do artigo para saberem:)

    Mas, será um facto, vários jogadores do Porto serão bastante cobiçados, neste defeso. Bosingwa, Bruno Alves, Quaresma, Lisandro e Lucho encabeçam o lote que fará muitos clubes perderem a cabeça, magicando formas de os contratar...

    Se quisermos uma equipa competitiva para a Champions, será bom k não se assista a uma sangria na equipa. Por isso, tal como dizes, será de crucial importância a manutenção de Jesualdo, pois tb eu, pese não ser seu grande apreciador, sei admirar o profissionalismo e estabilidade k ele trouxe ao clube...

    Mantendo essa bitola, dificilmente perderemos o próximo campeonato, pois somos incomparavelmente superiores à concorrência...

    Acho que, para finalizar, o Porto tem k ir ao mercado. Alvos? Defesa-esquerdo de qualidade e um avançado. Com Lisandro a marcar, assistimos no entanto ao desaparecimento de Adriano, cada vez mais perto da porta de saída, e do apagamento de Farías, após um período que parecia de ressureição...

    Com uma época em que teremos k defender o título, a participação nas taças internas e a ambição existente na Champions, o plantel não terá que ser vasto. Terá é k ser homogéneo, em qualidade!

    Boa Pascoa a todos!

    ResponderEliminar