08 maio, 2009

Liga Portuguesa, o "campo de treinos" do FC Porto

Em Portugal, começa a ser cada vez mais acentuado o domínio azul-e-branco no que diz respeito ao desporto em geral e ao futebol em particular.

Tendo como base uma análise do (bom) funcionamento dos departamentos do FC Porto, é constatável que os Dragões ocupam o primeiro lugar nos campeonatos de Hóquei em Patins (estando a caminho do oitavo campeonato seguido), de Andebol e de futebol.

Em relação ao campeonato de futebol, que é o que mais interessa, todos os anos assistimos à mesma "novela". Uma espécie de "Morangos com Açúcar", visto que todos os anos sai uma nova "temporada" (chamemos-lhe assim). Desta feita, em Portugal existem poucos ventos de mudança, já que primeiro o Benfica começa um "ano zero" no início de todas as épocas. O seu presidente promete uma "equipa maravilha", cria ilusões nos adeptos, ilusões essas que, meses depois, se tornam desilusões.

No Sporting, o funcionamento já é mais regrado, talvez regrado em demasia. O Sporting "vive" única e exclusivamente no "universo bancário" e nas apostas na formação. A ideia até que não seria incorrecta, pesa embora sejam sempre precisos jogadores com "outra experiência" para conseguir manter altas as expectativas de uma equipa. Neste momento e, tendo em conta a actual política de gestão do clube Leonino, creio que a vinda de outro treinador que não seja Paulo Bento, será um mero pró-forma. O grande problema é que o Sporting todos os anos faz da Academia a sua principal "fonte de rendimento" e, consequentemente, esquece-se que jogadores como Liedson, Vukcevic e Izmailov vieram de outros países, trouxeram uma nova "realidade" e um "perfil" um pouco renovado a este Sporting.

Posto isto e, em relação ao FC Porto, poder-se-á dizer que a gestão desportiva funciona bem melhor. E isso "reflecte-se" no relvado. O FC Porto tem feito uma excelente temporada, na Liga dos Campeões foi eliminado (e injustamente) pelo actual Campeão da Europa e do Mundo tendo, no entanto, sido a 5ª melhor equipa da Europa.

Tudo isto foi conseguido com jogadores a quem não lhes era atribuído qualquer carácter decisivo no início da época. Lembro que o FC Porto tem como alguns dos seus "pilares", jogadores como Cissokho, Hulk, Fernando e Rolando, sendo certo que os três primeiros militavam em divisões inferiores dos seus países.

Tudo isto é revelador não só do "olho clínico" do FC Porto para descobrir jovens talentosos, mas também nos revela a boa organização que existe no FC Porto. Os jogadores não são contratados só pelo que jogam, mas também pelo seu carácter e ambição.

Ás vezes, quando vemos um determinado jogo na televisão e algum jogador nos "salta à vista" dizemos: "Éh pá, o nosso clube podia ir buscar este jogador". No entanto as coisas não são assim tão lineares. O jogador pode ser muito bom, mas o carácter pode ser um "anticorpo" no balneário da equipa. Veja-se o caso de Stojkovic, por exemplo. Este guarda-redes tem qualidades futebolísticas acima da média, no entanto, o seu perfil aparentemente foi decisivo para a saída do Sporting. O Sporting falhou claramente neste capítulo, já que, das duas uma, ou não contratava o jogador (não me acredito que o seu "feitio" fosse desconhecido), ou então, depois de fazer parte do plantel, exigia-se um treinador com "pulso" para rentabilizar o activo.

O FC Porto não é só superior no jogo jogado, mas também nestes aspectos extra-futebol. E se quiserem mais um exemplo, veja-se a forma como as renovações (ou não) dos três treinadores têm sido faladas e tiremos as devidas ilações.

fonte: texto remetido por email, de autor desconhecido.

25 comentários:

  1. O autor tem alguma razão, mas exagera no acerto das contratações. É verdade que temos tido algumas boas pérolas, mas o problema de comprar muito persiste. Por cada Fernando e Hulk aparecem alguns Mareques e Guarins e Stepanovs. Enquanto conseguirmos ganhar com os que temos, que é um plantel curto para as aspirações que temos a nível europeu, mas há anos melhores que outros. Espero que para o ano consigamos fazer render os putos que estamos a ir buscar...

    ResponderEliminar
  2. Em geral, concordo absolutamente com o autor deste texto, que como disse, desconheço, pois não se identificou no email que me endereçou.

