11 março, 2008

Como nasceu esta paixão...

Esta crónica, confesso, deu-me um prazer especial. Especial porque consegui entrevistar um dos responsáveis pela minha paixão pelas modalidades amadoras do FC Porto, com particular destaque para o andebol. Nos finais dos anos 80 (1988/89), numa tarde de sábado quase sem querer liguei a RTP2 e detectei as camisolas azuis e brancas, as que tanto me entusiasmavam nos relvados Nacionais e Europeus. Só que desta vez o jogo era outro, era dentro de um pavilhão e jogado à mão. Era andebol. Mas que isso interessa? Era o Porto. E por ali fiquei. Ganhamos em Setúbal 19-18 depois dos comentadores já terem dado a nossa derrota como certa. A partir desse sábado fiquei «viciado» nos jogos de andebol do Porto tendo assistido ao vivo a um pela primeira vez em 1992. Paixão que depois se alargou ao basquetebol e ao hóquei em patins.

Nesses anos de 89-92, o andebol do FC Porto era treinado por António Cunha e tinha na altura grandes jogadores como Ussati, Resende, Rui Rocha, Alexandre Barbosa, Luís Graça... grandes duelos foram travados no Américo de Sá a que assisti ao vivo, pela RTP2 ou ainda sintonizado na Rádio Placard que dava os relatos dos jogos das modalidades do FC Porto. Pena não existir actualmente esta última opção (rádio).

Esta fabulosa equipa do FC Porto esteve nestes 4 anos muito próxima de conseguir o título Nacional que já escapava desde finais dos anos 60... mas em todas essas 4 ocasiões existiram vários factores e condicionantes. Recordo as arbitragens habilidosas que encontrávamos em Lisboa e em Braga, situações em que António Cunha nunca receou defender a sua «dama» protestando vivamente durante e após os jogos que nos afastaram dos títulos merecidos. Numa dessas vezes as luzes falharam no Américo de Sá e o jogo nunca mais foi reatado. Deram a vitória ao ABC.

Todas estas injustiças fizeram com que sentisse sempre um carinho especial pelo nosso andebol e provocaram neste adepto do FC Porto um impulso que o leva a deslocar-se sistematicamente aos pavilhões por onde joga o FC Porto, porque se no futebol se sentem as injustiças que nos fazem, o que dizer das situações que muitas vezes têm que enfrentar os nossos jogadores das outras modalidades?

Agradeço ao Professor António Cunha a simpatia e disponibilidade em nos conceder esta entrevista exclusiva. Depois de o ter contactado por email, tive oportunidade de o cumprimentar pessoalmente no dia do último Porto/Benfica em Santo Tirso. António Cunha, actualmente com 61 anos, é natural de Paranhos e Portista desde que se conhece.

Como jogador do nosso clube, conseguiu ser campeão Nacional em andebol de 11 (variante que já não existe) por 4 ocasiões (em 1975 pela última vez) e foi campeão Nacional pelo FC Porto em andebol de 7 (variante actual) na época 67/68, a última antes do jejum de 31 anos quebrado em 1999. Como treinador principal do FC Porto (andebol de 7), ganhou 4 taças de Portugal (a última em 1980) sendo vice-campeão nacional 8 vezes (a última em 1992, ano em que saiu do FC Porto). Noutros clubes conseguiu ser campeão como jogador e treinador, mas todos sabemos que no clube do coração é sempre especial e daí ser natural que António Cunha guarde nas suas memórias e com especial carinho as épocas passadas no FC Porto. Em 1990 recebeu o Dragão de Ouro. Actualmente é Professor Universitário e tem uma Licenciatura em Educação Física e um Mestrado em Ciências do Desporto.

