14 março, 2008

Violência dentro das quatro linhas...

Como treinadora de bancada e como uma adepta cheia de garra pelo FC Porto, por vezes excedo-me nas coisas que digo. Quando há um jogo contra as galinhas (sobretudo) dá vontade que os nossos jogadores sejam agressivos com eles e os magoem lesionando-os (como fez Katsouranis a Anderson por exemplo) ou até mesmo partindo-lhes as pernas. Sei que há muitos adeptos a pensarem o mesmo.

Mas na realidade, será isto justo? Será que devemos pensar estas coisas? Afinal, rivalidades à parte, são jogadores que nos entretêm… haverá necessidade de haver um ódio tão grande entre jogadores que os façam fazer coisas gravíssimas?

É verdade que estas coisas também podem acontecer inadvertidamente, mas muitas faltas graves que vemos no futebol são mais do que meras faltas. São faltas cometidas com agressividade própria de um adversário.

Confesso que muitas vezes gostaria que as galinhas saíssem todas lesionadas (gravemente) de um jogo? Mas será isto ético pensar? Independentemente de sermos de clubes diferentes e da nossa ideologia clubistica ser a melhor, não passam todos de ser humanos.

Não será muito agradável para um adepto ver um jogo onde as faltas são única e exclusivamente cometidas para não fazerem golo, para cortar uma jogada perigosa, etc e não por picardia?

Quantos e quantos jogos assistimos em que dá dó a picardia que é criada contra o Quaresma? Contra o Lucho? Em que são tão fustigados que o jogador nem consegue praticar um bom futebol. Pensará ele “para quê estar a jogar se posso sair daqui lesionado, cheio de dores e posso estar parado uma série de tempo e não poder fazer aquilo que mais gosto, jogar futebol?”.

Quando estou a ver um jogo e vejo um dos nossos jogadores a levar “porrada” e depois não os vejo jogar como deve ser, começo a insultá-los porque ganham rios de dinheiro e não fazem nada. Mas depois, de cabeça fria, começo a pensar nestas coisas e realmente no lugar deles fazia o mesmo. Não jogava. Para quê jogar se posso sair de lá a não voltar a jogar ou estar por tempo indeterminado sem jogar? É uma situação um pouco complicada.

E nós como grandes adeptos que somos, o que queremos afinal? Queremos que os nossos jogadores partam as pernas aos adversários, que os lesionem correndo também eles o mesmo risco ou queremos um jogo limpo, sem faltas maldosas?

Saudações Azuis e Brancas da,
Sodani

18 comentários:

  1. Oi, Sodani :)
    Então colocas logo uma foto do meu "protegé" em sofrimento ?!! Isso é mesmo para apelar à vontade de saltar em campo e apertar o pescoço ao autor da agressão... :D
    Agora a sério, sou contra todo e qualquer tipo de violência.
    Não gosto de ver os nossos rapazes a serem agressivos com os adversários, mas a verdade é que quando é ao contrário fica um nó na garganta que dá vontade como disso no início de lhes "dar troco".
    Respondendo à tua questão, sou adepta de um jogo limpo sem qualquer tipo de falta maldosa.

    ResponderEliminar
  2. Muito de acôrdo, e muito a favor! MAS,quem é que os convence lá aos interessados,se eles também têm lá uns macaquinhos na cabeçota deles? Com o fragor da luta e o oxigenio a diminuir no cérebro,muitas vezes nem se pensa e vai charutada à brava. Aí têm o (nosso) Jorge Andrade que tem pago bem a sua cóta! Mas , como reza o ditado : Quem à cartuchada mata , nâo pode morrer às chapeladas...(versâo 1.0.1 - p'ó káTsurras)
    Infelizmente costuma funcionar assim!

    ResponderEliminar
  3. Uhhh !!! As bolinhas já cantaram !
    E cheira a Jonh Bull X Jonh Bull ,
    e com 2 portistas em campo russo !