    O FC Porto tem tido ao longo dos últimos anos, uma estrutura suporte indomável, que deixa todos os concorrentes (internos) a léguas de distância... e como fruto dessa mesma, os resultados estão à vista para quem os quiser analisar/contabilizar.

    Por vezes, e tal como o Jorge aqui deixou no comentário anterior, nosso "novo companheiro destas viagens" com o seu novissimo blog, Porta19, acontecem algumas contratações que se vêm a revelar totalmente desastrosas, mas que fazer perante isso?

    Poder-se-á dizer que são maus negócios, que são até negociatas de valor mais que duvidoso (como mtos e mtos se lembram de trazer à cola, unicamente naquelas alturas mais criticas do clube, pq nas outras, estão calados e nada dizem), que são isto ou até aquilo, mas não deixa de ser verdade que o FC Porto, enquanto clube acima da média qualidade na alta roda do futebol, mas sem conseguir ainda chegar aos calcanhares de alguns dos "tubarões europeus" mais que conhecidos, precisa muitas vezes de contratar 5, para acertar 1 em cheio, tendo ali uma pepita d'oiro bruto para ser trabalhada e mais tarde, mais que bem rentabilizada.

    Mas quanto a isto, não há nada a fazer... por ora, esta é a nossa sina, o nosso sinal de maior riqueza e tal como o autor diz e muito bem, "Tudo isto é revelador não só do "olho clínico" do FC Porto para descobrir jovens talentosos, mas também nos revela a boa organização que existe no FC Porto."

    E não é mesmo assim que é?

    Olhem que sim, olhem quem sim...

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao texto o blue boy já disse tudo.

    Então e o que acharam do 1º jogo no Dragão Caixa, ontem?

    Ambiente extraordinário, concordam?

    ResponderEliminar
  4. Eu também lá estive.....
    Grande noite, grande jogo, grande ambiente !!!!!!
    Fantástica exibição do Hugo Laurentino
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o Lucho e já o expressei em post, mas agora vamos aguardar o futuro e ver, se ontem não foi apenas um fogacho, por ser o primeiro jogo e estar tudo curioso.

    Sobre o post, o que tenho a dizer, é que o F.C.Porto é seguramente um caso de estudo a nível Mundial.
    Quem dos paises como Portugal, faz tanto como o clube do Dragão?

    Se o futebol fosse Matemática, o filho do Dragão penafiel, era o Presidente do F.C.Porto!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Alguém sabe me dizer se o Bar Porta 29 ainda funciona?

    O que representam aquelas 3 pintas nas áreas do andebol no pavilhão do FC Porto?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo,

    Nop, o Bar Porta 29 não está em funcionamento desde o final da época passada... ao que me é dado conhecer, até porque o ponto de encontro da malta cá do sitio, era nesse mesmo local, ainda que se mantendo, mas agora do lado exterior do Bar, será uma qq situação relacionada com inexistência de interessados na exploração... que é muito, muito "sazonal", pelos motivos óbvios.

    Quanto às 3 pintas que falas, pois, não tou a ver o que seja, senão marcações no piso relacionados com o posicionamento das balizas para o hóquei em patins... mas tou mesmo a atirar ao calhas... não me apercebi de nenhumas 3 pintas estranhas naquela zona.

    Talvez algum outro leitor deste espaço de tertúlia, te possa elucidar melhor quanto à tua dúvida.

    ResponderEliminar
  8. Lucho, Vila Pouca, Dragão Penafiel e respectivo Jr, Mafaldinha, Jorge Aragão, Tripeiro e respectivo progenitor, ao que me disseram, o Dragão 66 tb lá estava, mas não o encontrei, mas também os "novos conhecidos desde ontem", a quem saúdo e mando daqui cumprimentos, O nr 1 do Estádio do Dragão e o AF, foi uma noite fantástica no novissimo Dragão Caixa... estou ansioso por sábado e domingo, é o que posso dizer.

    No entanto, afino pelo mesmo diapasão do Vila Pouca, espera-se acima de tudo que o "ontem" não tenha sido apenas um fogacho pela novidade em si, mas que tb, os "pipoqueiros" fiquem lá por casa, que não fazem ali falta nenhuma, senão para se arvorarem em doutos inteligentes e num ar de superioridade (débil) intelectual, aprestarem-se a "chatear" e "empertinar" quem ali anda (com mta e mta regularidade) por gosto, por paixão, por orgulho e por amor à mágica camisola do FC Porto.