Esta crónica de hoje é um «2 em 1», uma vez que além da entrevista concedida, António Cunha é também uma glória do passado do nosso andebol. Nas fotos que acompanham a entrevista deve ser referido que todas elas me foram fornecidas pelo Professor Cunha, numa delas, a mais antiga, é possível ver António Cunha com o treinador lendário Armando Campos aos ombros (nos festejos do título Portista em 1965). Correspondendo à sugestão do nosso leitor Carlos Pinto, vou hoje apresentar mais um desafio aos leitores e colaboradores deste blog, pedindo que identifiquem os jogadores da foto da equipa de andebol do clube do ano de 1990 (as soluções estão aqui comigo...) que segue neste post, a tal equipa que me despertou o «bichinho» do andebol e que era treinada por António Cunha. Também tenho no meu arquivo uma outra da equipa de andebol dos finais dos anos 70 e várias do hóquei em patins que ficarão para próximas oportunidades.

ENTREVISTA EXCLUSIVA
António Cunha, ex-jogador e ex-treinador de andebol do FC Porto

Lucho: Como foi o seu percurso no FC Porto? Em que épocas treinou o clube?

António Cunha: Era jogador do clube na equipa sénior e aos 26 anos (1972) o treinador Jugoslavo Harvoje Djebic decidiu no inicio da época aceitar convite de um clube da Alemanha e a pedido do director Sr. Alfredo Borges e dos atletas acedi iniciar a minha carreira de Treinador, actividade que não era minha primeira opção.

Lucho: O melhor que o Clube alguma vez conseguiu foi chegar aos 4ºs de final de uma competição Europeia, uma dessas vezes com o professor António Cunha no comando técnico, conte-nos como viveu essa fase?

António Cunha: Pelas 4 Taças de Portugal conquistadas ao Serviço do FCP (e pelas classificações obtidas nos campeonatos), o nosso clube esteve presente nas competições internacionais e fazendo excelentes resultados com equipas super profissionais e mais tarde numa dessas oportunidades (1991) o FCP chegou aos 4º final da Taça da Europa. Foi um momento fantástico porque eliminamos o Banika Karvina por goal average (mais golos em casa do adversário). Foi um momento alto da carreira dos todos os que tiveram a possibilidade de estarmos presentes. Esta passagem deveu-se a um trabalho de observação (espionagem desportiva ) realizada pelo Djebic Harvoje.

Lucho: Quais as vitórias mais importantes do Professor no comando do FC Porto? Era treinador da equipa em 1979 e 80 quando ganhamos essas duas Taças de Portugal antes do jejum vivido até 1994?

António Cunha: Fui 3 vezes vice campeão nacional, ganhei 4 Taças de Portugal (incluindo as referidas de 1979 e 80) e vários Títulos do Andebol de 11 e muitas vitórias pessoais, muitas vezes mais importantes que os Títulos conquistados pela equipa. Projectar atletas de Base até atletas internacionais pela primeira equipa é um momento muito alto na minha vida.

Lucho: Sei (porque o vejo muitas vezes em S.Tirso) que continua a seguir as incidências do campeonato Português desta época, não é verdade? O que pensa da equipa do FC Porto, acha possível destronar o ABC?

António Cunha: Há 4 equipas que podem lutar pelo titulo face à historia na modalidade e à organização ABC, FCP, SCP, SLB, e duas que podem fazer surpresas Belenenses e Madeira.

Lucho: Qual o sete ideal da história do FC Porto?

António Cunha: Torna-se difícil porque o andebol nos últimos anos evoluiu muito mas vou tentar fazer uma equipa possível .

Equipa genuína e com certificação no andebol Portista: Guarda-redes- José Ferra/Joaquim Capela; Pivot- Coelho/Ricardo Campos Costa; Ponta Esquerda- Monteiro; Ponta Direita- Fernando Maia; Lateral Esquerdo- Fernando Dias; Central- Mário Gouveia; Lateral direito- Leandro Massada; Treinador-Armando Campos; Director: Delfim Ferreira; Melhor massagista de todos os tempos do andebol portista-"Lopinhos"; Grande figura do Andebol de Onze como Atleta e depois como Treinador: Henrique Fabião.

