04 maio, 2009

Já só faltam mais "3 envelopes" para o TETRA

assistência: --- espectadores.

árbitros: João Ferreira, Luís Ramos e Pais António; Bruno Esteves.

CS MARITIMO: Marcos; Paulo Jorge, João Guilherme, Van der Linden e Luís Olim, João Luiz, Olberdam e Bruno; Djalma, Aquino e Marcinho.
Substituições: Aquino por Baba (46m), Djalma por Manú (59m) e Luís Olim por Takahito Soma (74m).
Não utilizados: Marcelo; Fernando, Briguel e Victor Junior.
Treinador: Carlos Carvalhal.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Tomás Costa e Raul Meireles; Mariano, Lisandro e Rodríguez.
Substituições: Raul Meireles por Guarín (21m), Rodríguez por Farías (84m) e Lisandro por Rabiola (87m).
Não utilizados: Nuno; Stepanov, Benítez e Andrés Madrid.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

disciplina: cartão amarelo para Aquino (36m) e João Luiz (75m).

golos: Raul Meireles (3m), Rolando (64m) e Tomás Costa (83m).


Passado mais um fim-de-semana desportivo (igual a tantos outros), podem os “aziados” do costume continuar a debitar “fel” por todos os poros, trazendo à baila temas já gastos e mais que rompidos de arbitragens, de apitos, de envelopes e outros acessórios, mas jamais poderão contornar a mais óbvia e cruel das realidades, porque essa, por mais que lhes doa e custe a engolir (e acedito que deve custar mas de que maneira, ai não, que não!), coloca o FC Porto novamente na rota de mais um título, de mais um campeonato, de mais um TETRAcampeonato!!!

Se entre “nós”, e perante as recentes lesões de Lucho e Hulk para o que restava ainda da temporada, ambas consecutivas e numa fase crucial do campeonato em que muito estaria ainda por decidir, se instalou um leve sensação de dúvida quanto às soluções de banco para colmatar estas ausências de peso, o FC Porto, como em tantas e tantas outras, limitou-se a reagir à “campeão”, mesmo ainda ontem, tendo-se visto privado de Raul Meireles bem cedo no jogo, por lesão. Mesmo assim, e perante mais uma adversidade, não se limitou a ganhar, como ainda goleou, mostrando um “estofo” bem acima de qualquer um dos seus mais directos adversários.

Se há coisa que é unânime neste país de invejosos, ridículos e medíocres, é o facto do FC Porto ser de longe, o melhor e mais bem preparado clube em PORTOgal, onde todos, à excepção de nós próprios, é claro, têm sempre que encontrar “mil e uma desculpas", ou melhor dizendo, mentiras, por mais esfarrapadas que sejam (e são-no!), para se justificar perante os seus adeptos carneiros e seguidistas, o facto de não conseguirem ser melhores que nós, nem tão pouco sequer aproximar-se, quanto mais igualar. Vejam as capas da imprensa “desportiva” de hoje, e confirmem com os vossos próprios olhos a “azia” que por essas bandas impera, faz doutrina e demonstra a "filha-da-putice intelectual" que reina e grassa naquelas redações que se encontram assaltadas por tudo quando é afilhado de "manhosos", de "cartaxanas", de "delgados", de "farinhas" e outros que tais. [para todos vocês, cambada de FDP, apenas vos desejo uma coisa: que assim continuem por muitos e longos anos a assistir às nossas Bitórias, às nossas conquistas, às nossas glórias, ao nosso sucesso... porque a "lei da vida", essa, para nosso gáudio, na hora certa, haverá de fazer justiça pelas próprias mãos... nós? cá estaremos para assistir e festejar o "enterro" do morto!!]

Falta uma semana, uma mísera semana para que quando o FC Porto receber no Dragão o Nacional, vencendo, conquiste matematicamente mais este título, “contra tudo e contra tolos”. Se não for já nesta, fica para a próxima. Se mesmo assim ainda não der, fica para a seguinte, mas de uma coisa podem estar certos e tranquilos: este título, o TETRA, já não nos escapa… lá terão que, mais uma vez, vergar-se perante a nossa superioridade!