    Aliás, ontem, e só para dar um exemplo, já se notou que o ambiente "adepto" era bem diferente do que se costumava ver com muita regularidade em Fânzeres, local onde mais vezes me desloquei para acompanhar as ditas amadoras... de Matosinhos e Póvoa, já não posso falar tanto, porque não assisti assim a tantos, senão meia-dúzia deles.

    Vi por lá ontem, demasiado "engravatinho de calça vincada" e "ar intelectual superior", muitos deles parecendo pavonear-se em jeito de passerele, para o meu gosto, enquanto adepto, sócio e simpatizante do FC Porto... pagante! Os tais, se calhar, muitos e muitos deles, "pagar", deve ser no batalha, usando e abusando dos amigos, conhecidos e outro tipo de tráficos subterrâneos para lá estarem.

    Porque será que algumas vezes me lembrei do "estilo" de adepto das Antas em contraponto com o do Dragão?

    Bem, aguardemos por novos capítulos... sábado e domingo, tentarei perceber se o "ar respirável" se mantém no mesmo estilo, ou se o "estilo", desce um pouquinho mais para niveis aceitáveis do que deve ser um apoiante do FC Porto, nada, mas nada mesmo, "pipoqueiro".

    ResponderEliminar
  9. concordo, especialmente no que diz respeito aos adeptos Antas/Dragão. sou um puto em termos de FC Porto (13 humildes anos de sócio) mas a mudança das Antas para o Dragão levou a uma alteração na mentalidade e no tipo de pessoas que lá vão. há muito mais gente a reclamar aos 3 minutos de jogo com um passe falhado, a sair a meio do jogo para ir buscar pipocas ou coca-cola...estou a assistir a uma americanização do adepto portista ou será só moda passageira e os indefectíveis manter-se-ão como tal?

    ResponderEliminar
  10. Meus amigos, por isso eu falava há uns tempos atrás, na enorme alteração do Futebol actual...É realmente uma americanização do espectáculo!
    E isso retira alguma ligação afectiva ao adepto de outros tempos, mais simples, mais ingénuo, mais amigo do amigo e que ia ao Futebol como quem ia à romaria!...Foi isso que eu senti e referi aqui e noutros sítios, ninguém percebeu, agora fez-se luz!...

    ResponderEliminar
  11. No final do andebol ainda fui ao queimódromo ver os xutos, q até cachecol do FCP usaram!

    ResponderEliminar
  12. lucho
    Já vi vários concertos dos xutos em que o baterista usava uma camisola do F C PORTO.
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Vila Pouca
    Olha que o ( Andebol10 ) diz que vai tentar fazer ainda melhor......
    Vamos lá ver o que vai pedir desta vês !!!!!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  14. O grande Kalu, baterista dos Xutos é um indefectível Portista... :)

    ResponderEliminar
  15. Blue boy
    No sitio que eu fiquei não vi lá nenhum engravatinho de calça vincada" e "ar intelectual superior a comer pipocas e a beber coca-cola . Podes perguntar ao Tripeiro que estava mesmo ali por perto.
    Ali é sempre a bombar !!!!!! mais nada .....

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Na gestão desportiva estamos claramente acima dos outros em Portugal. Somos um exemplo para a maioria dos clobe europeus: com pouco se faz muito.

    Mas dev-se também realçar fantástica qualidade do nosso departamento médico que tem sido fundamental nas nossa vitórias, o que muita pouca gente o refere. Está ao nível dos melhores da europa. Falo com conhecimento de causa.

    ResponderEliminar
  17. Ontem foi uma noite excelente pois ganhamos,estreamos um magnífico palco e ainda por cima se conviveu com os amigos do Blog.
    Laurentino fabuloso.
    Depois disto, what else?, como diz o outro na publicidade.
    Abraço para todos.
    ( agora é esperar ansiosamente o fim de semana, eliminar os abutres e ganhar o Campeonato. Como diz o Blue, nunca mais chega, carago.).

    ResponderEliminar
  18. «Terminado o campeonato temos a Taça de Portugal, terminada a Taça de Portugal as pessoas vão de férias e outro ciclo se abre no F.C. Porto. Poderei falar disso noutro momento, se viermos a falar disso, mas não é uma coisa que seja fácil de falar agora.»

