10 fevereiro, 2010

Hóquei: recorde a final da Taça de Portugal 97/98

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


O hóquei do FC Porto vivia momentos difíceis no final da década de 90.

Depois dos anos de ouro (82-91) da nossa equipa maravilha que açambarcou quase todos os troféus Nacionais e alguns Europeus, seguiu-se um período de renovação e de menor fulgor.

Estávamos em 1998 e já íamos em 7 anos sem ganhar o campeonato. Na época anterior (96/97), o FC Porto começara com Vítor Bruno a treinador mas no decorrer da temporada, os Dragões passaram a ter no comando técnico, Vítor Hugo, que regressou ao cargo após as 3 conquistas da época 95/96 sob o seu leme (taça CERS, taça de Portugal e supertaça, tendo substituído Cristiano Pereira nessa época).

Em 96/97, o autocarro dos Dragões, à saída da Luz, foi alvo de uma emboscada e os jogadores foram selvaticamente agredidos, com o clube a tomar a decisão de renunciar ao que restava do campeonato e taça, em face dos castigos irrelevantes ao Benfica. Prosseguiu apenas na taça dos campeões europeus, tendo perdido, de forma inglória, a final na casa do Barcelona e após prolongamento (4-3).

Na época seguinte, a que diz respeito ao vídeo em destaque (97/98), o FC Porto iniciou a temporada com Vítor Hugo ao leme e contratou Pedro Alves e Paulo Alves ao Barcelos. Os Dragões acabaram a fase regular em 1º lugar, mas na fase final, logo à 2ª ronda, perderam em Paço de Arcos num jogo marcado por uma arbitragem suspeita que levou mesmo à renúncia ao cargo por parte do nosso técnico.

Ilídio Pinto entregou a equipa ao técnico-adjunto, Franklim Pais, que acabou por perder o campeonato, após uma derrota comprometedora (e polémica) em Alenquer e uma outra, mais decisiva ainda, no pavilhão da Luz, onde se ganhássemos, seríamos campeões.

Restava ao FC Porto dessa época, a taça de Portugal e a supertaça. Nas meias finais da taça, os Dragões tiveram a tarefa mais difícil, mas acabaram por levar a melhor sobre o Barcelos (5-4), e encontravam na final, em Lousada, o clube que tinha acabado de se sagrar campeão Nacional...

Perante uma arbitragem (Rego Lamela e Joaquim Carpelho) ao nível do que sucedeu no campeonato, a tarefa do FC Porto não foi fácil, mas, numa tarde de grande inspiração do nosso capitão, Tó Neves (nas fotos), que marcou nesse jogo, 5 golos, os Dragões conseguiram superar todas as adversidades e venceram por 7-4 numa partida com muito público (maioritariamente nosso) e com muitos golos. Os Dragões venciam ao intervalo por 3-2, chegaram aos 5-2, e depois do alarme tocar aos 5-4, voltaram a distanciar-se com mais 2 golos. Aos 5 golaços de Tó Neves, junte-se ainda um golo de Paulo Alves e outro de Ricardo Geitoeira de nada valendo os golos de Luís Ferreira (2), Paulo Almeida e Ricardo Pereira.

Ilídio Pinto falou à RTP2 no final da partida de Lousada, manifestando a sua convicção de que o FC Porto era mesmo a melhor equipa Nacional.

Esta taça de Portugal 97/98, fica também marcada por ser o 1º título de Franklim Pais, como técnico principal do FC Porto.

Uma semana depois, os Dragões voltavam a vencer o Benfica de Carlos Dantas na final da supertaça em Ponta Delgada (8-6), após prolongamento. E, como todos sabem, na temporada que se seguiu (98/99), os Dragões, liderados pelo saudoso técnico António Livramento (e já com Edo Bosch na baliza) conseguiram finalmente o título Nacional, ganho pela última vez em 90/91, com José Fernandes ao leme.

Desde essa temporada (98/99) até hoje, os Dragões ganharam 10 campeonatos em 11 possíveis. E mais um está para chegar em breve, quase que aposto!

O plantel do FC Porto (hóquei em patins) 1997/98, era composto pelos seguintes jogadores: Frederico Espinheira, Gustavo Dias, Filipe Santos, Oscar Pereira, Reinaldo Ventura, Paulo Alves, Pedro Alves (melhor marcador do campeonato), Ricardo Geitoeira, Pedro Lopes e Tó Neves.



O vídeo tem a duração de 10 minutos, e contempla todos os golos dessa final (11 golos, ou seja, FC Porto, 7 - Benfica, 4), mais os momentos finais e a festa dos jogadores azuis e brancos, assim como as declarações do nosso dirigente, Ilídio Pinto.