Vamos lá então falar do jogo propriamente dito, que por agora, basta de contribuir mais para o peditório do “roto que não tem onde cair morto”.

O FC Porto entrava no Caldeirão, sabendo já de antemão o resultado do seu mais directo perseguidor, o Sporting, que no dia anterior, não tinha conseguido mais que um nulo em Coimbra, podendo em caso de vitória neste jogo, deixar o TETRA a apenas uma outra vitória de distância, que poderia ser já assegurada na próxima jornada… no Dragão!!

Desta vez, e não correndo o risco dos primeiros 45 minutos sofridos das duas últimas jornadas, o FC Porto entrou forte no jogo, colocando logo imensa pressão na defensiva contrária. Ao primeiro minuto, na sequência de um canto, bola no poste rematada por Bruno Alves… aos 2 minutos, Raul Meireles, descaído pela esquerda do ataque, remate forte e cruzado, fazendo a bola “ressaltar” na frente de Marco quando este se preparava para a defesa, inaugurando o marcador e tranquilizando para um jogo que se previa complicado.

Mantendo a mesma bitola de pressão, não deixando o adversário “molhar a sopa”, à passagem dos 20 minutos, Raul Meireles viu-se forçado a deixar a partida, lesão que se espera não seja impeditiva para o jogo do próximo fim-de-semana, tendo sido entretanto substituído por Freddy Guarin que cumpriu a bem cumprir a missão que lhe foi destinada.

Por esta altura, sentiu-se um abrandar do ritmo da partida, provocada pelo FC Porto, tendo os da casa aproveitado a deixa para tentar uma reacção, abeirando-se mais da área portista, mas sem nunca conseguir criar grandes lances de perigo, mantendo o FC Porto o controle das operações a meio-campo.

Para a etapa complementar, o Marítimo entrou com outra dinâmica no ataque, mas sem que o FC Porto se “desmontasse”, continuando a comandar os ritmos de jogo, ainda que concedendo a iniciativa do mesmo aos da casa.

Na passagem do quarto de hora, no seguimento de um livre marcado por Cristian Rodriguez descaído para a direita do ataque, Rolando desvia de cabeça o remate directo do uruguaio, que apanha Marco desprevenido que mais nada podia fazer do que esboçar uma tentativa de defesa. Estava feito o segundo golo para os Portistas e consequência do facto, ainda maior tranquilidade para o que restava da partida.

Os da casa acusaram muito este golo e não mais conseguiram criar lances de relativo perigo na baliza defendida por Helton como até ali estavam a conseguir com maior ou menor dificuldade, mesmo que mantendo uma maior posse de bola, continuava a ser o FC Porto a conseguir criar mais perigo junto da baliza de Marcos.

Quando a partida já caminhava para os minutos finais, aos 83 minutos, Mariano Gonzalez avança pela esquerda do ataque, endossa a bola para o miolo onde apanha Cristian Rodriguez que com uma visão de jogo superior a endossa de imediato ainda mais para a direita, apanhando Tomás Costa que isolado e na cara de Marcos, bate o guarda-redes pela terceira vez neste jogo.

O apito final chegou logo depois com a conquista do TETRA a distar, matematicamente, apenas a 3 pontos, quando restam ainda 9 pontos em disputa até ao final do campeonato.

Tudo isto para dizer que no próximo domingo, menos que “lotação esgotada” nas bancadas do Dragão, será uma “vergonha” para os adeptos de um clube que merece neste hora, por todas as guerras e lutas que travou (e venceu!) nesta época, infelizmente, digo eu, até mesmo em alguns momentos, contra alguns dos “nossos”, que eram ainda mais pontas-de-lança do que alguns odiosos inimigos por mais que conhecidos, mas dizia, domingo, é hora de dizer presente e celebrar a uma só voz, com os nossos heróis de azul-e-branco!

Portanto, domingo, a todos vós, exijo “lotação esgotada”, senão, estão todos ref****** comigo!!!

Melhor do Porto: Claramente, Fernando, um senhor jogador que “varre” tudo o que mexe à sua volta. Lisandro o mesmo lutador de sempre, que até cansa de ver jogar. Mariano, quem o viu e quem o vê. Tomás Costa, um poço de energia que ajudou e muito na luta de meio-campo. Rodriguez que é uma gazua em potência. Cissokho, uma confirmação. O regresso do “excelente” Fucile, etc etc.