    Foi o Prof Jesualdo que disse isto hoje na conferencia de imprensa. Ele vai embora? Estou assustado

    ResponderEliminar
  19. Viva !

    Aqui é feriado . Festeja-se em todas as cidadezinhas da Normandie a vitória de 1945, ou seja, a derrota do nazismo.

    E como se festeja estou um pedacinho alegre. Mas acho que ainda dá para escrever.

    Caso não é cortar o comentário :

    É claro que se vai mais depressa a Paris em bicicleta que a pé. Daí o ciclismo ser um desporto tão popular.

    Quanto ao novos recintos, acho que o PortoMaravilha já tinha escrito um artigo sobre o que seriam ( ou serão ? ) os novos recintos . Era : amanhã o Big Brother oferece-te um segundo copo.

    E já que estamos nas cirroses, não no das velhas "demoiselles" ( verídico devido ao excesso de chocolate, açúcar e não só / Nossa ! ), é verdade que o Porto tem um grande departamento médico.

    Sempre o teve.

    Lembro, mas talvez me engane, que Artur Jorge, na altura, foi acusado de ter o apoio da classe médica e do Porto ser dirigido pelos médicos engravatados.

    A receita foi boa !

    Memórias de algumas bitoures ( bebedeiras ) sóbrias em vários cafés da invicta com pessoal portista do pedreiro ao médico.

    Não sou médico : Por isso as minhas consultas são baratíssimas.

    É só estender no sofá e dizer se o azul é escuro , tenrinho, meiguinho. E qual a melhor combinação com o branco, branquinho , meiguinho ?

    E se o ou a cliente é deltónico/a ?Nossa !

    Pessoalmente não uso gravata. Mesmo quando deveria. Mas eu sou eu.

    O que não concordo é o fazer distinção entre quem tem ou não tem gravata. Que tem isso a haver com o Portismo de cada um ?

    O hábito não faz o monge !

    E logo :

    O monge não faz o hábito !

    Nada melhor que andar em pelo !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  20. PortoMaravilha, um boa-noite e bem bebida, parece-me...
    Quando falo da alteração que senti do ambiente das Antas para o do Dragão, tem muito a ver com as condições oferecidas e com as condições exigidas...Para além das excelentes condições de instalação -muito superiores ao das Antas- temos que verificar outros itens. Não se pode levar qualquer bebida ou comida consigo -nem sequer numa maleta, elas são revistadas e expurgadas dos elementos indesejáveis-, o preço dos bilhetes e dos restantes aprovisionamentos oferecidos-bebidas, cafés, bolos, pipocas, para não falar dos valores de um jantar servido nas salas VIP- aliadas à dificuldade de visão em alguns dos lugares, especialmente nos mais elevados ou distantes do centro do Estádio -no meu caso, também agravado pela perda de alguma acuidade visual- alteraram e de que maneira os custos comparativamente ao que se pode obter, por exemplo, em casa, no ecrã de um bom aparelho de televisão e resultam obrigatoriamente, numa natural e incontornável selecção do público fixo presente e ao vivo!
    Também no Dragão Caixa isso se vai verificar - as condições são semelhantes- , senão esperemos...E aliadas à exiguidade do número de lugares disponíveis também contribuirá, para uma natural selecção dos espectadores à partida...2 000 lugares serão ocupados com relativa facilidade, por quem quiser e puder adquirir em cada início de época, os lugares anuais...No Estádio é um pouco mais difícil -sempre são 50 000 lugares- mas se a carreira do Clube for triunfante essa facilidade de ocupação vai-se manter -não esqueçam que muitos dos lugares são requeridos por pequenas e médias Empresas-, se isso se alterar, com o tempo, ficarão apenas os indefectíveis, os que sentem o Clube com e pelo coração e pouco mais!...

    ResponderEliminar
  21. Atenção, isto não tem nada a ver com as ideias que tenho e mantenho, deste enorme e positivo enriquecimento nas instalações Desportivas...Com elas temos todas as condições para nos impormos a todos os níveis...Como tudo na vida, trará consigo os seus lados mais negativos, especialmente o divórcio com as classes mais desfavorecidas da população...Mesmo relativamente à Televisão é vulgar falar-se na dos ricos e na dos pobres...Quem quer assistir ao visionamento normalmente pergunta: -Em que canal dá, na tv dos ricos -SportTv- ou na tv -qualquer outra- dos pobres?...Um abraço e um Domingo cheio de fulgores e tetras!