Melhor equipa de sempre do FC Porto: Guarda-redes - Carlos ferreira/José Ferra; Pivot - Dedu/Tavares da Rocha; Ponta Esquerda - Rui Rocha; Ponta Direita - Ricardo Costa/Rochinha; Lateral Esquerdo - Carlos Resende/Eduardo Filipe; Central - Bogdanovic/José Luzia; Lateral direito - Petric/Leandro; Director - Arq. Nélson de Almeida; Treinador: Branislav Pokrajac/Paulo Jorge Pereira; Director desportivo: Prof. José Magalhães.

Lucho: Nos finais dos anos 80 o FC Porto teve sempre boas equipas no andebol mas sentia-se que era muito difícil conquistar títulos. Sentiu que não deixavam o Porto ganhar?

António Cunha: Senti que o Porto em 1989, 90, 91 e 92, nesses momentos podia ter ganho e não conseguiu por intervenção de movimentos exteriores e dirigidos pelos clubes de Lisboa a nível da arbitragem, mas dois títulos que perdemos nas Antas foi por erros nossos e porque a rectaguarda da equipa se equivocou a nível dos dirigentes.

Lucho: Espera ainda regressar ao andebol, em que função? Sente a modalidade mais forte esta época?

António Cunha: Vou regressar à modalidade mas não na função de Treinador porque decidi, quando fiz 25 anos de treinador principal dos principais clubes e Selecção Nacional e ter sido útil à modalidade e porque o andebol não conseguia avançar para uma competição mais profissionalizante decidi terminar, não contra nada nem contra ninguém, por minha decisão. Tenho sido convidado varias vezes para várias tarefas, mas não aceitei, porque só entro naquilo em que sinto Competência e Motivação.

Lucho: Quais os 3 melhores jogadores que treinou no FC Porto?

António Cunha: Carlos Resende, Eduardo Filipe, Ussati e Pokurkine (Soviéticos).

Lucho: Quais os 3 melhores treinadores Nacionais da actualidade?

António Cunha: Alexander Donner, Jorge Rito, Paulo Jorge Pereira; da nova geração: Carlos Resende, Paulo Faria, Ricardo Tavares, Paulo Fidalgo, Filipe Duque.

Lucho: Júlio Marques, vice-Presidente do FCP, o que pensa desta personalidade do FC Porto?

António Cunha: Um portista de eleição "Dragão D'Ouro", humilde, disponível e sempre pronto a ajudar, mas com pouca influência na vida frenética do departamento. O verdadeiro revolucionário da modalidade nos anos 80, Luís Teles Roxo, na actualidade Nelson de Almeida que construiu a melhor equipa de sempre do andebol Português. Recordo e por erro primário e grosseiro (decisão interna do departamento) não foram às competições Europeias: fantástica equipa;Carlos ferreira, Rui Rocha, Dedu, Ricardo Costa, Eduardo Filipe, Carlos Resende, Petric, tendo como Treinador Branislav Pokrajac (um dos melhores treinadores do mundo) e tendo como Director Desportivo Prof. José Magalhães Pacheco da Silva. Esta equipa e Departamento sob a orientação de Nélson de Almeida poderia ter sido Campeão da Europa de Clubes.

Lucho: O que representa para si o nome F.C.Porto? Penso até que chegou a receber o Dragão de ouro, não é assim?

António Cunha: Sou Sócio 3050 daqui a uns tempos 50 anos de filiação, Trofeu Pinga "melhor jogador do ano das modalidades amadoras", Dragão D'Ouro em 1990, considerado pela direcção do FCP o treinador do Ano e não tinha ganho o titulo como treinador. Foi um momento importante pela decisão do Presidente do FCP Jorge Nuno Pinto da Costa (o melhor Presidente que conheci em todos os clubes onde trabalhei), premiar a dedicação e mérito mesmo não tendo sido campeão nacional.

Lucho: O que pensa do nosso blog?