MUITO IMPORTANTE – ahhh, e a não esquecer… não exijo apenas lotação esgotada no Estádio do Dragão. Há que também esgotar nas tardes de sábado (16h) e domingo (16h) próximo, o Dragão Caixa, no apoio “incondicional” ao basquetebol do FC Porto, que depois de uma fase inicial (mais que) atribulada, quedando-se pelo 8º e último lugar de apuramento para os play-off, traz do galinheiro, a eliminatória empatada a 1 vitória, com hipótese de nestes 2 jogos caseiros, com o nosso apoio, empacotar e mandar para casa mais cedo, talvez contra todas as previsões, mesmo até dos mais confiantes, um outro “dream-team” da treta, de tons encornados. Bora lá malta, sábado e domingo, há que dizer "PRESENTE" no Dragão Caixa!!! Mas antes, já esta 5ª feira (21:30), no andebol (FCP-MadeiraSAD), há que dizer "PRESENTE"!

31 comentários:

  1. 06/12/2008 D1 J11 V. Setúbal 0-3 FC Porto Liga Sagres 08/09 V
    17/12/2008 D1 J9 Est. Amadora 2-4 FC Porto Liga Sagres 08/09 V
    04/01/2009 D1 J13 Nacional 2-4 FC Porto Liga Sagres 08/09 V
    24/01/2009 D1 J15 Sp. Braga 0-2 FC Porto Liga Sagres 08/09 V
    01/02/2009 D1 J16 Belenenses 1-3 FC Porto Liga Sagres 08/09 V
    20/02/2009 D1 J19 P. Ferreira 0-2 FC Porto Liga Sagres 08/09 V
    07/03/2009 D1 J21 Leixões 1-4 FC Porto Liga Sagres 08/09 V
    04/04/2009 D1 J23 V. Guimarães 1-3 FC Porto Liga Sagres 08/09 V
    19/04/2009 D1 J25 Académica 0-3 FC Porto Liga Sagres 08/09 V
    03/05/2009 D1 J27 Marítimo 0-3 FC Porto Liga Sagres 08/09 V

    ResponderEliminar
  2. Marcar um golo logo aos 3 minutos e obrigar o adversário a andar atrás do prejuízo e dar a estocada final a meio da 2ª parte. Jogo fraco mas em que o Marítimo só nos 10-15 iniciais do 2º tempo teve capacidade para criar oportunidades. Muito luta e sofrimento por parte do Porto e mais um lesionado.

    No entanto vitória justa e mais uma vez dilatada (talvez exagerada) e o tetra a 1 vitória de distância.

    Além disso, e para uma felicidade maior uma vitória do Porto na Luz em básquete (54-58) calou os GAYvotas. Se juntar a estes resultados uma vitória da equipa das minhas filhas em básquete (Juvemaia-CD Póvoa 68-67) posso dizer que foi um domingo em cheio.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. Realmente foi tudo em beleza.
    Mais uma vitória e cá temos o Tetra.
    Aqueles que nós sabemos ... deixem-se de tretas...

    ResponderEliminar
  4. Desculpem-me mas para mim so nao foi perfeito pork no hokey viemos embora cedo demais e sem aquilo que queria..e depois do Barça se ter quedado logo pelo 1º jogo pensei ..é desta!!!

    ResponderEliminar
  5. Boa noite a todos os que lerem esta importante nota. Sou e considero-me um portista que tal como a nossa equipa, gosta de ganhar, mas que também aprecia tudo aquilo que envolve por assim dizer o ADN de um jogo, equipa, tudo o que diga respeito ao futebol. Gosto por isso de visitar este blog com uma certa frequencia, pois admiro bastante as apreciaçoes incisivas e ao promenor de quem escreve e descreve as antevisoes dos jogos do nosso FCP. Reconheço neste blog a qualidade dos seus cronistas, pois todas as cronicas sao pautadas de grande qualidade e reconhecida por figuras nacionais de renome, fazendo do blog numa referencia futebolistica e especialmente portista blogoesfera. No entanto tenho notado, que nao tem sido dada a devida relevancia e importancia, as antevisoes nao espelha a grande qualidade de escrita e de conhecimentos técnicos,que por lá se leêm.
    Proponho por exemplo uma ideia. Porque nao mudar o timming da antevisão, para a tarde anterior ao jogo, já que permitiria dar tempo a todos os que aqui lêem de formular discussoes (positivas)em torno do que se diz.
    Apenas fica uma ideia, de quem reconhece grande valor ao blog, mas que apenas o quer ainda tornar melhor e dar o mérito deveido, a quem penso que faz um trabalho de casa exaustivo, para nos dar a conhecer ao promenor nao so, o nosso clube, mas como jogam os nossos adversários.