    ResponderEliminar
  4. Sodani, tema bastante interessante! Confesso que me dá vontade de saltar da cadeira e ir ate ao relvado partir o nariz a alguém sempre que vejo um dos nossos no chão. No jogo com a Académica deu.me vontade de partir os dentes ou o pé ao Litos quando fez aquilo que fez ao meu comandante e so viu um amarelo. A ele e ao Cosme que la deu o seu show no final do jogo.
    Por mim, eu sou do genero de pessoas que cá se fazem cá se pagam. Podem dizer o que quiserem mas se eu agora visse o Katso-san lesionado ate ao final da epoca pensava "Bem feita lampião de merda ninguem te manda cacetar tudo o que mexe é pa sentires na pele". Se o Nuno Gomes continuasse lesionado ate ao final da epoca esse entao que é o jogador por mim mais odiado o mesmo eu diria "Tanta simulação tanta merda agora tas a ai a sofrer a serio". Se fosse um dos nossos, pah situação diferente mas acho que é normal, que o que nao é nosso nao nos importa. Se o Lucho agora se lesionasse eu choraria baba e ranho com certeza! Se o Licha se lesionasse eu rogaria pragas a muita gente. É normal... e nao vou deixar de o assim ser disso tenho certeza. Está em mim e na maioria das pessoas. Faz parte de ser adepto de um clube e nao de outros.

    Ontem numa aula falámos disso... As pessoas so sao pacificas e "protegem" os outros se souberem que fazendo o contrario sao punidas. Se se encontram em liberdade de movimentos a primeira coisa que lhes da mais prazer é provocar dor a alguém. Está provado em Harvard! Por isso se um jogsor apanha o arbitro de costas pimba! Sarrafada no outro. Mas se ele esta a ver, levanta as maos como quem diz "Não foi de proposito!" mesmo quando todo o estadio viu que ele la foi cacetar uma canela porque quis.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Eu sou contra a violência. Gosto do jogo limpo e até admito qye, em caso de violência desusada sobre um jogador, se proceda à sua substituição ou à paragem forçada do jogo para chamar à atenção sobre o assunto. Artur Jorge fez isso com o Paulo Futre...
    Era importante também o papel da imprensa em denunciar estes caso e não os absolver quando dá jeito ( petit, bynia, katsouradas, etc...).
    E os árbitros, claro.. Não se pode admitir o que aconteceu om o Cardozo e depois 2 jogos ao Mariano..
    Entretanto, soube agora o sorteio da Champions ... E eu que tanto queria o Barça...

    ResponderEliminar
  6. última hora-
    sorteio liga do campeoes: real madrid vs fcp

    obrigado S.C.PORTUGAL

    ResponderEliminar
  7. Muito pragmática e muito ética!!!!

    Fico espantado...

    Sendo que este é um tema recorrente e sempre actual, só quero dizer que sou, em toda e qualquer circunstância contra a violência, seja ela dentro das quatro linhas, nas bancadas ou no dia a dia...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  8. Assim uma lesão q não seja mt grave mas q afaste um qq adversário de jogos importantes é sempre benvinda:)

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  9. As lesões podem surgir nos treinos... nos tempos livres... agora uma lesão provocada por um dos "nossos" não gosto :(

    ResponderEliminar
  10. Nem a favor... nem contra!

    Apenas e só que quando se apanham os «infiéis» pelo caminho, umas festinhas nunca fizeram mal a ninguém :-D

    Este tipo de jogos sem as habituais quezilias e picardias, não dá pica, se me faço entender... é preciso levar lá para dentro alguma agressividade, ainda que nunca admita que não possa ser controlada em contraponto com a maldade pura ou a entrada a 'matar'.

    Como disse... umas festinhas nunca fizeram mal a ninguém... com uma certeza, é que nos últimos anos, temos mais razões de queixas (e sem as devidas punições!!) do que propriamente outra coisa.

    Diria até em jeito de provocação, porque se aproxima um FC Porto - Grupo Recreativo dos Nenucos da 2ª Circular... André, Paulinho Santos, Jorge Costa e outros que tais, voltem que estão todos perdoados :D :D :D :D

    ResponderEliminar
  11. Viva,

    Não hajas dúvidas que em Harvard também se publicam muitas asneiras.

    O texto, quanto a mim, levanta, em pano de fundo, a questão de saber se os dispositivos arcaícos de que dispõem a arbitragem ainda são válidos e ajudam a promover o futebol.

    Também sou contra a violência.

    E viva o Porto !

    ResponderEliminar
  12. portomaravilha, harvard diz muitas asneiras mas este estudo é interessante.
    Um actor foi contratado para estar sozinho numa sala ligado a elétrodos que supostamente dariam choques quando do outro lado se carregava em botoes. Ele estava numa sala so com um vidro em que ele nao via quem estava do outros lado. Obvio que nao havia grandes choques, ele sentia um pequeno estimulo e depois dava asas ao talento para representar.
    Do outro lado estudantes de medicina. A cada 5 minutos entrava umne nesses 5 minutos ele tinha de carregar nos botoes apenas. Diziam.lhes que nao estava ninguem a ver, o "cobaia" tambem nao estavam so ali para fazer a demonstraçao. Cada aluno que entrava e pensava nao estar a ser minimamente vigiado carregava um vez e via o actor dar saltos de aflição e nos 5 minutos que lhe restavam carregava tantas vezes nos botoes so para verem o actor sofrer! Isto tudo porque lhes tinha sido dito que nao haveria vigia de ninguem àquela experiencia. E é mesmo assim, eu depois penso em cada sarrafada que vejo em certos jogos e vejo que é tal e qual! Quando o arbitro anda sobre os lances em cima deles, aqueles lances que toda a gente reclama eles vêm com a cena de nao ser de proposito e refilam e bla bla, quando o arbitro anda a pensar na morte da bezerra vê-se com cada coisa do outro mundo...