António Cunha: Uma grande surpresa e quando a juventude quer e tem meios faz coisas fantásticas e ao serviço e para servir os outros, agradeço a todos os que servem e não se servem da sua actividade a titulo pessoal e nas sombras da noite.

Cumprimentos,
António Cunha

Passando agora ao fim de semana desportivo, devo realçar que assistimos a mais um pleno de vitórias. Tudo normal. Em fim de semana em que as Águias perderam no voleibol e os Leões no futsal os Dragões em tudo ganharam. No futebol (desta vez estive no Dragão) ganhamos à Académica e aumentamos para 14 pontos o nosso avanço. Os vermelhos empataram com o último e os verdes perderam em Guimarães onde mora o 3º classificado, para já...

Andebol: FC Porto apura-se facilmente para os quartos de final
1º ABC (54 pts, 20 jgs), 2º Benfica (49 pts, 20 jgs), 3º FC Porto (49 pts, 20 jgs).

crónica do Alavarium/FC Porto (19-37): Em Aveiro o FC Porto ganhou tranquilamente diante de um opositor de escalão secundário. Ao intervalo os Portistas tinham já 5 golos de vantagem que seriam alargados até aos 18 finais. O grande destaque desta partida foram os 11 golos do nosso pivot Tiago Rocha, verdadeiramente inspirado. As suas movimentações, os livres de 7m ganhos, a sua eficácia de concretização poderá ser decisiva para o nosso sucesso nos play-off. Ricardo Moreira com 6 golos também foi dos mais eficazes a par de Bosko e J.Ribeiro com 4 golos cada. Com esta vitória o FC Porto está apurado para os quartos de final da Taça de Portugal que se jogarão a 1 de Maio. A final four será em Guimarães nos dias 17 e 18 de Maio. O FC Porto é o actual vencedor desta prova ganha ao Benfica na temporada transacta e que também foi ganha pelos Dragões ao Sporting há duas épocas atrás. Agora é tempo de descanso com o play-off (quartos de final) a iniciar-se dia 29 com a recepção ao S.Bernardo.

Basquetebol: Jogo electrizante no Barreiro
1º Ovarense (2 derrotas, 18 jgs), 2º FC Porto (3 derrotas, 18 jgs), 3º Vagos (9 derrotas, 18 jgs).

crónica do Barreirense/FC Porto (82-83): Quando a 5 minutos do fim o Barreirense ganhava por 11 pontos parecia tudo já decidido. Mas das equipas que vestem de azul e branco esperam-se sempre recuperações milagrosas e feitos notáveis. Um parcial de 15-0 mudou o jogo de 76-65 para 76-81 com cestos fantásticos de Paulo Cunha, Gentry, Nuno Marçal e Julian Terrell que foi mesmo o nosso MVP com 23 pontos. Um contra ataque com afundanço de Marçal acabou com o jogo a 11 segundos do fim (79-83) acabando por entrar ainda um triplo no último segundo para os donos da casa. Fabulosa reviravolta deste Porto que nunca desiste... O Porto quer o 1º lugar (a discutir com a Ovarense dia 29) mas para isso é importantíssimo ganhar ao CAB na próxima jornada a disputar em Vila Nova de Poiares. Esse jogo com o CAB é domingo dia 16 às 17 horas.

Hóquei: Ambiente terrível à espera dos Dragões
1º FC Porto (70 pts, 26 jgs), 2º Benfica (55 pts, 26 jgs), 3º Oliveirense (51 pts, 26 jgs).

