27 fevereiro, 2010

Dragão ou Morcão?? - semana 23

Chaínho

Data de nascimento: 10-07-74 (35 anos)
Posição: Médio
Clube anterior ao FC Porto: E. Amadora
Clube posterior ao FC Porto: Zaragoza
Clube actual: Shahin Bushehr

Épocas no FC Porto: 3 (1998/99, 99/00, 00/01)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 1

Pontos de exclamação: Médio defensivo que brilhava no Estrela da Amadora. Era lutador, profissional exemplar, e difícil de transpor! Defensivamente... regular!

Reticências: Tapou muitos buracos em anos difíceis para o clube, mas faltava-lhe qualidade no passe e pedia-se que fosse mais expedito quando com a bola nos pés. Para ele nem sempre "prá frente" era o caminho.

Alguns jogadores importantes com quem jogou: Vítor Baía, Jorge Costa, R. Carvalho, Rui Barros, Capucho, Deco.

Nuno é valente! Temos Dragão! Pelo menos para 74% dos nossos votantes. Pelos comentários que fui lendo a escolha não parece consensual, mas a verdade é que "Nem Dragão, nem Morcão, há um senão" ficou a larga distância com 21% das escolhas. Já para não falar da opção "Morcão" que conseguiu reunir apenas 5% dos votos. A minha escolha recaiu sobre a opção vencedora. Sei que não é um Dragão dos 7 costados, nem dos 5, nem dos 3, sei que saiu a mal, mas... nunca esquecerei que fez parte daqueles anos dourados, onde o meu imaginário se prende sempre que busca grandes vitórias. Talvez seja por isso o meu voto. Mas realmente tem razão quem critica a sua saída. Foi um bocado latoeiro, mas vá, eu perdoo-lhe.

Na semana passada tivemos um cabazada das antigas na arte do "acerto". Orgulhoazulebranco, Teixeira, Antas e tantos outros, furaram completamente as redes. Talvez tenha servido de inspiração para os 5-1 aos "do canudo".

No próximo post teremos "sob clique" um jogador que antes de chegar ao FC Porto saltaricou de clube em clube, fazendo parte das chamadas "eternas esperanças". Até que aterrou no Porto e percebeu que a fibra, e a raça, só são consideradas qualidades em clubes restritos, do qual o nosso faz parte. Em muitos outros são defeitos. O "Enfant terrible" veio de um clube que também equipa de azul. Quem será?

PS - Informar apenas que os inevitáveis Dragão Vila Pouca, Intrusus e Fimoze já estão apurados para o próximo sorteio da rubrica "Dragão ou Morcão" a realizar no jantar de aniversário Bibó Porto, onde se habilitam a um cheque-viagem no valor de €40.

Saudações e bons votos,
Dragon Soul

16 comentários:

  1. Fiquei dividido...

    A verdade é que o Chaínho não era um jogador que enchesse as medidas aos adeptos, mas sempre deu tudo em campo para defender as "vestes sagradas"...

    Como no meu entender, estou a avaliar o espírito do jogador e não só a qualidade, o meu voto pende para Dragão.

    Para a semana: Fernando Mendes...

    ResponderEliminar
  2. Nem dragão nem morcão.

    Para a semana é o mendes, o fernando claro

    ResponderEliminar
  3. Para mim, nem Dragão nem Morcão!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  4. Vou dizer que é Dragão. Na altura em que ele cá esteve não podia defeni-lo como jogador. Mas lembro-me perfeitamente de o ver jogar, muitas muitas vezes ao vivo nas ANTAS! É dos jogadores que fez parte das primeiras equipas de que me lembro. Lembro-me de alguns golos importantes deste médio.

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  5. Vim a correr para mandar a minha bitaitada e acabei por adormecer no sofá a ver um jogo da nossa liga.

    Mesmo assim acho que ainda vou a tempo, votei no Chainho como nem dragão nem morcão, era voluntarioso, humilde , tinha garra , mas não tinha aquela chama de me levantar do lugar, foi muito util naquilo que fazia mas é um jogador que facilmente nos esquecemos.

    Para a semana um jogador que me deixou sempre com o coração divido, nunca o critiquei, mas todos aqueles gestos, todas aquelas cuspidelas , os insultos aos adeptos do FC Porto enquanto jogava por outros clubes nunca consegui esquecer.

    Teve uma carreira invejável passou por Sporting, bific, Boavista , Belenenses, pelo nosso clube , Belenenses , Estrela e Vitória de Setubal.

    Sempre com aquela garra, o trincar a língua, o chamado vai a todas e um belissimo pé esquerdo.

    Para a semana é Fernando Mendes, mas aviso já que para mim nunca foi nem será Dragão, pelas razoes que falei anteriormente.

    ResponderEliminar
  6. Mantenho o que disse na semana passada: como jogador nem dragão nem morcão...como pessoa, um grande Dragão!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Para mim também é o batedor de livres Fernando Mendes. Só gostava de ler o livro dele para "ver" em que clubes é que ele se dopava.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. isto é que é malta rápida no gatilho! :)

    ResponderEliminar
  9. Nem dragão nem morcão. Foi apenas mais um que por cá passou, sem deixar muitas saudades.

    ResponderEliminar
  10. Chainho Dragão. Muita garra e um golo ao slbosta no ano do penta.

    ResponderEliminar
  11. Se o Chaínho for considerado Dragão, o nível de exigência deste auditório anda muito por baixo! Por amor de Deus, não façam uma coisa dessas, que é crime. Está longe de ter sido dos piores que por cá passou, mas não pode ser um Dragão...

    ResponderEliminar
  12. Desculpem lá mas o estatuto de Dragão é só para os melhores dos melhores. Um bom profissional mas não tem categoria de Dragão.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  13. Para mim, nem Dragão nem Morcão!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  14. Chainho, foi um admirável profissional do FCPorto, sempre com um sorriso nos lábios e sempre muito, muito voluntarioso, na defesa das nossas cores, no entanto, não foi nada de anormal, pelo que, nem Dragão nem Morcão, há um senão...

    Para a semana, é só mais um pá goleada... Fernando Mendes!

    ResponderEliminar