    E parece que voltou o camelo luis flip orelhas pa falar à parva! Ja tomaste a tua dose de rennie hoje?Ou acabaste de descobrir quem seria o vosso adversario se tivessem jogado à bola contra o getafe? Vai ali matar.te à esquina sim?

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Há um convite para o Leixões-F.CPorto.Quem se candidata?

    ResponderEliminar
  14. Bem eu acho que se está aqui a confundir um pouco as coisas...

    No sentido em que estamos a falar de violência, o tema proposto e não de virilidade ou raça ou algo do género.

    Quando essa barreira é transposta e se entra na violência por si mesma, não posso concordar.
    Violência é uma atitude reprovável e passível de punição.
    Infelizmente somos confrontados com isso em diversas alturas nos estádios de futebol. Sendo que a mesma começa verbalmente, mas aí eu dou a mão à palmatória, porque também contribuo para ela... E depois já se sabe que uma gera a outra. Os adeptos pressionam os jogadores e vice-versa...

    Agora algum de vocês me diga se concorda com violência ao ponto de tirar um jogador fora, como foi o caso daquele grego ranhoso, que retirou ao porto a magia do nosso menino Anderson e nos privou a todos de futebol de qualidade????

    Agora ser raçudo como o Lisandro, viril como o Bruno Alves, por mim tudo bem... Eles também não são meninas dentro de campo (com todo o respeito para as ladies). Afinal sem uma dose de emoção extra o futebol perde piada...

    Pena pena, é que muitos não sabem discernir, dentro ou até fora de campo do que é aceitável, correcto e salutar para aquilo que já é violência. Talvez por ser algo muito ténue que os separe.

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  15. Viva !

    Olá Ta8 ! Faço parte daqueles e daquelas que viram esse filme cujo nome me escapa nos anos 80.

    Esse mesmo filme nunca teve qualquer acreditação junto da comunidade científica. Foi um filme de propaganda.

    Creio que é impossível pensar o homem ou a mulher, animal social por definição, de modo individual.

    Todos e todas sabemos que o cérebro humano acaba a sua evoluição aos quatro anos. Após está praticamente formatado !Mas nada o que diz respeito ao ser humano é sabido de antemão. Se calhar a vida seria ainda mais "Computorizada" com tais pretendidos cientistas ou cientistas pretendidos.

    Segundo as sociedades, a relação perante a dor ou mesmo a morte não é a mesma. Por exemplo, conheci Timorenses para quem a morte nada significava dum qualquer vazio.

    Daí é preciso ter cuidado com as generalizações !

    Outra coisa : Nasci ao lado do campo da Constituição e ainda vi o estádio do Lima ser degradado. Não se podia jogar futebol entre putos mas estava aberto às corridas de galgos.

    Meu pobre futebol quantos pontapés vais levando.

    Tenho orgulho em ter nascido ao lado do Campo da Constituição, tenho orgulho em ser Portista ( mas creio que é genético/ risos ) e tenho sobretudo orgulho em ter nascido no primeiro país europeu que aboliu a pena de morte. Um século antes da França.

    Ta8 : Para mim, não há parvas nem parvos. Unicamente ser humanos. Uma pergunta que levanto sempre : " Quem é mais inteligente um bom carpinteiro ou um mau médico ? ".

    Ta8 : O futebol está a morrer . O nome do nosso clube começa por Futebol. Presidentes como Pinto da Costa não nascem na esquina !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  16. Tanto portismo e mesmo com um convite ninguém se apresenta para amanhã ir ver o F.C.Porto.Sendo assim vou oferecer o convite a outro.

    ResponderEliminar
  17. Dragão Vila Pouca, só agora vi o teu dizem-que-uma-espécié-de-quiz :D ainda vou a tempo ou nem por isso?

    ResponderEliminar
  18. Blue vais a tempo.Manda-me um mail para combinarmos.

    ResponderEliminar