12 março, 2008

Como nem só de futebol...

Como nem só de futebol se vive no Reino do Dragão e com o aproximar dos play-off na modalidade ficam, a título informativo, umas linhas com curiosidades/regras sobre hóquei em patins.

A pista de jogo, sempre na relação de 2 para 1, deve ter as seguintes dimensões em metros:
- Mínima - 34 x 17
- Standard - 40 x 20
- Máxima - 44 x 22
É fechada nos quatro lados e a vedação deve ter 1 metro de altura. Os dois topos devem ter uma rede de protecção, mesmo amovível, com uma altura de 4 metros.

A baliza, feita em tubo de ferro de 9 centímetros de diâmetro, deve ter uma altura interior de 105 centímetros e largura interior de 170 centímetros. Deverá ainda ter fixada apenas à parte superior, a uma profundidade de 40cm e suspensa, uma rede de algodão mais fina que a exterior e de cor branca.

As rodas dos patins não podem ter um diâmetro inferior a 3 centímetros.
O stick, também chamado de aléu, de madeira ou plástico deve medir entre 90 e 115 centímetros, e não pode exceder o peso de 500 gramas.

A bola, de cor única e de cor que contraste com a pista, linhas de marcação e tabelas, deve pesar 155 gramas e ter um perímetro de 23 centímetros.

Cada equipa deve ser composta por um mínimo de 6 jogadores: 1 guarda-redes, 4 jogadores e um guarda-redes suplente, podendo no entanto serem utilizados até 4 jogadores suplentes.

Os jogos da categoria de Seniores têm uma duração de 2 períodos efectivos (o relógio pára quando o jogo é interrempido) de 25 minutos. O tempo de intervalo é sempre de 10 minutos após o qual haverá sempre mudança de campo.

Cada equipa poderá pedir, através do seu delegado e em cada período do jogo, um pedido de desconto de tempo de 1 minuto. Caso não o utilize na primeira parte, não poderá pedir dois na segunda.

Existem 3 tipos de punição das faltas:
- Livre indirecto
Pune falta fora da área e é um remate ou movimentação da bola, que tem que estar parada, a um só toque.
- Livre directo
Pune jogo bruto, cargas violentas e perigosas e é assinalado pelo levantar de um dos braços do árbitro com a mão aberta. É marcado na pista da equipa contrária e a bola pode ser rematada directamente, jogada em todas as circunstâncias sendo até permitidoao executante patinar na direcção da baliza com o intuito de driblar o guarda-redes contrário.
- Grande penalidade
Pune qualquer tipo de falta cometida dentro da área de baliza da equipa infractora. O guarda-redes terá de estar sempre colocado sobre a linha de baliza, apoiado nos patins e com o stick a tocar ambos os patins. O executante deverá rematar a bola directamente na direcção da baliza não a podendo levar na direcção da mesma.

Como acções disciplinares os jogadores podem ser punidos com 3 tipos de cartões:
- O cartão amarelo
Será utilizado para advertir qualquer jogador em pista ou qualquer elemento que esteja autorizado a permanecer no banco desuplentes.
- O cartão azul
Será utilizado para ordenar a suspensão de qualquer jogador em pista, por um período de 2 minutos. Dois cartões amarelos dão um azul e respectiva suspensão de 2 minutos.
- O cartão vermelho
Será utilizado sempre que tenha de ser expulso qualquer jogador em pista ou qualquer elemento que esteja autorizado a permanecer do banco de suplentes. Um cartão amarelo depois de um azul leva à expulsão.

E pronto. Espero não ter cometido nenhum erro.
O Lucho já deixou o calendário dos play-off com o Gulpilhares, à melhor de 3.

29.03.2008 - FC Porto x Gulpilhares
05.04.2008 - Gulpilhares x FC Porto
09.04.2008 - FC Porto x Gulpilhares (se necessário)

Haverá ainda uns 16 avos-de-final com FC Porto - Candelária, dia 12.04 para a Taça e claro, o embate principal com um Vic x FC Porto, para a liga Europeia e possível passagem à 'final-four', a 16 de Março, pelas 16.15 e com transmissão directa na RTP2. Este sim o jogo do ano.
Espera-se a comparência em massa de adeptos nos jogos em Fânzeres.

Ah, e então o porquê da foto [slb * Leiria - Lusa]?
A meio da semana, mais precisamente depois de Quarta, mas ainda antes de Quinta, fomos brindados, por blogs & afins, com a foto do Sr. Manuel Neuer.
Como a transmissão em directo da chegada do D. Sebastião ao Aeródromo de Tires foi já há 7 meses e uma imagem actual vale mais que mil palavras, fica a mesma para os Vossos comentários.