crónica do FC Porto/Ouriense (14-1): Em Fânzeres onde o nosso amigo Estilhaço esteve presente (podem apreciar os seus vídeos e fotos) o FC Porto terminou a fase regular do campeonato com mais uma vitória por números claros. Os catorze golos do Porto foram distribuídos por Filipe Santos (o mais eficaz com 5 tentos), Jorge Silva, André Azevedo, Reinaldo Ventura e Emanuel Garcia (com 2 cada) e um último tento de Caio. Acabou a fase regular e o Porto terminou líder incontestável e imbatível com 15 pontos de avanço, com 22 vitórias e 4 empates. O play-off inicia-se dia 29 (quartos de final) com o Porto a receber os vizinhos do Gulpilhares. Na taça de Portugal os Dragões recebem a 12 de Abril nos 1/16 avos de final o Candelária. No próximo fim de semana há jogo grande na Catalunha para a Liga Europeia. A RTP2 vai transmitir em directo (domingo às 16.15h) o desafio Vic-Porto da última ronda da fase de grupos da Liga Europeia. Os Dragões invictos vão ao recinto do Vic podendo perder até 3 golos de diferença. Se não acontecer nenhuma desgraça a final four de 10 e 11 de Maio em Barcelona contará com o FCP nas meias finais para defrontar o clube da casa (FC Barcelona). O Vic é o 3º da Liga Espanhola e finalista vencido da Taça do Rei. Tem uma equipa que defende muito bem e está há muito tempo a preparar este jogo incendiando o ambiente recordando incidentes da final da taça Cers de 1994 que o FC Porto ganhou a estes Espanhóis. Nessa final o Porto tinha perdido por 3 golos lá e no Américo de Sá ganhamos 7-1 erguendo a Taça em jogo que segui apaixonadamente via rádio. Franklim Pais já veio dizer que nada de anormal se passou em 1994 mas isso para aqueles fanáticos Espanhóis pouco interessará... O ambiente será infernal e espera-se que os árbitros Italianos não se deixem intimidar porque os nossos jogadores já estão mais que habituados a estes ambientes. Em Fânzeres ganhamos 4-1 e agora em Vic é preciso jogar para ganhar porque gerir diferenças é sempre perigoso. «Adiós» Vic é o que espero dizer no próximo domingo.















Treinador da Semana: Alberto Babo
Jogador da Semana: Tiago Rocha


Para técnico da semana, escolho Alberto Babo, pela vitória no Barreiro em jogo dramático com final de loucos depois de tudo já parecer perdido para a nossa equipa de basquetebol... e para jogador da semana, a escolha recai em Tiago Rocha (na foto) pela brilhante exibição no jogo de domingo apontando 11 golos, com um pivot destes a nossa equipa de andebol promete um play-off de grandes emoções... Também merecem uma menção honrosa Filipe Santos do hóquei (5 golos) e Julian Terrell (23 pontos) do basquetebol.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

26 comentários:

  1. Excelente crónica Lucho! Apreciei bastante a referencia ao andebol. Eu joguei 3 anos andebol federado e a seguir ao futebol é sem duvida o meu desporto preferido. Sem duvida alguma, da.me um gozo enorme pratica.lo e acho que é bastante emocionante, dentro do campo e nas bancadas, ja que experienciei os dois sitios, se bem que visto das bancadas da uma vontade ENORME de saltar la para o meio e rematar bem alto para dentro da baliza!

    Sigo atentamente as modalidades do FCPorto, mas por esta ser a minha preferida, talvez a tenha em "mais consideração" por assim dizer... O jogo mais recente com o qual mais vibrei? Nao poderia deixar de ser o Benfica-Porto em que demos a volta a um resultado totalmente desfavoravel e espetamos.lhe 19-18. Isto no dia em que nos sagrámos Bi campeoes foi deveras saboroso...

    Uma entrevista a um grande senhor como sempre e uma cronica deliciosa!

    E viva o Andebol carago!:)

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  2. Os jogadores da foto são: Pedro Cunha, Carlos Pereira, Luis Graça, Ussati, Carlos Resende, Pokurkine, Alexandre Barbosa,Hugo Mota, Miguel Eiras, Paulo Gonçalves, Abel Silva, Rui Rocha e Eduardo Filipe!

    Paulo Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Paulo, os meus parabéns. Acertaste em todos os nomes.

    Já vi que temos aqui um entendido na matéria, um fã do andebol.