    ResponderEliminar
  22. E a enorme contradição estende-se até onde quisermos: -Quem tem dinheiro tem boas televisões, tem SportTv, logo, tem acesso a praticamente todos os jogos por pouco mais que vinte Euros mensais, para além de eventualmente ter a possibilidade financeira, de também ir aos jogos presencialmente com todas as condições e posteriormente, assistir descansadamente em casa à revisão das gravações dos jogos...No Estádio terá o seu lugar anual, muito bem posicionado, terá dinheiro suficiente para beber um sumo e comer pipocas ou uma sande mista e depois um café mixuruca, etc..Quem não tem dinheiro, não tem televisão de LCDs ou Plasma, não tem margem para a instalação da SportTv por um dos habituais servidores do mercado, naturalmente também não terá dinheiro para ir ao Estádio e terá, se quiser preencher o vazio, que recorrer ao café mais próximo ou à casa de um amigo mais afortunado!...E as transmissões televisivas não irão terminar nos tempos mais próximos, bem pelo contrário, fazem parte das receitas indispensáveis dos Clubes e a terminarem, farão aumentar exponencialmente os custos do visionamento dos jogos nos Estádios... Tudo isto já acontecia antes, sem televisão as variáveis seriam outras mas semelhantes, os custos dos bilhetes e cotas eram suportáveis por maior número de pessoas, mas para a bancada central com lugar cativo iam os ricos, para os pobres sobrava o Tribunal e o peão sem lugar sentado ou coberto, quando muito a pista de ciclismo em dias de jogos grandes...
    Eu falo sobretudo do distanciamento que paira entre quem dirige e joga no Clube e os associados ou fãs...Há uma cada vez mais acentuada distanciação, uma barreira imperceptível mas sempre presente ou se quisermos, cada vez mais omnipresente!...

    ResponderEliminar
  23. Tudo isto apenas terá um fim, se o nível de vida dos Portugueses se alterar e existir finalmente aquele equilíbrio com que sempre sonhei...Aí sim, se as pessoas -todas elas- puderem dispor dos meios necessários a frequentarem estes espaços sem grandes sacrifícios, então sim, o Desporto de alto nível será espectáculo de grande qualidade e em absoluto espectáculo de massas, sem facilitar a eclosão de violência gratuita.

    ResponderEliminar
  24. Boa noite amigos ...

    Ontem foi realmente uma grande noite, com o primeiro jogo, e consequente primeira vitória na nossa novíssima casa para as modalidades "amadoras". Jogámos bem, o nosso GR brilhou! Gostei muito de ver o pavilhão durante o jogo, praticamente cheio (os bilhetes esgotaram na bilheteira) e os adeptos sempre com a nossa equipa, lindo!!

    Durante o intervalo tive o prazer de conhecer pessoalmente o Dragão penafiel, o seu filho e também a Mafaldinha. Muito gosto. Estive também com o Blue e o Lucho. E naqueles minutinhos de descanso ainda deu para falar com Vítor Baía, Raul Meireles, Pedro Emanuel, e Nuno Marçal, que marcaram presença no jogo. O nosso Sr. do Basket, disse-me que ainda não estava a 100% para jogar.

    Lucho:

    Ainda deu para ir ao queimódromo ver xutos (também lá estive) e gritar mais um bocadinho pelo nosso Magico Porto! Campeões foi a palavra d'ordem a certa altura.. :)

    Blue:

    Carago, aqueles lugares da central são porreiros (já testados pelo meu pai, e a minha cadeira é ao lado da dele) para "falar calmamente" com os nossos adversários ahahah =D

    Dragão penafiel:

    É verdade, aquilo é sempre a bombar! De tal forma que no início do jogo "recebi" um toque de um senhor atrás que me perguntou se ía ficar de pé o jogo todo lol

    Amanhã infelizmente não vou puder estar presente (marcará presença o meu habitual acompanhante familiar), mas Domingo lá estarei antes da festa do Tetra, para, espero eu, colocar a eliminatória nos 3-1 e passarmos à próxima fase.

    Um Grande Abraço

    ResponderEliminar
  25. Tripeiro disse: "...(os bilhetes esgotaram na bilheteira)..."

    Se os bilhetes esgotaram na bilheteira algo funcionou mal, porque as cadeiras vazias eram muitas! Demasiadas para quem, como eu, criticava a pouca lotação do nosso pavilhão...

    ResponderEliminar