    Um abraço e por um Porto sempre melhor, pois FCP somos todos nós.

    ResponderEliminar
  6. Faltam 3 pontos! E eu vou estar para a semana no estádio do Dragão a apoiar o Futebol Clube do Porto!
    Falta 1 vitória para o Tetra-campeonato.
    Foi um jogo difícil este apesar do resultado enganador, o Marítimo deu luta.
    Perdemos o Raul Meireles aos 20 minutos, já começa a ser rotina, espero que o Raul não tenha nada de grave!

    Mais 3 envelopes para o título!

    ResponderEliminar
  7. Fim de semana em grande!

    Domingo, todos para a festa!:)

    Espero que comecemos a festejar no sábado,com o basquete!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. Aos leitores e administradores do blog...é necessário um post diário a lembrar aos leitores da importancia do fim-de-semana em relaçao ao basket... Podemos eliminar o invencivel benfica (lol) ridicula a imprena nacional...é necessário o apoio de todos, porque a equipa é jovem...

    O Dragao Caixa vai ser um factor de motivaçao extra....

    E depois rumoa ao tetra

    ResponderEliminar
  9. Não vi o jogo, vi apenas o Domingo Desportivo e como devem calcular, apesar do resumo alargado, não dá para fazer uma análise correcta, se bem pelo que o resumo mostrou, me pareceu ter havido um grandíssimo Mariano e um bom Porto...mesmo sem Hulk, Lucho e com Meireles a sair muito cedo do jogo, o que fez com que o meio-campo fosse composto, com excepção de Fernando, por jogadores com poucos jogos e poucas rotinas.

    Já se sente um intenso cheiro a manjerico, prenúncio de S.João antecipado, o que tem sido quase uma constante, nestes 27 anos de presidência de Pinto da Costa.

    Domingo, lá estaremos preparados para a festa, mesmo sabendo que o adversário é muito difícil e não vem disposto a servir de bombo da festa azul e branca. O F.C.Porto é quase a única coisa que resta, para que este Norte esquecido e maltratado, tenha algumas alegrias e possa esquecer, por momentos, o drama do desemprego, das falências e da crise, que para estes lados, ainda é pior.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Belo presente para Dia da Mãe :)
    Obrigada, Porto!

    ResponderEliminar
  11. Meu caro antes do basket temos o andebol na estreia do dragão caixa esta quinta feira (2130h). O basket é sábado (16h) e domingo às 16h. Domingo no basket vai encher pq às 20.15h há o jogo q pode dar o tetra no futebol mas era importante q esta quinta no andebol e sábado no basket tb estivesse cheio. Na minha crónica de amanhã vou destacar muito a importância do nosso público no novo pavilhão.

    Quanto ao jogo de ontem na Madeira (futebol) mais um jogo em q o nosso colectivo demonstrou toda a união e espírito de grupo. Não temos rival à altura. Porto, Porto, Porto!!!

    ResponderEliminar
  12. E o que dizer destes resultados dos Juniores E (Sub 11) do FC Porto em Fut7 na campeonato distrital da AF Porto?
    Acho que nem no PES.