25 comentários:

  1. Boas,

    A malta se não vos acompanha, a ti e ao Lucho, perde o comboio das amadoras:)

    Tás um verdadeiro expert de regras. Sinceramente, apesar de seguir com alguma curiosidade o hóquei, fiquei elucidado em alguns pontos...

    Contra o Gulpilhares começa a contagem decrescente para o hepta. E, a não ser k arranjem um D.Sebastião sobre rodas, não estou a ver quem nos fará frente...

    Qt aos outros, mais do mesmo. O Orelhas ainda, juntamente com a SAD encarnada, "tentamese-o que ele ficasse" mas o espanhol bateu com a porta. Oportunidade soberana para enterrar mais um mito (o do que o nuestro hermano era bom treinador)e para os jornais se divertirem um bocado na caça ao novo mister. Um, aquele k adora ser pasquim, até falou no...Special One.

    Mourinho no SLB só se fosse em regime de franchise. Ele a treinar em Espanha e o Baltemar Brito no Benfas:)

    Ah, quase me esquecia. Hj tenho 90 minutos de algum sofrimento, esperando k sejam os últimos desta época. FORÇA GETAFE!

    ResponderEliminar
  2. Olá, bons dias!
    No meu colégio no Porto (Nossa Senhora da Paz) entre outras coisas boas que tinha (olha a publicidade, eheheh) algo que davam grande importância era ao desporto.
    Desde ginástica, ballet, natação, basquete, andebol, volley, tudo era praticado nos horários dedicados às modalidades. Curiosamente, futebol não, pois o colégio era maioritáriamente feminino.
    Hóquei em patins era a outra modalidade também não praticada no colégio.
    Apesar disso, é uma modalidade pela qual nutro simpatia. Costumava assistir aos treinos nas Antas enquanto esperava pela minha hora de treino na piscina. O Porto parecia-me mais PORTO quando as diferentes modalidades estavam todas juntas nas Antas.
    Para quando o prometido pavilhão ...

    ResponderEliminar
  3. Estilhaço: Muitos parabéns pelo post de promoção a uma modalidade de que me sinto responsável por essa tua recente paixão. Foi a meu convite q foste pela 1ª vez ver o Porto em hóquei frente aos lamps e desde aí ficaste tão ligado à modalidade que julgo não perdeste mais nenhum jogo até ao fim da fase regular. NOS play-off (espero q n haja coincidência de horários com o andebol) deverei estar aí em força para esse hepta q o Paulo Pereira se refere.

    Qt aos lamps a única alegria q vão tendo nestes últimos anos é qd o Porto sai da Champions League. De resto é depressão absoluta.

    Merecem o destino q mais logo terão.

    ResponderEliminar
  4. Heliantia:
    Estive a observar as obras do pavilhão e julgo q no final da próxima época (play-off de 2008/09) lá para Abril, Maio de 2009 teremos o Dragão Caixa pronto.

    ResponderEliminar
  5. Pois é, Lucho.... mas o futebol não está lá :(
    Porque não fizeram eles o centro de estágio ao lado do Dragão ?
    Onde está o centro comercial, por exemplo ...

    ps: Getafe! Getafe! Getafe!

    :)

    ResponderEliminar
  6. Ya tipo este grande Porto tem centros comerciais que ate da pa encher os dedos das maos e dos pes: Norte,Via catarina,Plaza,Parque nascente,Forum maia (um pouco mais longe),aquele da rotunda da boavista, o Dolce vita quer dizer eu concordo com a heliantia em vez de irem ate Gaia (que coisa tao longinqua), pa ficar tudo pertinho tinham feito ali mesmo ao lado do Dragão!

    Quanto às regras, nao as conhecia todas, tinha apenas uma noçao geral, ja que a seguir ao futebol e ao andebol é a modalidade que mais acompanho...

    Ah claro que toda a gente ja sabe que a dupla do tango foi convocada pa Argentina.Egipto??:):):) Mais um passinho pa ficarem ca os dois eh eh eh!

    Quanto ao meu comment à cronica do MST eu ate lhe chamo la um nome feio e so agora me apercebi, desculpas à mae dele que adoro tudo o que ela escreveu mas este homem é das coisas mais elitistas e que mais me mete raiva neste mundo. Impressionante a maneira como leva sempre o Quaresma ao colinho ate me mete nojo...