    Aparece sempre q puderes, um abraço.

    ResponderEliminar
  4. TA_8:

    Já foste ver o FCPorto (andebol) a Santo Tirso?

    Nos play-off conto ir ver os jogos todos, se quiseres arranjo-te entrada gratuita.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Desta equipa só reconheço o Eduardo Filipe. Mas vi-os jogar todos e no meu tempo de atleta do Clube cruzava-me constantemente com o Prof. Cunha.
    Do Andebol destaco mais dois nomes, um histórico, do actual Dr. José Leandro Massada, grande jogador da equipa e também do " meu " Liceu Alexandre Herculano onde era "herói" da rapaziada toda nos festivais desportivos do Liceu e também depois já senior no Clube.
    Destaco também um Jugoslavo com um potente remate, Bozidar, que cá permaneceu dois ou três anos.Mais antigo ainda, o guarda-redes José Ferra.
    Em relação ao andebol, é de referir também que eramos os campeões cronicos em Andebol de 11 que se deixou de jogar, tal como o Hoquei em Campo que desapareceu do Clube.
    De resto mais um fim de semana à maneira e mais uma terça-feira " à Lucho "

    ResponderEliminar
  6. Lucho muito obrigado pelo convite aceito com todo o gosto! Por acaso nunca fui, tambem por ser uma novata aqui na cidade, so ca moro ha 6 meses ainda nao explorei e nem me aventurei para todos os lados, e se queres que te diga, nem sei como ir para santo tirso!lolol

    Mas aceito a oferta e o convite!:)

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ps. Blue, ah ah uma surpresa made by Lucho? Diz.me ja o que tenho de fazer para me portar bem e recebe.la! Eu espero pacientemente pelo "um dia", para algumas coisas sou paciente, ainda hei.de levar uma camisola 8 dum jogo do Dragão, por isso eu espero... lol Ah e muito obrigada pela distinção no "Boas comó milho, carago!":)

    ResponderEliminar
  7. É pena não haver o Dragão de Ouro para o sócio do ano para as modalidades, caso contrário eu indicava o Lucho.Mais um belo trabalho.
    Sobre os jogadores, conhecia apenas 8.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Muitos Parabéns pelo antigo e entrevista!

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. Só para acrescentar uma coisa relativamente à foto de 1990:

    Os jogadores da foto q estão em pé:

    Pedro Cunha, Carlos Pereira, Luis Graça, Ussati, Carlos Resende, Pokurkine, Alexandre Barbosa e Hugo Mota,

    em baixo: Miguel Eiras, Paulo Gonçalves, Abel Silva, Rui Rocha e Eduardo Filipe.

    Destes Resende é o nosso actual treinador e E.Filipe ainda joga na nossa equipa.

    O treinador principal era António Cunha, José Magalhães (nosso actual director geral)era treinador adjunto e J.Capela o técnico de guarda redes.

    ResponderEliminar
  10. Pois,

    O de sempre. Excelente. Assim, com estas entrevistas, se vê a massa de que é feito este clube. Mesmo aqueles k não professam a nossa religião, ao entrar aqui, como o caso do prf. Jesualdo, se convertem a este clube único.

    Bela entrevista, noutro excelente momento, colocando as luzes da ribalta no andebol, modalidade de campeões, este ano à procura da felicidade...

    Quanto ao resto, a norma de sempre: VENCER!. Independente de qualquer modalidade. O lema é sempre esse.

    No Hóquei cá estaremos nervosamente a puxar pela equipa, em terras de nuestros hermanos. Seria fantástico se, esta temporada, comemorassemos finalmente o título de campeões europeus. A ver vamos...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  11. Como sempre, um post excepcional...

    O Andebol era um desporto por mim quase desconhecido até practicamente 3 meses atras quando fui "obrigada" a organizar um torneio e a fazer parte do mesmo...É um desporto de que gosto bastante e que me dá um enorme prazer practicar...