    J1 Leixões 1-3 FC Porto
    J2 FC Porto 5-0 Superball
    J3 Boavista 1-0 FC Porto
    J4 FC Porto 7-3 Bairro do Falcão
    J5 Leverense 0-25 FC Porto
    J6 FC Porto 29-0 Oliv. Douro
    J7 Gomes da Costa 1-5 FC Porto
    J8 FC Porto 6-1 Arcozelo
    J9 FC Porto 7-1 Foz
    J10 Canelas 2-11 FC Porto
    J11 FC Porto 12-0 Salgueiros B
    J12 FC Porto 3-1 Leixões
    J13 Superball 0-16 FC Porto
    J14 FC Porto 2-2 Boavista
    J15 Bairro do Falcão 3-13 FC Porto
    J16 FC Porto 14-0 Leverense AF Porto
    J17 Oliv. Douro 0-14 FC Porto AF Porto
    J18 FC Porto 9-2 Gomes da Costa AF Porto
    J19 Arcozelo 1-3 FC Porto AF Porto
    J20 Foz 0-14 FC Porto AF Porto
    J21 FC Porto 10-0 Canelas AF Porto
    J22 Salgueiros B 0-9 FC Porto AF Porto

    ResponderEliminar
  13. De um modo geral, acho que foi um bom jogo dos Dragoes, por isso portistas, preparem-se para mais uma noite de S.Joao, metam o champanhe no frigorifico, ensaiem as gargantas porque vai haver festa do Tetra nao tarda...

    ResponderEliminar
  14. ao olhar para as capas dos jornais desportivos só me resta dizer " GRAÇAS A DEUS QUE SOU DO PORTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO"

    somos dragões, somos campeões!!!!

    ResponderEliminar
  15. Grande mariano que muitas veze sé criticado ( e com razão tb) mas outras mostra o jogador importante que é.. faz lembrar um rui barros, pequenino, mexido, rapido, e que mm sendo trapalhão por vezes marca golos importantes, dá a marcar e mexe com a equipa!!


    até ao próximo jogo de FESTA!! sem dúvida!!

    ResponderEliminar
  16. Já estou de saco cheio, da cantilena de envelopes, de apitos, de golos foras de jogo, de campeonatos do super-mercado e outras tretas que tais. Será possível que não vêem a superioridade gritante do futebol praticado por todos (todossss!) aqueles “notabeis” jogadores que ao envergarem “ as vestes sagradas” (o adjectivo não me sai da cabeça) transfiguram-se em guerreiros indomáveis. Não vêem a alegria daquele bailado a tornar inúteis a sarrafadas cirúrgicas com que tentam impedir a harmonia do conjunto. Recolham-se a ruminar a vossa inveja mesquinha, e tenham mas é juízo. Vamos a caminho do TETRA, e vós pobres coitados, continuai nesse caminho da TRETA.

    ResponderEliminar
  17. Domingo, no Dragaozinho, muita gente vai querer ir e não vai conseguir...eu se Deus quiser, lá estarei.

    Abraços

    ResponderEliminar
  18. O fucile alternou "coisas bonitas" com erros crassos fruto de alguma sobranceria.No início da segunda parte perdeu infantilmente uma bola junto à linha de fundo que só não deu golo pq o baba foi amigo e...aselha.

    Aprecio o fucile mas não lhe "admito" excessos de confiança que podem comprometer o esforço de toda a equipa

    ResponderEliminar
  19. Bom jogo a caminho do tetra. Domingo todos ao dragão para fazer a festa.

    Mariano tem sido fantástico.

    Abraços

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde Dragões...

    E só faltam 3 pontos para o TETRA CAMPEONATO!
    Vitória muito importante ontem, no campo teoricamente mais complicado até ao fim da época. Entrámos muito bem no jogo e ganhámos justamente apesar de concordar que não dominámos o jogo por completo. O essencial esteve lá, temos uma equipa de campeões, merecemos mais este título e continuamos a mostrar DENTRO de campo que somos os melhores! Somos muito melhores! E tal como o Blue escreveu... eles que continuem assim, que grande gozo nos dá! Iremos continuar a defender sempre o nosso Clube, sempre a ganhar, e a cambada de invejosos e aldrabões a espumar de raiva :)

    Domingo, como sempre, e uma vez mais, lá estarei para a consagração do 24º campeonato do Dragão!