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Tu não gostas mesmo do MST, Ta_8 :)
    Daquilo que ele escreve ?!!
    Eu subscrevo e assino por baixo :)
    É um óasis no meio daquele deserto d´A Bola...

    E o facto de ele torcer pelo Vitória e pelo Setúbal não lhe tira nada de Portista... muito antes pelo contrário...

    ResponderEliminar
  8. Ó Heliantia ...
    Sou professor no Colégio da Paz em acumulação docente há mais de 16 anos ...
    Quem és tu??? Será que nos conhecemos??? Era engraçado...
    Dá pistas...

    ResponderEliminar
  9. Heliantia, se não houvesse centro comercial não havia estádio do Dragão. O F.C.Porto não tinha capacidade económica, para, sem alienar património, construir uma obra daquela grandeza e que tanto nos orgulha.Concordo que o ideal seria termos ali todas as infra-estruturas, mas é impossível.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde a todos

    O hoquei é para mim a modalidade desportiva mais bonita do planeta.
    Sempre tive essa opinião e sempre terei!

    Sabado à tarde estive em Fanzeres também... foi um bom jogo de hoquei para se ver! A equipa a golear, os adeptos calmamente a exigir sempre mais, o pessoal da claque a cantar em apoio continuado e o mais curioso... o prazer com que os nossos atletas têm em jogar hoquei em patins e em marcar sempre mais e mais!


    O meu maior sonho?

    Entalar este ano o Barcelona na casa deles!!!!!

    Basta!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  11. Heliantia eu realmente nao vou à cara com ele, embora geralmente goste do que ele escreve sobre varios assuntos. Mas no que diz respeito ao FCPorto e ao caso concreto do Quaresma ele é mesmo aquele tipo de pessoas que leva um jogador ao colinho e crucifica outros que se atravessem pelo caminho. Pah, e esta cronica mostrou.me isso, ou pelo menos o que li, acabada de acordar e com mau humor matinal ler logo estas coisas opa irrita.me...lol
    Que ele é um oasis no meio do deserto da Bola? Pah obvio que concordo. Mas a maneira presunçosa e arrogante como ele formula a sua opiniao em relaçao a alguns jogadores da nossa equipa tira.me do serio. Porque depois vem para aqui dizer que "vale a pena pagar bilhete so para ver Quaresma jogar" quer.se dizer...
    A forma como ele nesta cronica fala de Mariano, a forma como atacou Helton, Bruno Alves, pasme.se LISANDRO! estes dois ultimos por terem falhado penaltis depois do jogo que fizeram? É incrivel e depois de atacar metade da equipa chega a uma frase e diz "E quaresma teve uma perda incrivel" e pronto. Pa, eu sou bastante refilona e sai.me tudo pela boca mas este homem por muito boa cronica que faça às vezes e ai concordo contigo, ele é a nata do pasquim em que escreve, as vezes ele ultrapassa todos os limites do aceitavel...

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    E para mim a eliminaçao é passado, é bola pa frente e ponto final!

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Muito obrigado pela explicação das regras que vou imprimir. Estavam a fazer-me falta.

    Assim, já vou poder explicar.

    Só uma pergunta. Tenho uma falha de memória . Onde fica o colégio Nossa Senhora da Paz ? É naquela rua que sobe até ao Campo, partindo da rua de Cedofeita ?

    ( Eu ainda aindei um pouco no antigo D. Manuel )

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. O colégio da Paz fica na Rua Latino Coelho, junto ao Jardim do Marquês.
    Professor Jorge Aragão (não vá eu ter sido sua aluna...) eu sai de lá em 1986.Recordo-me de ter tido um professor de desenho e um de ginástica, de resto eram todas professoras ou Irmãs.
    O Presidente que me desculpe do off.topic, mas este mundo é mesmo pequeno e a Cidade do Porto única.

    ResponderEliminar
  14. Heliantia:
    Realmente estamos off.topic mas foi uma coincidência engraçada.
    Não há que me tratar por prof pois aqui não há títulos... somos todos azuis e brancos, mainada.
    Os referidos profes devem ter sido o Arquitecto Rebelo e o de EF o Alfredo.
    Por certo não nos cruzamos ou então já estavas no 8º ou 9º... Quando entrei para lá fiquei alguns anos só com 5º e 6º.
    E o Colégio continua, bem como sempre, uma casa onde dá gosto estar e trabalhar.