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  12. E pois então que chegado foi o tal «dia» das modalidades cá no espaço, aqui mora mais um daqueles textos d'encanto, onde por muito que se pesquise, apenas e só se encontra uma fé, uma força e uma garra própria dos Dragões: Sede de (B)itórias!!

    Entretanto, não quero deixar a oportunidade de em meu nome particular, mas também no geral de todos aqueles que diariamente trabalham em prol deste espaço de «adoração» e «religião» ao FC Porto, saudar e cumprimentar o «nosso» Dragão d'Oiro e ex-treinador da secção de andebol, o Mestre António Cunha pela disponibilidade demonstrada em aceder 5 minutos da sua vida pessoal/profissional para nos conceder mais uma (!!!) entrevista em exclusivo ao blog BiBó PoRtO, carago!!. O nosso mais sentido e especial obrigado!!

    No resto, e olhando para toda a envolvente desportiva do mundo FC Porto, é o já habitual soma e segue... non-stop!!

    Ele é o hóquei, é o andebol, é o basquetebol, é às caricas, é ao berlinde, é à pampa, é ao pé coxinho... só falta mesmo o futsal para acabar de vez com a única!! felicidade que ainda resta aos «nenucos»!!

    Na fotografia, reconhecia muitos poucos... Eduardo Filipe, Carlos Resende, Rui Rocha e pouco mais... mas como já por cá passou o papa-quiz's do blog, jão nada há a fazer, senão crescermos todos nós um nadinha mais na nossa cultura no que toma aos temas azuis-e-brancos :D

    aKeLe aBrAço,

    ps - Lucho, e não é que a cláusula de rescisão continua a subir, a subir, a subir :D

    ResponderEliminar
  13. e conseguem chegar aos nossos titulos?????

    cuidado com as copias!!!!!!!!!!
    de onde é que copiaram este texto?

    ResponderEliminar
  14. Nomeações da Liga:

    Leixões-Porto:

    Jorge Sousa (excelente árbitro) auxiliado por José Luís Melo, o conhecido benfiquista de Valongo e também por António Vilaça de Braga.

    Marítimo-benfica:

    Bruno Paixão PORQUE O 2º LUGAR DOS LAMPS COMEÇA A FICAR EM PERIGO...

    Sport-Nacional:

    Cosme Machado (vamos acompanhar o seu critério disciplinar e comparar com o q fez domingo no dragão).

    JORGE SOUSA TEM TUDO PARA SER O MELHOR ÁRBITRO DESTA ÉPOCA. Desejo-lhe q tudo corra bem sábado em Matosinhos.

    ResponderEliminar
  15. spm:

    aqui não se copia nada!

    Esta entrevista como todas as outras foram conseguidas por mim em exclusivo para este blog.

    Entendido?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. executivo?

    não se copia nada?
    não é o que parece!!!!!!!!
    depois do post anterior já me acrdito em tudo é preciso vir o autor vir reclamar....será feito ou copiado?

    ResponderEliminar
  17. Por mim o assunto morre aqui.

    Só respondo a quem me merece consideração.

    ResponderEliminar
  18. Licha e Lucho de regresso à selecção argentina.Ora aqui está uma óptima notícia.Como o Lucho disse que a única coisa que o poderia fazer encarar a hipótese de sair do F.C.Porto era o regresso à selecção...assim, o nº8 está mais próximo de continuar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Ah dragao vila pouca que excelente noticia!!!! Eu ja estava assustada com o que li no Jogo, em o Lucho dizia que era capaz de se ir embora por nao ser chamado à selecçao! Eu ate ja tinha imaginado um cartaz para levar ao porto.estrela "Lucho no te vas" mesmo sem sabendo espanhol... A serio que execelente noticia!! Ja ganhei o dia possas!:)

    Melhor sorte para a nossa dupla de tango argentino!E que o licha marque la muitos golos!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ps. Spm, deves ser igual à tua imagem essa ai do camelo com o nome L.F. Vieira. Aqui ninguem plageia ninguem e o mal entendido ja foi esclarecido e as "pazes", se é que as havia para fazer estao feitas. O que aqui precisamos menos é de camelos sem opinioes construtivas.