    Quanto às "amadoras", espectáculo ontem no "Império Bonança" das galinhas!!! :) Empatámos a eliminatória, e agora tudo é possivel, dois jogos em nossa casa, temos de os apoiar! Infelizmente Sábado é quase certo que não poderei estar presente, vou tentar na mesma. Mas Domingo é certinho, tudo a apoiar o Mágico!!
    Quinta-feira também lá estarei para o primeiro jogo oficial!

    FORÇA PORTO, SEMPRE !

    abraço

    ResponderEliminar
  21. Alguêm me sabe dizer quand começama vender os bilhetes para não sócios para o jogo com o Nacional?


    Bibó Porto !

    ResponderEliminar
  22. Diana,

    Os bilhetes para domingo, para o jogo com o Nacional já estão á venda desde as 16h. de hoje, podes também comprar pela internet!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  23. Diana,

    Peço, desculpa pela informação, os bilhetes estão á venda só para sócios!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  24. ok Mafaldinha Obrigado na mesma , mas eu pensoque amanhã já devem estar os bilhetes para não socios. Se alguêm souber alguma informação agradeço

    ResponderEliminar
  25. Diana, para o ano já sabes, inscreve-te como sócia. só vantagens e alegrias:)

    ResponderEliminar
  26. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Vi o jogo . Aquilo era mesmo relvado ? Pelas imagens parece que não !

    Vitória indiscutível do Porto !

    Falta muito pouco para o tetra !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  27. Lucho,eu sou sócia e o meu irmão também os meus pais é que não e queriam ir ver também

    ResponderEliminar
  28. Mafaldinha
    As 16h estive lá eu ,mas bilhetes só para sócios e já estava uma grande fila!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  29. E cá estamos nós, naturalmente quase campeões!

    Ao contrário do que o Rui Oliveira e Costa dizia, que tinha a certeza que este campeonato ia ser renhido até final, mais uma vez estamos prestes a festejar um título sem muita discussão. A diferença entre nós e os outros é abissal, e se dúvidas existiam (que acredito só em cabeças muito limitadas), este fim-de-semana terão ficado dissipadas. Ainda sobram alguns renitentes, com dúvidas, mas esses nem merecem ser reconhecidos como opinadores de futebol.

    Bem sei, o ano passado a diferença foi maior em pontos. Mas, nos últimos 4 campeonatos que o FCPorto perdeu (2 para o Sporting, 1 para o Boavista e outro para o SLB em 15) não me lembro de ter ficado arredado da luta tão cedo como o Sporting este ano, por exemplo (esclareçam p.f. se eu estiver enganado).

    Talez seja coincidência, mas os campeonatos cada vez me sabem melhor. O tempo vai passando e saboreio cada título novo com mais prazer. Obrigado à concorrência que tem ajudado para isso.

    Tetra novamente, e logo como resposta a quem nos chama batoteiros. De facto, tendo esta Direcção sido criticada, também por portistas, por falar pouco, agora tem a melhor resposta: o futebol jogado. Que não vive de vitórias tangenciais. Que eventuais polémicas sacadas com muita imaginação por aqueles que não vêm o que está à frente dos olhos, não chegam para justificar vitórias perfeitamente categóricas.

    É isto que nos distingue: a competecência. A todos os níveis.

    P.S.: Pensei que o Record só tivesse uma capa a nível nacional. Mas acabei de reparar que no post abaixo está uma diferente da que eu vi hoje, que era dedica ao FCPorto. Será que entendi bem? Eles têm uma edição para o Norte? Custa acreditar. É que eu não me lembrava de ver uma 1ª página para o FCPorto. Até esfreguei os olhos: "será que lançaram uma edição nacional com o FCPorto na capa?" Afinal está explicado. Ufa, que susto!

    ResponderEliminar
  30. João: Também reparei ontem nisso, e digo-te que a minha reacção foi idêntica, de tal modo que mesmo onde estava, por acaso numa área de serviço, peguei no jornal e fui ver se era mesmo do dia! lol

    Agora pelos vistos fizeram edição Norte, para tentar branquear o óbvio. São lixo, puro. Abraço

    ResponderEliminar
  31. O benfas depois de contratar o patrica e tretas do género vai dominar o mundo..... e arredores.

    Eu fico satisfeito com 4ºs de final na Champions e tetra e taça.

    Obrigado por ser pequenino.

    ResponderEliminar