    ResponderEliminar
  15. liga Intercalar (resultado final):

    Boavista 1 FC Porto 2

    (Mariano e Rabiola)

    ResponderEliminar
  16. Intercalar:
    Boavista 1 -F.C.Porto 2
    Golos de Mariano González e Rabiola.
    Diakité fartou-se de dar porrada (arrumou com o H.Barbosa),com o palhaço do J.Pacheco a rir-se.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. BoAS,

    Notícias fresquinhas e boas. 2ª vitória na Intercalar, podendo almejar a ida às meias. Tb seria engraçado...

    Ta_8, estamos em sintonia em relação ao MST. Realmente, o homem às vezes passa-se da cabeça, zurzindo a torto e a direito. Então aquela de colocar o Baía até final nos jogos da Champions, deve ter enterrado com o ego do Helton num instante. Qt a mim, peca por tentar ser demasiado frontal e independente. Irrita-me tanta crítica a alguns jogadores do FCP...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  18. Amigo Estilhaço, sauda-se o teu regresso às crónicas habituais das noites de 3ª feira... com «Champions» pelo meio da semana, andavas a baldar-te muito aos treinos :D

    Depois, com este teu texto, quer-me parecer que tb estás à espera que a tua cláusula de rescisão tb aumente, não?... é, vcs devem pensar que isto aqui é a Santa Casa da Misericórdia, só pode :D

    Agora fora de brincadeiras, admito, não te estava muito bem a ver a entrar no discurso das amadoras e na discussão das regras, curiosidades, etc... mas pelos vistos, o Lucho arranjou aqui um grande aliado nesta vertente clubistica... o que se sauda, pelos motivos mais que óbvios.

    Depois, é isso tudo... dia 29 de Março tamos em Fânzeres para dar continuidade a esta galopada em direcção ao «hepta»... mai'nada!

    É bom que os Amigos/as cá do blog se começem a organizar para nesse sábado (29.03) estarmos todos por lá, para que a nossa voz se faça sentir.

    Se houver necessidades de boleias, pode ser que tudo se resolva com a flexibilidade de cada um de nós, mediante as direcções a tomar de origem... bora lá a sair mais uma organização.

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  19. Blu, A Ta_8 como falha que é, nao vai estar presente em fânzeres por 2 razões muito fortes! Além de estar de 2 semanas de férias da faculdade e as férias de faculdade pa quem mora longe ja se sabe é para ir a casa, este mes entao de 22 a 30 a Ta_8 estará ainda mais longe do Porto e vai até à cidade luz. Não, não vou até à 2 circular das galinhas que ai ja eu estou farta de ir e essa luz ta à espera de ser mudada, muito fundida. Vou mesmo até Paris uma semaninha pelo que andarei deslocada aqui do blogue para meu grande infortúnio! Pode ser que eu vos traga uma lembrança da Disneyland para me redimir hum hum?

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Este ano novamente Campeões em Hóquei em Patins.. HEPTA HEPTA ALLEZ.

    Agora é ganhar ao Vic e seguir rumo à conquista da Liga dos Campeões

    http://www.dazuis08.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Boas,

    Só para aproveitar este espaço para dar um grande abraço ao meu tio Pablo e um beijo carinhoso àminha tia Maria Hernandez Amostegui, que fazem hoje anos de casados. Para eles, que residem nesse bela localidade de Getafe, os meus sinceros parabéns:)

    ResponderEliminar
  22. O Getafe está en mi coracion, carajo...

    ResponderEliminar
  23. Não me digam que correu bem lá para os lados de nuestros hermanos ... :D

    ResponderEliminar
  24. Allez Getafe Allez! :) Siempre con vos contra los infieis CARAGOOO! E espetaram.lhes mais um ah pois é quem disse que getafe brinca em serviço??

    Ya se fueran!

    Ca Ca Ca!

    ResponderEliminar
  25. boUas pessoal!!!!

    só um off.topic:
    -entrada do mariano no jogo com a academica tem direito a vermelho direto e 2jogos de suspensão.

    http://www.youtube.com/watch?v=ng-7P7D1iXs

    -Nelson, jogador do MAIS MELHOR GRANDE CLUBE DA TRETA DO MUNDO,com um vermelho direto é punido apenas com um jogo de suspensão


    os cães ladram e a caravana azul e branca passa, nas calmas....

    ps:sou do Getafe desde pequenina...ca ca ca =)

    FORÇA FCPORTO,rumo ao Tetra porque o TRI já cá canta

    ResponderEliminar