Peço desculpa pela má qualidade de imagem, pois a minha cassete VHS já estava mesmo "a dar as últimas" e por isso passei para DVD antes que ficasse sem nada. Foram as imagens que consegui recuperar, mesmo que o áudio a meio da gravação se atrase uns segundos à imagem.

Outras gravações urgem, até breve!

Espero que tenham apreciado esta recordação de uma taça ganha em tempos difíceis na modalidade, e logo no ano anterior ao fim do jejum de 8 anos no que diz respeito ao campeonato. Recordar é viver! E esta é também uma forma de homenagear o nosso grande ex-capitão, Tó Neves, que fez uma exibição magistral nessa final de Lousada.

20 comentários:

  1. Lucho, é sempre bom recordar as vitòrias do nosso PORTO!
    Venham mais! ;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. Caro Lucho,

    Relacionado com o tema das recordações do passado nas nossas amadoras, estive à procura nos meus arquivos (que são relativamente curtos comparados com os seus) e encontrei um VHS do jogo de basket com o Porto - Nobiles, a equipa polaca que o Porto eliminou no Rosa Mota para as competições europeias,tendo permitido a passagem à fase seguinte onde fomos eliminados pelo Verona.
    Quando tiver disponbilidade entrarei em contacto consigo para que possa fazer uma cópia e disponibilizar os melhores momentos desse jogo neste espaço.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo:

    Esse jogo que diz respeito à taça Europeia 96/97 (basquetebol) com o Nobiles Wloclawek da Polónia em que o FCP tinha perdido por 10 em casa deles e no Rosa Mota ganhamos por 30 e demos a volta e passamos aos quartos de final onde caimos perante o Verona de Itália.


    ESTE é um jogo especial para muita gente que cá tem vindo e tem-me solicitado essa gravação.


    SERIA um grande favor que faria a muitos PORTISTAS.

    Aguardo o seu contacto:

    o meu email:

    sergiopmgomes@hotmail.com

    ACTUALMENTE POSSUO UM EQUIPAMENTO que me permite gravar VHS para DVD (e depois youtube...) com a maior das facilidades.
    GRANDE ABRAÇO

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me muito bem desse jogo... Noite memorável que passei no Rosa Mota... Sería fantástico reviver esse jogo:)

    ResponderEliminar
  5. Não me recordo desse jogo, mas foram tantos...
    Quanto ao jogo de Basquetebol, no Roas Mota, frente aos polacos, que vi ao vivo, eram tempos em que o Basquetebol arrastava multidões, dirigido pela dupla Jorge Araújo/Alberto Babo. Havia mística, garra e bom basquetebol.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Para mim,como adepto de hoquei, o segredo do Porto está no Juan Edo Bosch...simplesmente do que melhor passou pelo F.C.P.

    ResponderEliminar
  7. Eles já me começam a faltar adjectivos para classificar o trabalho do nosso Amigo Lucho :)
    De vês em quando lá sai mais uma pérola destas das nossas modalidades e um vejo vezes sem conta ....eu e os outros que nos sabemos !!!
    Mas eu não ponho defeitos na qualidade das imagens, eu sou do tempo dos relatos em OM para que se lembra disso ...
    Mas o que realmente interessa é ouvir GOLO DO PORTO !!!

    Só me resta dizer obrigado Lucho :))

    ResponderEliminar
  8. "Para mim,como adepto de hoquei, o segredo do Porto está no Juan Edo Bosch...simplesmente do que melhor passou pelo F.C.P."

    Não andará longe da razão, não. Até porque, tal como escrevi no post, o Porto acabou com o jejum de 8 anos (91-99) no q diz respeito ao campeonato na época (98/99) em que Edo veio para o FC Porto...

    ResponderEliminar
  9. Como vem sendo hábito lá temos o VHS do nosso amigo Lucho a funcionar, para pena minha só tenho este momento registado na minha memória, só lhes digo que nunca saltei tanto na minha vida.

    Lembrar que meses antes ainda sem Franklin a época corria muito mal ao FC Porto.

    Agora venham as cassetes do nosso amigo Anónimo que são sem dúvida um autêntico serviço publico ás ordens do Universo Azul e Branco.

    Vocês nem imaginam os sentimentos que me deixa poder ver e reviver estes momentos de um passado recente.

    Muito obrigado amigo Lucho.

    Amigo Anónimo vamos lá registar um nome qualquer aí no blogger, não gosto de o tratar por amigo anónimo.

    E claro não se esqueça desse VHS que tem em casa, estou mortinho por ver nem que seja 3 minutos.

    ResponderEliminar
  10. É bom poder recordar estes momentos. Fico também à espera, com muito interesse, na possibilidade de outros vídeos antigos - e, porque não, se houver alguém possuidor de tal espólio, também de épocas mais recuadas do nosso hóquei, dos tempos do Cristiano, Vale, Brito e Cªa
    Parabéns e, já agora, para continuar, OK.

