15 março, 2008

Renovar ou não renovar…

… com o Futebol Clube do Porto?

Está aqui uma adepta tão sossegadinha, na viagem rumo ao Tri, é verdade que com um “abanão” lá pelo meio para voos mais altos… mas, na realidade o campeoanto até se torna assim um bocadinho para o enfadonho dada a falta de competitividade que se arrasta neste marasmo que é a nossa liga.

Como dizia, e na tranquilidade do meu dia-a-dia, aguardando pelo dia 20 de Maio, não que seja jogo que vá alterar alguma coisa, mas porque me dá especial satisfação vencer os adeptos do SLB no meu Dragão, e olhar para eles lá no cantinho inferior esquerdo maravilhados com a visão que têm uma vez por época de estar no Palco de todos os Sonhos…

(e lá vai ela... ó Heliantia, volta ao tema, pode ser?)

Portanto, como dizia, renovar ou não renovar com o Futebol Clube do Porto?

O Professor Jesualdo Ferreira, recentemente promovido a Mestre, acordou verbalmente com o nosso Presidente que iria renovar por mais um ano como treinador principal do FC Porto.

Vai dai, os nossos desportivos resolvem dar algum ênfase à notícia, mas como se trata de um clube sério, no qual técnicos e jogadores não enchem capas com supostas vindas e/ou vendas, a CMVM fez questão de colocar um comunicado a negar qualquer renovação entre o FC Porto e o Treinador.

Então, como ficámos?

É para nós, enquanto adeptos Portistas suficiente a palavra de Jorge Nuno Pinto da Costa? Em princípio e para mim, seria mais do que suficiente. Mas… porque não está já oficializada esta renovação ? Estranho, no minimo…

Será que a renovação está dependente de resultados?

Porque procura a esposa do Prof. Jesualdo Ferreira, nova casa lá para os lados da Capital?

E porque será que me parece que tudo isto não me parece tão desassociado da saída de Camacho do SLB?

Já é dado adquirido que qualquer treinador que venha para o FC Porto, “se arrisca a ser campeão”. Mas eu gosto de continuidade, gosto de “paz de espírito”, gosto de saber que os cargos no FC Porto estão firmes.

Gosto de plantéis que se mantêm por várias épocas.

E gosto de saber que se não há alternativa credível para o lugar de treinador, que vamos manter aquele que temos. Pode não ser o melhor, nem dos melhores do mundo, mas neste momento é “aquele” que melhor conhece o plantel. Tem a equipa moldada ao seu estilo, e isso é o mais importante numa equipa. Um jogador forte no balneário terá a sua importância, mas que nunca esteja acima da figura do treinador (lá para os lados da segunda circular, aqueles casos raros mais iluminados começam a dar-me razão).

Treinadores estrangeiros como não conheço, não adianto com nenhum nome... dos Portugueses, há um e apenas um que eu gostaria de voltar a ter no FC Porto…

7 comentários:

  1. É óbvio que Jesualdo será o treinador para o ano, a não ser que até ao final da época acontecesse um cataclismo.
    Agora se devia ser...isso para mim é outra história.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. O prof renova, claro que sim! Eu quero que ele renove sem duvida, actualmente nao ha ninguem como dizes que conheça melhor o plantel...
    Esse português que ai falas? Mourinho vai ate nuestros hermanos tenho quase a certeza...
    Neste momento, prefiro o Prof, por varias razoes.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  3. Apesar de nunca ter sido um admirador do Prof. Jesualdo Ferreira, tenho de me render a evidências, pois a verdade é que o Porto ganha e tem atingido marcas de grande nível.

    Dadas conjuntura actual da equipa, o conhecimento do treinador da mesma e a estabilidade evidenciada, levam-me a crer que tudo continuará como até agora, ou seja com Jesualdo à frente da equipa.
    Mas se tal não se verificar o Porto continua e continuará a ganhar...

    Uma coisa é certa e como diz o companheiro Rui Moreira no Trio de Ataque, isto para «consumo interno» até é demais para a Europa ainda não chega!!! E falta o Presidente dar umas lições ao treinador para ele saber que não é preciso ter medo, o Porto onde entrar têm de ser para ganhar... Esse é o meu senão para com Jesualdo, ser cagarolas...

    Mas que fique à frente do Porto e depois vamos ver se algum treinador MERECE ser treinador do Porto, que isto de fazer um campeonato muito bom com uma equipa de escala europeia e depois vir para o Porto, já nos custou muito, não é Sr. Couceiro????

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  4. Penso que para o ano a equipa vai perder mais uma vez alguns indiscutíveis. Há um lote de jogadores que podem sair e vai ser preciso gerir bem as coisas como aconteceu este ano colmatando-se bem as saídas do Pepe e do Anderson embora quanto a este ultimo acho que com ele teriamos ido em frente na Champions. Mas o que fazer .. não podemos competir com o exterior e asim vamos perdendo talentos mas temos que continuar a ter capacidde de descobrir e formar outros.
    Daí que a estabilidade do trainador seja imperiosa e assim digo que Jesualdo deve continuar.
    Acho que ele tem evoluído e se calhar para o ano poderá ser mais ousado e não repetir erros de calculismo exagerado que nos tem custado caro.
    Neste contexto é o homem certo, estabilidade precisa-se e por fim temos que ser rapidamente campeões e começar a dar jogo a jovens que para o ano podem ser boas surpresas no lugar dos que podem sair.

    ResponderEliminar
  5. mas por acaso ainda não entenderam que isto apenas se tratou de uma "preciosidade" da CMVM, logo que teve conhecimento das palavras do Jesualdo?
    Pena que não fossem tão hábeis com o "inside trading" do Joe Berardo e do Patrick de Barros na OPA do BCP ao BPI

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Penso também como já foi referido que a continuidade de J. Ferreira é importante.

    Talvez me engane, mas não foi J. Ferreira quem fez explodir Lisandro como ponta de lança ?

    E Viva o Porto ?

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    Jesualdo será, sem dúvida, o nosso treinador no ano do Tetra. A rábula do contrato não ter dado ainda entrada na CMVM é apenas um fait-divers para os pasquins venderem mais umas cópias...

    Sem grandes alaridos, mantendo a estrutura colectiva da equipa, teremos nova época em que previsivelmente os adversários ficarão a milhas...

    Por isso, nada de novo no panorama nacional. A única sombra de preocupação será a avidez com k alguns emblemas europeus atacarão os frutos mais apetecíveis do plantel. Se quisermos ser competitivos, lá fora, teremos k estancar a sangria de saídas...

    Abraço,

    ResponderEliminar