    ResponderEliminar
  20. spm:
    Essa suspeição não tem razão de ser... Acho uma parvoíce o que diz...
    O Lucho não me passou procuração para o defender, não falou comigo nem precisa, mas eu sei que o que aqui está é fidedigno.
    Se realmente é portista faça acto de contrição.Só lhe fica bem. Se naõ é ou é mal intencionado, retire-se e nunca mais venha a este espaço.

    ResponderEliminar
  21. Viva !

    Lucho deixa falar . Os cães ladram e a caravana passa.

    Tens é que pensar no seguinte : Aproveitar os tempos livres, quando não há campeonato, para explicar e expor as regras das modalidades que apresentas. Sobretudo o hóquei em patins, visto não ser uma disciplina olímpica. O que se lê na net é incompreensível. E quando se vê na tv não dá para entender as regras. Se calhar estou a pedir de mais.

    Desculpa aproveitar este espaço para responder à Ta8.

    Ta8, efectivamente, a França não é a Dineylândia. Já o tinha escrito. Se não tive a net durante dois meses foi porque fui uma das inúmeras vítimas da falsa concurrência entre o Orange ( France Telecom ) e o Neuf que comprou o aol ( e não só) . France Telecom guardou a manutenção das linhas e activa quem quer ( mas é mais complicado).

    Isto é, aterrei no Orange de maneira forçada. É o que se chama venda forçada o que é ilegal.

    Mas também é verdade que quando se mora na orla da Ile de França não se é muito considerado. Como se eu morasse na "Selva" !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  22. Nelson(benfica)vermelho directo:1 jogo
    Mariano(F.C.P.)vermelho directo:2 jogos.
    Quem me explica?

    ResponderEliminar
  23. Lucho,

    Como disse o Blue, a tua cláusula de rescisão continua a subir...e com isso a despertar a inveja de alguns ressabiados (e nós sabemos quem eles são) k, à falta de melhor, opinam na base da calúnia...

    A esses é deixá-los falar sozinhos...

    Abraço e não te deixes abater por gente mesquinha!

    ResponderEliminar
  24. Dragao vila pouca eu explico: Os maozinhas andam ai carago! Os bodes expiatoria sao sempre os mesmos nao ha direito! Tambem nao houveram nem sumarissimos a Petit, nem vermelhos a Cardozo e a Katsouranis agora haveria sançao maior a Nelson que a Mariano? Obvio que nao!

    Ah e ja fui confirmar: a Marta Leite de Castro e o Lisandro nao namoram... Por isso vai ter de ser outra coisa a prende.lo ca... Talvez lhe leve um cartaz junto com o do Lucho "Licha no te vas!" lol Tenho fé e confiança que os dois fiquem... Para mim no final da época sai o Zé e mais alguem. Mas o Zé tenho quase a certeza que se vai pelo que ele disse na gala dos dragões de ouro... Mas ainda é muito cedo para especular, depois veremos quem sera o nosso proximo prodigio a sair! Ah Ah Correio da manhã pasquim de sempre noticias falsas como sempre!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    new post! http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. spm, como diz alguém, "estrelinha que te guie..."... o resto já deves conhecer concerteza!!

    Passa bem...

    ResponderEliminar
  26. Obrigado a todos pelas palavras simpáticas e solidárias para cmg. Não me deixarei abater e peço-vos tb q não reajam se porventura tb forem brindados nos vossos posts por msgs como a q enfrentei.

    Por muito que custe a mt gente o meu único interesse em tudo o q faço aqui NESTE ESPAÇO é defender apixonadamente o clube q adoro desde criança. E aproveitar a oportunidade que o BLUE BOY me deu para promover as modalidades amadoras, que com pena minha não têm este destaque em muitos mais espaços (blogs).

    ResponderEliminar