    ResponderEliminar
  11. Seria interessante também ter aqui as palavras de alguém que esteve lá no pavilhão em Lousada nesse dia. Quem foi ver este jogo em 98?

    Eu segui pela TV e festejei os golos de Tó Neves de forma bem audível:)

    ResponderEliminar
  12. Armando: só tenho vídeos das modalidades de 95 para a frente...

    Gostava também de recordar esses feitos da década de 80... :(


    Neste vídeo de 98 o árbitro Lamela parecia o Benquerença na arte de roubar... Mas o banco do Porto colocou-o em sentido!!

    ResponderEliminar
  13. Eu estive presente nesse fim de semana na fase final em Lousada, primeiro nas meias contra o Barcelos e depois na final - até porque Lousada é sede de concelho vizinho do meu (Felgueiras) e naturalmente não podia perder essa ocasião... Para o efeito, como até estudei 2 anos no Externato de Lousada, aproveitei amizades, de lá, como foi com um grande amigo Portista (entretanto já falecido)para conseguir os bilhetes com mais facilidade, sem necessidade de deslocaçãpo antecipada. Depois lá dentro, ainda sofri, sobretudo no primeiro tempo do jogo com o Barcelos, mais pela claque minhota, mas por fim arrumamos com eles. A final foi bastante disputada, mas já então havia grande confiança, que dava uma fezada a valer, como na realidade aconteceu. Disso tudo, só tenho pena de ainda estar longe, nesse tempo, a época das máquinas digitais, pois não fiquei com imagens pessoais fixadas à posteridade.

    ResponderEliminar
  14. Que maravilhoso poder reviver estes momentos! :)

    Lembro-me bem desta final. O 5-4 chegou a assustar, mas a Taça não nos fugiria.

    Nessa altura ainda o hóquei tinha um destaque na comunicação social de acordo com a história da modalidade. Infelizmente hoje não é bem assim, e a razão principal está escrita no post (“Desde essa temporada (98/99) até hoje, os Dragões ganharam 10 campeonatos em 11 possíveis”).

    Obrigado Lucho por nos fazeres recordar momentos inesquecíveis da história do nosso clube!

    ResponderEliminar
  15. Lucho, Lucho, Lucho VHSSSSSS...
    Lucho, Lucho, Lucho VHSSSSSS...
    ;)

    Obrigado, muito obrigado por mais este momento hard-core azul-e-branco... da nossa rica, mas tão rica história desportiva, nem que seja ao lançamento do berlinde.

    Se apenas me lembrava do resultado e pouco mais, com toda esta nota introdutória, e formato VHS poeirento pácompanhar, foi o regresso a um passado já saudoso, mas tb ele, como hoje, bITORIOSO e para jamais esquecer!!!

    Ficamos a aguardar por mais formatos VHS poeirentos, que tanto nos fascinam e cativam... agora, pelos vistos, nessa tua arte do corte & custura do técnicolor dos formatos digitais todos xpto ;)

    ps - quanto à proposta que o tal de anónimo aqui hoje nos deixou, e que até já foi alvo por mais que uma vez de referências nos posts do Lucho, óh cum carago, tu não fujas mais sem dar noticias... faz lá chegar isso às mãos do Lucho que ele na maquineta xpto dele, coloca-nos num ápice, a todos nós, a poder reviver essa noite épica do Rosa Mota, onde tb eu, tive a felicidade de estar presente e se não me falha até agora a memória, ainda conservo o bilhete desse jogo na minha colecção de bilhetes (?!)... vou rapidamente ver isso para confirmando-se esta minha leve suposição, fazer o respectivo scanner ao mesmo e enviá-lo para o Lucho, para ser junto entretanto ao post do vídeo, logo que tal venha a ser possivel postar.

    ResponderEliminar
  16. Ahhh, é verdade, só por curiosidade, aquele «6» que tá no banco, não é o nosso «careca», aquele a quem o "o azul que bem te fica; tu vais, f**** o benfica"???
    ;)

    ResponderEliminar
  17. Exacto Blue Boy, o Reinaldo Ventura (assim como o Filipe Santos) já fazia parte do nosso plantel:)

    ResponderEliminar
  18. Amigo Lucho
    Embora sem ser o anónimo,conforme os comentários, aproveito a deixa para te oferecer algo do género, se interessar obviamente. Consulta o teu e-mail, para o caso.

    ResponderEliminar
  19. AMIGO Armando:

    Acabei de lhe enviar email com a resposta.

    abraço

    ResponderEliminar
  20. Vamos colocar o video Porto x Nobiles online aindad hoje! www.guerreirosdainvicta.blogspot.com

    ResponderEliminar